MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, setembro 18, 2008

Mira fora da Ria...


Opinião de
João Rua


O Diário de Aveiro na sua edição de Quinta Feira, dia 18 de Setembro, anuncia a Nova Associação de Município que irá suceder à Associação de Municípios da Ria. Trata-se da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Todo o Sistema Lagunar associado á Ria não se compadece com as fronteiras e as delimitações abstratas resultantes de acordos e de negociações políticas. Por isso acho mesmo estranho e até contranatura, Mira ficar de fora desta nova entidade. Mas a Ria acaba no Areão ? Assim, quase que por Decreto ?

É mau, primeiro porque está em causa a coerência do Sistema Natural e Biofísico. E depois, tal como refere Ribau Esteves na referida notícia, "(...) a nova instituição nasce numa fase muito importante, em que a região enfrenta desafios de enorme relevância. É o caso do actual pacote de fundos comunitários do programa de requalificação da Ria de Aveiro ou da nova entidade regional para o sector do Turismo."

Assim, através de um passo de mágica, Mira é excluída:

- Do seu próprio sistema biofísico (quase que recusando assumir qualquer papel na história e na identidade da Ria)

- Do acesso privilegiado ao tão esperado "pacote financeiro" programado para a Requalificação da Ria

- Da influência que ao nível da IMAGEM e da IDENTIDADE, a marca "Ria de Aveiro" pode e certamente vai gerar, na afirmação de uma estratégia de divulgação de área de interesse Turístico

Cortar assim tão radicalmente a ligação formal de Mira à Ria é, na minha opinião, um erro estratégico, que poderia ter sido facilmente evitado e que em nada beneficia Mira. Mais uma vez, vistas curtas para o que é realmente importante e pouca capacidade de valorizar o que de bom e as oportunidades, que temos mesmo ali, à mão de semear...