MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

terça-feira, abril 11, 2006

Sessão de Câmara 11.04.2006



Texto de
João Rua

Desenho de
Almada Negreiros



Reunião estranha a de hoje. Tão habituado estava eu a agendas quase “sem interesse” e a decisões, no mínimo, incoerentes, que estranhei a Sessão de Câmara. Nela, houve e discuti, temas que nos causam entusiasmo.

1- O Projecto da Lota


Parece que o projecto da nova Lota vai ser uma realidade. Ainda bem. O Executivo com Pelouros apresentou para discussão e aprovação a ideia do “Projecto de Arquitectura das Infra-estruturas de Apoio à Pesca Costeira: Equipamentos de Apoio à Actividade Piscatória e Posto de Vendagem de Pescado da Praia de Mira”.

Na discussão tive a oportunidade de elogiar a oportunidade de lançar o projecto que envolve a nova Lota mas também, os equipamentos de apoio à actividade piscatória. Soube ainda que o Programa MARIS
pode garantir compartições financeiras ao projecto, na ordem dos 75% e que numa segunda fase do projecto, se prevê qualificar urbanísticamente, na zona, uma importante frente para mar.

Lamentei também, o abandono do projecto anterior. Pela sua qualidade e originalidade, pela capacidade de se afirmar diferente, era um projecto excelente que me encantou desde a primeira hora que o vi e me foi apresentado pelo seu autor (David Paulo). Merecia ser realidade.


Provavelmente, o autor do novo projecto será o mesmo mas a opção estética pela construção tipo "Palheiro" e as normas rígidas impostas ao projecto pela DOCAPESCA levam-me a recear ter de haver demasiada imposições a modelos pré definidos e pouco atractivos. Valha-nos o arquitecto, que neste caso, é excelente.

Por isso questionei a CM dos porquês de abandonar uma ideia de projecto tão interessante.

As respostas foram esclarecedoras. Porque a CCDR-C, o POOC e o famoso Eng. Mota Lopes apenas autorizam que se faça assim. E para conseguir isso, já não foi nada fácil. E mais ainda, para termos acesso ás verbas do Programa MARIS tínhamos de decidir se queremos ou não queremos. Percebi o ponto de vista e a necessidade de urgência na decisão.

É isto um pouco da Administração, Central e Regionalizada, com poderes no nosso país. Nesta guerra, ainda o Poder Local fica muitas vezes a perder, mesmo que seja para um técnico que, até pode, ter nesse dia, apenas acordado mal disposto. É pena.

Ao Executivo, deixei o elogio pela oportunidade e pela capacidade de gestão e decisão, porque o merece. Para mim mesmo, guardo o lamento de não ter a oportunidade de ver um projecto de excelência ser realidade no meu concelho.


2- A CM vai elaborar os Planos de Pormenor para o Pólo I e Pólo II. (Zonas Industriais junto ao nó da A-17) para resolver alguns problemas urbanístico-administrativos. E faz bem. Eu sinceramente, nunca esperei que resolvessem os problemas em 15 dias ou num mês. Se o fizerem num ano, será excelente!

Aproveitam a oportunidade para rever os limites ampliando a área de intervenção do Pólo I e mantém a área do Pólo II, de acordo com a área que se encontra desafectada do Regime Florestal, pelo anterior Executivo, para não gerar entropia adicional. Um caso que demonstra e bem, que os sucessivos Executivos podem ir complementando e enriquecendo as obras e os projectos, de uns e de outros, merecendo elogio.

É evidente que cada vez mais é urgente que a CM defina uma Estratégia clara de atracção e captação de investimento, que estabeleça regras claras para atribuição de lotes e seja selectivo na escolha de empresas, que qualifique a imagem das zonas industrias e que as infraestruture condignamente. Que aposte no desenho e na imagem do espaço público. Mas isso serão outros desafios. Para já registo o passo no bom sentido.

