Pensar antes de Agir
Texto de
João Rua
ZING (entre outras coisas pode significar "Zona Industrial de Nova Geração")7 passos que podem ajudar a dar sentido e coerência a um processo de gestão municipal
1. Conhecer os contextos (Conhecer a região e o que se passa à volta é tão importante quanto estar actualizado e atento às novas oportunidades de financiamentos… outra vez o QCA-2007-2013 )
2. Estabelecer Objectivos e Metas (… Pensar e Programar, exige “capacidade de ver mais além”. Mas realizar objectivos ambiciosos, implica pensar desde o início, em meios financeiros. Só assim poderemos pensar em propostas realista e realizáveis em função dos meios disponíveis…)
3. Definir Programas e Seleccionar Projectos (… Exige saber o que se quer, como e quando se quer. Não dispensa a criatividade e a inovação na definição, nem a decisão na selecção.)
4. Encontrar Parceiros (… As autarquias não têm capacidade de investimento que lhes permita dispensar uma forte articulação com o lado privado. Nem vocação para ser um agente de desenvolvimento económico… mas podem ajudar e muito… Precisa de capacidade de articulação, de negociação e de estabelecer compromissos, com o lado Privado do investimento e com o dinamismo e capacidade mobilizadora do associativismo)
5. Quantificar custos e investimentos necessários (Qualquer proposta deve ser pensada considerando o “esforço” de investimento necessário e de quem é responsável por ele… qual a parte pública e qual a outra parte… Rigor e realismo nas propostas e nos tempos de execução)
6. Fixar e protocolar responsabilidades de quem faz o quê, quando e com que níveis de responsabilidade (Planear é estabelecer compromissos e protocolar Responsabilidades. Planear é decidir)
7. Programar a Execução (Tudo pode perder o sentido e a oportunidade se não conseguirmos sair dos estudos e das ideias. O grande esforço final está na execução. Fazer com que as “coisas aconteçam” é o essencial)
O mais difícil é aplicar estas regras às principais questões que se colocam no processo de desenvolvimento do concelho. Não é tarefa fácil. Tentar é o mínimo que se exige.
Pensem. Zonas Industriais Pólo I e Pólo II e mesmo na AIBAP (incubadora e parque de negócios)
1. Sabemos o que têm, nestas áreas, oferecido os municípios vizinhos? Como têm agido e preparado as suas estratégias ? Temos ideias concretas do que queremos para a AIBAP e como o enquadramos no QCA ou mesmo no Plano Tecnológico? Sabemos que tipo de empresas estão instaladas, quais os problemas que enfrentam e qual o emprego e riqueza que geram ?
2. Sabemos o que queremos para estas Zonas? Que tipo de zonas, que imagem, que infra-estruturas ? Afectamos que nível de investimento para a qualificação e afirmação destas zonas económicas ?
3. Já definimos o modelo? Sei que tipo de empresas me interessam mais? E sei como atraí-las? Tenho uma estratégia de actuação definida e clara ?
4. Tenho estabelecidas parcerias empresariais ? Pelo menos tenho tentado fazê-lo? Falei com as Universidades, associações industriais ou empresários ? Explicitei as minhas ideias e ouvi a dos outros?
5. Tenho noção de quanto custa a execução do modelo que defini? Quanto tenho para investir nas infra-estruturas, na imagem, no espaço público, nos equipamentos de apoio (já não falo numa estrutura de gestão para os Pólos I e II)
6. Tenho acompanhado as ambições e os problemas de quem está instalado no Pólo I? E com eles programado a qualificação da Imagem da Zona Industrial? Ou discutidos a questão das infra-estruturas?
7.Tenho tentado fazer com que as “coisas aconteçam” ?
2. Estabelecer Objectivos e Metas (… Pensar e Programar, exige “capacidade de ver mais além”. Mas realizar objectivos ambiciosos, implica pensar desde o início, em meios financeiros. Só assim poderemos pensar em propostas realista e realizáveis em função dos meios disponíveis…)
3. Definir Programas e Seleccionar Projectos (… Exige saber o que se quer, como e quando se quer. Não dispensa a criatividade e a inovação na definição, nem a decisão na selecção.)
4. Encontrar Parceiros (… As autarquias não têm capacidade de investimento que lhes permita dispensar uma forte articulação com o lado privado. Nem vocação para ser um agente de desenvolvimento económico… mas podem ajudar e muito… Precisa de capacidade de articulação, de negociação e de estabelecer compromissos, com o lado Privado do investimento e com o dinamismo e capacidade mobilizadora do associativismo)
5. Quantificar custos e investimentos necessários (Qualquer proposta deve ser pensada considerando o “esforço” de investimento necessário e de quem é responsável por ele… qual a parte pública e qual a outra parte… Rigor e realismo nas propostas e nos tempos de execução)
6. Fixar e protocolar responsabilidades de quem faz o quê, quando e com que níveis de responsabilidade (Planear é estabelecer compromissos e protocolar Responsabilidades. Planear é decidir)
7. Programar a Execução (Tudo pode perder o sentido e a oportunidade se não conseguirmos sair dos estudos e das ideias. O grande esforço final está na execução. Fazer com que as “coisas aconteçam” é o essencial)
O mais difícil é aplicar estas regras às principais questões que se colocam no processo de desenvolvimento do concelho. Não é tarefa fácil. Tentar é o mínimo que se exige.
Pensem. Zonas Industriais Pólo I e Pólo II e mesmo na AIBAP (incubadora e parque de negócios)
1. Sabemos o que têm, nestas áreas, oferecido os municípios vizinhos? Como têm agido e preparado as suas estratégias ? Temos ideias concretas do que queremos para a AIBAP e como o enquadramos no QCA ou mesmo no Plano Tecnológico? Sabemos que tipo de empresas estão instaladas, quais os problemas que enfrentam e qual o emprego e riqueza que geram ?
2. Sabemos o que queremos para estas Zonas? Que tipo de zonas, que imagem, que infra-estruturas ? Afectamos que nível de investimento para a qualificação e afirmação destas zonas económicas ?
