MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, abril 06, 2006

Liberdade, mesmo de expressão, EXIGE, Responsabilidade





Texto de
João Rua




A minha ideia de criar e fomentar o blog MIRAPOLIS, teve como principal objectivo, criar um espaço acessível e disponível a todos e a toda a hora, que permitisse a qualquer interessado, apresentar ideias, pontos de vista e opiniões.

Nele gostava de ver críticas e elogios a ideias, a projectos e a decisões. Ninguém é dono da verdade, nem tão pouco se pode esperar que em Mira, apenas existam os “bons e os maus” e que todos pensem estar no primeiro grupo.

Sinceramente, nunca imaginei possível o que se tem passado a nível de comentários. Não os levo muito em conta, porque sempre achei que a mediocridade não deve ser levada a sério. Eu não levo, mas acho que aqui neste espaço, atrapalha e é dispensável. Não me revejo nestas formas de fazer e de pensar a política. Para isso existem as cartas anóminas do passado e os comunicados ambíguos que não se sabe bem de quem são... São de todos e ao mesmo tempo de ninguém...

O Mirapolis, pode ser um espaço interessante, porque é diferente e é aberto. Porque é de todos. Mas tal como em tudo o que é público, o seu uso pressupõe antes de tudo, responsabilidade, respeito e bom senso. Para com os outros e para com nós próprios.

Em democracia, todos temos direito de opinar e ajuizar, até mesmo de apontar o dedo, mas responsavelmente, o que quase nunca é compatível com o estatuto de "anónimo".

Sou um defensor da liberdade de expressão. Vejo no confronto crítico, uma forma de evoluirmos positivamente na nossa forma de “ver as coisas”. Incomoda-me a incompetência e a incapacidade de “ouvir os outros”, chateiam-me sucessivas trapalhadas e aldrabices, mas tenho consciência dos limites que a responsabilidade e a liberdade me exigem e impõem.

Evito interditar, para já, seja o que for, no Mirapolis porque somos todos gente crescida. Revejo-me no que escrevo e assumo essa responsabilidade.

Sinceramente, espero que todos percebam que podemos ser diferentes, independentemente do lado político com que mais nos identificamos, que podemos criticar ou elogiar ou até mesmo apontar o dedo, mas sempre conscientes que a facilidade de acesso à informação e à participação, nos exigem responsabilidade. E essa, ou se tem ou não se tem…

Mirapolis será o que os Mirenses com ideias e consciência cívica queiram que seja. Chega de "politiquices de trazer por casa"... CHEGA !...

Não vou desistir !

Não vamos pois não ?

41 Comments:

  • At 10:50, Anonymous Anónimo said…

    Bom dia caros colegas comentadores de blogue!
    Quero aqui dizer que cocordo, em grande parte, com o aqui exposto pelo reponsável por este blogue.
    No entanto, sou reponsável por um dos comentários e não me revejo em nehum dos adjectivos utilizados pelo Dr. João Rua.
    Não sei escrever como o Menezes ou como o J. Rua. naõ trato Platão e Aristóteles por tu. Não frequentei a academiae e francamente considero os textos deste blogue uma seca.
    De boas intenções está o mundo realmente cheio mas...estamos em Mira!
    Não lhe chamaria politica de trazer por casa João. È a que temos. Era realmente muito bonito se pudesse ser como pretende o dr João Rua. Mas não é!

    Tinhamos agora aqui um espaço onde podiamos expressar o que sentiamos livremente e sem medo de perseguições politicas.
    Parece-me é que certas verdades incomodaram alguns e , se repararem, é nas reacções que a "coisa" desce de nível. Quanto a isso não se poderá fazer nada.As pessoas são o que são. Concordo com o João: mantenham o nível. Mas por favor João não tente calar-nos ou desiludir-me-á muito!
    E por favor caros colegas de comentários, Mira não precisa de insultos e difamações. Precisa sim de ter conhecimento dos factos.
    Isso sim era importante.

    Dr. João Rua Não estrague o que em Mira foi uma conquista histórica em jeito de comemoração dos 30 anos da Constituição da República Portuguesa.
    Vinda de si a palavra "interditar" choca-me profundamente.
    Não assino, sou livre, não tratei mal ninguem...

     
  • At 11:46, Anonymous Anónimo said…

    estava já à espera de um artigo deste género para tentar meter água fria na fervura......... deveria ter acautelado esta situação antes, quando chega a parte de nos cair em cima qualquer coisa....... já não gostamos.
    é pá pois.......... não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti.

