MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

segunda-feira, abril 17, 2006

Pequenas Coisas, Decisões Simples



Texto de
João Rua


Os factos (... )

A AAMARG ( Associação dos Amigos dos Moinhos e Ambiente da Região da Gândara) prepara-se para promover mais uma acção de Sensibilização e Educação Ambiental, desta vez nas margens da Lagoa (Sábado, 22 de Abril). Esta acção, aberta a todos os que queiram ajudar a cuidar do património, pretende “recolher e separar resíduos; plantar árvores ribeirinhas e colocar mensagens de boas práticas.”

Sempre acompanhei com interesse as notícias de acontecimentos promovidos pela AAMARG. É diferente, oferece diversidade de oferta de acontecimentos e é profundamente enraizada nas tradições e na história local. E até consegue manter um ritmo de realizações interessante (… desde a fotografia, à observação das aves, à defesa e preservação das tradições… ao contacto com as "memórias vivas": gentes dos moinhos e gentes guardadoras de "saberes do saber fazer"…)

Julgo que Associações assim, deveriam merecer um espaço físico mais emblemático, mais presente e com uma Imagem mais forte e, claro, muito mais articulado com a definição das políticas, cultural e turística, municipais. Porque é de cultura e de respeito pela nossa história e pelas nossas memórias enquanto gente, que se trata.

Na Lagoa, existe um "Apoio de Pista", construção em madeira, pouco ou nada aproveitado. Obra financiada no espírito de lançamento do Projecto ECOMIRA nunca assumiu um verdadeiro papel. Está lá e pouco mais que isso...
(ECOMIRA - excelente ideia e excelente Programa à espera que o percebam, o desenvolvam e que apostem nele... infelizmente as boas ideias demoram anos a vencer todo o tipo de inércias resistentes…)

(...) e a Ideia

Ocorreu-me que seria boa ideia, a Câmara Municipal estabelecer um protocolo de colaboração com a AAMARG, que lhe cedesse as instalações do Apoio de Pista, que lhe confiasse a animação e o uso deste espaço como espaço dedicado à exposição temporária, à informação e sensibilização ambiental…. E em troca, lhe exigisse a criação de um espaço lúdico que nos motivasse a ir descobrir mais qualquer coisa, que estabelecesse o envolvimento das Escolas, que garantisse um certo ritmo de acontecimentos... que animasse o sítio e a zona e que nos tornasse o conhecimento e a informação, mais acessível e mais presente.
É assim, que tornamos real e de Mira, uma ideia que até tem estado presente em quase todos os discursos sobre o futuro do nosso concelho...

35 Comments:

  • At 16:32, Anonymous Anónimo said…

    Boas idéias dr joão.Em vez de andarem a fazer protocolos com associações que deixam nuito a desejar porque não fazer com esta?

    Ainda que tenhamos a certeza que uma percentagem é canalizada para as inúmeras paneladas bem regadas que os seus dirigentes fazem (por vezes em empreendimentos feitos em zona verde e bem perto das motas das valas destruidas pelo proprietario rato)continuo a achar que é boa aposta.

    È a única associação ambiental do concelho e deve ser bem tratada.

    E depois qual é a associação que não faz paneladas. É disso que vive o povo.

    Mas...estava aqui a pensar que ainda nao saiu nenhum porco assado neste mandato do dr. joão reigota

    Quanto à amaaarg apoio a 100% e quem se queixa dos dirigentes que apareça nas assembleias e que faça listas para os corpos gerentes.Só falar mal não basta

    Vamos todos colaborar !

     
  • At 23:08, Blogger Rui Valdiviesso said…

    Boa ideia! O associativismo também existe para cooperar com as instituições oficiais, auxiliando-as no desempenhar das suas tarefas, e concerteza que a AAMARG tem muito a dar a Mira.
    Grande parte dos locais de interesse ambiental no País já possuem centros de interpretação ambiental, e a maior pista pedonal de Portugal, com um contacto íntimo com a Natureza, merece um centro deste género. As infra-estruturas já existem!

     
  • At 00:10, Anonymous Anónimo said…

    O Joaosito ás vezes nem as pensa ... o apoio de pista para os amigos dos moinhos!!!!!!! aquilo nao dá para fazer as tais paneladas porque é muito pequenino, também nao dá para os momentos de reflexao porque é muito acessivel. Ora observem bem as personagens ..... quantos agarrados? O apoio de pista tem chaminé?

     
  • At 11:45, Anonymous Anónimo said…

    desculpem lá, estes comentários nem as beatas da igreja.......... metam juízo na cabeça

     
  • At 12:18, Anonymous Anónimo said…

    Realmente estão a baixar de nível outra vez. Juizinho

     
  • At 14:09, Blogger Rui Valdiviesso said…

    Os comentários que têm sido feitos neste blog pela maior parte das pessoas que não se identificam, são execráveis, ultrapassando em larga escala aquilo que se pode entender como liberdade de expressão, pois atentam, muitas vezes, contra a liberdade de terceiros em fazer valer a sua boa vontade e capacidade de trabalho face ao maldizer destas gentes.
    Estas intromissões na vida alheia, este lançar das sementes da discórdia com o intúito único de assistir ao espalhar do cancro dos rumores e "fofocas", apenas tem prejudicado esta terra e todos os que nela vivem, impedindo muitos de tomar partido pelo progresso e evolução.
    Admiro aqueles que continuam a trabalhar para o bem de Mira, não obstante as críticas arrasadoras que os esperam pelo simples facto de fazerem a sua função.

     
  • At 14:19, Anonymous Anónimo said…

    essa é que é essa...

