MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

terça-feira, abril 25, 2006

Relatório e Gerência de 2005 – A real Situação da CM de Mira





Texto de
Luís Rocha (vereador do PSD na CMM)


Lendo as entrevistas e as intervenções públicas do Presidente da Câmara Municipal de Mira Dr. João Reigota desde que tomou posse, já lá vai meio ano, só temos ouvido falar do passado: do que não se fez, dos “buracos” que o anterior Executivo deixou, do que foram quatro anos em vão para Mira e, sobretudo, da enorme dívida deixada…que ascenderia a 14 milhões de Euros… nas palavras do Executivo PS.

Ora, para responder objectivamente a estas declarações políticas (vulgo falsidades) que ficam muito mal a quem deve gastar o seu tempo e as suas energias a trabalhar pelo desenvolvimento do Concelho de Mira e pelo futuro de todos nós e não a dizer mal o passado, nada melhor do que aguardar (como nós Vereadores do PSD aguardámos) pelo Relatório de Actividades e Conta de Gerência da Câmara relativo ao ano de 2005.

E este documento, um relatório de Gestão objectivo, claro e real, em suma um documento Técnico (não se trata de um qualquer texto político) é bem claro e vem desmentir cabalmente o que tem sido dito pela Câmara PS relativamente ao anterior Executivo.

O Executivo liderado pelo Dr. Mário Maduro é sistematicamente acusado de nada ter feito: ora, só em 2005 o Relatório lista um vasto conjunto de actividades, das quais se destacam:

- O significativo número e a importância das actividades realizadas ao nível da aposta na qualidade, modernização administrativa e condições de trabalho (sobretudo a nível informático), para todos os trabalhadores da CMM, financiados pelo “Aveiro Digital”.

- A forte aposta na Educação, com a conclusão da escola das C. Verdes e de Portomar e a elaboração do projecto das escolas do Casal de S. Tomé, e da componente de Apoio à família, com fornecimento de refeições em todos os estabelecimentos.

- A acção social, sobretudo com a candidatura à rede social, o trabalho da UNIVA e a formação profissional desenvolvida.

- As muitas empreitadas realizadas ao nível da pavimentação, lancilagem e passeios em todo o concelho, bem como a elaboração e alteração do PDM para o “Golfe” e “Montalvo”.

- Ao nível do abastecimento de água, as empreitadas realizadas no Cabeço, no Casal do Sobreiro, na rua do Salão, bem como a execução de um furo na Lagoa que tão bons resultados veio dar.

- Ao nível do meio ambiente, a formação específica na área da jardinagem e espaços verdes e as muitas acções de sensibilização e educação ambiental.

- Os muitos caminhos agrícolas pavimentados, financiados a 100% pelo AGRIS.

- Finalmente ao nível do desporto, lazer e cultura, as inúmeras e importantes actividades desenvolvidas como o campeonato europeu de Hóquei em Patins feminino, a “Rota das Associações”, “Município sem Fronteiras”, “Marchas Populares”, fóruns “Mirando”, sobre ambiente e turismo e sobre associativismo, edição de livros, bem como a publicação da agenda cultural.,fazendo do Concelho de Mira uma referência nestas áreas


Conta de Gerência e dívida da Câmara

Relativamente à Conta de Gerência não podemos também deixar de realçar alguns aspectos significativos:

- As altas taxas de execução registadas ao nível da educação, da cultura e do desporto, que atingiu em 2005, 25% do orçamento.

- A redução da percentagem do peso das despesas com pessoal no orçamento da CMM. Aliás ao nível do pessoal, o pessoal do quadro baixou de 2002 para 2005 – 184 trabalhadores em 2003 e 183 em 2005.

- Numa análise económica e financeira a autarquia teve resultado líquido em 2005 de 1.325.866,00 € euros, o que, face ao quadro geral das autarquias é um excelente resultado (por exemplo a CM Coimbra apresentou um resultado operacional negativo da ordem dos 4 milhões de euros).

Finalmente, e como foi bem vincado na declaração de voto por nós apresentada em reunião de Câmara importa marcar e vincar bem um número:

- O endividamento da Câmara que é em Dezembro de 2005 de 7.587.077 euros, ou seja, exactamente metade do valor que o actual presidente da Câmara Dr. João Reigota tem, erradamente e incompreensivelmente, vindo a anunciar nos vários órgãos de comunicação social, nas várias entrevistas que concedeu, falando de 14 milhões de euros.

- Vale a pena recordar que em 2001, quando o Dr. João Reigota deixou o executivo da CMM a dívida era já superior aos 7 milhões de euros. Ou seja, a dívida de hoje é a dívida feita pelo Dr. João Reigota.

