MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, abril 27, 2006

TURISMO. Vamos construir uma ideia para o Concelho ?



Notas em caderno
João Rua
O Desafio que vos coloco é pensarmos, em conjunto, uma estratégia de desenvolvimento do Turismo para o nosso concelho… quase sempre se fala demasiado, muito pouco se pensa e pouco ou quase nada se faz… Na verdade espera-se que as coisas apareçam feitas… Rascunhei estas notas no meu caderno após ter lido a entrevista do nosso Presidente ao Diário de Coimbra e me ter surpreendido com o seu "discurso" sobre a importância da aposta no Turismo. Fiquei sem saber o que pensa, quem tem por obrigação, pensar e decidir.

Ainda não tive oportunidade, ou talvez vontade, de clarificar e sistematizar ideias. Mas achei interessante testar este novo desafio no Blog. Proponho que estas minhas notas, agora passadas a limpo, sejam a base de um texto de ideias, de programas, de projectos… para contribuir para uma estratégia de desenvolvimento do Turismo.

Venham lá ideias, sugestões, perspectivas de abordagem, projectos… Eu prometo ir reescrevendo o texto...

Nota 1 - Pensar o enquadramento institucional

- Região do Turismo do Centro ou Rota da Luz ? O que poderemos ganhar estando num ou noutro lado. O que poderemos ganhar não estando em lado nenhum. Lembro que a unidade do Sistema da Ria e a dinâmica recente da Rota da Luz fazem pensar…

- Assumir um maior protagonismo na Associação de Municípios da Ria.
Os projectos e a estratégia expressas no UNIRIA (plano integrado para a Ria) e mais um vez as preocupações da sustentatibilidade e do IV QCA 2007-2013, exigem protagonismo e poder de influenciar decisões… Mira tem de assumir maior protagonismo e influência no seio das Associações de Municípios.

- Porque não pensar no PITER
das GÂNDARAS e planear o Turismo conjuntamente com Vagos e Cantanhede e em estreita ligação com o tecido empresarial? É essencial o envolvimento e a articulação de intervenções com os promotores e os agentes locais...seja na divulgaçãoe marketing seja na programação de acções e acontecimentos.

- Desenvolver todos os esforços e fortalecer a capacidade de Negociação junto do Ministério do Ambiente e da Direcção Geral de Florestas para resolver o problema da Barrinha e das suas margens. Num aglomerado urbano turístico não faz sentido haver tanta gente a decidir coisa nenhuma: Reserva Ecológica Nacional, Regime Florestal, POOC… Menos sentido faz quando proteger é quase sempre sinómino de abandono e de uma visão proibitiva de quaisquer usos... Basta olhar para a Florestas e para a barrina e suas margens...

- Para isso é necessário saber o que ser quer. Ter ideias claras. Ter um programa, apresentar projectos, quantificar investimentos necessários, seleccionar parceiros, estimar custos de investimentos e de realização, estabelecer prioridades… Se tudo isto estiver pensado e sistematizado num “dossier” óptimo, será excelente!...

Nota 2 - Pensar na Praia de Mira. Porque a Praia merece sem dúvida, muito, mas mesmo muito mais atenção... e investimento também...

2.1. Na qualificação do espaço público porque é a qualidade do espaço público que determina a qualidade dos estabelecimentos comerciais, de animação e de lazer.

- A Marginal da Barrinha tem de ter um pavimento diferenciado que “informe” que a prioridade é para o peão. No verão deverá ser exclusivamente dos peões… Deve ser um "passeio grande" com esplanadas pois claro...

- O Bairro Norte deve ser objecto de tratamento do espaço público e de mobiliário urbano. Pode ser interessante elaborar um Programa URCOM para a Praia.
- E depois a Praia precisa de um Centro mais qualificado. Vamos lá “arranjar” aquele largo…Vamos lá criar espaços agradáveis para esplanadas e vida urbana.

2.2. Na disciplina do tráfego e do estacionamento...

- O prolongamento da Marginal do Mar quer para Norte quer para Sul são excelentes oportunidades a potenciar. Podem ajudar a resolver problemas de acesso e ao mesmo tempo de qualificação do espaço na relação com o mar e a Praia

- A Marginal do Mar tem de escolher entre ser um parque de estacionamento e uma via para carros ou uma avenida qualificada ao nível do espaço público. Basta visitar outras praias… eu atrevo-me a sugerir Sesimbra…

2.3. No tratamento qualificado de espaços de Recreio e de lazer. Cabe na cabeça de alguém que entre Mar, Lago do Mar e Barrinha se destine um espaço tão qualificado e com um enquadramento paisagístico fabuloso, quase em exclusivo, a campismo e a parques de merendas?

- O “antigo FAOJ” tem de ser um espaço gerido pela Câmara. É um espaço demasiado importante para estar tão desaproveitado. Deve ser pensado um programa e desenhado um projecto com forte componente de Lazer e de Recreio.

- O Clube Náutico, em parceria com a CM deve ser requalificado e apoiado. Resolva-se o problema de propriedade e defina-se um projecto coerente e ambicioso. Valorize-se oportunidades únicas...

- Os Viveiros Florestais devem ser melhor aproveitados e qualificados. Ao nível de infraestruturas, de Informação e se pssível associado a uma unidade museológica. Museu das Dunas e da Floresta por exemplo…

- Todo o eixo entre o Miravillas e o Centro da praia, deve ser vocacionado para áreas de Recreio e de Lazer. É só dar seguimento a projectos como o da Pista Ciclo Pedonal. Basta ver exemplos recentes de outros municípios no aproveitamento de áreas ribeirinhas e ...imaginar… basta olhar o espaço entre o IP-5 e um canal de S. Roque (Ria de Aveiro) e ver o que foi e o que é hoje…

- O espaço do “Campo Touring” e do estacionamento que só funciona no Verão, deve ser qualquer outra coisa menos aquilo que lá está… Pensar em projecto e se necessário relocalizar o Campo… mas qualificar a zona é uma exigência e uma urgência.

2.4. Mas para estas intervenções serem possíveis é necessário capacidade de investimento. Vamos então olhar para potenciais operações rentáveis e com forte componente do Lazer:

- Parque Municipal de Campismo. A ideia do Parque tal como existe deve ser abandonado. Trata-se de uma área com uma localização estratégica excelente e que deve ser pensada para ser o centro de animação e de lazer da Praia. É dar seguimento ao Projecto dos Bungalows e criar uma zona de bares, restaurantes, áreas comerciais, espaços públicos agradáveis, e espaços de Lazer. Se a CM não tiver capacidade de investimento para o fazer pode e deve recorrer a parceiros (parcerias público privadas)

- Zona B, esta é a zona apetecida do Plano de urbanização. Deve ser obrigatoriamente um pólo de Lazer. Complexo de Piscinas de Lazer? Seria excelente!... Não deve ser mais um Loteamento urbano. Deve ser um Pólo de lazer...

- Unidade Hoteleira prevista no Plano de Urbanização, associado ao prolongamento da Marginal do Mar para Sul, nos terrenos por detrás da GNR, hoje usados como estacionamento, pode ser mais um factor de qualificação da Praia…

- A “Ilha na barrinha” e mesmo o espaço das suas margens, podem receber um ou outro restaurante com bar-esplanada.