     
  • At 12:21, Anonymous Anónimo said…

    Meus caros amigos. Fui militante do PSD durante muitos anos e realmente acho piada ao nosso sistema interno do qual já fiz parte. Todos sabem que sempre estive contra a candidatura do Maduro. Saí depois de certas pessoas pensarem que isto era tudo deles. Qual é agora a nossa admiração ? Mas do que é que estávamos à espera ??? Maduros ? Gabrieis Pinhos ? Raul Almeida ? Mas onde é que nós queríamos ir com esta gente ??? Temos aquilo que merecemos. O Reigota ganhou e bem. É um homem com alguns defeitos, mas tem algum crédito, coisa que estes não têm nem nunca irão ter. Temos que nos mentalizar que neste momento quem está a dirigir os destinos deste concelho é o Dr. João Reigota.Todos nós sabemos por muito que nos custe o estado em que o nosso Presidente deixou a Câmara, não é verdade ? Não nos afundemos mais...já "borrámos" a cara demais amigos. Sejamos humildes.

    Um militante do PSD e Ex Comissão Politica do PSD Concelhia.

     
  • At 13:51, Anonymous Anónimo said…

    Em relação ao texto acima fiquei com algumas duvidas em relação a que "seu presidente" se referia o comentador .
    Francamente gostava que esclarecesse..talvez pudéssemos discutir aqui civilizadamente quem é que deixou a cãmara em mau estado...seria interessante...se o Dr. João rua não se importar, claro.

    Ass: alguém que nunca foi militante, nem do ps nem do ppd

     
  • At 14:52, Anonymous Anónimo said…

    Isto é muito interessante! Que me desculpe o Dr Joao Rua.
    Mas mira é isto politiquice e dor de cotovelo. Entao este nosso amigo comentador, que diz já ter sido militante do PSD, mas contra Maduro, membro da comissao politica, que supostamente todos conhecemos, bla...bla... e nao se identifica? Destes está o concelho cheio. Dor de cotovelo. Ou é algum regeitado, com aspiraçoes a candidato, ou se calhar algum garoto socialista disfarçado, que aproveita pra mandar umas bojardas. Se for o garoto é normal se nao for assuma-se se for homem. Porque bruxos havia a da videira mas já morreu, eu cá nao adivinho.

     
  • At 15:57, Anonymous Anónimo said…

    Dr joao Rua nao vê televisao? Nao viu os debates dos candidatos a presidentes da república? Nao viu o que o nosso querido Soares disse durante a campanha? Nao vê os debates da assembleia da república?
    Os homens insultam-se e o país assiste, impávido e sereno. O que queria o menino neste espaço? Discutir estratégias, ideias muito elaboradas, com palavras caras? O menino está em Portugal e pior em mira.
    Deixe-se de amuos e permita que aqueles que nao sao intelectuais, nao frequentem as esplanadas das pastelarias pra dizer mal,que nao andam de noite como os gatos a fazê-las pla calada da noite, saibam qualquer coisa. Os jornais locais estao comprados, quem nos informa?
    O menino escreve bem, tem muitas ideias válidas e nós gostamos de ler. Os seus amigos do partido também podiam escrever qualquer coisita. E o Dr Grego que fala tanto e tao bem, também podia participar, uns textositos sobre as associações, umas dicasitaS para ir buscar uns dinheiritos, andamos todos a tenir, mas pronto nao há dinheiro. O Dr Reigota podia escrever sobre as pedras que tem encontrado, é cada história com centenas de anos, dos tempos do dom Pedro. O Dr Martins escrevia e depois a mulher corrigia, o verbo nao é o seu ponto forte, pois escrevia sobre os cuidados com a alimentaçao e os excessos, os benefícios da pratica de desporto, os cuidados para evitar o estresse, sei lá nao construir muros ilegais, nao construir na reserva agricola, tudo isto dá muito estresse para evitar que os fiscais lá vão, e depois para legalizar, faz muito mal á saúde. A Dr Boita escrevia sobre a arte do ponto cruz. O menino tá a ver a revoluçao que isto fazia nas cabeçitas dos mirenses? Vá lá nao acabe com isto.

     
  • At 17:08, Anonymous Anónimo said…

    olha outro. Já não chegava o Dr Rua? Meninos não percebem que criaram um espaço para todos dizerem o que pensam? e ainda bem porque fazia falta em Mira. Deixem-nos falar e não liguem aos anónimos se vos incomóda tanto. Isto é que é democracia e cada um tirará as suas conclusões

     
  • At 17:13, Anonymous Anónimo said…

    é a quinta das celebridades no seu melhor.........