3. Já definimos o modelo? Sei que tipo de empresas me interessam mais? E sei como atraí-las? Tenho uma estratégia de actuação definida e clara ?
4. Tenho estabelecidas parcerias empresariais ? Pelo menos tenho tentado fazê-lo? Falei com as Universidades, associações industriais ou empresários ? Explicitei as minhas ideias e ouvi a dos outros?
5. Tenho noção de quanto custa a execução do modelo que defini? Quanto tenho para investir nas infra-estruturas, na imagem, no espaço público, nos equipamentos de apoio (já não falo numa estrutura de gestão para os Pólos I e II)
6. Tenho acompanhado as ambições e os problemas de quem está instalado no Pólo I? E com eles programado a qualificação da Imagem da Zona Industrial? Ou discutidos a questão das infra-estruturas?
7.Tenho tentado fazer com que as “coisas aconteçam” ?
Posso fazer o mesmo raciocínio para o TURISMO para a animação e qualificação urbana e para qualquer área de intervenção no domínio da política municipal… e a conclusão é quase sempre a mesma
Há imenso trabalho a fazer. Como também há um enorme deficit na sistematização, no pensamento e na definição das nossas estratégias.
Há imenso trabalho a fazer. Como também há um enorme deficit na sistematização, no pensamento e na definição das nossas estratégias.
Pode parecer retórica. Mas não é. Pensar antes de agir, regra geral, garante melhores resultados. È tempo de acabar com as gestões municipais “avulso e a retalho” e é tempo de começarmos a pensar mais um pouco.
49 Comments:
At 10:41, Anónimo said…
Muito bem ! Pode ser que a partir de agora seja possível discutir os textos e outros assuntos do concelho sem tanta tralha sem interesse nos comentários. Parabéns de qualquer forma(embora eu ache que já o devia ter feito há muito tempo)
At 11:26, Anónimo said…
Parabéns João, o texto é elucidativo de como se deve gerir, ou melhor, tentar resolver vários problemas que afectam o bom desenvolvimento do concelho. O melhor seria mesmo alguém tentar responder ponto a ponto as questões colocadas por ti. Mas alguém que esteja dentro da gestão da câmara e não recados enviados ao blog, alguém que se identifique e que mostre que realmente a câmara esta a trabalhar no bom caminho, e a ver vamos se é desta que o blog deixa de ser a trapalhada de comentários sem nexo. Abraço João e continua, pq este blog é para todos os mirenses, independentemente da cor politica.
At 12:04, Anónimo said…
Bom dia. Os meus parabéns pelo blog e pela iniciativa inerente. Não habito em Mira, mas nasci, fui criado e tenho raízes bem vincadas em Mira, ao ponto de não dispensar a visita à família e amigos de duas em duas semanas, bem como rever a nossa terra. E tenho orgulho nisso.
quanto ao texto, apenas mais um pequeno contributo:
tudo começa num único ponto: definição de objectivos a curto, médio e longo prazo. Em função disto deve-se planear nas diferentes áreas para que esses fins sejam alcançados convenientemente. O que na minha opinião falta é pessoas com sentido prático e especializadas nas áreas onde é preciso planear, decidir, agir e concretizar o tal objectivo estabelecido.
At 20:01, Anónimo said…
Concordo totalmente mas onde andam essas pessoas? Maduro? Reigota? É tempo de aparecer gente nova e sem vícios e não vejo mira muito preparada para isso. Basta ver os comentarios e as discussões neste blog. Diz tudo. O melhor é esperar por algum milagre e rezar
At 20:10, Anónimo said…
Parabens dr.joão o texto é optimo,mas....o Dr. já não foi acessor de qualquer coisa lá na camara? Como é que nunca se lembrou de ensinar e ajudar a implementar estes métodos? Olhe e já agora...não apague todos os twxtos que lhe são enderessados, até paraece mal. Não faça salasarismo consigo próprio.
At 21:43, Anónimo said…
PARABÉNS JOÃO.
Continua a expor os teus pensamentos, a desenvolver as tuas prespectivas e os teus projectos para MIRA e a demonstrar que afinal a "tal lista candidata" caluniada de sem projectos,com candidatos sem ideais e ideias é aquela que vai apresentando aquilo que se pode chamar um desenvolvimento sustentado no aproveitamento das várias valências que MIRA proporciona e sem estarem aproveitadas.
Haja a humildade de as reconhecer como válidas. O que não é fácil.
QUEM LUTA POR CONVICÇÕES UM DIA HÁ-DE TER RAZÃO E NORMALMENTE VENCER.....QUEM NÂO LUTA SEMPRE PERDERÁ.
Um abraço
José Frade
At 21:48, Anónimo said…
josé frade:
Errat; perspectivas e não prespectivas. Lapso de escrita.
As minhas desculpas
At 22:28, Anónimo said…
Não lhe dou os parabéns João porque não concordo com nenhum tipo de censura.
No entanto, se assim prefere, terá, certamente também, liberdade para o fazer.
Sou um fervoroso opositor de qualquer tipo de comentário que se refira à vida pessoal seja de quem for mas aceito que haja pessoas, que não sabendo discutir outras coisas, recorram a esse estratagema. Quem vive numa terra como Mira habitua-se a viver com isto: a ouvir ou ler…e ignorar.
Não quero no entanto deixar de salientar que achei estranha tamanha invasão. Se repararem os “posts” chegam a ter apenas um minuto de diferença.
Sou assíduo frequentador deste espaço e acho que, até há poucos dias, mesmo assim, talvez 50% dos “posts”, tinham interesse, (alguns mais, outros menos).
Ultimamente foi a “rebaldaria total” o que é realmente lamentável.
Considero que pessoas como o e.p.g, o LEOZUA, o Anónimo porque posso, o meu amigo IMOTEP e até mesmo a Prof.ª Lurdes Mesquita (que assina), têm contribuído para que o confronto de ideias estivesse sempre aqui presente.