Nota 3 - Grandes projectos

Há três grandes projectos que devem ser realidade no médio prazo (5 anos)
- O Projecto do Golfe. Mas atenção. É necessário pensá-lo previamente... (ver artigo "Golfe. Vai uma tacada ? " publicado em Março)
- Campo Tiro. O desafio será o de construir um campo de referência a nível nacional.
- Parque Desportivo Municipal. Projecto que poderá ser uma referência a nível Municipal… (ver artigo "Parque ou não parque" publicado em Fevereiro)

Os Projectos do Golfe e do Parque Desportivo Municipal têm todas as condições para serem economicamente sustentáveis. Não podem, não devem, representam esforços financeiros para a autarquia. Mais uma vez a questão das parceriais público Privadas...

Nota 4 - A Diferenciação

Mira propunha-se ser diferente e inovadora também nasformas de turismo não tradicionais. O ECOMIRA é um programa que tem por objectivo implementar uma estratégia de Turismo Sustentável. A Pista Ciclo Pedonal ganhará relevo com um conjunto de acontecimentos e equipamentos que seriam instalados, como o ECO-Museu, como o Jardim das Dunas ou o Parque Botânico,o Campo escutista… A CCDR-C acompanhou o desenho do Programa

Vale a pena retomar o Programa…


Nota 5 - Imagem de Marca e Marketing

Se apostamos na qualidade e na diversidade dos nossos recursos naturais parece evidente que devemos criara uma imagem associada a eles. A Mirela é uma ideia excelente. Deveria ser quase que uma imagem de marca do Concelho. Seria mascote e símbolo, daria a cara por Mira. (somo capazes de achar imensa graça ao “cow parade” e não ligar nenhuma à Mirela…pois…)

O Marketing é feito de imagens e de frases fortes. Mirela, “Encante-se”, Agenda Cultural, Boletim Municipal, e uma frase forte mas simples, podem ser um excelente exemplo de afirmação e divulgação de Mira…


Nota 6 - O que é essencial

Ideias !
Ideias, sistematizadas. Programas definidos. Desenhos elaborados. Muita capacidade de negociação com Entidades. Mas se houver coerência e sentido nos projectos as hipóteses de sucesso são maiores…
Se num ano houver capacidade de seleccionar os projectos estruturantes, definir programas quantificar custos, identificar parceiros… era um trabalho imenso… para este executivo e para os vindouros…

72 Comments:

  • At 00:30, Anonymous Anónimo said…

    Sou admirador das tuas idéias João mas não se squeçam:7 meilhoes sao 7 milhoes e 14 milhoes sao 14 milhoes.

     
  • At 08:50, Anonymous Anónimo said…

    DR. JOÃO RUA, O QUE ERA DE ADMIRAR ERA VOÇÊ COLOCAR UM ARTIGO NESTE BLOG ONDE NÃO FALASSE MAL DE NINGUÉM E ONDE NÃO COLOCÁSSE DÚVIDAS SOBRE O QUE QUER QUE FOSSE. REALMENTE É PRECISO APOSTAR NA PRAIA DE MIRA E NÃO FAZER ASNEIRAS COMO O "SEU" EX-PRESIDENTE COMO INDEMNIZAR UM EMPREITEIRO PARA NÃO FAZER UM CINEMA OU FAZER UM TÚNEL NA PISTA DAS BICICLETAS ONDE HOJE EM DIA AS PESSOAS ATÉ MEDO TÊM QUANDO LÁ PASSAM. ISTO SIM É QUE É UMA GRANDE VISÃO DE FUTURO NO QUE DIZ RESPEITO AO TURISMO. AH E PELO QUE SEI A CÂMARA MUNICIPAL FAZ AGENDA CULTURAL. POR ACASO JÁ DEU UMA VISTA DE OLHOS ? AS SUAS IDEIAS NÃO PASSAM DO PAPEL, PÔ-LAS EM PRÁTICA É QUE É O RAIO !!!

     
  • At 09:11, Anonymous Anónimo said…

    Dr. João Rua, quem visita este blog, fora do concelho deve pensar que o sr. é um génio, cheio de ideias e iniciativas. Porém, eu sou deste concelho e gostava de lhe dizer que estou admirada consigo, está a mandar areia para os olhos de quem? A Praia de Mira não está assim desde ontem sr. ................. lembrou-se disso agora? Aliás, durante os últimos 4 anos em que o sr. era tb um dos técnicos da câmara municipal, a Praia de Mira nunca foi tão desprezada e o sr. nunca veio a público denunciá-lo. porquê?

     
  • At 09:20, Anonymous Anónimo said…

    sabe que o sr. n é o único ser supra-inteligente à face da terra, a imagem de marca da câmara municipal está a ser trabalhada, COMPARE AS AGENDAS CULTURAIS!!!!!!!
    engraçado, que a cada momento, o sr. dá uma achega em relação ao anterior executivo, muito soft claro, A MIRELA. O sr. leva-me a pensar que os políticos de antigamente eram melhores porque pelo menos eram mais directos, não eram tão cínicos, as pessoas vão acabar por perceber pessoas como o sr.

     
  • At 13:04, Anonymous Anónimo said…

    Mas que belas ideias estas!
    Não são novas, é certo pois já as ouço a algum tempo, em conversas de café, mas agora de um político no activo, nunca as tinha ouvido!
    Espero que as leves mais a diante, uma vez que tens outros poderes, que o comum dos mirenses não tem!
    É de gente assim, com o ideal apenas de levar o nosso concelho por diante, que Mira precisa.
    Força J. Rua!
    E a vós,caros leitores, continuo a dizer que os comentários, tal como os artigos devem ter um rosto, por isso não se refugiem no anónimato! Deixem-se de politiquices e realmente colaborem, para que como mirenses possamos contribuir para o desenvolvimento deste concelho.

     
  • At 17:21, Anonymous Anónimo said…

    anónimo das 09.11, 09.20 e amigo das 08.50

    não há que fazer na camara?
    é só filosofia barata

     
  • At 01:32, Anonymous Anónimo said…

    Tá bonita a festa pá!
    Cá estamos vendo,
    Que na camara
    Logo que entra,
    O cabeçinha rapada,
    No blogue vai escrevendo!
    Oh, rapaz ...
    Já todos estão vendo,
    É você e sua turma,
    Irmão, mulherzinha,
    Compinchas do relento,
    Que no blogue vão escrevendo.
    Em concursos vais falando ...
    Em intermarchés também...
    Em cabimentos faltando,
    Pra todos, menos pra seu bem ...
    E assim se vai governando ...
    Os tolos enganando,
    Falando, falando ...
    Ui que falo tão Bem!