     
  • At 22:05, Anonymous Anónimo said…

    vou comer

     
  • At 22:22, Anonymous Anónimo said…

    Mantem-se o nivel por estes lados...
    Ainda bem!!E quem eu mais curto é o gajo que aparece sempre à mesma hora, ou a dizer que tem fome ou que vai comer!!
    Hi hi hi hi

    Pra descomprimir ;)
    Fiquem bem

     
  • At 23:00, Blogger sl said…

    extraordinário...
    Política! Espero que não seja isto!
    MAs não deixa de ser interessante perceber a necessidade de desabafar de todos os que no anonimato ou não vêm ler este blog.
    Parabéns João... Talvez sejam estes disparates todos necessários para abrir caminho a um novo patamar, onde finalmente seja possível falar de coisas mais sérias...Das estratégias que tanto parecem assustar este país e esse "teu" concelho.

     
  • At 23:01, Anonymous Anónimo said…

    Olha que o gajo que tem fome nao é o que foi comer. A essa hora já eu nao tinha fome

     
  • At 23:10, Anonymous Anónimo said…

    Calma SL ...agente por cá ainda distingue uma boa estratégia de um bom prato de prato de cozido à portuguesa. Itso não está assim tão mau.agente não tem medo das estratégias.o rapaz só estava com fome caramba.ja não se pode dizer nada.

     
  • At 23:12, Anonymous Anónimo said…

    Pois se ja tinha comido. é natural que ja nao tivesse fome . Daha
    Pra mim saia uma estratégia ao molho de champinhons.

     
  • At 23:23, Anonymous Anónimo said…

    Boa noite
    Também sou anônimo com acento circunflexo e eu tenho sono.

     
  • At 17:25, Anonymous Anónimo said…

    decididamente o dr.joao tirou o pio ao pessoal. ou terá sido o tiago da jota?agora ssim ficamos sem saber os meninos socialistas baixaram o nível porque se sentiram atacados e não podiam comprar o blog e voces foram todos na conversa deles. naõ se fala de outra em coisa em mira senão no blogue e agora calaram-se todos e enquanto voces andam com fome e sono o grego e o reigota vão fazendo mais umas asneiritas. não digam mais nada e depois queixem-se que fica tudo na mesma. se calhar é melhor mesmo ir prás esplanadas da pastelaria mas eu ca vou pra quela onde esta sempre o moca a vender laranjas. pelo menos lá as conversas com o pessoal do rendimento mínimo têm interesse. nas outras ja cada um assumiu o seu papel e nao abedicam dele.mudam só ligeiramente conforme la estão em cima uns ou outros.não ha paciencia. se isto ao menos tivesse fotografias cumó gandares é que era. é que ha prai umas tualetes agora nos inventos da camara que mereciam honras de primeira página se o reigota nao tivesse cortado o pio
    à múrias. é berdade joão:podemos falar de tualetes no teu blog ou também não? porque nao comentas como nós? não as tualetes claro que nao es rapaz dessas coisas mas comentavas os comentários do pessoal.é que se pensares bem talvez seja esta a estratégia.duma vez por todas os senhores do poder saberem que a cada passo em falso têm alguem a perna e pode ser que asim até anulem mais concursos cumó da biblioteca e isso e assim ja nao ficavamos com o rancho de portomar em peso na camara.eu no tenho nada contra o rancho de portomar mas também ha o de mira e o da barra e o da ermida, sei lá. pensa bem joão.as casas constroiem-se por baixo. até aqui em mira.

     
  • At 17:38, Anonymous Anónimo said…

    Ai eles anularam o concurso para biblioteca? É uma pena porque agora senhora bibliotecária ja tem dois filhos e as meninas delas ja estão a ficar cansadas de tanto os empurrar nos baloiços.Também acham isso bem? Também se querem calar? Pois enquanto nós pagarmos para andarem a tomar conta dos filhos da Dr. ª Donzíla está tudo bem. Eu é que ainda não percebi bem se aquilo é uma biblioteca ou uma creche. Deixem andar. É assim o Concelho que temos e gostamos e ainda agradecemos e discutimos estratégias.Quanto ao concurso e á candidata que ia ganhar, não se preocupem que ja está a trabalhar no intermarché.giro, não é?

     
  • At 20:24, Anonymous Anónimo said…

    Ainda bem que o blog está a voltar á normalidade. Ó João Rua já fizeste o teu papel mas agora deixa o pessoal comentar e dizer algumas verdades e eu até acho que nem metade foram ainda ditas. Isto é um concelho do catano e que ricos gestores nós temos, olarilas pois temos!