Todos nos afastamos um pouco dos textos da sua Autoria mas confesso: o seu estilo literário não me seduz. O Sr. Não tem a culpa mas é um bocadinho utópico demais. Diria que um sonhador. Desculpe a franqueza!
Para terminar este “post”, que já vai longo, não queria deixar salientar um aspecto que me incomodou ontem naquela troca baixa de galhardetes: alguém referiu que o seu Blog foi ”cortado” na Câmara Municipal, que os funcionários terão deixado de ter acesso a ele.
Dr. João, como deve compreender estas coisas revoltam-me. Diga-me que não é verdade. Diga-me que foi apenas mais um boato.
Não consegui confirmar junto de ninguém que lá trabalhe mas…recuso-me a acreditar!
Os valores de liberdade e democracia não podem ter sido “vandalizados” em tão pouco tempo.
Se assim for…não há choque tecnológico que nos salve. Precisamo é de um choque ideológico…fora de prazo. Com 31 anos de atraso.
At 22:47, Anónimo said…
caro Comunista
Não se trata de censura.Longe disso. Apenas procuro dar mais espaço à discussão. Aliás neste espaço aprendi e espero aprender muito mais acerca de diferentes perspectivas e formas de pensar... Concordo consigo qd diz que muitos comentários têm interesse e até lançam novas discussões... Os textos servem apenas de desculpa e sinceramente não espero que os comentem... Sinceramente agradeço-lhe a crítica. E espero que não fique preso aos textos. Comente e proponha discussão. os textos servem de desculpa e de enquadramento.Quanto á utopia, poderemos ir discutindo...
Desejo apenas que se discuta... e eu quero ganhar gosto em participar na discussão...
E também acredito que quem está interessado em discutir o continuará a fazer. Espero que por aqui continue como o Leozua, o Imotep, o anónimo porque posso, o e.p.g, a lurdes e muitos outros...Aliás há textos excelentes nos comentários !... poderemos não concordar, mas poderemos olhar para perspectivas diferentes...
E já agora, porque não propor um texto ?
At 23:20, Anónimo said…
Não sou adepto da critica pela critica, mas sim da critica fundamentada.
Espero aprender e aperfeiçoar, com as diferentes opiniões aqui manifestadas, a fazer a critica pela positiva...
At 23:30, Anónimo said…
Mas é mesmo verdade essa do "blog" ter sido cortado na Câmara?
É, Dr. João Rua?
At 09:31, Anónimo said…
Sinceramente não sei... mas não acredito, seria algo lamentável e até mesmo, inqualificável...
At 12:05, Anónimo said…
João, garanto que o acesso a este blogue em alguns computadores foi feito, vários funcionários já o afirmaram publicamente.
Não sei se também inclui outros domínios da net?...
At 12:08, Anónimo said…
ERRO:
Desculpem! O que queria dizer era que o:
- "acesso a este blogue está indisponível em alguns computadores da Câmara". Confirmadíssimo.
At 13:41, Anónimo said…
Saber ser oposição.
Uma coisa ninguém pode desmentir, os textos aqui colocados por João Rua têm demonstrado um verdadeiro sentido de oposição na politica. Têm tido um grande valor construtivo, não tem sido uma oposição infundada, descrente e de baixo nível.
Muito mais do que uma ameaça, têm sido estes textos, uma oportunidade que deve ser aproveitada, adptada e operacionalizada.
É de salutar os comentários de muitos intervenientes ( José Frade, Lurdes Mesquita, Imotep, Comunista, Leozua, Lendário, e muitos mais) que com opiniões distintas visam o mesmo fim, o Progresso, a criação de Valor. Quando se é correcto está garantida a perduração no tempo.
Viva MIRA.
Observador
At 13:46, Anónimo said…
Caro senhor comunista, até nem é de má ideia existir algum tipo de censura, é claro que assim o blog é como vemos, praticamente sem comentadores o que de alguma forma mostra o tipo de comentários existentes anteriormente, não tinham nada a ver com a discussão proposta pelos textos publicados. Mas também penso que não se deve censurar tudo, é que por vezes são ditas coisas fora do contexto de alguma relevância e interesse. Aproveito para dar o meu apoio as pessoas visadas na carta anónima que circula em mira, é de tão baixo nível que me recuso a voltar a ler. Espero que encontrem os responsáveis de tal acto de covardia. Em relação ao blog estar suspenso em alguns computadores da câmara, bom, fica na consciência de quem o faz. Peço que se publique esta minha intervenção.
Abraço, João.
At 14:10, Anónimo said…
Dr. João
Infelizmente é verdade.Já consegui confirmar junto de funcionários que, a medo, la foram dizendo que não há blog na CM Mira há já algum tempo.
Esou sem palavras.
At 15:17, Anónimo said…
Caros Senhores
O texto de apoio visa o desenvolvimento de Mira nomeadamente Desenvolvimento da Z. I., Incubadora, etc.
Até aqui e com tantos comentários não li senão as tais tretas da censura, o diz que disse, a utopia e os parábens ao "blogger" que me soam mais a palmadinhas políticas. Deixemo-nos disso.
Para dar o meu contributo vou tentar ser o mais assertivo possível.
Fala-se dos concelhos vizinhos. Olhe-se para Cantanhede. Zonas Industriais dimensionadas com bons acessos, boas estradas interiores, bons pavilhões, empresas modernas que recorrem a design e inovação. Um verdadeiro pólo tecnológico. Analisemos Vagos (a mesma situação) E já chega...
Agora vejamos. O que Mira não tem comparado com Cantanhede ou Vagos???
Dinheiro não acredito que falte... Falta visão. Falta criar mediatismo, status, cosmopolismo a esta terra. Quando trabalharmos excelentemente a imagem do nosso concelho poderemos olhar em frente e cativar outros públicos (entenda-se empresas de futuro e com perspectiva). Na nossa Z. I. pouco mais existe do que estaleiros de construção civil e uma serralharias ou carpintarias.
