MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

sexta-feira, abril 21, 2006

Perfomance's Autárquicas






Texto de
José Frade


Segundo a Direcção-Geral das Autarquias Locais confirmam-se a existência de muitas Câmaras com a “corda na garganta”.

Existindo, contudo, 251 municípios com a possibilidade de ainda terem “crédito”, certo é que 57 câmaras ultrapassaram os limites do endividamento em Janeiro de 2006 e nove delas com endividamento superior a 100%, estando, assim, impossibilitadas de contrair novos empréstimos.

Na Região Centro a Câmara de Soure teve a melhor perfomance financeira passando de um saldo negativo para positivo.

Ao contrário Anadia, Aveiro, Mira, Miranda do Corvo, Oliveira de Azeméis, entre outras ultrapassaram os limites de endividamento.

A partir de Janeiro de 2006 para esta situação, além dos empréstimos de médio e longo prazo , as dívidas a fornecedores passaram a contar para o endividamento líquido dos municípios ou seja todos os passivos financeiros.

Acresce, ainda, que as dívidas dos municípios no final deste ano não podem superar o saldo existente no final de 2005 bem como empréstimos têm de ser pagos no ano em que forem pedidos, com excepção dos projectos comparticipados, a reabilitação urbana e a reposição de infra-estruturas afectadas pelos incêndios.

Não penso que, na maioria dos casos, foram sobretudo questões eleitoralistas as “culpadas” deste panorama nacional e regional.

Sabemos, talvez não todos, que esta situação resulta de acumulação de saldos negativos relacionados com muitos anos e, por isso, transversal a diversas gestões autárquicas.

E a nossa perfomance autárquica ?

Sabemos apenas o que se ouve, se coloca em “planfletos”, comunicados de Comissões Políticas, Jornais, entre outros meios mas, porque não foi ao público, em geral, e aos Mirenses, em particular, divulgado um estudo, uma auditoria, um parecer técnico sobre a verdadeira situação económica, com os compromissos mal ou bem assumidos, projectos em curso, as tais obras “obscuras”, “monstruosas”, inadequadas, etc…

Não me venham responder que existem Relatórios de Contas do Exercício e de Actividades, reuniões da Assembleia Municipal, reuniões do Executivo onde os cidadãos têm espaço aberto de intervenção.

Essa seria uma desculpa muito fácil e pouco “séria” para quem tem o dever de total transparência e informação aos seus munícipes.

Não pretendo nem nunca pretenderei culpar qualquer uma das gestões que ao longo dos tempos tiveram responsabilidades autárquicas, não vou por aí.

Mas fica o desafio.

Sei é que nós, como cidadãos contribuintes activos, temos o direito de comentar as decisões tomadas, ser informados atempadamente, por vias de acesso a todos, para podermos analisar e tirar a nossas conclusões sobre as opções tomadas.

Não sou dos que, apenas, conta para efeitos de apreciação e decisão do meu voto os actos de gestão, o desenvolvimento de projectos, as promessas feitas….nos últimos meses precedentes ao dia das eleições autárquicas.

Pelo contrário cultivo a opinião que um mandato, seja ele a que nível for, deve ser apreciado a todo o momento pelas decisões, umas difíceis outras mais fáceis, pelo comportamento, pela dedicação e espírito de servir demonstrados ao longo desse período.

“MIRA É TERRA DE MIL ENCANTOS”

CERTAMENTE QUE TODOS OS MIRENSES QUEREM DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, SOCIAL E SOBRETUDO CÍVICO.


Fontes:
Direcção-Geral das Autarquias Locais; Diário de Notícias

41 Comments:

  • At 16:14, Anonymous Anónimo said…

    Que grande novidade !!! Descobriu-se agora a pólvora seca. A Câmara Municipal tá de tanga meus amigos...e graças a quem ? Ao Reigota pois então. Foi ele que nos últimos 4 anos esteve na Autarquia Mirense. Mas ainda bem que se fala nisto. Nem sei como é que este Senhor Frade fala neste assunto e o Sr. João Rua consegue colocar um artigo tão belo neste blog. Obrigado.
    Mais um sinal da boa gestão do execelente executivo que passou na Autarquia Mirense...se ainda lá estivessem, era o lindo...era era.

     
  • At 16:23, Anonymous Anónimo said…

    nos aqui os pobretes estamos a cagar-nos para os encantos e para o desenvolvimento economico queremos é ir para o ALGARVE OU PARA A ILHA...

     
  • At 16:26, Anonymous Anónimo said…

    é isso..tamos é no ir para a ilha...tá quase...vai ser de arromba...