     
  • At 20:30, Anonymous Anónimo said…

    Parece que aqui só há PSs e PSDs... uns anónimos outros nem por isso.

    Sou do CDS. A minha família sempre foi.

    Pelo que vejo poucos aqui têm coragem para se mostrar. Muita cobardia...

     
  • At 23:13, Anonymous Anónimo said…

    POIS PARECE QUE ESTÃO EM VIAS DE EXTINÇÃO UM POUCO POR TODO O PAÍS. não sabia?é VERDADE POIS É... O CEDE ESSES CLARO

     
  • At 00:33, Anonymous Anónimo said…

    São esses em vias de extinção e os cobardes anónimos a proliferarem.
    Engole, "já foste"...

     
  • At 00:53, Anonymous Anónimo said…

    A política é um acto de coragem, não uma farsa protagonizada por cobardes ignóbeis, papagaios anônimos que repetem o que lhes ensinam, sem sequer discernirem sobre as matérias.
    Nota-se, pouco estudo, muita garganta.
    E o que V.Exªs falam não é Mira. Mira é mais, muito mais do que comentários para pacóvios.


    Nota: Baião, obrigado por me avisares do actual teor das conversas do blog. À sempre alguém a tentar estragar o trabalho dos outros, já que dão para mais...
    Tens aqui o exemplo que te tenho falado. Não temos de ser nem de uns, nem de outros, nem sequer de "cores".
    Sejamos nós mesmos e a nossa convicção. Sejamos Homens, não bichos sem nome.

     
  • At 19:41, Anonymous Anónimo said…

    realmente so faltava aqui o Mendonça Ramos a chamar-nos burros a todos. ele que tanto estuda não sei como ainda não está no top of the top. valha-me deus.quem é vivo chega a tudo. o que faz este senhor além do jornal do prédio e andar nos cafés?
    Digam-me que eu não sei. tal talento a perder-se é lamentavel.arranjem-lhe um tacho por favor. talvez no gabinete da presidência. porque não? tão iluminado que ele é!
    Ó mendonça não digas mais nada. NINGUÉM TE CURTE

     
  • At 10:02, Anonymous Anónimo said…

    Por falar em mendonça vêde mais abaixo o comentario desse senhor no próprio texto dele sobre o 25 de Abril. Vão ver o que é nivel.chateado o rapaz.sentiu-se inccomodado? será?Mas não passem disso que ha coisas mais einteressantes para comentar do que as diarreias verbais do Mendonça Ramos.

     
  • At 16:02, Anonymous Anónimo said…

    Alguns comentários desapareceram.

    E agora?
    Os seus autores já não sabem o que escreveram.

     
  • At 18:37, Anonymous Anónimo said…

    ganda tanga... é um fartote de dizer mal... ataca-se tudo e todos... só são bons os "anonymous"... digam mal... continuem... mas podem experimentar um dia fazer algo pela vossa terra... pois eu sei NÃO É REMUNERADO!!!!!!
    O que a malta quer é tacho...
    Vão trabalhar...... mostrem serviço..... depois aparecam...... como alternativa credivel...... deixem-se de paleio furado...... não votei Reigota...... mas o homem ganhou........ daqui a 4 anos cá estarei para julgar..... e dizer bem ou mal em consciencia......... sabem o que é isso?? e democracia????
    Aparecam!!
    Trabalhem!!!
    Mostrem obra!!!

     
  • At 18:42, Anonymous Anónimo said…

    Tanga??
    Paleio??
    Mas o que é este blogge senaõ isso???????????
    Trabalhar nas associações.... tás maluco pá????
    Dar o coiro de graça????
    Tas te a passar?????
    Eu quero é ganhar dinheiro... uma avença por exemplo!!!!!!!
    Mais um lirico.....
    Eu sou um pragmático.... já pareço filosofo, como o Grego....... já agora o que é que o pessola tem contra o rapaz?? eu até gosto dele!! Não o conhecia... e parece ser dos menos maus... tem ideias, tem perfil, e parece que boas intenções......... Este já fez algumas coisas... agora vamos ver!!!

     
  • At 21:30, Anonymous Anónimo said…

    Estes últimos até dao pena! Afinal quem são? É só coragem!
    Já repararam que o Dr Joao Rua assina o que escreve? Vocês bem disfarçam, mas o estilo é sempre o mesmo. Quem anda obececado com a avença? Apenas dois meninos de Portomar.

     
  • At 21:49, Anonymous Anónimo said…

    HUUUUMMMMMMMMMMMM

    Cá pra mim trabalham na camara.

    UM já foi presidente do Domus Nostra.

