MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

sábado, abril 01, 2006

O Fim do Centro Cultural de Mira





Texto de
João Rua




O Problema

Não discuto a legitimidade da decisão pela resolução do contrato com o empreiteiro, apenas discordo total e frontalmente. São opções. E como tal, nunca reunirão consensos. Mas já discuto o sentido e a oportunidade da decisão. Não percebo e não aceito o procedimento.

O Executivo com Pelouros justificou e sustentou a resolução do contrato com o empreiteiro, considerando que o empreiteiro exigia cerca de 44% de trabalhos a mais, para concluir a obra!...


Desse volume de obra, não prevista e, portanto, necessário financiar para além do contratado, a Câmara Municipal apenas (?) reconhece, como válido, a argumentação do empreiteiro, relativa a um acréscimo de 26,1 % (Curiosidade e coincidência: por lei, os trabalhos a mais não podem exceder 25 % dos valores contratados)

Então, a CM entendeu propor a resolução do contrato alegando erros e omissões de projecto, que justificam, no seu entender e no entender do empreiteiro, demasiados trabalhos a mais. (Outra curiosidade: normalmente empreiteiro e Câmaras Municipais, em situação similares, não costumam revelar tanta harmonia de posições...)


Assim, a CM decide e, mais importante que isso, empurra o "ónus e a responsabilidade" pelo desagradável da sua decisão, para os autores dos projectos.

As Dúvidas

Perante este cenário, apenas poderia pensar duas coisas:

- Ou o empreiteiro avaliou mal o caderno de Encargos e, não teve os cuidados que as exigências de um concurso público exigem (e aí a responsabilidade é única e exclusivamente sua);

- Ou os projectos estão mal elaborados e cheio de erros grosseiros (e aí a responsabilidade é da CM e dos técnicos projectistas).

Parece evidente, pela forma como o Executivo com Pelouros sustentou a proposta de resolução de contrato, que assume que os erros, a existirem, são erros de projecto e que reconhece legitimidade e razão, ao empreiteiro e às suas reinvidicações; senão em 44 % , de certeza , em pelo menos, 26,1 %.


As perguntas

Analisada a informação disponível, resolvi contactar os técnicos responsáveis pelos projectos que, garantiram-me, não terem conhecimento das ditas exigências do empreiteiro e, da parte da autarquia, ninguém lhes havia solicitado, quaisquer justificações ou comentários acerca das exigências e da necessidade de contrapor a posição reclamada pelo empreiteiro.


Como parece óbvio ao mais comum dos mortais, coloquei então, na sessão de CM de 14 de Março de 2006, as seguintes questões:

a) Como é possível a CM sustentar a resolução de um contrato com um empreiteiro, com a obra a decorrer, baseada numa exigência de trabalhos a mais, mais ainda quando os valores correspondem a cerca de 44 %, sem ter consultado os técnicos projectistas responsáveis pelos projectos e sem lhes exigir uma justificação relativa às exigências do empreiteiro?

b) Quem garante que o empreiteiro não está a ser oportunista e afinal, quem assume a responsabilidade técnica pela análise, justificação e contraposição, das exigências e reclamações por parte do empreiteiro?

c) O que implica, em termos financeiros, a resolução do referido contrato? E como pensa a CM repor a situação inicial?

Não foram questões novas. Já tinha sugerido, na sessão de CM de 27 de Dezembro de 2005, aquando da suspensão das obras, que consultassem os técnicos responsáveis pelos projectos. Aliás, tinha dado a minha opinião de como deveriam ser feitas a análise, a discussão e o processo de negociação com o empreiteiro.


As respostas

Como resposta às minhas questões, obtive as seguintes respostas que, transcrevo da acta da referida sessão:

a) “ (…) Eng.º Rui Silva informou que os Projectistas tinham sido consultados, havendo inclusivamente uma resposta, por escrito, (…) na sequência de consulta também por escrito, (…) tendo também sido consultado o Arquitecto autor do Projecto, em reunião de obra (…)”

b) “ (…) Dr. Miguel Grego interveio e disse que não achava lógico que o empreiteiro reclamasse quarenta e tal por cento de trabalhos a mais (…) que, por outro lado, a Câmara tinha falado com os técnicos e também com a empresa, por diversas vezes, tendo-se chegado à situação da qual não se podia fugir; que, tinha ficado um pouco estupefacto ao ouvir a informação do Eng.º Rui (…) “

c) O Dr. Miguel Grego referiu ainda “(…) estava a ser preparado o acordo com a empresa, o qual estava já em fase adiantada e seria submetido posteriormente à aprovação do executivo (…) “


De uma assentada, com convicção e, de uma forma simples, cortaram-me o pio. E de certa forma, fizeram-me pensar que havia sido pouco prudente e, até mesmo, pouco justo na forma como entervi, para com o Executivo com Pelouros.