     
  • At 16:32, Anonymous Anónimo said…

    E O CUCO CONTINUA A CANTAR VEJAM LÁ SE ALGUÉ O MANDA CALAR..............IH ...IH...IH... IH........

     
  • At 16:32, Anonymous Anónimo said…

    ja ta aqui a ilha outra vez?
    porra que monotonia
    ainda se fossse alguma ilha de jeito

     
  • At 17:24, Anonymous Anónimo said…

    OS CÃES (RAIVOSOS) LADRAM E A CARAVANA VAI PASSANDO.

     
  • At 18:09, Anonymous Anónimo said…

    mas que merda é essa do cu cu cu cu antes era a ilha ,depois o algarve agora o cuco? já não percebo nada desta merda ou então não é mesmo para perceber

     
  • At 18:10, Anonymous Anónimo said…

    eu quero ir na caravana.............................................................

     
  • At 18:44, Anonymous Anónimo said…

    ALGUÉM PAROU DE FALAR .... MAS O CUCO CONTINUA A CANTAR.....IHIHIHIHIHIH.......

     
  • At 20:13, Anonymous Anónimo said…

    Quem é o cuco?
    Que blog mais enigmático...

     
  • At 20:21, Anonymous Anónimo said…

    E o Grego é pescador? Ou é comerciante?

     
  • At 20:49, Anonymous Anónimo said…

    Pois sr, Fernando Ribeiro
    O maduro começou logo mal a pagar as inumeras facturas de jantares que o reigota tinha deixado. eLE COITADITO NÃO TINHA ESTOIRADO DINHEIRO NENHUM. NAO SENHOR! O D. PEDRO TINA CUSTADO 5 CONTOS PORQUE O ALVES ANDRÉ TINHA FEITO UM DESCONTO POR SER UM AUTO RETRATO. OS LARGOS E PALCOS QUE FEZ POR TODO O CONCELHO TAMBEM FORAM TODOS BARATINHOS.
    TAMBEM NAO ESTOIROU COM CARRO NENHUM. GASTOU POUQUITO TAMBEM A FAZER UIM ESTACIONAMENTO PRIVADO À FRENTE DO ENTAO VEREADOR CAIADO. OS PORCOS ASSADOS ERAM UMA CONSTANTE. ATÉ FOGUETES COMPROU PRA VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA(COITADO NINGUEM O AVISOU QUE ISSO É CONTRA O PROTOCOLO). O ALA-ARRIBA E O VITOR FERREIRA TAMBEM PASSARAM MUITAS DIFICULDADES NO SEU MANDATO.
    CABIMENTOS ORCAMENTAIS ERAM PALAVRAS DESCONHECIDAS PARA ESSE SENHOR

    SO SABIA DESPACHAR: FAÇA-SE!COMPRE-SE!ADJUDIQUE-SE!

    TAO POIPADINHO QUE ELE ERA

    HAVIA UMA DIFERENÇA. TINHA UM GRANDE VICE-PRESIDENTE QUE DEIXA SAUDADES A MUITA GENTE QUE ERA O AGOSTINHO
    NÃO ESTOU COM ISTO A FALAR MAL DO MARTINS ATÉ PORQUE NEM SE OUVE FALAR MAL DO SENHOR. CORRECÇÃO E NIVEL TÊM SIDO UMA CONSTANTE DA PARTE DELE NESTES MESES QUE PASSARAM
    O PROBLEMA É QUE O VICE É O GREGO

    PORQUE NAO PEDEM PARA VER AS DESPESAS DE REPRESENTAÇÃO DE UM EXECUTIVO E DE OUTRO?

    ATE PARA FRANÇA O MADURO VIAJOU À CONTA DELE


    GRANDES DIFERENÇAS NÃO É?
    MAS HÁ MAIS. MUITO MAIS

     
  • At 20:54, Anonymous Anónimo said…

    Pois é os tolitos pagavam tudo do bolso deles e a honestidade neste país nao compensa. É como alguem diz aí : Se a Fátima Felgueiras ganhou qual é o espanto do Reigota ter ganho?
    è dsito que o povo gosta.

    Folclore, 1ªas damas esvoaçantes, jardins e largos.

    Temos o que merecemos

     
  • At 21:39, Anonymous Anónimo said…

    Este Frade ou é parvo ou anda a tirar o curso.
    Que mania de se armar em importante! Ao menos que se informe antes de escrever!
    Os relatórios de gerencia elaborados pela contabilidade todos os anos e discutidos nas reunioes de camara e assembleias municipais, sao o quê? livros de banda desenhada? Por acaso já teve o cuidado de os consultar? Grande mandatário que o Maduro arranjou! É mesmo ó tamanho!