     
  • At 08:41, Anonymous Anónimo said…

    Que comentários tristes...são sempre as mesmas duas pessoas...que dor...que tristeza...a que foi e já não é e a que era para ser mas não foi...ai que dor de barriga !!!

     
  • At 09:22, Anonymous Anónimo said…

    ja não percebo nada.Qual avença? a do J Rua ou a do Palhavã? 2 meninos de Portomar ? Não percebo nada.Tambem quero uma avença

     
  • At 10:02, Anonymous Anónimo said…

    a que foi e ja não é ? A que era para ser e não foi? eu não fui nem vou ser mas as reacções são quase todas do que é mas vai deixar de ser. Não sei se me fiz entender. mas também quero uma avença isso come-se?

     
  • At 11:39, Anonymous Anónimo said…

    é pá já á uns dias que nao vinha aqui,estou de boca aberta... os ppds andam todos á garreia? atao pra que? quem ganhou foi o reigota. mas esta do grego mandar no reigota, no martins e na da praia é demais, no martins e na da praia ... mas no reigota? eo palhavã nao manda nada? atao e o gaiola, o tibério, o penafiel e zé vitor madail, fazem tantas reunioes na camara mais o reigota de noite la pras dez horas e nao o avisam?

     
  • At 11:52, Anonymous Anónimo said…

    Os Mitra Country Club estão a escrever um novo HIT. Ouçam:
    working in the night! lalalala
    working in the night! lalalalala
    is so good, oh ye, oh ye
    is so good, oooohhhhhhh yeeeeee
    everybody
    R, Reigota
    the man of the match

     
  • At 13:40, Anonymous Anónimo said…

    O penafiel ja tem a filha na incubador e naõ é por ter sido prematura. Ah pois pois... vale sempre a pena andar bla bla bla bla

     
  • At 14:20, Anonymous Anónimo said…

    Sinceramente, pela 1ª vez que espreitei o blog, tanto falado em Mira, sinto um misto de revolta e tristeza pelas "personalidades" incultas que abundam neste Concelho. Dão a ideia de um jogo de poder, com uma ambição desmesurada, olhando apenas para os próprios interesses em vez de se preocuparem com o desenvolvimento de Mira. Esse sim, deveria ser o principal objectivo de qualquer mirense que ame a sua terra. Pelo que li, apenas um se preocupa, apresenta ideias e faz críticas construtivas: o autor do blog. Quero acreditar que em Mira há pessoas credíveis, honestas e humildes, capazes... O MAIS, MELHOR e principalmente DIFERENTE, ainda não se vislumbrou...

     
  • At 14:57, Anonymous Anónimo said…

    Gostava de que na minha terra:
    - Não houvesse tanta politiquice;
    - As pessoas (politiqueiras) não se tratatem tão mal;
    - Tivessemos todos unidos para um objectivo comum (bem de todos);
    - Não houvesse n tantos oportunistas e abençoados(avençados);
    - Nos orgulhassemos de ser MIRENSE em toda a parte do mundo;
    - Se desse valor às nossas particularidades;
    ...
    Mas mesmo assim continuo a gostar...MUITO!

     
  • At 15:58, Anonymous Anónimo said…

    Eu tb gostava muito que se discutissem coisas sérias de relevada importância para Mira e para os Mirenses e não o que se tem feito neste site, andarem aqui a mandar pedras e a esconderem-se atrás da esquina...é muito feio...mas é a mentalidade de alguns revoltados...paciência...

     
  • At 16:23, Anonymous Anónimo said…

    Eu tambem gostava que o pai natal existisse e o coelhinho da páscoa também . caiam na real. tá dificil.as regras do jogo aqui sao iguais para todos. joguem. sem baixar o nivel claro. mas joguem e é engraçado que estes comentários de anonimos sao sempre anonimos tambem.entao a vossa coragem? vá la. entao também nao assinam? não percebo

     
  • At 18:26, Anonymous Anónimo said…

    A CMM até hoje só tem demonstrado a má gestão que tem tido, e ninguém é capaz de mudar nada, ninguém dos que têm ido para o poleiro tem feito alguma coisa.....tanta coisa mal gasta, tanta coisa mal feita...

     
  • At 10:48, Anonymous Anónimo said…

    Apenas quero deixar um comentário
    Deixem-se de anonimatos e escrevam o Vosso nome!
    Têm medo do quê?
    O blog só ganhava com isso.
    Ou porque não o administrador do blog retirar a hipotese dos comentários anónimos, bem acabava um mal pela raiz!!!
    Bem haja ao Blog!
    Um espaço público mas com rosto!

     

Enviar um comentário

<< Home