Por último uma palavra para a conclusão do Presidente da Câmara quando afirma que as dificuldades da autarquia são evidentes e que é necessário agir com determinação contenção e rigor. É uma conclusão meramente política. Não diz como, em que rubricas e em que montantes vai cortar ou reduzir, ou o que eventualmente vai extinguir ou deixar de fazer.

Não vale a pena o PS andar com discussões ou afirmações “ocas” tentando apenas denegrir o passado e o que nele foi feito e fica muito mal usar argumentos falsos só para justificar a impossibilidade de concretizar as inúmeras promessas eleitorais inatingíveis que fez pois os números falam por si.

O que faz sentido, isso sim, é que o Executivo PS faça o seu trabalho e vá complementando, enriquecendo as obras, os projectos e as ideias que vêm do Executivo do Dr. Mário Maduro como está a ser feito com a Incubadora, o Pólo II da Zona Industrial, a Variante Norte, os projectos de Modernização Administrativa. A democracia, mas sobretudo os Mirenses merecem esta postura e esta atitude.

É esse o único caminho.

29 Comments:

  • At 13:53, Anonymous Anónimo said…

    tão o Grego num cumenta esta?
    va la rapz diz alguma coisa. defende la o dr reigota.

     
  • At 14:39, Anonymous Anónimo said…

    é muito triste ver as pessoas a utilizarem erros ortográficos para não serem descobertos. se são tão destemidos, o que receiam então?

     
  • At 14:48, Anonymous Anónimo said…

    destemido eu?
    nem pensar. tenho medo de vocês que me pelo. a sério. com tanta ameaça de por o cu no mocho, quem não tem?

    Não é esse o clima que querem criar?
    Conseguiram

    Eu pelo-me com medo do palha vã rasputin

     
  • At 19:21, Anonymous Anónimo said…

    Onde é que param os chicos espertos do PS? A divida é de 14 milhões ou de 7 milhoes e tal?
    O Reigota apanhou com a divida que deixou. Mas nao deve estar assim tão mau. É um tal entrar meninas das listas pra camara. Então de portomar, é ó baldão. Agora até a sobrinha da Maria Cataça lá está e a namorada do Paulo Grego.

     
  • At 19:30, Anonymous Anónimo said…

    o home ja confunde um bocado as coisas. 7 milhoes..14 milhoes..pra el é igual. O grego é que administra. pro reigota desde que va dando pra uns jardinsitos que façam vista o resto nao lhe interessa.quer la ele saber.

     
  • At 19:35, Anonymous Anónimo said…

    Sinto-me enganado Dr. João Reigota. Não brinque aos Presidentes de Câmara. Os mirenses não merecem. Ai que isto estava a começar tão bem e agora o sr. borra a pintura!?...

     
  • At 19:43, Anonymous Anónimo said…

    Caramba e que nao pede a auditoria. O raio do home ta memo com medo. os tolinhos estes 4 anos pagaram muita coisa à custa deles. Iam jantar ou almoçar pagavam do bolso deles.
    Porque nao passam as Assembleias pra noite e pra um sitio onde todods possam assistir. Era engraçado de se ver comcerteza. os deputados fazem perguntas e o grego responde(como nas sessoes de camara) ou atão quando a coisa ta mesmo preta chamam um engenheirito ou outro pra ajudar. é uma vergonha

     
  • At 22:34, Anonymous Anónimo said…

    Não posso deixar de mostrar a minha indignação ao ler este bolg pk é-me impossível ficar indiferente.agarrem vergonha...!ambos (PS e PSD)são 1 cambada de xulos rodeados de interesses...vão trabalhar malandros agarrem vergonha e deixem de ser xulos...tenho pena do Maduro e do Reigota k não precisam da Câmara pa nada mas por se rodearem de xulos ficam com o seu bom nome estragado na praça pública!Mira é de todos e precisa de gente útil á terra não de uma cambada de xulos rodeados de interesses particulares pa ver se conseguem ser alguém na vida!mira por ser uma terra tão bonita e tão particular merece mt mt mt melhor do k gente apenas interessada em guerras pessoais e interesses particulares!abaixo os xulos e pseudo intlectuais e viva mira, viva ao desenvolvimento abaixo os interesses pessoais!

     
  • At 01:21, Anonymous Anónimo said…

    Afinal ó filho(a) tu és chulo ou pseudo intectual? Aparece. Oferece-te prá politica de graça.E qual é o teu interesse pessoal em vir praqui insultar tudo. Anda conta lá que agente nu diz nada a ninguem. E nao devias ser anónimo.Tens medo de quem?Identifica-te que é de gente como tu cheia de boas intenções que Mira precisa.