Sentindo que, de facto, poderia não ter tido a necessária atenção e, até mesmo, ter tido alguma leveza na forma como questionei o executivo, resolvi ser mais exigente comigo mesmo e dei-me ao trabalho de verificar onde havia falhado. Peguei no texto com que o Executivo sustentou a decisão e voltei a consultar os técnicos responsáveis pelos projectos.


Resultados e outras Respostas

Afinal não me havia enganado. Os Técnicos responsáveis, pelo projecto de arquitectura e pelos projectos de engenharia, reafirmaram-me as suas posições. Não só não foram consultados, como desconheciam as quantificações e exigências do empreiteiro, como ainda, manifestaram perplexidade perante a leitura do referido texto. Facultaram-me até, elementos para melhor conhecer o que pensam de todo este processo.

Provavelmente, não seria necessário, nem se justificaria, escrever mais nada... A história, tal como a contei até aqui, é demasiado elucidatica e diz o que há para dizer...


Epílogo

Mas conto o resto da história… Na sessão de CM de 28 de Março de 2006, resolvi apresentar a seguinte declaração, que transcrevo:

“ Por uma questão de rigor e, de certa forma, de sustentação da minha posição na última sessão de câmara, acerca da resolução do contrato relativo ao centro cultural, quero deixar bem claro, que contrariamente ao que nos foi informado pelo Eng. Rui e defendido pelo Executivo, a Câmara Municipal, em momento algum, confrontou as equipas técnicas responsáveis pelos projectos, com as reivindicações do empreiteiro acerca da quantificação de eventuais trabalhos a mais. Tão pouco, existe qualquer relatório, escrito e assinado pelos engenheiros, como também, nos foi dito e apresentado na dita sessão, que suporte a posição defendida pelo empreiteiro e assumida pelo Executivo.

Solicito que se anexe a esta breve declaração, cópia do relatório da SPEI com que o Eng. Rui procurou defender a posição do Executivo e cópia da posição dos arquitectos responsáveis pelo projecto.”

Basta ler...

Mais tarde, voltei a perguntar, sem ter tido respostas concretas e objectivas, o que implica, em termos financeiros ou compromissos futuros, a suspensão das obras na relação com o empreiteiro e fiquei a saber, que o empreiteiro nem se preocupou com as questões financeiras !... Será assim ? Provavelmente não percebi bem... provavelmente...


Moral da História ou o que deveremos aprender com a experiência


A um vereador, sem pelouro, exige-se ou, deve exigir-se, que coloque questões. Que ajude, na procura de melhores decisões. Sinceramente e, passe a imodéstia, acho que, dentro das minhas capacidades, o tenho procurado fazer.

A um Executivo com Pelouros, exige-se, ou deve exigir-se, respostas concretas e rigorosas. E capacidade de tomar boas decisões. Sem medos e sem empurrar “ a responsabilidade do que é menos agradável”, para os outros.

O que se passou, como procedimento, foi para mim, mau de mais para ser verdade. Foi Inqualificável e inadmissível numa Sessão de Câmara!...


E tal como dizia o conhecido Diácono Remédios, Não havia necessidade...


Para saber mais
Pode ser interessante consultar as actas das sessões de CM de 27.12.2006; 14:03:2006 e 28.03.2006

47 Comments:

  • At 11:54, Anonymous Anónimo said…

    Apenas uma nota: curiosamente (ou não!) deixou de ser possível consultar as actas disponíveis online no site da CM-Mira (desde 13 de Dezembro). Não sendo importante para alguns que, de uma forma ou de outra, garantem o acesso à informação, era um acto de democracia que só ficava bem... a bem da transparência...