3- Finalmente breves notas sobre dois acontecimentos: MIRA BASKET CUP e CHALLENGER TERRAS DE MIRA na sua quinta edição.

No primeiro, para elogiar a realização de um acontecimento que motiva, que incentiva e que mostra, que há no desporto, uma imensidão de ofertas para lá do Futebol. É por isso também interessante, olhar e ver o que é hoje o Hóquei em Patins em Mira. Valeu a pena. Vale a pena.

O segundo, para pensarmos como um acontecimento promovido por uma das Associações mais dinâmicas do concelho, pode abrir portas para apostas futuras. O "Challenger Terras de Mira" envolve, desporto, Recreio, Lazer, Ambiente e Recursos Naturais, convívio, e muitas outras coisas, todas elas, agradáveis e positivas para a afirmação de MIRA como concelho atractivo.

Imaginam o que poderá ser se aumentarmos a escala.


Se houver uma grande prova ou um calendários de acontecimentos similares ao longo de todo o ano? Se os promotores privados criarem esses acontecimentos, (como aliás penso que o Hotel Miravillas já hoje faz) e trabalharem em conjunto com Câmara Municipal e as Associações? Se a Câmara Municipal apoiar e criar a oportunidade de divulgar, fomentar e realizar esses acontecimentos, criando infraestruturas mínimas?

Provavelmente, Mira corre o risco de ser visto como local atractivo para um Turismo diferente, muito mais "amigo do ambiente" e com capacidade de gerar fluxos económicos interessantes. Duvidam? Pois experimentem. É esse o caminho e os desafios são imensos.

Para já, os meus parabéns ao Domus Nostra e o desafio ao Executivo de pegar no Programa ECOMIRA e desenvolvê-lo!

No meio de tudo isto, apenas lamentei que o Presidente da Câmara nos tenha brindado com a sua Ausência. Porque também é importante que ele assista e perceba, que o que move o espírito e a acção dos “vereadores do outro lado”, não é a crítica pela crítica. É o sentido das coisas… e até nem temos medo dos elogios.

40 Comments:

  • At 09:08, Anonymous Anónimo said…

    afinal, os miudos estão a fazer alguma coisa..........

     
  • At 09:19, Anonymous Anónimo said…

    Parbens João.
    Igual a ti mesmo.
    Quando as coias são bem feitas , são bem feitas e pronto.Reunião positiva essa.

    Ainda bem que começa ser assim. Ainda bem para todos independentemente da cor politica.

    Vamos à lota e às Zonas Industriais. Assim está bem! Começa-se a ver trabalho feito. Apesar de ja ter tecido um comentário neste blog menos simpático para este executivo também não consigo deixar de elogiar o que está bem.
    È assim que tem que ser.
    Pena Realmente o Dr. João Reigota não estar presente. Mas também ja ninguem estranha. Sempre o fez. enquanto poder e enquanto opsição.Insiste em ser político mas reuniões de Câmara nunca foram o seu forte. Está mal. Ele é o Presidente.

    Mas enfim Dr. Reigota, aprenda com esta geração de políticos mais novos, inclusivé com os seus vereadores mais jovens, a estar na politica com um espirito mais aberto. Mal ou bem foi eleito e as pessoas esperam de si que seja um Presidente actual de espirito aberto sem rancores.
    Faça um esforço. Eu sei que consegue.É esse o caminho.

     
  • At 11:04, Anonymous Anónimo said…

    Pois os miúdos estão a fazer alguma coisa e quem saiba reconhecer. Ao contrário dos miúdos que até uma incubadora de 600.000 contos querem esconder. É essa a diferença meus caros.andaram 4 anos só a falar mal e deitar abaixo.E agora até t~em a coragem de dizer que o que foi feito não foi feito. Há coisas que nao dao para apagar.Aprendam meninos do poder. Falar mal por falar ja não está com nada

     
  • At 11:37, Anonymous Anónimo said…

    e não só...os miúdos também mandaram parar o Poço do Centro Cultural de Mira (uma obra fantástica) e as ruínas do Mercado de Mira...são mesmo maus os miúdos...só fazem coisas que não deviam fazer...