     
  • At 10:47, Anonymous Anónimo said…

    OS NÚMEROS NÃO ENGANAM.
    A VERDADE, É SEMPRE VERDADE.

    Não com muita esperança mas, até cheguei a pensar, na minha boa fé,que alguém do actual EXECUTIVO viesse a terreno esclarecer, os não esclarecidos, sobre a tal PERFOMANCE DA NOSSA AUTARQUIA.

    Fê-lo um Vereador da "oposição".

    Os meus parabéns.

    E fê-lo com dados claros e precisos, que nem todos procuram saber, assumindo, assim, o dever de informação e repôr a VERDADE.

    VERDADE...Recordo este "slogan de campanha" que muitos não acreditaram e que, afinal,pouco a pouco se vai demonstrando quem tinha razão.

    NÓS SÓ QUEREMOS A VERDADE.
    VAMOS DAR TEMPO AO TEMPO...
    O TEMPO É BOM CONSELHEIRO....

    Parabéns, Dr. Luís Rocha.

    José Frade

     
  • At 11:57, Anonymous Anónimo said…

    Mira com verdade... ah ah ah

     
  • At 22:46, Anonymous Anónimo said…

    sardinha carapau petinga
    é da nossa praia comprem freguesas
    já comeste a fruta hoje?

     
  • At 00:13, Anonymous Anónimo said…

    ESTA AQUI É NOVA!!!

    QUEM SOLUCIONA ESTE ENIGMA:
    O QUE FAZIA O MENDONÇA CDS A SAIR DA CASA DO MALTEZ A ESTAS HORAS DA NOITE????

    ESSE JÁ O APANHEI!....

     
  • At 00:15, Anonymous Anónimo said…

    Inauguraçao

    Bar da pechina da camara abre brevemente com gerencia da vizinha do senhor presidente da camara.

     
  • At 00:17, Anonymous Anónimo said…

    Agora que andavam mais descansaditos, veio o Dr. Luís Rocha esclarecer ao pormenor a questão da divida

    O raio do blog a atentar-lhes a alma outra vez.

    Que raio de preocupação do século xxI.

    ...têm sempre que estar com atençao a toda a hora ao que vai saindo.

    Que chatice.
    E que pode ser alguma daquelas verdades difíceis de explicar e ha que telefonar de urgência a uns "paus mandados" pra ca virem no instante insultar alguem ou mudar de assunto.

    Mas depois, dependendo da hora nunca saõ os mesmos que estao disponiveis pra escrever e nao sabem o que escrevem e cada vez enterram-se mais.

    Alguns são mesmos mal criaditos

    Um Conselho: deixem os blogues pra quem sabe realmente do que está a falar e voltem-se novamente para o vosso meio de comunicação social predilecto: o jornal da Múrias. è que nas fotografias vocês ganham. Nas idéias é que a coisa complica.

    Pois se calhar somos mesmo muitos laranjas aqui neste blog. Pela explicação que acabei de dar.

    Estão a imaginar por exemplo uma explicação sucinta do Dr. sobre algum dos procedimentos autárquicO?

    Era de rir

    Pensem nisso ma se quiserem também se pode falar com o João para arranjar aqui um espaço pra fotografias e começavam por colocar aquela recente bonita do Dr. João Reigota à frente da Incubadora de Empresas.

    Ó JOão pensa nisso.
    Fazia-se um album.

    Sou anónimo porque gosto e porque posso

     
  • At 00:19, Anonymous Anónimo said…

    Qual vizinha?
    Atão foi a asta pública?
    Atão como é que foi?

     
  • At 09:04, Anonymous Anónimo said…

    Podiam era meter aqui um artigo sobre as ilegalidades do Intermarché ? Ou falarem sobre o protocolo com os amigos do Miravillas feito nos últimos dias antes das eleições, ou explicarem a quem não sabe que raio de emprego é que tinha a filha do zé colaço na câmara porque ainda hoje ninguém sabe o que ela fazia e quem lhe pagava ? Ou que raio de contratos de 3 anos foram feitos com algumas funcionárias ? Ou como é que é possível estarem funcionários da Câmara sem receber de outubro e março, abrindo concursos sem cabimento orçamental ? Ou como é que se ganha um concurso quando nem habilitações literárias se tem ? Ou de prometerem pagarem as tendas das festas da Praia e mandarem as facturas para a Câmara ? Ou de nos prometerem tudo e mais alguma coisa na Associação no Seixo e nada nos darem ! Ou de fazerem a calçada em frente à casa do máquinista fiél amigo aqui no areal. Falem dessas coisas também...
    ASS:Anónimo porque posso ir a Tribunal.