A auto estrada será um elemento fundamental no desenvolvimento industrial do concelho. Vejamos que ficamos a 50 minutos do Porto e 1h e 30m de Lisboa. Querem melhor???
Cumprimentos
Satã
At 17:17, Anónimo said…
Eu penso que o facto de terem cortado o acesso ao blog na camara é algo natural. Qualquer empresa corta o acesso a sites ou mesmo ao messenger. Sao factores de distracção e que diminuem a productividade dos empregados. Prefiro esse tipo de censura a que o dinheiro dos meus impostos seja mal gasto em pessoas que passam o dia na Internet ou a coçar a tomateira.
At 17:57, Anónimo said…
Quero relembrar que quando se iniciou o processo que levou à instalação da Incubadora de Empresas em Mira, muitos lhe chamavam frequentemente "incabadora", e o actual Presidente queixou-se que andávamos a dar dinheiro a Cantanhede.
É natural: deixou o processo Beira Atlântico Parque na CM Mira(sim porque foi iniciado por ele), guardado dentro de uma pequena pasta com uma data de despachos a indicar o desinteresse pelo mesmo.
O eexcutivo Maduro insistiu e a Incubadora está aí.
Só não a abandonam porque nao podem.
Continuam sem entender para que serve.
Do Parque Tecnológico ede Negócios previsto para as imediações nunca mais se ouviu falar.
E agora andamos aqui a "bater no ceguinho".
Convençam-se: não elegemos um presidente com visão de futuro. Zona Industrial para ele é o Polo I e o Polo II que deixou "encravado" antes de sair há 4 anos.
Carmba o homem não sabe ligar um computador. Usará a Internet? o que podemos esperar de uma pessoa assim? Visão de futuro?
Esqueçam!
Por muito que lhe expliquemos nunca vai entender.
Palmeiras e horários de funcionamento par os bares até às 6 da manha são as preocupações fundamentais.
At 18:06, Anónimo said…
Até podia concordar com o anónimo das 17.17 mas já agora..
para que conste, não é qualquer empresa que corta o ecesso a sites e ao messenger como refriu.
Com efeito o messenger é hoje em dia utilizado como veículo de informação previlegiado em empresas e mesmo em organismos públicos.
E já agora algumas questões:
Qual é o critério na CM Mira para bloqueio de sites?
Estão bloqueados todos os Blogs?
Como concluiram que passavam muito tempo no blog?será a actividade de cada utilizador vigiada?
Terão os administradores de rede conhecimento da Lei da Informática?
Porque foi bloqueado só para alguns como alguém refere lá em cima?
Não brinquem com as pessoas.Quem prefere "coçar na tomateira" em vez de trabalhar não é por causa de nao ter blog que vai deixar de o fazer. Arranja outros sites interessantes.
Não atirem areia para os olhos às pessoas. Ao contrário do que muita gente pensa não somos todos ignorantes cá na terrinha.
At 19:35, Anónimo said…
O critério normalmente são os site que de nada servem para a actividade que se está a realizar, o trafego que gera na rede da instituição, etc. O acesso pode ser cortado por maquina ou em toda a rede.
Eu acredito que na camara nao se fazia outra coisa senão estar sempre no blog a ler ou escrever comentarios, por isso penso que fizeram bem em cortar o acesso. Agora se continuam sem trabalhar, que sejam melhor controlados.
A Liberdade é muito bonita, mas com limites. Mas há quem prefira a anarquia...
At 20:08, Anónimo said…
Eu acho que o Critério é mais exactamente sites da oposição como lhe chama o Dr. Reigota.
Ainda no outro dia lá fui e etsvam várias meninas a ver uma revista da La Redoute. E estiveram, estiveram.. Mas a La Redoute não é da autoria do J Rua..é inofensiva
At 20:44, Anónimo said…
O Dr. Palhavã é que costuma evocar esse novo conceito concelhio de liberdade com limites.
Tê-lo-á dito à Vereadora Mesquita no seguimento do polémico texto da senhora.
Parabéns Dr. Já começamos a perceber muita coisa.
Falou em imposição de limites à liberdade antes das eleições?
Mas sabe? podia ter falado. ganhavam na mesma. infelizmente e pelo que estou a ver neste Blog são muitos a pensar o mesmo.
Ou será que são só limites do tipo evitar mandar apedrejar fiscais do ambiente como fez o Fernando Ruas.
Alguns apregoam os limites e ainda por cima não os conhecem.
Num país onde um Preseidente da Associação Nacional de Municípios profere frases destas não se pode esperar mesmo muito.
At 21:12, Anónimo said…
Construir um blogue que suscite e mobilize a discussão sobre os assuntos que interessam ao futuro de um concelho não é fácil. Exige qualidade de textos, pertinência nos assuntos discutidos e persistência perante os "devaneios" dos que não querem ou não sabem discutir os assuntos.
O João Rua tem conseguido isso, imagino que com algum esforço. Parabéns e continua!
Agora quanto ao post.
Quando se fala de desenvolvimento económico de um municípo julgo que temos sempre um problema de escala. É o município a escala adequada para tomar opções estratégicas? Faz sentido apostar no sector do Turismo ou da Indústria em Mira desligado do contexto regional - Ria de Aveiro ou Distrito de Coimbra? Julgo que não. Por isso paralelamente ao exercício de identificar onde o concelho de Mira pode ser bom a nível nacional temos de perceber como a região envolvente pode ajudar a enquadrar e orientar algumas destas perspectivas. Isto implica uma discussão que é saber qual o contexto regional que favorece mais o concelho? Deixo esta pista de debate...
JCM
At 21:50, Anónimo said…
sinceramente em relação à restrição a blogs e outros sites na câmara acho muito bem, nas horas de expediente não está lá ninguém contratado para "surfar" na internet.