     
  • At 15:08, Anonymous Anónimo said…

    O que está mal... são as troicas só pelas trocas! Isso é coisa não de miuydos, mas de putos, da Primária de há cinquenta anos.
    Vamos lá assumir actos e rectificar erros, que já vai sendo tempo.

     
  • At 15:52, Anonymous Anónimo said…

    apenas uma correcção a desafectação florestal da zona industrial vem de longa data e não do anterior executivo. fica o reparo. o seu a seu dono

     
  • At 18:02, Anonymous Anónimo said…

    Começamos a ver gente diferente na política e é bom. E gente com nível porque critica quando é preciso mas sabe também dizer bem e ver as coisas bem feitas. O Reigota não é grande coisa mas isso não é novidade nenhuma e tambem nao faz la muita falta

     
  • At 09:59, Anonymous Anónimo said…

    os putos, os putos.........

     
  • At 15:53, Anonymous Anónimo said…

    Continuo a lembrar qoe o problema do Dr. João Rua é a Avença que já não é........era.

     
  • At 16:10, Anonymous Anónimo said…

    Outra vez a vença do j rua? Nunca ouve mais evençados na camara?

    Desconfio que quem anda tão incomodado com isso é um meninino de portomar que por acaso é engenheiro na camara.Aquele que passava a vida a chamar incompetente ao engenheiro fernando barreto no tempo da herdade do rato frade e que passa a vida a comer em casa dele e agora até lhe incomendou o projecto da casa dele.

    Ai os meninos do sr. padre. coerência precisa-se! tudo pra inglês ver.

    Ai aquele grupinho da pastelaria. falam mal falam mal mas trabalham todos em sintonia. Tolo é quem acredita no que dizem

     
  • At 22:55, Anonymous Anónimo said…

    Curiosamente (…) eles odeiam-se, mas toleram-se. Chamam-se nomes, mas esquecem. Trocam acusações terríveis mas, por vezes, até conseguem fazer as pazes. Chama-se a isso ter jogo de cintura. Em duas palavras: ser político.

    in Revista VISÃO, 13 de Abril de 2006

     
  • At 23:59, Anonymous Anónimo said…

    Conclusão: os verdadeiros políticos estão todos a norte e reunem-se na pastelaria arcada.eu bem me parecia é que eles têm a capacidade de falar mal uns dos outros e partilhar repastos e fazer férias juntos. Se calhar é isso que é ser politico. Entao está bem. Temos a camara bem entregue. ja estou mais descansado. ja agora esse engenheiro que vai fazer casa espero bem que nao seja em zona verde. è que ele normalmente nao deixa os outros. Sei lá mas como é tao bom politico e vai á pastelaria arcada nunca se sabe.Alguem me sabe dizer onde é?
    era interessante

     
  • At 13:34, Anonymous Anónimo said…

    Calma amiguitos........

    Ele nao é tao burro. Apenas gosta de fazer os outros passar por isso... É mais tipo pavao! Agora a comandar o amiguito, o Miguelinho, para ele parecer muito inteligente, e fala, fala, fala, está a praticar a boa acção como manda a biblia sagrada, que eles "religiosamente" seguem, até cantam nas missas ... e depois vao até á pastelaria arcada dizer mal, de tudo e de todos, mostrar a tualetes, falar dos novos videojogos das crias, apreciar os carros novos dos "amigos" e roerse de inveja. Mas sao todos tao amigos!!!

     
  • At 13:41, Anonymous Anónimo said…

    Entao nem na quaresma deixam a avença em paz? Amanha podem e devem pagar a da igreja. Há rituais que se devem manter. Já imaginaram o dia de Páscoa sem a cruz e a campainha a anunciar a ressurreiçao de Jesus? Ajudem.