     
  • At 09:17, Anonymous Anónimo said…

    É isto começa a ser mau de mais para ser verdade. E eu que até fazia parte do grupo dos desiludidos com o executivo Maduro. E , imaginem, nunca gostei do Centro Cultural. Mas assim não! è muita asneira e , curioso : o Dr. Grego está em todas.
    moral da história: volta Maduro estás perdoado! Lurdes tinhas razão quanto ao Super Vereador!

     
  • At 15:15, Anonymous Anónimo said…

    Caro amigo João:
    ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM.
    E O QUE FAZEM É COM MUITA "RAIVA".
    MAS OS MIRENSES ESQUECERAM-SE DO QUE FORAM OITO ANOS DE GOVERNAÇÃO DO ACTUAL PRESIDENTE!....
    COMO FOI POSSÍVEL.

     
  • At 16:51, Anonymous Anónimo said…

    Já agora e que para todos os Mirenses possam ver com os seus próprios olhos, coloquem neste tão famoso "blog" as fotos do "suposto" Centro Cultural. É que são tão bonitas....

     
  • At 17:02, Anonymous Anónimo said…

    Isso isso... mostrem aos Mirenses o trabalho que foi desenvolvido nestes últimos 4 anos...foi tanto e tão bom que não passaram mesmo de 4 anos....

     
  • At 18:08, Anonymous Anónimo said…

    Tanta conversa para quê ? No tempo que corre o que é preciso é mesmo trabalhar. Mas já agora e para os mais desinformados, a grande motivação do Sr. João é a famosa história: "era uma vez uma avença..."

     
  • At 09:28, Anonymous Anónimo said…

    PROCURA-SE!!!
    Perdeu-se Presidente de Câmara.
    Há largas semanas que não se vê entrar na CM Mira.(Pelo menos pela porta da frente).
    Nã recebe ninguem, não se pronuncia sobre nada e imaginem ja nem anda a deambular pelas ruas do Concelho.Deixou-nos entregues ao Dr. Miguel Grego que não passa de um miudo cheia de boas intensões mas que fala demais.
    Ja agora, melhore o seu staff e arranje alguem que minta melhor. O seu secretário ja não consegue.O pobre coitado. A mim pelo menos nao me engana mais.
    Acordem mirenses. Estamos em autogestao.Triste não, é?

     
  • At 09:37, Anonymous Anónimo said…

    o miguel grego quando passa na variante deve tapar os olhos para não reparar na imponência da obra lindíssima que está do outro lado da estrada.
    È incrivel como o menino anda por aí a falar mal da Incubadora de Empresas. Uma obra de 600 000 contos da qual o Sócrates se orgulharia muito com certeza.
    Plano tecnológico diz-te algo Miguel?
    Acorda, fica-te tão mal andares obcecado com a incubadora.Nem que não se tivesse feito mais nada em 4 anos. Até porque não havia mais estátuas para encomendar ao Alves André nem palcos e largos pra fazer.

     
  • At 10:04, Anonymous Anónimo said…

    Admiro a sua vontade e persistência mas já deveria saber que em Mira, depois do tempo do falecido Mário Maduro, as autárquicas servem para mudar as moscas mas a "substância" é a mesma. Obrigado pela lufada de ar fresco e não desista

     
  • At 11:24, Anonymous Anónimo said…

    Voltando ao cinema da Praia.
    Aquilo é que era uma obra de futuro.Cinemas e mercados eram as apostas do Dr. J Reigota . Em que mundo vive? sabe que os mercados e os cinemas estão às moscas e a fechar? Ah homem com visão de futuro.
    É vergonhoso ter se quer a intenção de não fazer a obra da casa da criança. Tenha respeito pelos Mirenses Sr. Dr Reigota.Não ande a brincar aos presidentes.à é verdade pelos vistos estou-me a dirigir à pessoa errada. emendo.tenha respeito pelos mirense Dr. Miguel Grego!!!

     
  • At 11:42, Anonymous Anónimo said…

    eu pensasa que este blog era um fórum de discussão..... não política..... em que se podia reflectir acerca das estratégias a implementar para o futuro do nosso concelho!
    desilude-me ver os mirenses a apontar o dedo a uns e a outros, é sempre a atitude mais fácil.
    vamos lá meninos, cresçam e deixem de andar a seguir o presidente, para ver a porta por onde vai entrar............. assim não chegamos lá não

     
  • At 11:55, Anonymous Anónimo said…

    Em resposta este último comentário: EXECUTIVO é aquele que excuta. de que nos vale discutir estratégias se quem manda não as leva a sério.
    Eu só queria falar com o homem porque tenho um problema para resolver e ele anda-me a fugir e a despachar-me para os vereadores. Peço desculpa se incomodei. Discutam lá as estratégias. eu aguento.