At 22:06, Anónimo said…
CARO LEOZUA
EM RELAÇÃO AO SEU POST PARECE-ME, PELOS POSTS ACIMACOLOCADOS, QUE NÃO FORAM OS BLOGS QUE FORAM CORTADOS NA CM MIRA. SE ASSIM FOSSE ATÉ ESTAVA DE ACORDO. MAS NÃO FORAM OS BLOGS. FOI APENAS ESTE BLOG. E ISSO REALMENTE PARECE-ME GRAVE
At 22:10, Anónimo said…
Boa perspectiva JMC... mas pensar em estratégias intermunicipais quando por exemplo existe na Região Centro o Projecto Associação Beira Atlântico Parque à procura de consolidação e afirmação e ao lado começa já a surgir o Coimbra Inovação Parque ... e tudo apoiado pelo mesmos Governo, Entidades e Universidades, é um pouco estranho, não é ?
Como se conseguirá consolidar assim com estas perspectiva o que é realmente estratégico ?
At 23:05, Anónimo said…
nesse caso já é outro assunto, censura política? estamos de volta ao estado novo? bem...
At 23:07, Anónimo said…
quanto ao texto, acho que uma das estratégias a adoptar deveria ser a privatização de alguns serviços, mas mantendo a câmara uma golden share, nao sei se é assim que se escreve, para poder regular preços regras etc...
At 23:30, Anónimo said…
E não será com este blog que a grande marioria dos empregados perde o tempo? Se querem ver o Blog façam-no em casa. Não tem internet? Peçam a um amigo. Que eu saiba a internet é usada no trabalho para pesquiza ou para ajudar em temas relacionados com a função que se ocupa, ou não?
At 23:32, Anónimo said…
POIS NÃO É NADA ESTRANHO. É ELEMENTAR.
MAS ALGUÉM ME CONSEGUE EXPLICAR COMO VAMOS METER ESTA IDÉIA NA CABEÇA DE QUEM GOVERNA E DE QUEM OS ELEGEU?
TALVEZ NÃO SAIBA MAS EM MIRA, NA ALTURA EM QUE O EDFÍCIO DA INCUBADORA COMEÇOU A GANHAR FORMA, QUANDO OS MAIS DISTRAÍDOS TROPEÇARAM NELE AO AVISTAREM-NO DA VARIANTE, SABE QUAL ERA A QUESTÃO MAIS COLOCADA?
EU DIGO: AS PESSOAS QUESTIONAVAM COMO ERA POSSÍVEL ALGUÉM ESTAR A DEFENDER UM PROJECTO DE 600 000 CONTOS, QUANDO A O POLO I DA ZONA INDUSTRIAL NAO TEM INFRA-ESTRURAS MINIMAMENTE DIGNAS.
E NÃO SERÁ LEGITIMO QUESTIONAR? TALVEZ MAS NÃO É PERTINENTE PORQUE NÃO É COMPARÁVEL.
A ESTRATÉGIA É OUTRA MAS A MENSAGEM NÃO TEM CONSEGUIDO PASSAR.
NOVENTA POR CENTO DOS HABITANTES DE MIRA AINDA NÃO ENTENDERAM O QUE É A INCUBADORA E, O PIOR, É UQE MUITOS DOS NOSSOS POLÍTICOS NÃO FAZEM PARTE DOS OUTROS 10 POR CENTO.
ENTAO AGORA QUESTIONO EU?
cOMO VAMOS RESOLVER ISTO? O EXECUTIVO ACTUAL TEM PELO MENOS UMA PESSOA QUE JÁ ENTENDEU DO QUE SE TRATA.
E FALO DESTE EXECUTIVO PORQUE É O QUE LA VAI ESTAR NOS PRÓXIMOS 3 ANOS E NESTE TIPO DE PROJECTOS O TIMING É REALMENTE FUNDAMENTAL.
É OBVIO QUE ME ESTAVA A REFERIR AO MIGUEL GREGO. MAS DEPOIS HÁ AS CORÊNCIAS, OS ESPIRITOS DE EQUIPA, E A VERDADE É QUE A POLITICA ENCURRALA AS PESSOAS.
E EM MIRA, TALVEZ NÃO SAIBA TAMBÉM, MAS OS MELHORES, OS BONS...SÃO SEMPRE ALVOS A ABATER. E NORMALMENTE ATÉ SÃO ALVOS FÁCEIS PORQUE PASSAM TANTO TEMPO A TARABALHAR QUE SE DISTRAEM DO LOBO MAU QUE TEIMA EM ESPREITAR.
FALEI DO MIGUEL, COMO PODIA FALAR DA LURDES MESQUITA OU ATÉ MESMO DE SI DR. JOÃO.
OS INTERESSES PARTIDÁRIOS ELITISTAS( DE UM LADO E DE OUTRO) FALAM SEMPRE MAIS ALTO E, QUANDO ALGUÉM BRILHA HÁ QUE SER ANIQUILADO.
ACHO QUE É POR ISSO QUE ESTAMOS CONDENADOS A SER GOVERNADOS POR FIGURAS DE "APERTO DE MAO" E "PALMADINHAS NAS COSTAS". SEMPRE ASSIM FOI E ESPERO CONTINUAR A CONTRIBUIR NESTE BLOG PARA ESPALHAR A MENSAGEM.
PODERÃO CONTINUAR A CONTAR COM OS EMUS CONTRIBUTOS NESTE BLOG PORQUE SINTO QUE EM CADA TEXTO ESTOU A FAZER MAIS QUALQUERC COISINHA PELO MEU CONCELHO ONDE QUERO QUE OS MEUS FILHOS CRESÇAM UM DIA.
NB. MAS COM TEXTOS DESTE TAMANHO PENSO QUE NÃO VAMOS LONGE, TENTEMOS SISTEMATIZAR MAIS PAR SER MAIS FACILMENTE INTENDÍVEL E MAIS INTERESSANTE.
AH E CONTINUO A PROTESTAR QUANTO AO CORTE DO BLOG NA CM. NÃO É BONITO.
At 23:43, Anónimo said…
Essas incongruências fazem parte do nosso estranho processo de aprendizagem e de alguma competição entre territórios... mas é uma aposta, no mínimo, arriscada.