     
  • At 14:37, Anonymous Anónimo said…

    Dr joão
    O Presidente da Camara teve uma razao de peso para nao estar na reuniao de camara. Posso afirmar que o Dr Reigota estava a resolver mais uma das trapalhadas que o maduro deixou. Vi-o com o carro da camara acompanhado da sua querida esposa a fazer compras num centro comercial. Os gabinetes dos directores regionais mudaram-se todos para os shoppings.

     
  • At 17:21, Anonymous Anónimo said…

    E aesposa do menino a falar mal do maduro à boca cheia.Fez-lhe muito mal deixou o rapz a ganhar quase 500 contos por mês antes de sair. se calhar é so porque o maduro nao compra roupa na loja dela.

    Ai como isto está. A esta hora ja estão todos na pastelaria a dizer que querem ir pá ilha e vão ver se não vão brevemente.estejam atentos

    quanto ao dr. reigota ouvi dizer que não acha piada às reuniões sem maduro
    va la agente entender. os outros não lhe dão pica ir fazer compras com a esposa no LM é muito mais adrenalina ja pensaram?

     
  • At 17:34, Anonymous Anónimo said…

    ja repararam que o menino em causa agora anda sempre com o enfermeiro que era a favor do poder (filiado no ppd) e que agora é-----a favor do poder. é muito jogo de cintura...de certeza que a mudança nao se deve á mulher trabalhar na camara e precisar de ir pro quadro. nada disso não pensem mal das pessoas. e tudo uma questão de principio. fica-lhes tão mal coitados.andaram com as bandeiras laranjas em cima do jipe dos colaços e agora é um tal falar mal tudo farinha do mesmo saco.

     
  • At 17:42, Anonymous Anónimo said…

    bla bla bla bla bla bla.

    Va la não lavem roupa suja.

    Vamos tentar manter o nível deixem os meninos do padre em paz.

    Estamos na páscoa.
    Deve ser pecado

     
  • At 18:46, Anonymous Anónimo said…

    As dores de corno são potentes.
    Querem algum remédio.
    sejam competentes

     
  • At 18:47, Anonymous Anónimo said…

    Para saberem de tantas novidades é porque tb andam por lá. Já agora nao são todos iguais?

     
  • At 22:29, Anonymous Anónimo said…

    O problema dos meninos do padre não é bem o que eles dizem na pastelaria. È o que as mulheres de alguns dizem na rua. caladinhas em casa é que estavam bem a tratar das lides domésticas falam do que não sabem e aquelas cabeças so servem pra trazer cabelos às cores .coitaditas enganam tão bem até abrirem a boca é que na maior parte das vezes apregoam o contrario do que os seus queridos maridos dizem.é uma pena nao terem mao nelas mas fazem vista com as toiletes cada dia uma e acham-se mais do que os outros. é assim a vida em mira. não ha nada a fazer passam a vida nos cafés enquanto os maridos ganham ordenados chorudos que todos nos pagamos.

     
  • At 00:13, Anonymous Anónimo said…

    ora estamos bem...... meninos do padre na camara, joao reigota todas as semanas visita o guru....... quanto´será a avença do guru?

     
  • At 00:35, Anonymous Anónimo said…

    mira mais parece a italia ....... o berlusconi tambem nao engole a derrota .... oh Deus manda-nos um comissário Catanni e limpa a mafia mirense(tiberios, gaiolas, reigotas, ulisses dos taxis, martins dos porcos, maranhao dos porcos, gabriel das batatas, noés das tintas, palhavas, ratos frades) os meninos do padre sao apenas putos vaidosos om mulheres de cabeça oca.

     
  • At 00:50, Anonymous Anónimo said…

    bla... bla... bla... os meninos mandam pouco... no supervereador manda a ritinha é ve-lo baixar a cabeça... nos funcionarios da camara manda a Doutora Madalena Nora ... a avaliaçao de desempenho é com ela ... muitas cabeças vao rolar ...