     
  • At 15:08, Anonymous Anónimo said…

    Isto de se fazerem passar por outras pessoas são actos de cobardia...sejam homens e mulherzinhas...tentarem fazer-se passar por outras pessoas ?....aqui se vê o espírito pobre de alguns...

     
  • At 22:40, Anonymous Anónimo said…

    Il etait une fois...ou melhor, era uma vez como diz o nosso povo. As nossas histórias começam assim. Era uma vez um político de há 5 meses que em tão pouco tempo já escreveu milhares de asneiras. Este blog é uma fartada de rir. Era uma vez a história de uma incubadora, dum mercado destruído ou dum buraco chamado centro cultural. Era uma vez um político que escreve que se farta para este blog...era uma vez afinal a história de uma avença perdida do tempo do outro... E esta hein ???

     
  • At 23:05, Anonymous Anónimo said…

    Será que os actos de cobardia não se devem a um só motivo?
    Lembram-se do que aconteceu à ultima pessoa que escreveu um artigo contra este exucutivo no jornal e assinou?
    Pois é. Está em Tribunal!
    Democracia???Não existe para estes lados. nesta terra ninguem pode assinar nada senhor. tem que ser tudo mais ao estilo " carta anónima"...Infelizmente!

     
  • At 11:14, Anonymous Anónimo said…

    isto é que é um lavar de roupa suja..........

     
  • At 11:39, Anonymous Anónimo said…

    Concordo. Mas ela tem k ser lavada e sejamos mauzinhos: este blogue está cada vez mais interessante.As coisas que se ficam a saber aqui.Não é mau não é mau. As pessoas bem informadas ganham capacidade de decisão. Pode ser que se capacitem que nem Maduro nem Reigota. Talvez dar um passo em frente.

     
  • At 13:42, Anonymous Anónimo said…

    Que dores de barriga que ainda por aqui andam....para os mais esquecidos eu relembro que as eleições foram em Outubro passado...respeitem os resultados...tem que saber perder...

     
  • At 14:02, Anonymous Anónimo said…

    isto está a ficar parecido com o big brother.............. enquanto durar, não se vai querer outra coisa a não ser este blogue.......

     
  • At 14:13, Anonymous Anónimo said…

    Qual big brother qual quê ? Isto mais parece a Quinta das Celebridades, cavalos, porcas, patos, perús, cenouras, batatas e muitas laranjas...

     
  • At 15:24, Anonymous Anónimo said…

    Agora escrevo eu!
    Caros conterrâneos e amigos de MIRA:

    Só se pode ser solidário com quem tem a missão de decidir- por vezes bem outras mal-, quando se vê que quem dela precisa mostra competência, transparência, dedicação à coisa pública, neste caso ao bem estar local, em vez de rebanxismos, perseguições, ameaças veladas e não veladas, por parte de quem detêm o poder.

    O que se tem visto.
    Estes "SENHORES" parecem ter "o rei na barriga" e nada de humildade sobretudo democrática.Mas o "POVO" não avalia pela honestidade,transparência,etc....e depois queixam-se....

    Meus Caros, não são iguais ao poder político que nos governa.
    Arrogante, autoritário, prepotente,... "propangandistas"..

    Pela democracia por alguns de nós conquistada não me vão calar quer seja aqui quer seja em qualquer sítio.

     
  • At 15:28, Anonymous Anónimo said…

    OS MIRENSES NÃO OPORTUNISTAS, DESINTERESSADOS, COM MUITOS ANOS DE DEDICAÇÃO AO BEM COMUM ESTÃO ATENTOS E AGIRÃO. TENHAM CALMA...

     
  • At 15:35, Anonymous Anónimo said…

    UM DESAFIO:

    Ao ler os comentários vamos começar a colocar nomes.

    No anonimato há "cobardias" políticas e outras, certamente.