     
  • At 11:37, Anonymous Anónimo said…

    fernando ferreira
    onde tens andado pá?
    estas ideias estão quase todas no programa eleitoral do maduro. Mais, parte delas estavam a ser executadas.
    perde um tempito faz uma pesquisa no site da camara, lê as actas do mandato do maduro, depois arranja pede a um laranja de verdade o programa eleitoral.... nao assino porque nao posso. dá graças a Deus porque podes

     
  • At 11:40, Anonymous Anónimo said…

    viram o anónimo das 9 horas hoje não escreveu....
    andam todos juntos no chalenger ....
    dahaha.............

     
  • At 14:32, Anonymous Anónimo said…

    Os pobres estoa ao fca sem argumentos.Foram todods pró callenger descomprimir. Ouvi dizer que ouve assembleia municipal ontem. Como correu? se sabia que era à noite tinha la ido. só soube hoje na feira. é verdade aquilo na feira é de propósito?. É que os espaço etsva tao bem marcadinho mas algumas tendas continuam a parecer grandes superfícies.Porque será? or pensem bem...

     
  • At 14:34, Anonymous Anónimo said…

    Eu tenho que dar razão ao amigo que diz que a genda cultural está mais bonita.só tem um problemazito: é ao nivel de conteúdo. cultura não sao jogos de futebol e de malha e uns teatritos só nao bastam.
    Continuem a esforçar-se. o Reigota sempre soube apostar na imagem....sem conteúdo.

     
  • At 18:08, Anonymous Anónimo said…

    O poder instituido continua no challenger.

    Só é pena nao haver um cada fim de semana.

    A esta hora anda o grego aflitíssimo por causa do blog

    Mas não te preocupes nós esperamos por ti.

    Estamos sempre presentes para te esclarecer quando cá quiseres colocar questões. É só pena nunca responderem às nossas.

    Acabrunham-se muito

    Porque será?

     
  • At 16:14, Anonymous Anónimo said…

    Deixem de andar a criticar...Mira presisa é de progresso e desenvolvimento, olhem aqui ao lado(Cantanhede)menos politica e mais trabalho...não estejam a espera do governo central para desenvolver o Concelho...mas sim, nos empresarios. Criar incentivos para os Empresarios investirem Mira...Mira passa pelo Turismo e a Industria.
    Mira tem tudo para ser o Centro do progresso, no Centro do Pais !
    _Mira tem de olhar mais para o investimento privado...e todos ficam a ganhar !
    _Mira tem de Criar uma imagem de marca...para isso temos de apostar forte no turismo e em empresas e empesarios, que criem postos de trabalho! A partir daqui todo Concelho se desenvolve em todas as vertentes.

     
  • At 19:22, Anonymous Anónimo said…

    O comentario 16.14H de 01/05/06 é o meu unico comentario neste meio (Mirapolis)...não tenho problema em identificar-me se for nessesario...apenas dei a minha opinião para o bem do Concelho de Mira !

     
  • At 23:51, Anonymous Anónimo said…

    olha 16.14. eU ATÉ TE COMPREENDO E ...IMAGINA QUE ATÉ CONCORDO CONTIGO. MAS SABES? TU NAO ESTÁS NO PODER E EU TAMBEM NAO. E QUEM LA ESTÁ VEM MAIS FACILMENTE AO BLOG VER AS "MAL DICÊNCIAS" DO QUE TEXTOS COMO O TEU.

    SÃO ASSIM DE UM LADO E DE OUTRO. ROSAS E LARANJAS. OS ROSAS ENTÃO ALIMENTAM-SE DE "DISQUE DISQUE" E NESSE CASO SÃO COMO OS MENINOS: TEMOS QUE FALAR UMA LINGUAGEM QUE ELES PERCEBAM. ENTENDESTE AGORA?

    AGENTE AGRADECE O ESFORÇO MAS
    ESTAVAS SO A FALAR PARA NÓS ALGUNS QUE ENTENDEMOS O QUE ESTÁS A DIZER PORQUE OS POLITICOS DE MIRA SALTAM ESTES TEXTOS. ENTENDESTE?
    MAS CONTINUA A TENTAR.

    SABES QUE A NOSSA ULTIMA ESPERANÇA É ALIMENTÁ-LOS COM UMAS FOFOQUICES A VER SE ELES VÊM AO BLOG E APRENDEM ALGUMA COISA (UNS E OUTROS).
    pODE SER QUE PASSEM OS OLHOS PELOS TEXTOS ANTES DE IREM AOS COMENTÁRIOS E APRENDAM QUALQUER COISITA. (UNS E OUTROS).

    À EXCEPÇÃO DE 2 OU 3 (PORQUE NÃO HA REGRA SEM EXCEPÇÃO), OS POLITICOS DE MIRA TÊM SIDO PERSONAGENS ALGO MEDÍOCRES QUE OBTIVERAM ALGUMA POPULARIDADE NA ALTURA CERTA DA EVOLUÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO.

    MAS SABE? TENHO FÉ QUE UM DIA VAMOS TER PESSOAS COMPETENTES À FRENTE DOS DESTINOS DO cONCELHO.

    NÃO OS TIVEMOS NOS ULTIMOS 4 ANOS E, ESCANDALOSAMENTE À DESCARADA, TAMBÉM NÃO TEMOS AGORA

    MAS VAMOS CONTINUARA A ACREDITAR.
    TEMOS QUE O FAZER.

     
  • At 13:56, Anonymous Anónimo said…

    estes comentários provenientes da mesma merda de gente (os incomodados)de sempre não aquecem nem arrefecem...tou com sono...como estou de férias vou dormir...têm que se convencer de uma vez por todas que quem ganhou as eleições foi o PS...Um conselho de amigo: só andam a perder o vosso tempinho..acham que alguém vos dá importância ?

     
  • At 17:11, Anonymous Anónimo said…

    VIVA O GREGO ! VIVA O REIGOTA ! VIVA O MARTINS ... SÃO OS MAIORES ! MADURO FUJIS-TES ? E OS OUTROS AMIGOS ? ANDAM COM VERGONHA ? DESAPARECERAM ? O GABRIEL PINHO ? O CARDOSO QUE QUERIA IR PARA A BIBLIOTECA ? E A CRISTINHINHA QUE QUERIA SER SECRETÁRIA ???

     
  • At 20:22, Anonymous Anónimo said…

    Olha lá zezinho colmeia estás com dor de corno ou cotovelo??? Ainda pensas que esse ar de beato engana alguém?
    É o lugarzito na incubadora que te faz andar, é filho? Queres ir para lá pois queres, filho? O Reigota prometeu-to, foi filho? Foi quando te convidou para cerimónia, foi filho? Sonha, filho, sonha....

     
  • At 21:07, Anonymous Anónimo said…

    Acabou o challenger=desceu o nível.

    O incomodado com sono que está de férias pelos vistos aé da mesmo importância.

    Tiras férias na câmara ou no clube?

    Não tens noção da figura que andas a fazer amigo? Ninguém te avisa? temos que ser nós aqui no blog?

    O que queriam? Governar sem oposição nem críticas? Porque nao uma ditadura? Tinhas perfil jovem político!