O que me parece é que já não estamos em altura de inventar. Está aí o QREN 2007/2013 que se orienta para apoiar projectos de dimensão inter-municipal. Se o agrupamento inter-municipal onde Mira se enquadra não os definir... paciência, lá se vai o dinheiro. Muitas sub-regiões estão a fazer estudos estratégicos para identificar essas apostas. O passo seguinte será a contratualização da gestão dos fundos. Isto significa um poder imenso para os municípios em conjunto desenharem o seu futuro de outra forma. O que está Mira a fazer no âmbito da Associação de Municípios? Em que sectores económicos será forte a aposta? O que Mira pode oferecer nesse contexto? Já não chega fazer Zonas Industriais, Campos de Golf e nem mesmo incubadouras... Chamo a atenção para o debate que se está a fazer em torno da aposta da economia do conhecimento. O que significa isso para o concelho de Mira?
JCM
At 10:41, Anónimo said…
T E K T O
Estou farto de ser enganado nas escolhas políticas que tenho feito (mal de que muita gente se queixa).
Por isso talvez seja melhor desistir taxativamente do meu dever de cidadania.
Contribuiu muito para esta minha decisão o ultimo comunicado PORCO e COBARDE que neste momento circula pela nossa santa terrinha.
Escreveram-no de forma cabalística, enigmática e asquerosa.
Desconfio que o autor seja da oposição actual (ou não) ... mas também aconsenho-o que ele evite ser apanhado, pois gente dessa deveria bater com os costados na prisão!
O autor revelou-se um “político” pouco fino e astuto. Limitou-se a enxovalhar o nome de pessoas, que sendo os representantes de Mira também são a nossa cara.
Por isso também senti a bofetada!
E como disse o Sr. Scolari “Jesus Cristo deu a outra face”, mas os mirenses também não são Jesus Cristo
Quanto ao meu comentário do ultimo texto, gostaria de ver da vossa parte (C.M. de Mira pois o Dr. João Rua também é lá vereador) ver planos mais claros e eficazes para responder a questões práticas.
Sem cairmos no ridículo como é o caso do PU da Praia de Mira (já aprovado), que vai ser simplesmente um travão ao desenvolvimento local nos próximos anos.
Não é esse tipo de estratégias que também queremos.
Para governar uma casa, temos de saber em que tipo de casa queremos viver, saber buscar o dinheiro para a governar e vontade de trabalhar para o conseguir.
Boas vontades não chegam.
Acho que nos últimos executivos da nossa autarquia nunca faltou estratégias e teorias. Mas sim competências... quem para lá vai tem se saber para o que vai.
Não está em causa discutir a legitimidade ou validade do seu discurso mas sim a eficácia desse tipo de procedimentos estratégicos tão amplamente divulgados.
At 11:33, Anónimo said…
Caro Tekto
Concordo plenamente consigo em relação à carta que circula aí em Mira. Só não me parce que seja da oposição porque, se assim fosse, revelavam que eram muito pouco espertos. Jogaria masi contra eles.
Mas, adiante...
Tomei conhecimento por si que o Plano da Praia ja tinha sido aprovado( aúltima vez que perguntei a alguém ligado à Câmara faltava ir a Conselho de Ministros).
Agoar permita-me colocar algumas questões.
O plano da Praia vai travar o desenvolviemnto em que aspecto?
O Dr. João tanto quanto sei é vereador da oposição em minoria.O que quer que ele faça?
Tanto quanto ouvi dizer ultimamente os assuntos a ir à Câmara, a maior parte deles, só é dado a conhecer na hora da reunião.(ao contrário do que se passava até aqui).
Acha normal?
Quer que os vereadores da oposição, sem terem nada preparado, vão fazer o quê? Milagres
soube deste pormenores ontem em conversa com alguém e mais grave ainda é que parce que até o acesso aos processos está neste momento a ser negado aos vereadores em causa.
Sim, podem ser todos iguais, mas parece-me que quem lá está neste momento é um bocado pior.
Resta-me a leveza da minha consciência por não ter votado neles. Nunca me iria perdoar.
É Leozua tem razão:estado novo, regime do "posso quero e mando". Depois do que tenho sabido penso que temos todos motivos para estar preocupados. E muito.
Déficite Democrático Grave
At 14:04, Anónimo said…
O que eu faria no caso do Pólo I e Pólo II
Pólo I
Projectar uma entrada digna. Quem sai da A-17 não tem propriamente uma visão agradável da Zona Industrial... Nem sabe por onde entrar...
Projectar o arranjo dos espaços verdes públicos, uma arborização cuidada e eventualmente introdução de passeios
Averiguar que infraestruturas tenho e as que faltam e fazer os projectos necessários
Quantificar custos disto tudo e programar investimentos...
Até aqui basta recorrer a técnicos da CM !...
Pólo II
No mínimo saber o básico que é:
Que compromissos estão já assumidos? Quem envolvem e que tipo de empresas? Qual o compromisso dessas empresas? Quando foram assumidos e com que base legal? Têm sustentação legal? Há ou não possibilidade de termos num futuro próximo alguns lotes disponíveis? Quantos e quais?
Já coloquei esta questão na sessão de CM mas ainda não tive respostas...
Isto é o básico. Apostar na Imagem e saber o que se tem... e não me parece nada difícil de fazer nem nada do outro mundo. se não consigo fazer isto, consigo fazer o quê ?
Depois seria necessário pensar que tipo de empresas instalar, como captar, como divulgar... e aí sim, já é preciso mais qualquer coisa... Mas énquanto não resolver o básico acho que sim, quer aí tudo pode parecer discurso e utopia...
joão rua
At 14:35, Anónimo said…
T E K T O
É de textos como o post que o Dr. João Rua escreveu que eu gosto de ver!
É inegável e incontestável a sua capacidade técnica. Apesar de por vezes (a meu ver) cair muito nas conversas das estratégias e dos desenvolvimentos sustentáveis...
Este ultimo texto é a prova da sua competência técnica. Acredito também piamente que nenhum vereador tem a capacidade de ter por ano as ideias que o Dr. teve agora num minuto. Por isso a sua responsabilidade é ENORME!