     
  • At 19:08, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Joao
    Nao te intimides por aqueles que apenas sabem lembrar que já prestaste serviço na C Mira. Sabes ele pensava que tu serias o 5º vereador do PS! É muito mau para o seu super ego encontrar alguém que lhe deixe a ignorancia a descoberto. Aquele menino arrogante e convencido até diz umas coisas, nao te esqueças que é professor de flosofia, ele fala, fala, fala ... mas nao diz nada. Tu incomodas, pois incomodas, e entao falam na avença para desviar a atençao.

     
  • At 19:14, Anonymous Anónimo said…

    As eleiçoes foram em Outubro. Pois foram. Atao onde está o emprego da minha mulher? Porra ele nao saía lá de casa, agora nao me recebe na cambra, nao o encontro.
    enganou-me bem

     
  • At 19:33, Anonymous Anónimo said…

    vocês leram aquela dos mirenses desinteressados? Ai meu rico S. Tomé, onde estás tu?
    Aquilo parece o gato Maltez a falar, o homem nao para, janta aqui, almoça ali. Sempre a conspirar. Outro dia fui á casa do povo e lá estava ele a dizer mal do Doutor Maduro com a porta aberta pra todos ouvirem. Vai ser candidato daqui a 4 anos.

     
  • At 19:46, Anonymous Anónimo said…

    O MALTEZ DESINTERESSADO? TAO A GOZAR. A MINHA AVO O PREMEIRO CHEQUE DA REFORMA QUE ELE LHE ARRANJOU, FOI PRA ELE. JA FORAM A CASA DELE? TEM A MAIOR COLEÇAO DE GARRAFAS DE UISQUE DO CONCELHO DE MIRA E NAO CUMPROU NENHUMA. E OS BACALHAUS, NAO PRECISA DE CUMPRAR. OS VELHOS LA VAO SENHOR NELSO, CHAMAM DE NOITE.

     
  • At 20:33, Anonymous Anónimo said…

    Amigos "bloguistas", amantes de Mira e defensores da liberdade de expressão.

    Estamos em Abril, o mês da comemoração da liberdade de expressão. Foi há 32 anos, mas ao contrário do que pensam os nossos amigos da CP do PS de Mira, em especial o Dr Palhavã, aquele movimento de libertação não começou no dia 25 de Abril. Começou antes, muito antes. A canção "E depois do adeus", no dia 24, foi apenas a senha. No ano passado, comemorámos os ideais de Abril, liberdade e associativismo, no dia 24. Terminámos, cerca da meia noite, com um espectáculo do Quinteto José Carvalho cantando belíssimas canções de intervenção.O PS não entendeu. Disse que comemorei a ditadura! Mas eles escreveram, escreveram, disseram o que lhes passava pela cabeça e nós nada. Agora os Senhores democratas, defensores da liberdade de expressão, querem-me amordaçar! Neste concelho impera a lei da rolha. É preciso dizer: BASTA! Salgueiro Maia não combateu para isto! Não é o despeito que me faz falar, digeri muito bem a derrota, em democracia uns ganham outros perdem, considero uma honra ter feito parte duma equipa de gente honesta e verdadeira, mesmo que tenha perdido.O que me incomoda é a perda dos direitos consagrados na nossa Constituição. E assino sempre o que escrevo, não me escondo atrás de qualquer comissão.
    Boa Páscoa para todos e participem neste fórum. A participaçao é um dos direitos e deveres da cidadania activa.

    Maria de Lurdes D. Mesquita

     
  • At 22:20, Anonymous Anónimo said…

    Este blog é um espectáculo...até depois de mortos continuam a rabiar...faz-me lembrar a história da formiga debaixo da pata do elefante a dizer: - tou aqui mas tou a agarrar-te !!!

     
  • At 22:45, Anonymous Anónimo said…

    Baixou o pder instituido e a falta de nível. Já partiram para insultos e difamações. Bem ao estilo deles.Aposto k é um daqueles que estão a chegar a este blog directinhos da esplanada de qualquer pastelaria sempre a criticar quem está a tentar fazer algo pelo futuro dos filhos deles. Mlditos sejam que não fazem nem deixam fazer.
    Não entendem coitados...não têm culpa. não percebem bem qual a diferença entre uma incubadora de empresas e uma estátua do Alves André. Talvez se passassem menos tempo coma cabeça ao sol...
    Enfim... triste demais para ser verdade...
    E as obrazitas do mirenses?porque nao saem (ou não saiam), como hão-de eles, pobrezinhos, saber que o património ambiental que possuímos é mais emportante que o muro que querem fazer ao fundo do quintal?
    É eles não sabem. nem querem saber, não lhes interessa...safam-se sempre esses.
    Mas não sei porquÊ isto parce assunto tabu no nosso concelho. Haverá demasiados rabos presos? Pra reflexão.
    Parabens à Dr.ª Lurdes Mesquita pela coragem de assinar. Deve estar de consciência muito tranquila.Continue !!!! é esse o caminho!!!