     
  • At 21:23, Anonymous Anónimo said…

    Então pois zua tens razão. Pra que quer agente o verde. Se não fossem esses chatos podiamos construir na areia mesmo na borda do mar, punhamos a floresta toda abaixo e faziamos aprtamentos, até podiamos escoar a barrinha e fazer la um empreendimento à rato frade .Não acham boa idéia? Raio dos verdes que so servem pra estragar avida aos pobrezinhos dos construtores e aos politicos que fazem promessas. São uma praga os verdes. Eu também acho e é por isso que sou do benfica

     
  • At 22:00, Anonymous Anónimo said…

    Acho que este Site,foi criado com boas intenções e era bom para o Conselho de Mira...mas neste momento acho que está descer muito de nivel...eu no modo ver acho que o Autor o Dr.João Rua tem de mudar algumas regras nos comentarios,eu não ligo muito a politica...mas penso que os comentarios dos visitantes estam um pouco alem já dos limites...aconselhava ao Dr.João Rua ...para bem do site e de Mira e para este subir de nivel,todos os comentarios tem obrigatoriamente de ter a identificação da pessoa..porque isto assim dá uma má imagem de Mira ! Sem identificação...com este andamento que estou a ver no site é o vale tudo ! Mira merece uma imagem melhor...os visitantes fora do Concelho o que vao pensar ao ver este site ! Acho que é bom refletir bem o assunto. Eu não tenho cor politica...sou pelo lado bom para o Conselho !

     
  • At 22:42, Anonymous Anónimo said…

    caro zua
    alguém tem de tentar fazer coisas inovadoras e que valham a pena. As questões de um certo "fundamentalismo verde" podem ser ultrapassadas se houver projectos e ideias coerentes e com qualidade (também ambiental)... Esse é o desafio que se coloca hoje aos autarcas... Desenvolver projectos para ter capacidade de "negociação e de reinvidicação" junto das entidades.... Ou não estão os Programa Polis a serem desenvolvidos em áreas sensíveis ? Basta olhar para Aveiro e para Coimbra, bem aqui perto... É neste campo que eu entendo que vale a pena chatear ministros e secretários de estado; é neste ponto que eu espero, deste ou de outro qualquer executivo, capacidade de fazer coisas... porque acho que se quiserem, a têm e, até nem é assim tão difícil... custa é começar !

     
  • At 23:53, Anonymous Anónimo said…

    Mas olha João será que não ha um certo mal-estar entre o nosso poder politico e o nosso primeiro ministro?

    Campo de golfe talvez.
    Estórias antigas

    Mas como sao bons politicos vao dar a volta por cima.

    Dava-lhes até jeito que fosses com eles aos ministérios. Porque pra pedir é preciso saber o que se está a pedir.

    Não podem chegar ao MA e dizer que querem algo sustentável porque ha um vereador da opsição que nao se cala com isso num blog.

    Depois até poderiam perguntar se estaria por la o PITER...da GÂndara.

    Iam ter que questionar aceca da diversidade e de muitos outros conceios que desconhecem por completo. Acho que nao ia resultar

    Mas continua a tentar João. Não desistas. Sempre vão retendo qualquer coisita.

     
  • At 01:12, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé Colmeia, deves ter algum problema do foro psicológico (ou será psiquiátrico) que te atormenta o cérebro... ou será que foste picado por uma abelha que te envenenou os neurónios? Que Deus te perdoe que bem precisas!

     
  • At 22:55, Anonymous Anónimo said…

    Reflexões

    Curioso...

    Quando vêm nste espaço um termozito mais complicado ou um textozito com pés e cabeça pensam logo:se fosse da lurdes assinava;se fosse do João Rua idem.
    Então?! Pensamento lógico: só pode ser do Zé Colmeia.

    Por acaso todos esses senhores escrevm textos com pés cabeça quanto à forma e conteúdo, mas... não sejam "básicos"!: há vida pra além dessas figuras de alguma maneira públicas.
    Há os que só ouvem, sabem das coisas e mantém-se informados mas, como nao perdem muito tempo em locais de convívio e sociabilização ,toda a gente pensa que são uns ignorantes.
    Não sejam idiotas. Os que sabem das coisas estão em casa permanentemente a actualizar-se, a ler bons livros, na internet, a ver pogramas de televisão interessantes, enfim, a tentar perceber o mundo que os rodeia.
    Massabem? É uma falha grave...gravíssima porque ninguém pode aspirar a ser "político" se não sabe bem em que planeta vive.
    Os grandes políticos são, sem excepção, aqueles que conseguem ter um conhecimento abrangente.
    Experiemntem desafiar os políticos de Mira (de um lado e de outro), a explicar o que entende por Globalização.

    Nem ouso arriscar um número de respostas certas.

    No entanto, alguns são brilhantes a fazê-lo.
    Por cá, se tivemos algum desse género passou despercebido à maior parte das pessoas com certeza...não ia aos aos tais locais certos ...
    Eu tambem gosto e frequento esses"locais" mas, façam uma reflexão:não haverá tempo para tudo ? Já experimentaram gerir o tempo e pensar que, por ex: era mais importante, em certo momento estar em casa a ver um bom documentário ou a ler um bom livro ou a fazer a ,maratona de leitura do Expresso que estar a ouvir o "manel da esquina" a contar que matou 30 tordos.

    Não acham que em Mira se passa demasiado tempo em cafés?
    Não é uma crítica. (cada um faz o que quer e pode).

    É apenas uma análise sociológica
    ( agora já parecia o António Menezes)

    Felicidades João!
    Continua com esta grande iniciativa que vai ficar na história de Mira.

    Já que não temos Rádio Local!

     
  • At 14:29, Blogger Rui Valdiviesso said…

    O problema da Praia é que não vai durar para sempre. Com mais esporões, vai piorar a médio prazo. A costa está a erodir num ritmo muito mais rápido que a deposição. O melhor investimento que se pode fazer na praia é encontrar solução para a erosão costeira, senão, o turismo perde a maior fonte de rendimentos no concelho.

     
  • At 01:42, Anonymous Anónimo said…

    Caro Slinkman

    A relação do Homem com a Natureza tem-se pautado por um grande egoismo: a Natureza ao serviço do Homem. Só recentemente acordou e viu os recursos esgotando-se... e, então, percebe a necessidade de encontrar o equilibrio entre o Homem e a Natureza. Surgem vários conceitos na área ambiental, actualmente estamos Na Década Das Nações Unidas Para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2015)que assenta em 3 eixos:desenvolvimento económico; coesão social e protecção ambiental.
    O seu texto revela preocupação com o desenvolvimento económico e a protecção ambiental, intrinsecamente ligados.
    Aqui, no nosso lindo cantinho, sentimos os efeitos preversos do "progresso" e da dita globalização:a bela Praia de Mira sofre, não é de hoje, os efeitos da erosão costeira.
    Mas todos nós temos culpas!A erosão deve-se a vário factores, entre os quais:
    -a diminuição na quantidade de sedimentos ao longo da costa, que se processa naturalmente de Norte para Sul, devido às barragens e extracção de areias. Nós sofremos os efeitos de Aveiro...
    - a subida do nível médio dos oceanos, provocados pelo efeito de estufa, sobreaquecimento,desflorestação ...
    - danificação das plantas fundamentais na formação e protecção dos sistemas dunares, o estorno por ex,
    - invasão urbana=desordenamento do território: grande pressão urbanística na orla marítima (invasão/destruição do cordão dunar). Quantas construções em cima da duna primária, aqui, na Praia de Mira? Conhecemos os riscos ... mas o "lobby" da construção civil aliado aos nossos interesses pessoais... é muito forte!
    -a construção de esporões parece serem obras indutoras de erosão noutras zonas. Nós ficamos a salvo..., e os outros?