     
  • At 00:56, Anonymous Anónimo said…

    hi hi hi hi no maduro mandava a glorinha. atao agora é a madalena nora? mas ela já é doutora?

     
  • At 20:32, Anonymous Anónimo said…

    Por falar em cabeça oca veio à baila a madalena nora.está certo certo. se é pelo desempenho a avaliação entao a primeira cabeça a rolar é a dela. nao tem modos a menina sempre ás gargalhadas e ja ouvi dizer que ficou no lugar da glorinha a diferença é que a outra era mais discreta. o nosso destino é sermos governados por secretárias.ta tudo perdido

    mas não acha que ja se está a perder tempo demais com gente insignificante? deixem mandar a filha do licerio. a ultima que mandou assim ...ai ai ai
    Pior é a filha do morais a ganhar 500 contos por mes pra andar as voltas pras contas baterem certo como o grego quer.

    Falemos de coisas sérias meus caros

    E a creche? Sempre avança? isso sim é importante e com isso tou preocupado que tem sido um enterrar de dinheiro e um desperdício de subsidios. sim porque parece que essa era financiada. ou será que o paulo grego nao gostou da arquitectura da coisa e ja arranjou um tecnico pra fazer um artigo no jornal a dizer que viola o pdm.
    Aguardemos serenamente

     
  • At 01:16, Anonymous Anónimo said…

    A filha do Morais do banco ganha 500 contos? A Fazer o quê?????

     
  • At 12:41, Anonymous Anónimo said…

    eu quero ir para a ilha!!!!

     
  • At 12:43, Anonymous Anónimo said…

    Caros Mirenses:

    Pelos comentários que se estão a suceder uns aos outros ....e que eu tenho seguido atentamente.. MIRA aos olhos dos nossos vizinhos e de todo o País será, a curto prazo, uma vila de gente
    toda "corrupta", "viciada", "imcompetentes", de mau "carácter",.....

    Lá que os há...haverá!

    Mas Mira é mais que isso.

    Mira para os que, como eu, gostam e "sabem servir" e se disponibilizam para bens comuns em prol do seu concelho não devem deixar de fazer as críticas todas necessárias para a correcção de "abusos" e "anomalias" dos poderes instituídos mas...não se reveêm nesta maneira a que chamam política mas que de política não tem nada.
    Saber fazer política é algo que emana dos democratas.Politiquice só interessa aos que têm por vezes muitos interesses escondidos.

     
  • At 12:43, Anonymous Anónimo said…

    ai ai 500 contos por mês? essa entao safou-se bem por este andar ainda la mete a cunhada no lugar da ritinha . E o Mendonça Ramos? deasapareceu do blogue porque será?o que lhe terá acontecido?
    E a vereadora da cultura. A outra era nariz empinado mas ainda fazia qualquer coisita esta agora é guiada pela mulher do arquiteto. É verdade qual delas é a vereadora? a mulher dos aaruiteto é que aparece nas reuniões todas. É Uma espécie de grego da cultura

     
  • At 12:52, Anonymous Anónimo said…

    Uma sugestão: Porque não vender a CMM junto com o seu imobilizado, pessoal incluído, sim porque ha certas pessoas que devem ter uma chapa a dizer imobilizado nºxxxxxx. Vende-se aquilo aos chinezes que eles são peritos a despachar produtos com defeito e que não respeitam as normas. E também não aceitam reclamações. E ainda...... pagam rendas chorudas (é o que DIZEM não é).