A simplicidade é sinónimo de eficácia. E o conjunto de ideias simples apresentadas são sem duvidas eficazes!
Parabéns e continue assim!
PS: Aconselho aos vereadores dos pelouros a plagiar as ideias apresentadas. Nós não contamos nada a ninguém.
At 18:36, Anónimo said…
Tenho imensa pena mas discordo. Acho que não é assim que se atrai empresas. Pelo menos das que interessa. Isso estão todos os municípios do país a fazer... e vejam com que resultados..
Se quiserem ver um exemplo a sério
vejam a experiência no País Basco e no parque tecnológico de Zamudi
http://www.parque-tecnologico.net
JCM
At 19:06, Anónimo said…
Concordo contigo jmc
mas não é só uma questão de só atrair empresas... é de promover um ambiente em que elas se criem e surjam... E isso Mira já pensou... Associação Beira Atlantico Parque e Parque de Negócios... Temos de dar tempo...
A atracção de empresas envolve muitas outras coisas mas imagem, espaços qualificados e infraestruturados, próximo de zonas de recreio e lazer e ligação a meio Universitário (que valha a pena) são condições de base... e esse processo Mira também já iniciou... e enquadrado numa lógica regional como é o caso do Beira AtlÂntico Parque (onde o BIOCANT é hoje a pedra de toque)...
O problema que estava a levantar... é que Mira já iniciou tudo isto mas por incrível que pareça, parece que os decisores ainda não perceberam o alcance da aposta... É evidente que nada cai do céu e nem tudo dá resultado imediatos !... Repara que um das críticas que o actual presidente fazia à Incubadora era que ainda não tinha criado um único posto de trabalho !!!! Tá tudo dito...
Neste quadro todo, parecemos o Governo. A Internet resolve tudo !... Apostamos em Parques Tecnológicos e falamos em Inovação mas esquecemos que é necessário Investimento !!!
E depois a única coisa que temos são Depósitos de empresas em áreas pouco mais que terraplanadas... Imagem ? Infraestruturas ? Política de atracção e de Parcerias ?...Um dia, talvez !...
Claro que os bons exemplos ajudam e motivam... mas não chegam... e o que mais me chateia é que Mira até faz parte de um bom exemplo (que está a nascer é certo)... o caso do Projecto Beira Atlântico Parque. Mas quem o percebe a nível Regional e mesmo Nacional ?
At 20:12, Anónimo said…
Em relação à incubadora lamento fazer parte dos tais 90% de Mirenses que ainda não perceberam o que é. Façam-se jornadas explicativas, coloque-se publicidade no jornal. Incentivem os locais a apresentar projectos. Dou o exemplo da ANJE no Norte. Qualquer um que se desloque lá tem todo o tipo de informação e apoio para iniciar um projecto. Inclusivé estudos de viabilidade e propostas de zona para instalação da empresa. Creio que é exemplo comparativo.
Depois temos um outro exemplo bem diferente que é o Tagus Parque. O único parque tecnológico verdadeiramente ligado ao meio Académico. Lá funciona um verdadeiro cluster de inovação tecnológica.
Querem uma ideia. Voltemos à localização geográfica de Mira e à futura auto-estrada. Aposte-se em empresas com plataformas logísiticas. Numa altura em que a diferenciação dos produtos é quase nula em termos de características e especificidades, a logísitica pode conseguir uma redução no preço ao cliente final de 10%. Curioso? É verdade!!!
Aproveitemos o nosso posicionamento estratégico e façamos dele uma mais valia em relação a outros concelhos.
Já alguém publicitou estes aspectos juntos de grandes empresas que utilizam plataformas logísticas??? Precisamos de vendedores de imagem de Mira; quase vendedores porta a porta a sondar empresas, a apresentar propostas.
No fundo o nosso produto é posicionamento geográfico, meio ambiente, vida saudável, boa gastronomia, etc... Quem são os nossos vendedores do concelho e dos nossos projectos??? Se apresentarmos o concelho a empresas desta área iremos concerteza ter algumas adesões. Hoje tudo se importa, nada se produz no país. Faça-se um dossier de venda dos atributos que uma qualquer empresa tem em se instalar em Mira. Mas com uma comunicação eficiente e sempre suportada logicamente por aquilo que já temos (Z.I.) mas com passeios, arruamentos e ordenamento condigno, etc. E seriam empresas que em nada trariam poluição.
Vejam o caso do futuro porto de leixões. Em que estão a apostar? Logística...
Analisem à uns anos atrás onde estavam a maioria das empresas. Junto à linha do comboio. Questão logísitica...
E já vai longo...
Ass:Satã
At 11:06, Anónimo said…
em relação à incubadora segundo o que alguém me respondeu quando eu perguntei para o que servia, e a pessoa habita a 200 km de mira, a incubadora serve para dar apoio à criação de empresas, tanto a nível jurídico como na cedência de instalações, etc. com com o aparecimento do plano SIMPLEX acho que esta ideia de incubadora está a ficar um pouco desactualizada, mas há sempre a parte da cedência de espaço para as novas empresas que possam aparecer. Só não acho bem que sejam empresas sediadas fora do concelho a usarem esses espaços. quanto ao que alguém aqcima escreveu acerca do vereador miguel grego, acho que finalmente alguém viu com olhos de ver o que ele anda a fazer, simplesmente acho que será da parte política juntamente talvez com o vice martins, o único que se preocupa realmente em fazer aquilo a que se predispôs durante a campanha eleitoral e se lhe chamam super vereador, acho que merece a alcunha, mas pelo lado positivo, aplaudam que tenta fazer algo pela nossa terra mesmo que não seja da nossa cor política!
At 14:49, Anónimo said…
Caro Leozua
Em relação à incubadora não sou nenhum expert mas julgo que estamos a falar de empresas de base tecnológica. Misturar com o Simplex é um erro. Uma coisa não estará relacionada com outra. Mas para melhores esclarecimentos sugiro aos leitores do blog que visitem a página www.aibap.pt.