    A atribuição da gestão da orla costeira a várias entidades, tendo como consequência a sobreposição de competências e muitas indefinições, tem sido apontada como uma das causas da actual situação.

    Esperemos que os tão falados
    POOC's já tenham identificado as áreas de risco e estabeleçam regras nas actividades específicas na orla costeira e se defenda e preserve a nossa praia.

    Os esporões não servem a médio ou longo prazo ... E soluções? A are alimentação das praias com areia?

    A ser verdade que se vem assistindo a um recuo na linha de costa que atinge os 10 m por ano, nos troços arenosos do Norte, e depois do que assistimos na praia do Areão ... temos razão para começar a equacionar o futuro...
    O Futuro é uma tarefa de todos: poder local, poder central e cada um de nós... esta co-responsabilização só dará frutos se estivermos dispostos a aprender uns com os outros.

    O ambiente diz respeito a todos nós ... sinto uma certa frustração por Mira ainda não ter implementado a A21L. Foi uma falha do executivo a que pertenci. Vi no João Rua o perfil ideal para este projecto. Porque ele acredita nas vantagens da A21L

    Caros bloguistas, desculpem as incorrecções cientificas prováveis. Participem e corrijam. Gosto de aprender.

    Lurdes Mesquita

     
  • At 08:50, Anonymous Anónimo said…

    aprender ??? burro velho já não aprende...

     
  • At 09:05, Anonymous Anónimo said…

    Penso que não haverá muito mais a dizer, pelo menos em termos entendíveis por todos os que não são técnicos.
    Toda a gente viu os efeitos imediatos do esporão construido recentemente no limite do Concelho a Norte e o anterior executivo, e bem, apressou-se a pressionar o INAG no sentido de ser construido um idêntico a sul, antes que ficassemos sem areal nenhum nas Praias do Concelho.
    Não é a soloução certa? Não será com certeza! Era a única.
    Mas toda a gente tem consciência que a construção de esporões é um "método" ultrapassado e ja praticamente em desuso. Mas é o que temos.

    E enquanto as cabeças pensantes do poder central não arranjarem outras soluções, sugiro ao poder local que esteja atento.

    É que a Praia de Mira em termos urbanísticos e de ordenamento parece-me irrecuperável mas...desta vez vejam lá se deixam "escapar" ao menos o cordão dunar.

     
  • At 13:01, Anonymous Anónimo said…

    Zua


    trabalha pá.
    a camara paga bem, pá. trabalha.
    escreve em casa, pá.

     
  • At 14:12, Anonymous Anónimo said…

    Ó zua desprezível.
    Eu não trabalho na camara nem queria.
    E tu que fazes? és um zua de portomar com aspirações a ser da rua da corga?

    esses não são zuas. Não têm nome

     
  • At 15:14, Anonymous Anónimo said…

    AU AU AU ... QUE RAIVA !!! TÁ TUDO VACINADO POR ISSO NÃO HÁ PROBLEMA. AI QUE NERVOS QUE ELAS TÊM...ATÉ ESPUMAM PELA BOCA....MORDAM AQUI A VER SE EU DEIXO...ELES TÊM MAIS QUE FAZER SE NÃO ANDAREM A ATURAR GENTINHA COMO VOÇÊS...TOLITAS...

    Zé Carlos - Cavadas

     
  • At 18:46, Anonymous Anónimo said…

    A administração Central sempre se mostrou nos discurso, nas leis e nos regulamentos, tão determinada e intransigente na defesa do património natural quanto nos tem mostrado, na prática, ser ausente, displicente e descuidada nessa aparente preocupação...

    Proíbe quase tudo em nome da Protecção e Defesa do Ambiente... ao mesmo tempo, não cuida de quase nada e quando intervém, regra geral, piora o que de mau já havia...

    A Erosão da Costa é um excelente exemplo... Vamos resolvendo problemas e criando outros …e assim sucessiva e eternamente.

    As Florestas e os incêndios, parece-me ser outro exemplo engraçado...

    A Barrinha idem aspas...

    A erosão, vamos de ter de ir vivendo com ela, a Barrinha vamos ter de ir esperando, as florestas e os incêndios a ver vamos... Pressão, Negociação e capacidade de influenciar decisores políticos nacionais é o que se precisa, é o que eu espero dos nossos decisores… sem esperar nem tão pouco exigir, milagres… apenas que se tente !...

    Mas a qualificação urbanística da Praia de Mira tem de ser pensada, desenhada, programada e aos poucos, concretizada. Porque só pode ser assim. Não é preciso ser génio ou uma inteligência rara para perceber que o temos é muito pouco e que falar em Turismo qualificado ou Turismo de qualidade …. é ainda uma Utopia…

    É aqui que reside o desafio ao Poder Local e aos Autarcas. Sejam dos Poder sejam da Oposição, não sejam nem de um lado nem do outro. Auto estima, ideias e Acção Precisam-se…

    Não é tarefa fácil ? Pois não !... Nem sequer é tarefa que suporte prestar contas na transição de mandatos, porque exige tempo, mas um tempo que se mede mais que em anos, em gerações… Exige atitude e acções concertadas que passem de um executivo para outro numa lógica de uns complementarem o trabalho de outros… pelo positiva!... Será assim tão difícil ?

     
  • At 19:52, Anonymous Anónimo said…

    Claro que é dificil.
    E as promessa eleitorais de deixar fazer casas onde as pessoas quiserem?
    aina agora começou a festa
    Qual ambiente Dr. João.cá pra estes lados as acções aesse nível não passam de uns ecopontos e de umas limpezas de acácias agora que vem aí o verão.

    Não se iludam que esta gente naõ tem capaciades para ver tão longe.

    "Até o Dr. grego" tem dificuldades.

    HIHIHIHIHIHIHIHI

     
  • At 20:05, Anonymous Anónimo said…

    Caros Slinkman, João Rua e anónimo das 9.05

    Pelos vistos o panorama é mesmo preocupante ... pensava que ao "pegar" na preocupação do Slinkman e tentar contribuir para o debate de questões sérias e actuais da nossa Praia de Mira os outros bloguista "entrassm na onda" ... e as questões ambientais fossem aqui debatidas... pura
    ilusão!
    Ainda há seres que julgam que a aquisiçao de conhecimentos é limitada pela idade!
    Será que votou Soares, este ano?
    Zua e Zé Carlos os actos ficam com quem os pratica ...
    Mira é muito mais do que isso ...

    Apesar da minha provecta idade quero aprender, o conhecimento não ocupa lugar....

    Aos outros, aqueles que gostam de Mira, participem...