     
  • At 18:01, Anonymous Anónimo said…

    Caro JF

    Se no poder instituido e , mal ou bem , eleito em vez de politica se faz politiquice o que nos resta a nós senão jogar com as mesmas armas? Então não quer que se denunciem situações? Não concordo com comentários como os dos meninos do padre lá em cima e muito menos em meter as mulheres deles ao barulho mas não são esses que mandam em tudo?Se estivessem quitinhos no canto deles de certeza que não estavam aqui neste blog a ser criticados.
    E a camara que tem tantos funcionários muitos deles são competentes. Já reparou que não sobra para esses outros? Desempenham o papel deles e não procuram protagonismos baratos.Estão bem esses. Um bem haja para eles.
    Falou-se também da tal de Madalena Nora e sabe porquê? Não se lembra quem foram os principais responsáveis da derrota do Maduro? Pois é : uma secretária a quem chamavam de toda poderosa e um adjunto que fazia promessas promessas.
    Querem que continuemos assim? Essa gente não é eleita e devia saber ocupar o lugar dela ao invès de andar a tomar decisões que cabem aos eleitos.
    Tanto quanto sei essa tal de Madalena ja começa a acomular queixas dos colegas. Engraçado não se queixam do Ricardo Mesquita. Porque será? Será que é porque sabe ser humilde e saber o lugar que ocupa. Se eles(estes e os outros) não sabem fazer política alguem tem que lhes explicar nem que para isso seja necessário recorrer à "politiquice". Aos meninos com atrasos de aprendizagem damos-lhe um programa adequado. Na politica é igual.

     
  • At 23:08, Anonymous Anónimo said…

    Não se queixam do Ricardo o tanas. O menino manda mais que o supervereador, é o braço direito do presidente não pela competência mas porque é uma espécie de "ouve aqui e conta ao chefe". A Madalena ao pé dele é uma santa... e pelo menos competente. Perguntem ao Agostinho e à Lurdes Mesquita o que acham da rapariga. Cá para mim há funcionários k adoravam estar no lugar dela mas as capacidades não dão para tal. Mas a do Ricardo fez-me rir. Humilde ele? AH,AH,AH

     
  • At 23:39, Anonymous Anónimo said…

    pobre moço de recados, a mãe dele até diz que o rapazito faz o trabalho todo que o Reigota deveria fazer. Agora não quer saber de nada e faz do filho um escravo. Diz-se por aí... Nem acredito que a senhora tenha dito tal coisa. Ela nem é conhecida por linguaruda!!!!!

     
  • At 00:02, Anonymous Anónimo said…

    Jesus senhor, a mulher não poupa ninguém. Até o Reigota. Ai se isso vai aos ouvidos dele. Lá se vai a confiança no rapazito...

     
  • At 00:19, Anonymous Anónimo said…

    A Madalena Nora anda com umas tualetes novas....... muito executiva ......... mas doutora?
    Entao já manda outra vez? È secretária do reigota?

     
  • At 09:31, Anonymous Anónimo said…

    lá está novamente a solteirona a mandar bocas...arranja alguém que te ocupe o tempo cachopa...

     
  • At 09:59, Anonymous Anónimo said…

    Agostimho...Lurdes Mesquita... é verdade de que lado estará realmente essa senhora Madalena Nora? Ja alguem parou pra pensar. Cá para mim joga bem com os dois lados. È uma leva e tras. abram dos olhos. depois queixam-se que se sabem as coisas ca fora. competente? não me façam rir que só se for a enganar as pessoas que lhe vao perguntar se estão concursos abertos e a quem ela diz sempre que não estão mesmo estando.

     
  • At 15:00, Anonymous Anónimo said…

    parou? tava a ver q não

     
  • At 18:10, Anonymous Anónimo said…

    as solteironas continuam... coitaditas...como ninguém lhes liga têm que fazer e dizer algumas babuseiras pensando que são alguém e para se sentirem bem...qualquer dia até delas falam mal...que mentes fraquinhas e baixas que tais senhoras têm...cresçam e apareçam tias...pensam que alguém vos passa cartuxo...oh cambada de tolitas ignorantes...apanhem tino nessas cabeças que já têm idade para isso...umas casadas divorciadas e outras por casar...podem ser doutoradas mas o cartuxo não vos fáz mulheres...cambada de garotada

     

Enviar um comentário

<< Home