     
  • At 21:49, Anonymous Anónimo said…

    Ó filho deves pensar que o pessoal é tudo burro.São é livros de pintar coloridos ao gosto do freguÊS. A dar tangas ao pessoal? Cresce e aparece

     
  • At 22:03, Anonymous Anónimo said…

    Beira-mar ou F40? hihiihihihi

     
  • At 22:07, Anonymous Anónimo said…

    Ó Frade isso nao é novidade que o carlinhos mendes andou a mostrar um papel co isso tudo explicadinho nos cafés todos.

    Até ja lhe chamam o MALHADO DO 3º MANDATO

     
  • At 22:09, Anonymous Anónimo said…

    Nao anda por aí nenhum economista que explique a esta abetarda que a lei sobre a capacidade de endividamento das autarquias foi alterada em 2002 ou 2003 quando a Manuela Ferreira Leite foi ministra das Finanças?
    Que em 2002 a auditoria feita á camara deu uma divida de 8 milhoes e 500 mil euros?
    Que o Reigota se recusa a mandar fazer uma auditoria externa ao mandato do Maduro apesar dos vereadores do PSD a terem exigido?
    Quem nao deve nao teme!

     
  • At 22:17, Anonymous Anónimo said…

    ELES ATÉ LA TÊM UMA ECONOMISTA NA CAMARA MAS TRANSFORMARAM-NA EM JURISTA. DA-LHES MAIS JEITO ASSIM A FAZER O QUE NAO SABE.

     
  • At 22:28, Anonymous Anónimo said…

    4600 visitantes neste blog até agora. só hoje já cá passaram cerca de 1000, o que dá cerca de 10 por cento da população do concelho. viva a má lingua!

     
  • At 22:30, Anonymous Anónimo said…

    E TU É UM DELES. TOMA QUE JA LEVASTES

     
  • At 22:34, Anonymous Anónimo said…

    Serviu-te o barrete...

     
  • At 23:48, Anonymous Anónimo said…

    A camara está de tanga?
    Agora já percebo o ar frustrado, alucinado, aparvalhado, enjoado, ...do Reigota.
    Coitado nao pode comprar um popó novo, mandar fazer mais umas estátuas ao Alves André, até já estava apalavrada uma dele proprio pra por á frente da igreja. Mas ele sem uma bomba nova pra rodar toda á noite, anda a ver o que os trabalhadores fizeram de dia, nao aguenta muito tempo. Também nao pode pagar jantaradas aos amigos e mandar pôr na conta da camara? Nem as garrafas de uisque velho? hiiiiiiii isto vai ser uma grande seca... coitadito

     
  • At 23:55, Anonymous Anónimo said…

    O Maduro foi á frança e pagou as viajens do bolso dele?
    É mesmo burro. Isso em politica paga-se caro! Chama-se traição!
    E depois perdeu, é claro que perdeu, também a furar as regras ... mereceu-as.

     
  • At 23:56, Anonymous Anónimo said…

    Toma que já levaste! hihihihihi

     
  • At 00:00, Anonymous Anónimo said…

    A fatinha, o valentao, o isaltado ganharam .... e o reigota também ... nao pagam as viagens!!!!

     
  • At 00:14, Anonymous Anónimo said…

    E a avença do Palhavã? Quanto é?
    Já repararam que o homem já traz as gravatas sem nódoas!!!! Será que anda moura na costa? Quando almoçava nos Quitérios ficava tao embebecido com a eloquencia da sua querida e muito apreciada amiga doutora, da mula ruça ainda lhe falta umas cadeiritas, que se babava todo, pingava a gravata, metia-a no prato, e depois ia todo pavão pra vila pavonear-se devidamente condecorado, digo medalhado, na gravata, camisa ... Agora anda mais limpito....

     
  • At 00:39, Anonymous Anónimo said…

    ELE AGORA TABEM BAI CUMER AS CANTINAS DAS ESCOLAS PRIMARIAS. A CAMBRA CONTRATOU DUAS DOUTORAS NOTRISIONISTAS, A NAMORADA DO PAULO GREGO E A SARA DA ERMIDA A FILHA DO CASADO. POIS, POIS LÉRELER´´E O REGOTA É QUE É ..... MAIS DUAS DAS LISTAS ... MAIS UMA DOS GREGOS ... QUALQUER DIA ESTÁ LÁ A FAMILA TODINHA .....

     
  • At 00:47, Anonymous Anónimo said…

    tamem sao do rancho?

     
  • At 00:48, Anonymous Anónimo said…

    O Mendonça Ramos???? desapareceu???????
    Ele sempre vai orar mais o Palhavã e o Joao da Terrivel e o Grego e o Carlão da Praia no dia 25 Abril á frente da biblioteca??? È anedota nâo é?

