MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

terça-feira, maio 12, 2009

Desafio à Cidadania

Com o Aproximar das eleições Autárquicas é tempo de pensarmos o que queremos ou gosta riamos de ver discutir !... O desafio que o MIRAPOLIS lança é simples. Num parágrafo, expresse um tema ou um assunto que gostasse de ver discutido... Começo eu a escrever este POST e espero que muitos nele participem... Enviem o Vosso parágrafo para ser inserido no POST...





1. As exigência de gestão num município onde o Orçamento já se aproxima dos 20 Milhões de Euros é grande. Por isso gostaria de ver discutir a gestão da própria estrutura do município onde, de acordo com a Conta de Gerência de 2008, as despesas com pessoal foram responsáveis pelo consumo de mais de 50 % da Receita Corrente. Gostaria de ver discutida a estruturação da própria autarquia sabendo que esta deve 1) Ser profissional, competente e ajustada às necessidades 2) Ter capacidade de resposta e prestar bom nível de serviço 3) Estar ao Serviço dos Mirenses.

João Rua


2. Na próxima campanha eleitoral autárquica muito gostaria que as candidaturas que se apresentem deixassem as "coisas mesquinhas e sobretudo pessoais" e apresentassem o seu "Plano de Acção" no imediato, curto e médio prazo, dado que, assim, se avaliarão as "acções/obras/opções" de cada uma mais releva.
José Frade




3. Acerca do desafio gostaria de ver discutida entre os 2 lados qual a estratégia a adoptar em termos de desenvolvimento turistico do concelho:
- Dignificação da Lagoa, Barrinha, Barragem do Casal de S.Tomé (que nunca ninguém fala!) e valas;
- Antigo parque da FAOJ;
- Elefante branco: quinta do pato real;
- P.U. da Praia de Mira e o seu desasjustamento à realidade!
- Poluição da unidade industrial MAÇARICOS.- Recuperação de alguns palheiros existentes e casas gandarezas.
E concluir quais as principais diferenças... se existirem?!?!
TEKTU
4. ...

segunda-feira, maio 11, 2009

As Portas de Mira

Opinião de 
João Rua

Há Concelho onde é fácil definir e assinalar as Portas de Entrada...

Mira é um deles. 

Quem entra no Concelho pela EN.109, vindo de Calvão/Vagos ou pela A.17 depara-se com uma Rotunda que funcionan como Porta. O Espaço está desqualificado e mal tratado. E é pena...

Quem entra no Concelho pela EN.234, vindo de Coimbra depara-se com a Rotunda dos Leitões... A escultura que devia orgulhar pela sua originalidade e singularidade está em mau estadoe esquecida. E é pena...

Quem entra no Concelho por Sul, pela EN-109, na Ermida, não se apercebe que entra em Mira. E é pena...

Quem entra no Concelho vindo da Costa Nova / Barra encontra um espaço pouco qualificado no Areão... E é pena...

Não seria um aideia interessante marcar e assinalar as portas de entrada no Concelho ? Por uma questão de Imagem e de afirmar uma singularidade e a atractividade que os outros Concelhos não têm ?

Não seria, no mínimo, inteligente e de bom tom, valorizar e orgulharmo-nos da nossa capacidade de ser e de fazer diferente e original, e recuperar os elementos urbanos que assinalam a Rotunda dos Leitões e a de entrada na Vila ?  E porque não estender a mesma linguagem e a mesma forma de assinalar e valorizar as "Portas" do Concelho ?...

Prioridades !...

Opinião de 
João Rua


Gosto da intervenção sobre a estrada Mira-Praia, no centro da lagoa. Define um Centro. Qualifica o lugar e acentua-lhe um carácter de espaço urbano que aquele espaço não tinha... Além disso avisa-nos que " é um espaço mais dos peões e das pessoas que, propriamente, dos carros" e ajuda a enquadra aquele novo volume construído ...  Gosto da intervenção no centro da Lagoa porque é, na minha opinião, interessante...

Mas porquê ali ? Qual o sentido ? Em que estratégia se enquadra ? É o primeiro projecto de muitos ? Que objectivos se pretendiam atingir ? 

Não percebo a prioridade e as opções de investimentos. Intervir no Centro da Lagoa é interessante e importante mas... e a qualificação, a sério, programada, coerente e enquadrada numa lógica de vaorização do Turismo ?... 

É tudo um questão de prioridades... pena é que não se entendam !...


Autárquicas 2009 - I

Opinião de 

João Rua


Aproximam-se as eleições autárquicas…

E com elas mais um oportunidade de discutir e pensar o desenvolvimento do nosso concelho…

Enquanto os candidatos preparam as suas equipas e definem as suas estratégia… nós esperamos pela apresentação de ideias e de projectos…

Não é fácil gerir uma Autarquia. Ou melhor, não deve ser fácil. Tenho de falar assim porque nunca tive, embora gostasse, responsabilidades de decisão em processos de gestão municipal… Não é fácil gerir uma Autarquia, dizia eu, nem mesmo a nossa, a de Mira. O Orçamento de um ano já se aproxima dos 20 milhões de euros!... É obra!... É obra e merece obra !...  dirá, ou pensará, a maioria de todos nós…

Por isso esperamos todos… pelas ideias e pelos projectos, mais do que por “episódios de escárnio e maldizer”… mais do que por faltas de respeito e de consideração…

É uma excelente oportunidade de apresenta sobre o Turismo e a Praia de Mira, sobre a própria gestão da estrutura da Câmara Municipal, sobre o desenvolvimento económico, sobre as infra-estruturas, sobre o Ambiente e a educação… sobre Mira… Era importante que se percebesse quais são as prioridades e qual vai ser a forma de agir…

Por isso dispensamos, e aqui, desculpem se generalizo demasiado, acho que todos ou mesmo, quase mas quase todos os mirenses, dispensam tudo o que não for claro nem perceptível… Isto não é um “jogo entre os bons e os maus”, onde todos pensam estar no lado dos bons. Trata-se de capacidades e de competências. É que gerir é ter e apresentar ideias, com sentido e coerência, definir prioridades e hierarquias de acordo com os meios disponíveis e executar com lógica…

Será desta que o debate vai ser possível ?...