    Lurdes Mesquita

     
  • At 21:05, Anonymous Anónimo said…

    "até eu " to surprendido. a senhora das-lhes cada tareia.

    eles ficam com os ossitos todos desconxavados.

    mas sempre vao aprendendo qualquer coisita.

    vale sempre a pena.

    só tenho medo que daqui a um ano ainda andemos aqui a tentar ensinar-lhe alguma coisa

    é que até podiam aproveitar isto para por algumas ideias em pra´tica e fazer brilharetes mas como no são capazes ficam-se pelos textos ao nível deles.

    E têm muitos heterónimos

    O Dr. grego porque nao vem responder e assina? Explicava as suas razões e posições em relação aos temas expostos.

    Qual era o problema?
    Não é isto a Democracia?
    Têm medo?
    Não sabe?

    Todos sabemos que é frequentador assíduo deste blog. Não se iluda.

    Faça lá isso. Ficava-lhe mesmo bem.
    era uma mais-valia na sua brilhante carreira política.

     
  • At 23:51, Anonymous Anónimo said…

    Alertaram-me hoje para e existência deste blog e tenho estado a ler os textos e os comentários.

    Salta à vista uma...chamar-lhe-ia "implicância" com Miguel Grego.

    É bom sinal. É sinal que anda a trabalhar e nota-se.

    Quem conhece o Miguel, como eu, dos tempos do Liceu, sabe que ele sempre foi assim.

    Não lhe bastava ser bom aluno. Tinha que ser o melhor.

    Sempre foi naturalmente um lider.

    É de pessoas com este tipo de caracter que a nossa terra precisa.

    Inteligente, persistente, empreendedor, dinâmico e, ainda por cima, bem falante, como se costuma dizer.

    Miguel toda a gente conhece a maneira como sempre estiveste na política e à frente do teu Clube do Coração.

    Deixa-os falar.

    Não tenhas medo deles.Não te deixes intimidar. No confronto directo eles perdem.

     
  • At 09:08, Anonymous Anónimo said…

    O orelhas é um camelo
    lalalalalalalla
    lalalalalalalalala
    o orelhas fala plos cotovelos
    lalalalalalalalalallalaala
    mas nao se vê nada
    lalalalalalalalalalal
    o orelhaaaaaaaaaaassssss
    é o reeeeeeiiiiiiiiiiiiii


    anda pacheco...........

     
  • At 09:26, Anonymous Anónimo said…

    AI PERDEM PERDEM
    ENTAO NOS EMPREGOS .....
    FOI A NAMORARITA, A CUNHADITA,
    A CATACITA, AS AMIGUITAS DO RANCHITO,
    É O DINHEIRITO PRÓ CLUBITO, PRÓ LUIS JORGITO, TÁ TUDO CONTROLADITO...

    E OS FATITOS? É MESMO UM MODELITO!

    É UM GRILITO.
    O SUPERPRESIDENTITO

    LÁ QUEDA TEM TEM

    TAMBÉM NAO HÁ MAIS NINGUÉM....

    AONDE É QUE ESTÁ O RESTO?

     
  • At 13:57, Anonymous Anónimo said…

    ONDE ANDA O PESSOAL? ? ?
    ESTARÃO PARA O CONGRESSO DO PP? ? ?

     
  • At 18:30, Anonymous Anónimo said…

    Caro João Paulo. O projecto de requalificação do Parque de Campismo Municipal deixado pelo anterior executivo previa algumas construçoes tipo palheiro ao longo da zona do Lago do Mar.

    Tive oportunidade de ver esse projecto e era muito interessante.

    Esses palheiros, tanto quanto sei, ir-se-iam alugar a turistas que, nessas condições até passariam a vir mesmo de Inverno.

    Estavam a ser dados os primeiros pequenos passos no sentido de transformar o nosso turismo num turismo com um carácter menos sazonal.

    Honestamente não lhe sei dizer se o actual executivo abandonou o projecto ou se o quer levar em frente.

    Sei que era muito interessante. A qualidade do Parque aumentaria bastante, o ordenamento dentro do parque estava fantástico e com algum tempo passaria a ser uma boa fonte de receita para a Cãmara ao mesmo tempo que ia ajudando a transformar mentalidades no que respeita ao conceito de turismo que por cá se pratica.

    Não sei como está o projecto mas se tiver oportunidade peça para consultar.

     
  • At 19:40, Anonymous Anónimo said…

    caro Joao Paulo

    A ideia de criar uma espécie de "museu vivo" durante a época balnear, recriando a "arte xávega" que por vezes aparece nos folhetos turísticos, já foi pensada e já se fizeram bastantes contactos, previsão de custos, etc. A Região de Turismo do Centro, a Associação Empresarial de Mira, a Associação dos Pescadores da Arte Xávega e a CMM, todas estas entidades mostraram interesse em desenvolver o projecto. Porque não se concretizou?
    1º Os custos- pode não parecer mas manter 4 bois no minimo, pessoal para desempenhar os "papeis", durante 3 meses... fazuma soma jeitosa.
    2º Os bois- não é assim tão fácil arranjar animais habituados a "lidar" com o mar. Pareceu-me, na altura, a parte mais dificil.
    3º A seguir à época o que fazer com os animais? Se são assim tão dificeis de arranjar, não se iriam abater...
    Sem dúvida, que a existência deste "museu vivo" seria uma grande mais valia em termos de promoção turística. Na altura, o Dr. Maduro era dos mais entusiasmados ...
    Enfim, esperemos que não se desista.. Mira ficaria a ganhar!

    Lurdes Mesquita

     
  • At 00:48, Anonymous Anónimo said…

    Oi gente, esse Zua é um bronco viu
    Vocês falam em urbanismo, ordenamento do território, erosao costeira... o homem nao sabe o que é isso não.
    Dê uma olhada nas ruas da praia, aquilo parece uma colmeia! Todo mundo construindo bem juntinho, tem sitio onde nao passa carro, nao. Já visitou Vila Maria?!
    Bairro Norte? Gente as casa estão bem em cima da duna! Garagens por baixo! Como é que é possível, meu Deus!
    Esse Zua nao pode entender nada não!
    Ele diz que tem um caderninho... Olha, só se for de desenhos da escola. E mesmo assim...

     
  • At 12:33, Anonymous Anónimo said…

    Canarinho.Mê irmão, é isso tudo cara. Só que voçê tem que se lembrar também que essas obras não forma executadas agora em 6 meses né não ? Nos últimos 4 anos o Presidente Maduro deixou fazer muita coisa por aqui nessa bela Praia. Agora tem desculpa não. Não venha prá cima de nóis dizendo que a culpa é do Presidente Reigota... que cara de pau que voçê tem. Veja se se manca ó cara !

     
  • At 12:36, Anonymous Anónimo said…

    THE MIRAPOLIS "PALOP" BLOG!

    "I LOVE THIS VILLAGE".

     
  • At 13:19, Anonymous Anónimo said…

    Hei, cara
    Aquilo, lá, tem é décadas.Maduro, Reigota, tou aí nao.
    É do Zua mesmo. O que constroi desordenadamente até na duna.
    Politica tou aí nao.

