MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Poder Local e Estratégia


Ainda o Poder Local e a
necessidade de Pensamento Estratégico



Reflexão de
Menezes



Em 1998 estiveram em análise diversos livros sobre a Gestão de Organizações na linha do indicado e dos pensamentos de SEGUELA ( Ex. Gestão de Organizações de Sebastião Teixeira ou Gestão Estratégica das Organizações de Luís Cardoso ). Sem dúvida que o SWOT aparece como a 4ª fase da Gestão Estratégica precedida pelo Planeamento Financeiro, o que está por detrás de toda esta bibliografia e o seu interesse ? A necessidade de , para vencer nos negócios no SEC. XXI , PENSAR ESTRATÉGICAMENTE !

A planificação estratégica deverá preceder a execução táctica.È urgente que os actores da cena pública, possuam , cada vez mais, esta capacidade desenvolvida e não questiono aqui a sua formação de base académica ou de experiência feita ( que aliás seria uma matéria deveras interessante a abordar ...) mas a necessidade de se pensar SEMPRE estrategicamente e de FORMA POSITIVA.

E aqui vamos tocar noutra questão central e directamente ligada à anterior que é o facto de ser emergente que para além da quantificação e enquadramento de oportunidades , ameaças, contexto e conhecimento haverá que incluir a vocação de gestão e alavancar factores de MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA das pessoas que, esses sim, levarão ao envolvimento de TODOS os colaboradores da Empresa mesmo que PÚBLICA com um sentido de MISSÃO e de SERVIR a comunidade na verdadeira acessão da palavra servir PUBLICAMENTE.

Ora, tendo como pressupostos estes simples teoremas onde se verifica a sua aplicabilidade na Edilidade de Mira ? Onde se encontra a objectivação e o rumo do seu Plano de Actividades ? Onde se sente o sentido e espírito de Serviço público ? A partilha de valores que envolvam e potenciem a dinâmica permanente de uma gestão estratégica ? Questionaria até onde se encontra um plano de ATENDIMENTO e serviço ao munícipe ?

Não é afinal uma Câmara do Sec. XXI uma verdadeira "empresa de serviços " ? Duas outras obras aconselharia para leitura atenta : Servuction e Mercator ...

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home