     
  • At 14:44, Anonymous Anónimo said…

    é bom sentir q ainda há pessoas sensatas, capazes... que n se deixam arrastar pela miséria intelectual que aparece muitas vezes neste blog

     
  • At 14:46, Anonymous Anónimo said…

    isto parece o diário da maria de mira...........

     
  • At 15:37, Anonymous Anónimo said…

    Se fosse o diário de maria de mira teríamos concerteza as crónicas picantes do Dr. Gabriel da Frada.

     
  • At 16:58, Anonymous Anónimo said…

    Vá la não estraguem este espaço. Deixem a vida pessoal das pessoas. Falem de politica ou mesmo politiquice mas a vida de cada um não.

     
  • At 18:29, Anonymous Anónimo said…

    Deixem-se de conversa e apareçam...

     
  • At 18:31, Anonymous Anónimo said…

    Eu quero ir prá ilhaaaaaaaaaaaa

     
  • At 18:35, Anonymous Anónimo said…

    Os meninos do padre também vão plantar ervas, limpar as valas, apanhar lixo?

     
  • At 08:15, Anonymous Anónimo said…

    Sempre acompanhas te as actividades da AAMARG??? Sais te me ca um tangas...... tu nunca te interessas te por nada de Mira... nem a Mira vinhas... Nunca participas te em nada! vai dar banho o cao o Rua

     
  • At 09:48, Anonymous Anónimo said…

    Estes meninos do poder instituido passam avida a tentar baixar o nível a isto. Que incomodados que andam com as verdades ai ai

     
  • At 10:00, Anonymous Anónimo said…

    MIRA COM VERDADE !!! É UMA FARTADA DE RIR ESTE SLOGAN DEPOIS DE TANTA ASNEIRA E TANTA MENTIRA...

     
  • At 11:14, Anonymous Anónimo said…

    Ai mais melhor diferente é que é?
    Melhor que quem? Diferente de quê? e o mais deve ser de mais empregos pró grupo folclórico de portomar. Ou tambem pode ser de mais asneiras em 6 meses do que o Maduro em 4 anos. Ou será masis demolições de obras iniciadas?Ou será de mais falta de vergonha?Talvez de mais gente sem fazer nada dentro da camara? Talvez de mais aflições por nao poder deixar os amigos construir o que prometeram? Andam danados esses. O Amigo J Reigota tinha prometido tanto. isso é que era um slogan. Se fosse hoje ja não ganhavam
    Se o arrependimento matasse as pessoas que votaram em vocês e agora vos chamam tudo .Até na Praia de MIra? Ao ponto que isto chegou em tao pouco tempo

     
  • At 11:21, Anonymous Anónimo said…

    LÉRÉLÉ LÉRÉLÉ E O REIGOTA É QUE É !!!

    "in mestre alcino music"

    Um Zua

     
  • At 17:25, Anonymous Anónimo said…

    não acham suspeito o Rua a escrever sobre a AMAARG e o Mendonça Ramos a colocar na primeira página as actividades da mesma???

     
  • At 18:39, Anonymous Anónimo said…

    Faz sentido pensar numa organização de independentes?? O rua... o mendonça... e outros... a apoiar um forte candidato independente... fala-se por aí... que há vontade e que já muitos andam a mexer...

     
  • At 19:36, Anonymous Anónimo said…

    será o Maltez?

     
  • At 19:45, Anonymous Anónimo said…

    Naaaaaaaaaa.... é alguém que sabe como entalar" o "Rei-gota". :)lol

     
  • At 19:51, Anonymous Anónimo said…

    Até a morte tem vício...tolitos...

     
  • At 20:43, Anonymous Anónimo said…

    É pá essa nao. Qualquer pessoa sabe como entalar o Reigota.ha ha ha ha

     
  • At 20:47, Anonymous Anónimo said…

    O maltez com Mendonça e Rua? Estão tolinhos? Não o substimem. Hade estar muito mais bem acompanhado.E tem apoios e muitos

     
  • At 21:21, Anonymous Anónimo said…

    eu cá punha o maltez a presidente e o ruazito a primeiro ministro

     
  • At 21:25, Anonymous Anónimo said…

    qualquer coisa é melhor do que o que temos

     
  • At 09:38, Anonymous Anónimo said…

    os mirenses são mesmo tolos e andam de olhos fechados..então não é que nas últimas eleições autárquicas todos se enganaram e votaram no reigota pensando que era o maduro ???

     
  • At 11:29, Anonymous Anónimo said…

    os mirensese tolos? nahhhhh, que ideia?

     
  • At 16:49, Anonymous Anónimo said…

    tem uma grande equipa pronta pra trabalhar...por isso minha gente vamos todos cantar...lélélé lélélé e o reigota é que é !!!!

     
  • At 18:06, Anonymous Anónimo said…

    é pá parece q sabes a letra toda......

     
  • At 18:16, Anonymous Anónimo said…

    Não pá eles votaram foi no grego pensando que era o Reigota

     
  • At 01:35, Anonymous Anónimo said…

    Amanhã vou dar o meu passeio de bicicleta até a praia. Os da AAMARG tiveram muito azar co tempo.
    Bem deve ser no proximo sabado.
    Deixem a má lingua e vamos apreciar a natureza...

     
  • At 15:13, Anonymous Anónimo said…

    É uma pena que todos os que até agora escreveream neste espaço, não se preocupem com o que têm em casa. Se calhar até têm mulher de limpeza para lhes lavar a roupa. Deixem-se de parvoiçes e dediquem-se a trabalhar (que é coisa que decerto nunca fizeram). Meninos com computadores que lhes dá para brincar. E se calhar até têm ''dinheiro pedido ao banco para pagar o computador e mais coisas''. Trabalhem e deixem trabalhar! Se o fizerem vão ver que vos sobra muito pouco tempo para a má lìngua.

     

Enviar um comentário

<< Home