     
  • At 16:20, Anonymous Anónimo said…

    Sou da mesma opinião do Eng.º João Paulo Calisto Nogueira, pois todas as ofensas pessoais deveriam ser feitas directamente cara a cara e não cobardemente através de um blog.

    Pois apesar de não me identificar minimamente com o actual executivo que lidera a nossa terra, ele foi eleito democraticamente e daqui a 4 anos também será avaliado por todos!

    Por isso temos dar tempo ao tempo!

    Não tenho duvidas acerca das boas intenções do actual executivo no que respeita a elevar a nossa terra para um patamar superior de desenvolvimento.

    Mas essas boas intenções parecem-me incompatíveis com alguns acontecimentos que me tenho vindo a aperceber, tais como os interesses pessoais (avenças, contratos e subsídios para amigos), aparecimento (novamente) de pressões imobiliárias, desculpas consecutivas com a situação herdada, abandono dos projectos iniciados por outros, mau funcionamento dos serviços (a divisão de obras particulares é um caso gritante), saneamento político de funcionários ...

    Desejo também realçar que estes problemas sempre existiram nos executivos anteriores, pois se assim não fosse estaríamos muito melhor!

    E já agora um provérbio:

    ”Á mulher de Cesar não basta ser séria tem que parecer!!!”

     
  • At 18:49, Anonymous Anónimo said…

    ó MIRENSE

    a DIVISÃO DE O BRAS PARTICULARES SO FUNCIONA MAL PARA ALGUNS.

    SE CALHAR NAO ES DA COR

    TENTA TORNAR-TE MAIS ROSA, ENGORDAR UNS QUILOS E USAR BIGODE.
    (MAS AFASTA-TE DO SINO DA IGREJA)

    VAIS VER QUE FUNCIONA

    OU ENTÃO FALA COM O DR. PALHAVÃ ELE RESOLVE OS PROBLEMAS TODOS

     
  • At 09:00, Anonymous Anónimo said…

    VIVA O PPD ! VIVA AOS COLAÇOS ! VIVA AO DINHEIRO E À GENTE FINA ! VIVA AO PODER MONETÁRIO ! VIVA AOS OURIVES ! VIVA O GABRIEL PINHO ! VIVA O RUA ! VIVA A LURDES MESQUITA ! VIVA À CRISTININHA ! VIVA Ó CARDOSO ! VIVA Ó BARRETO ! VIVA O FRADE ! ISTO SIM É GENTE SÉRIA ! ESTA MALTA AINDA DEVIA ESTAR LÁ NA CÂMARA ! ESTA GENTE BOA E CHEIA DE BOAS INTENÇÕES AINDA DEVIAM ESTAR NA FRENTE DA AUTARQUIA ! TOU TRISTE E SINTO A FALTA DESSA GENTE ! OH VIDA TRISTE ! OH REIGOTA VAI-TE EMBORA DEIXA GOVERNAR ESTA GENTE SÉRIA !!! MAS VAI-TE EMBORA NO TEU CARRO PORQUE ELES NÃO TE DEIXAM IR NO AUTOCARRO DA CÂMARA...APROVEITAS E TOMAS UM BANHO NA PISCINA QUE ELES FIZERAM OU NO BURACO DO CENTRO CULTURAL, PASSAS NO MERCADO DE MIRA E COMPRAS UM KILO DE SARDINHA E À NOITE VAIS VER UM CINEMINHA À PRAIA. FORÇA QUE EU VOU CONTIGO !

     
  • At 12:41, Anonymous Anónimo said…

    DESABAFO

    Será um dia possível discutirmos e criticar ideias e programas, apresentar soluções alternativas sem termos de estar do lado "bons" ou dos "maus" ?... Já é tempo de pensarmos em Mira sem ver onde está o PS e onde está o PSD ou outros quaisquer...

    Será possível olharmos para um espaço público como este e expressarmos o que de melhor pensamos ?

    Será possível deixar os comentários pouco próprios para os outros ?

    Será possível alguém ter ideias, exercer funções, expressar opinião ou simplesmente conversar e discutir sobre diferentes pontos de vista... sem suscitar estes comentários que nem sequer me atrevo a julgar... ?

    Será possível sermos um pouco mais exigentes connosco mesmo e com os outros também?

    Eu recuso-me a acreditar que o que se pensa e a forma como se pensa e se faz política em Mira, é isto !...

    Criticar exige antes de tudo, fundamentação !... e pode ser uma forma interessante de, todos, evoluirmos...

    Será assim tão difícil deixar de lado estas guerrilhas políticas ?

    Decida quem tem a legitimidade de decidir. E podem decidir bem porque têm gente interessada e com enormes capacidades...mas lembrem-se que qualquer decisão é passével de crítica... Unanimismo não são aconselháveis nem sequer existem...

    Critique, decisões ou ideias, quem tem opinião diferente e propostas alternativas para apresentar... e há imensa gente com capacidade de o fazer... Mas procurem apresentar soluções...

    Mas PENSEM NO CONCELHO, nem que seja num mero exercício de desenvolver a capacidade de racionar !... Escrevam e mandem textos... Discutam e validem as vossas ideias...

    Porque, novelas, a TVI faz melhor e tudo o resto, qualquer mesa e conversa de café, serve para exercer essa vontade de, sem qualquer critério ou sequer respeito, dizer mal de tudo e de todos...

    O Mirapolis, na minha opinião, e até por consideração a quem tenta comentar e discutir ideias, dispensa e agradece o desinteresse...

    Será difícil ?

     
  • At 13:00, Anonymous Anónimo said…

    pronto voltou o menino das 9 horas.
    trabalha, pá. ganhas pra trabalhar, pá. a camara paga-te.

     
  • At 19:04, Anonymous Anónimo said…

    Dr. João desculpe-me mas eu nao tenho que estar aqui a "levar" com os seus desabafos criativos.

    O Sr. Criou um Blog.Certo?
    Terá certamente consciência da definição de Blog.Certo?

    Tal como no dia-a-dia, tambem nos Blogs pode aparecer gente de toda a "raça" como se diz em bom gandarês.

    Eu sou visitante assíduo deste blog e nao tenho cor partidária.(nunca tive).

    Nunca aqui tratei mal ninguém nem fiz insinuações àcerca da vida pessoal de ninguem.

    Os meus parcos conhecimentos servem-me para colocar algumas questões ácerca dos destinos do Concelho e da maneira como está a ser dirigido.

    Bem ou mal o Dr. João reigota e a sua equipa ganharam as ultimas eleições e estão no poder.

    Por vezes conseguem-se debater aqui temas interessantes e (raramente é verdade) relacionados com os textos.

    Agora, sejamos honestos: sendo o sr. o responsável, este blog está automáticamente conotado com o PSD. Quer o senhor goste ou não é, actualmente, um vereador eleito por esse partido.

    É natural e é do conhecimento geral que o MIRAPOLIS incomoda.

    E incomoda quem? Quem está no poder, obviamente.

    Se o senhor tiver olhos para ver e não "emprenhar pelos ouvidos" deve notar que os comentários de baixo nível vêm sempre do mesmo lado.