     
  • At 22:52, Anonymous Anónimo said…

    Tenho fome

     
  • At 10:26, Anonymous Anónimo said…

    VOLTA MADURO, estás perdoado!!! Que saudades temos da honestidade e sinceridade deste HOMEM! Onde estava o povo de Mira com a cabeça kuando reelegeu uma figura que já nos tinha feito tanto mal durante 8 anos!!! Se a figura a quem agora chamamos presidente se preocupasse mais com o futuro de Mira em Vez de andar a perseguir descaradamente funcionários e o anterior executivo, isso era bem!!! Mirenses, estamos entregues à bicharada!!! um é tresloucado, o outro é um garoto com a mania que é bom e tudo sabe!!! Relativamente ao Centro Cultural, gostava de perceber o porquê de tanta raiva pelas obras do anterior executivo, obras essas que foram conseguidas e grande parte financiadas em grande parte à custa desse grande senhor que os miranses mandaram embora, MADURO!!! Um grande bem haja à Vereadora Lurdes Mesquita pela coragem demonstrada e por continuar a mostrar a verdade aos mirenses!!!

     
  • At 10:31, Anonymous Anónimo said…

    Será que avença do Dr. João Rua era no valor da do Dr. Licínio Palhavã?
    Para reflexão.
    E o dr Licínio ainda teve um bónus: um empregozito pra a esposa no Jardim de Infância de Mira. Não sabiam? Pois é...pois é...

     
  • At 11:00, Anonymous Anónimo said…

    O poder instituido parce estar muito incomodado com as criticas. É tudo muito novo pra eles. ainda são do tempo em que a oposição se fazia com cartas anónimas a difamar pessoas. Blogues? Pois desta nao estavam à espera. è a democracia meus senhores. Os media ja nao se resumem só aos jornais locais. este blogue marca uma reviravolta na vida politica de mira. aqui podemos desabafar, dizer o que nos vai na alma sem medo de perseguições. E agora? O que vos resta? Que tal aceitarem que as pessoas estão atentas e começar a fazer as coisas bem? têm um "concelho Fiscal" à perna agora meus amigos. Só vos resta portarem-se bem. Vá la não custa nada. Vão ver que não doi.

     
  • At 11:02, Anonymous Anónimo said…

    Meninos do PS subam o nivel dos vossos omentários. Está pobrezita a coisa...nâo têm mais nada apara argumentar? É pena..assim o blog seria + interessante..

     
  • At 12:26, Anonymous Anónimo said…

    Caros colegas de blog,
    Comprem o diário de coimbra de hoje.
    se ainda naão sorriram desde a derrota do benfica, comprem o jornal.è uma barrigada de rir a entrevista do Dr. joão Reigota.
    Entre muitas outras baboseiras tem a coragem, sublinho [b]a coragem [/b]de se referir a uma obra que estará em reserva agrícola. Brada-se aos Céus. O Dr. João reigota a falar em reserva agricola. è que no tempo dele não eram só partes de obras que ele autorizava em reserva agricola: eram prédios inteiros em reserva agricola. ao ponto que chegamos.
    Estejam atentos mirenses. [b]Verifiquem bem quem licenciou em reserva agricola... e de que maneira[/b]. è vergonhoso.
    Novidade da entrevista: reconhece pela primeira vez que a incubadora foi uma boa aposta.
    Leiam, leiam e comentem....

     
  • At 16:29, Anonymous Anónimo said…

    Era dar com um gato morto nas bentas desse reigota até ele miar... E dava... e dava... e dava...(Já agora, alguem sabe dele?)