     
  • At 00:51, Anonymous Anónimo said…

    entao mas e nodeixam falar o reigota outa vez? Ai coitado

    Dobra a língua:não é Carlão é Engenheiro Carlão....da mula russa tambem

     
  • At 11:33, Anonymous Anónimo said…

    HEI AONDE ANDAM OS MENINOS DO PADRE ?
    SÓ FALAM DA 9 AS 18 ...

    TU MENINO MAIS PREMATURO PODIAS ESCLARECER AQUI O QUE É ISSO DAS DIVIDAS DA CAMARA.

     
  • At 01:52, Anonymous Anónimo said…

    Já se esqueceram, e tu também pseudo tiazinha!! Quando te ajoelhavas? Lembras-te? Ou terei de te recordar!!! Agora ajoelham-se aos baroes do partido, sempre de joelhos para ver se sobem na vida!! Dai as calças devotados nos joelhos!!

     
  • At 12:45, Anonymous Anónimo said…

    humm samos uma terrinha de santinhos!! Todos ajoelhaditos coitaditos ... mas essa dos barões foi demais pá minha cabecita. Atao em Mira no oube só o bisconde da corujeira e agora já no á reis nim rainhas!

     
  • At 18:47, Anonymous Anónimo said…

    Este blog ou os comentarios nele inseridos sao a imagem da vossa pobreza de ideiais e mais grave de ideias!! Sois pobres de espirito pois sempre comestes a custa da camara ou pretendes comer!! Tenham vergonha com os vossos comentarios anonimos, deem a cara!! O mais grave de tudo e estarem tantas vezes juntos nos lugares pseudo-sociais de Mira e depois virem para um blog dizer o que nao tem coragem de lhe dizer na cara!! Discutam problemas, ideias, ideais!

     
  • At 20:30, Anonymous Anónimo said…

    Vamos fazer uma revolução
    Fim da ditadura dos meninos VIP e tias.
    Abaixo a má língua do norte-centro!
    Abaixo a má língua das pastelarias e cafés marias cataças!
    Abaixo os Tibérios!
    Abaixo os Gabrieis Pinhos!
    Abaixo os Florestas!
    Abaixo os Gaiolas!
    Abaixo os Ratos Frades!
    Abaixo os Fernandos Modestos!
    Abaixo as sanguessugas!
    Abaixo os lambe-botas!
    Abaixo os corruptos!
    Abaixo os vira-casacas!
    Abaixo a perseguição politica em Mira!
    Abaixo os politicos mete cunhas!
    Abaixo a arrogância do todo poderoso Grego!
    Abaixo a mediocricidade!
    Viva Mira! Viva a liberdade!

     
  • At 21:02, Anonymous Anónimo said…

    Olha o CDS voltou, com novo nome e mesmo à medida

     
  • At 03:59, Anonymous Anónimo said…

    25 de Abril SEMPRE!!!!!!!!!!

    O PREC AINDA BA ACABOU EM MIRA:
    Mas vuva 0 25 de Abril:::no Continente claro

     
  • At 11:07, Anonymous Anónimo said…

    Outra vez a maldita da censura!!!!!!!!!
    Hoje é dia da Liberdade: Até o Cavaco vai ralhar cos deputados!
    E eles deixam e batem palmas!
    E aqui temos censura só porque algém anda cum dor de "corno".

    Abaixo a censura.
    Abaixo os queixinhas.

    Dr João DEIXE-OS POR FAVOR.

    ELES QUEREM ACABAR COM O BLOG.

    VIVA LIBERDADE!

     
  • At 11:21, Anonymous Anónimo said…

    Apoiado VIVA O 25 DE ABRIL!

    Anadam-nos a distrair com falsas choradeiras e queixinhas . É um "papelinho" concelhio para acabar com o BLOG. Não sejas tolo João. Não vás nessa. 25 de ABRIL SEMPRE.

    Já agora, não acham que desta vez o amigo J Jardim foi longe demais?

    A afrontar ocavaco e o socrates ao mesmo tempo?UI UI que é desta vez aque vai viver de bananas e ananases

    Mas tanbém...é normal. Na verdade os efeitos do 25 de Abril ainda nao s sentem na Madeira.

     
  • At 11:22, Anonymous Anónimo said…

    já nao entendo nada. o doutor joao rua é do ppd ou do ps? ele andava com o maduro. mas está a fazer o jogo do reigota. é outra vez o grego a mandar?

    doutor joao rua cuide-se. abra a pestana ... ou entao baze. isto é para homens com a barba rija. é preciso tê-los no sitio.

    sensibilidade e bom senso para si também ....

     

Enviar um comentário

<< Home