Está la tudo sobre as empreas que estão já a incubar neste momento.
Quanto ao Vereador Grego não é sequer "misturável" com o tal "vice Martins".
Um tem conhecimentos e formção suficientes para ser um grande político e o outro é um bom médico mas um político de palmadinhas nas costas e "comezainas".
Não misturemos alhos com bogalhos.
Aquilo não é para quem quer.
É para quem sabe.(ou, infelizmente não).
O que me parce que se passa com o Dr. Grego de vez em quando, e já tenho estado em reuniões das Associações onde está presente, é que ele está um pouco só nos seus propósitos e assim não vai lá.
Pudera. Já todos sabiamos que o actual Presidente é posso quero e mando.
A Dr.ª Sandra da praia a sua assessora já estavam na altura de começar a justificar o ordenado. é que até já conseguiram fazer-me sentir saudades da Lurdes Mesquita, algo que para mim era inpensável.
Em termos de cultura não se faz nada e o que se faz tem vindo a demonstrar uma falta de organização que nem é bom falar.
Um exemplo: então as luzes da Avenida em Mira estão fundidas Há vários dias e ninguem se lembra que ia haver marchas e que certamente iriam fazer falta?
Onde andou o Sr. Presidente da Câmara durante as Marchas?
Esteve no café do filho da Isabel Vieira?
Pois, coitado do Super Vereador. Cada vez mais merece essa alcunha mas não em sentido pejurativo.
Deve ser um papel muito complicado.
At 23:43, Anónimo said…
PARA SABER MAIS E MELHOR SOBRE O SIMPLEX, BASTA IR PEDIR EXCLARECIMENTOS Á ASSOCIAÇAO EMPRESARIAL DE MIRA, LÁ O DR.MIGUEL MIGANTOS OU O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO, SABERÂO INFORMAR, POIS AINDA Á BEM POUCO TEMPO HOUVE UM JANTAR DEBATE SOBRE O TEMA.
At 15:54, Anónimo said…
Nesta última opinião, dá para perceber quem está a tentar obter louros e promoção pessoal à custa de um anonimato.
Até parece que foi alguém da AEM que a escreveu!
Este blogue está agora submetido à verdadeira censura e escolha daqueles que querem ser os verdadeiros protagonistas.
Querem apostar que vai haver mais autoelogios?
(vamos ver se esta mensagem é ou não publicada...)
At 22:24, Anónimo said…
Senão tinha era porque não tinha.
Agora que tem...é porque tem.
Mas que quer esta gente, senhores?
Como é? Queriam censura...estava mal... o João Rua era um irresponsável.
Agora tem censura (sim censura)
...mas há quem se queixe na mesma?
Resumindo e concluindo é o blog que incomoda!!!! Ai é?!! entao continuemos.
Os meninos rapazotes e senhoras deste blog. (senhoras sim tambem deve haver...por caus das "cotas")
entendam-se de uma vez por todas.
Arre, que isto até estava a ficar interessante finalmente e tinham que voltar os politiqueiros estratégicos para baralhar o sistema.
Devem passar avida a jograr xadrez.Aposto!
Não se massem riquezas. Ninguém VOS CURTE!!!shôôôôôô .Isso nao nos interessa nada.
Esqueçam la as promoçoes indivuduais.Aqui ninguem se promove, já tinham reparado? somos todos anónimos.
É por isso que é um espaço interessante.
Mas é como tudo: tem que ser frequentado por pessoas interessantes.
Que massada!!!(ou é com c de cedilha?) maçada?
At 16:09, Anónimo said…
Sobre a incubadoura e os projectos deste tipo existem duas questões fundamentais.
Uma delas é a coerência do projecto. Não faz sentido falar de incubadoura se não tiver serviços de apoios a empresas. Se não estimular I&D para os sectores onde Mira pode ser forte (e quais são?). Se mobilizar recursos para apoiar a I&D. Se for selectiva na forma como o fizer. Imagino que muitas dessas preocupações estão na cabeça dos seus promotores.
O que eu sinto que possa faltar é uma forte relação com o tecido empresarial local. Quais são as empresas de Mira ou que queremos atrair para Mira que apresentam níveis de inovação e internacionalização significativos? Quais são as referências sobretudo nos sectores tradicionais, não só nos sectores tecnológicos! E existem espaços preparados para as receber (como o João Rua dizia se ainda não estão sequer terraplanados...)
Depois é importante articular a incubadoura com outras peças: parque empresarial para empresas inovadoras, centros tecnológicos, e centros de formação (localizados na região).
A segunda questão é a persistência. Alguns estudos e boas práticas falam em 10 anos de continuado investimento e de avaliação permanente da estratégia definida. Isto ultrapassa o ciclo autárquico e governativo. Exige know-how e consenso político. Não dá frutos no ano imediato.
JCM
At 18:21, Anónimo said…
O blog morreu?
Não fica bem estar tanto tempo sem colocar posts
At 00:30, Anónimo said…
Sugeria que o autor antes da introdução de um novo tema realizasse com base nas opiniões inseridas um breve resumo critico. No fundo íria dar sentido à participação dos blogistas!!! E no final ficaríamos com a noção do real sumo de todos os comentários.
A bem do Blog...
Ass: Satã
At 00:39, Anónimo said…
Resposta ao Srº ou Srª das 18:21 que diz que o blog morreu... Concerteza que se vê este espaço desta forma, não está a ir ao encontro dos verdadeiros objectivos. O blog não é uma troca de galhardetes, mas sim de recolha de opiniões válidas.
Não chamo a isto censura do autor mas sim verdadeira democracia directiva. Pode ser definido como um estilo de liderança que o autor do blog teve que assumir devido à incapacidade de alguns em entenderem a utilidade do espaço.
Sejamos concretos nas opiniões. Deixemo-nos de tricas. Disso Mira está cheia e está provado que não evolui dessa forma.
Ass: Satã
Enviar um comentário
<< Home