     
  • At 14:06, Anonymous Anónimo said…

    Eu respondo.

    Em relação às ilegalidades do intermarché ja se calavam ou o pessoal é obrigado a dizer mesmo o que foram ilegalidades durante 8 anos. Foram tantas que nao cabiam neste blog. Ruas inteiras. E Herdade do Rato Frade? Sabe lá o senhor o que são ilegalidades de licenciamento.
    Se soubesse nao falava no intermarché porque ainda pode por o seu amigo reigota em maus lençois.

    Quanto à filha do Zé Colaço é natural que desconheça a existência de estágios naõ remunerados.essa cabecinha nao deve dar para tanto.

    Mais tarde repsondo-lhe ao resto caro senhor

     
  • At 17:12, Anonymous Anónimo said…

    Anónimo das 09.04

    acalma-te rapazito. a camara paga-te para trabalhares. nao fales do agreiro no olho do vizinho se tu tens um pau de meda espetado.

     
  • At 17:54, Anonymous Anónimo said…

    Esses socialistas quanto mais falam mais se enterram.Perdoa-lhes que nao sabem o que dizem.
    Esse anónimo das 9.04 a essa hora devia estar a trabalhar em vez de esar a dizer asneiras que, essas sim sao susceptiveis de sentar o cu no mocho.

    Informe-se melhor

     
  • At 19:31, Anonymous Anónimo said…

    anónimo das 09.04

    e para a noiva do grego havia cabimento orçamental?
    essa foi especial de corrida.
    e para a Helena da cataça?

     
  • At 20:30, Anonymous Anónimo said…

    e prá cunhada da telefonista Lena Azeiteiro? haverá cabimento? tao honestos que eles sao jasus. È uma coisa por demais.
    Até o novo hefe de repartição que entrou esta semana é da rua do reigota. Também se le tinha prometido a 18 so na rua dele tinha que começar por algum lado. la foi a filha do Morais do banco.

     
  • At 16:57, Anonymous Anónimo said…

    que dor de cornos que tens amiga...

     
  • At 21:10, Anonymous Anónimo said…

    doeu foi, politocozito? ?

     
  • At 23:56, Anonymous Anónimo said…

    A filha do Morais do banco nao tem nada que ficar chateada. Então se ela não é do areal? Do que é que estava à espera? Coitada da rapariga trabalhou que nem uma negra para no fim ser substituida por alguem só por uma questao de toponímia. Mas Areal até é parecido com Cential?! Podias ter deixado passar essa ó Presidente.

     
  • At 12:56, Anonymous Anónimo said…

    Caramba, explicam-me mesmo lá isso como eu fosse mesmo burro:

    -Afinal qual é o valor da dívida 7 ou 14 milhões de Euros. Não há ninguem com papeis para mostrar???

    - A filha do morais é economista foi para chefe de secção convidada num dia á noite de urgência que nem dormiu durante toda a noite e agora fáz o quê??? Chefe de repartição??? o que é isso

    - O Angelo não foi nomeado chefe de secção porque encostou o Maduro á parede??? e era chefe dele próprio porque não tinha lá nunguém???

    - A Drª Lena Cataça está a Câmara através de um POC??? certo? O que é Isso? E já agora o que fizeram à outra Drª que lá estava???

    - A noiva do Grego já lá estava antes do Reigota. Cá para mim o Grego prometeu ao Maduro que Ganhava as eleições e ele meteu-a Lá.

    - Afinal quantos de vós politicos que já lá estiveram ou querem ir para lá e fazem a mesma coisa dos tachos.

    PORRA SERÁ QUE AINDA NINGUEM PERCEBEU QUE TODOS QUEREM O MESMO TACHO? E FALAM FALAM MAS QUANDO CHEGA A HORA FAZEM O MESMO

    ANÓNIMO PORQUE NÃO TENHO PARTIDO POLITICO E ANDA POR MAIS GENTE COMO EU E MAIS IMPORTANTE COM MAIORES INTERESSES

     
  • At 18:35, Anonymous Anónimo said…

    o difícil é fazer tantas em tao poucos meses.isso é que parecia imposível mas pelos vistos não é

     
  • At 09:03, Anonymous Anónimo said…

    alerto uma vez mais os esquecidos que quem ganhou a eleições foi o Professor Reigota. Só se devem queixar de voçês mesmos às borradas e à falta de seriedade qusndo lá estiveram

     
  • At 09:33, Anonymous Anónimo said…

    ????

     

Enviar um comentário

<< Home