     
  • At 16:34, Anonymous Anónimo said…

    O Magano a falar da reserva agricula? Coitado aquelas sessois no bruxo, á procura de ver a grande luz, estao-lhe a deixar o miolo mole. Parece co homem anda á dois anos á procura da grande aura e nao consegue. Entao o empreendimento do rato frade, está em quê? porque é que ele ainad nao o legalizou? O Palhavã que é tao esperto, ainda nao arranjou maneira do homem abrir aquilo. essa da reserva agricula deve ser pros tolinhos de mira paparemm. porque é que os do troiço da couve nao registam as casas? porque estao em reserva agricula.quem mandou construir? o Magano.

     
  • At 16:36, Anonymous Anónimo said…

    "Amadores profissionais" a "gerirem" a minha rica terra...!?! Como diz o da TV, "eu quero é voltar prá ilhaaa..."!

     
  • At 17:13, Anonymous Anónimo said…

    Que cambada de PPD´S que ainda por aqui andam com dores de barriga...parece que ainda não sabem que as eleições foram em Outubro e que quem ganhou foi o Dr. João Reigota...que dor de cotovelo que ainda para aí anda...acordem para a realidade...voçês já deram o que tinham a dar...levaram um "não" redondo dos mirenses mas ainda ainda com cócegas...coitados..Deus perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem...

     
  • At 17:24, Anonymous Anónimo said…

    Democracia Transparência. O tempo da sanónimas ainda se mantem. os comentarios continuam anonimos......

     
  • At 17:32, Anonymous Anónimo said…

    apesar das tentativas de alguns, este blog continua a baixar de nível........

     
  • At 15:06, Anonymous Anónimo said…

    Quem sou eu?
    Eu sou tu!
    Tu quem?
    Tu eu!
    Hããããã
    E tu quem és?

     
  • At 19:15, Anonymous Anónimo said…

    acho bem q a casa da cultura em mira n se concretize, pra que investir em cultura se n temos concluidas as necessidades basicas?! pra q investir em cultura se a casa da cultura da PRAIA n e utilizada com o fim a q se propos?! onde esta a vereadora da cultura, onde tem estado todos estes anos q n se digna a fazer alguma coisa pela terra, pelas pessoas. olhem o ex de cantanhede aqui ao pe q tem 1 interdisciplinariedade cultural, onde conjuga artistas nacionais, internacionais, regionais...

     
  • At 19:22, Anonymous Anónimo said…

    mira n e so praia, de facto, se virmos bem n temos assim praias tao boas,paisagens tao bonitas, perdao, bem arranjadas. podemos percorrer o circuito pedonal sem q se veja 1 unico caixote do lixo, talvez por isso o lixo se amontue pelas ruas e matas. mira tem q oferecer mais cultura, mais interesses q n a praia exclusivamente. cada vez menos se faz esse tipo de turismo. as pessoas perferem visitar 1 sitio n so pela suas praias mas por todo o patrimonio cultural envolvente. facam alguma coisa ao inves de andar por ai a cocar os tomates

     
  • At 21:15, Anonymous Anónimo said…

    Mira merecia um centro cultural, mas não às custas do aproveitamento de um edifício histórico como é a escola, e do seu quintal minúsculo. Foi uma obra condenada ao fracasso. Que se encontrem outros sítios e soluções.
    Mais uma vez se voltam a ouvir críticas de que o Presidente da Autarquia raramente está no seu posto. Pelo contrário, Reigota anda a fazer aquilo que é necessário, porque, por exemplo, os senhores do Instituto de Estradas de Portugal andam sempre esquecidos que as estradas não se arranjam por si próprias, e é necessário alguém ir a Lisboa insistir... (lá está o velho centralismo a fazer mossa).
    Acho que este executivo, e principalmente este presidente, merecem confiança, pois os 8 anos de Reigota transformaram o Concelho. Quem se lembra de Mira nos anos 80 sabe bem do que estou a falar.

     
  • At 21:31, Anonymous Anónimo said…

    Antes de falar ou escrever é preciso confirmar factos. O Sr. quer mesmo saber quantas vezes o Dr. Reigota foi a Lisboa? Não nos faça rir.Nem a essas ele vai abram os olhos. Ele foi a Lisboa uma vez ou duas. Não atirem areia para os olhos das pessoas. Ele nao vai para Lisboa coisa nenhuma. Averiguem.às poucas idas a Lisboa vai o Dr. Grego toda a gente sabe

     

Enviar um comentário

<< Home