    Agora eu e outros que aqui colocamos "posts" não temos que pagar pelo que os outros escrevem.

    Não acha Dr. João?

    Compreendo o seu desabafo e fico com a sensação que estará talvez até a ser pressionado, mas o Concelho de Mira não tem culpa e "nos outros" também nao.

    Cada um escreve como quer e como sabe e além disso, Dr. João, Mira é isto. Essa é a mais triste das realidades.

    Faça como eu. Faça como faz certamente na vida muitas vezes.
    Quem ou o que não interessa, agente passa à frente, ignora e despreza.

    Também foi só um desabafo.

    Anónimo porque posso.

     
  • At 19:07, Anonymous Anónimo said…

    Eu cá gosto de ser mais directo e como até sou espertito já reparei que o João Rua vem à carga com estas censuras de cada vez que se fala aqui de um certo empreiteiro de Mira. Será só coincidência?

     
  • At 20:55, Anonymous Anónimo said…

    Empreiteiro??
    aonde? Qual?
    estou mesmo ceguinho de todo.

     
  • At 12:46, Anonymous Anónimo said…

    ONDE PARA O VOLVO DA CAMARA?

    O reigota anda de Clio.


    O VOLVO? AONDE ESTÁ O VOLVO?

     
  • At 16:24, Anonymous Anónimo said…

    mais uma corridinha, mais uma batidinha.
    muito muito kilometro.de dia. de noite.sabado, domingo, feriado,corre, corre,corre.

     
  • At 19:04, Anonymous Anónimo said…

    Ó gentinha triste. Abram os olhos. Parecem burros com palas nos olhos! Será que nao conseguem raciocinar e pensar nas ideias do Rua ou em novas ideias em vez de estar contra só porque ele teve o azar (ou sorte) de ter sido eleito como vereador pelo PSD?
    Será que se ele tivesse aceitado o convite do sr. Reigota já estavam do lado dele?
    Deixem as cores partidárias de lado e ajudem Mira a crescer.

     
  • At 19:07, Anonymous Anónimo said…

    O ESTUPIDO DO MADURO MAIS A SUA COMANDITA DEIXARAM O AUTOCARRO. PRA QUÊ? NO ERA PRECISO PRA NADA.
    NUM TINHAM OLHOS NA CARA. O CARRO VOLVO VELHO. ERA COMPRAR UM NOVO. COITADOS NA VIAM MESMO NADA.

    MAL ESTE PRESIDENTE DÁ MAS VOLTITAS. PUMBA OFICINA. ATÉ DÁ PENA.

     
  • At 20:26, Anonymous Anónimo said…

    Caro LeoZua concordo plenamente consigo em relação à rotunda da Praia de Mira como alías em relação a todos os jardins da Vila nesta altura. É apanágio do Dr. reigota, e bem, não descurar os espaços verdes.
    Pessoalmente não gosto de palmeiras porque não estamos em África nem no Brasil e temos cá espécies muito bonitas mas, ainda assim acho que está realmente bonita a rotunda em causa.
    No entanto, aquilo que o sr. Considera Mamarrachos de madeira para mim são obras de arte. (mas é discutivel claro, porque a arte é discutível.
    Em relação ao desordenamento da Praia de Mira ja não concordo consigo.
    Aquilo não é igual a nada e os sr.s sabem bem disso. Comeram quanto quiseram onde quiseram. Construiram quase até à borda do mar. Construiram em terrenos de todos nós. Desculpe mas isso não se passa em mais lado nenhum neste Concelho.Terá uma justificação histórica certamente como todos saberão mas, ainda assim, nada justifica o que lá está feito.
    O sr. que se assina como Leozua deve ser da Praia ... calculo.Então vai negar ao resto do concelho que aí, durante um fim de semana de noite se fazem andares inteiros? Quere-nos fazer de burros? Todos sabemos disso. Planos prá Praia é tempo perdido.
    No tempo do dr. Maduro ainda se conseguiu evitar que o (aliás excelente) plano de pormenor dos prazos velhos deixado pelo Dr. Reigota, continuasse a ser viavel. Vamos ver se agora se continuam a ter essas precauções ou se vao começara aparecer casas e currais feitos em sítios onde estão previstas estradas ou outras infraestruturas.
    Quanto ao Eng. Cruz há um ditado que diz que "depois de mortos todos são bons". Ai agora era bom? Enquanto não o correram daqui naõ descansaram. Sabe que Herdades do Rato Frade e Transmitirs do Terrível eram daquelas coisas que o homem nunca tinha visto na vida e, para variar...ganharam os lobis dos grandes e ele foi-se embora. Agora já é bom.
    Quanto ao Plano de Pormenor de Mira pergunte na Câmara. Só lhe sei dizer que esse e o da Praia foram tramitados pelo executivo Maduro e entregues em Lisboa a seu tempo.
    Também não compreendo porque lá continuam se o executico actual até é da cor do poder central.
    Quanto à Lurdes Mesquita e a "nossa Praia" devo-lhe dizer que essa senhora, nos pelouros que lhe cabiam fazia mais pela vossa Praia numa semana do que a V. Vereadora vai fazer num ano.

    Gasóleo par os pescadores a preço reduzido.Diz-lhe alguma coisa?
    Lembra-se que o Gândara e Planta era na Praia?
    Não foi ela que o levou pra MIra.

    Pense bem antes de escrever caro Leo Zua

    Sou anónimo porque posso.

     
  • At 20:07, Anonymous Anónimo said…

    hoje de manha ouvi na r´dio nascença ..... estás a falar de ti, nao é? ainda não conseguiste sair do galho de deputado municipal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     
  • At 20:13, Anonymous Anónimo said…

    hihihihi
    OS MACACOS TEM UMA ESTRUTURA SOCIAL ..... TAO A VER .... OS JUVENIS .... OS DOMINADORES ... OS MAIS VELHOS.... E TAMBEM FAZ PARTE DA ASCENSAO SOCIAL OS PAPEIS SEXUAIS.... E ELES TAMBEM GOSTAM DE PAECEIROS DO MESMO SEXO... FAZ PARTE DA SUBIDA DOS GALHOS....
    NAO É LEOZUA?

     
  • At 20:45, Anonymous Anónimo said…

    Ele bem que falou no molhe.


    É mais natural.

     
  • At 22:24, Anonymous Anónimo said…

    Caro leozua

    Não sei que filmes de comédia costuma ver mas aconselhava-o a dedicar-se à leitura.

    É que os seus textos não são perceptíveis.

    Construções legais na duna? percebi bem? estamos a falar da mesma coisa?

    Quando chega à parte do Plano dos Prazos Velhos então torna-se mesmo imperceptível.
    Mas gosta ou não gosta?

    O meu "excelente" não era irónico.

    Mas calculo que o senhor seja um bom técnico de Planeamento porque, depois de tanto trabalho de tantos técnicos, se o senhor diz que naõ é possivel "executar as áreas de construção"... (baralhou-me outra vez).

    Ja agora um conselho aqui do ignorante: pratique, faça umas cópias ou uns ditados em vez de andar a ouvir a RR. É que quiser screve-se com S.

    Anónimo porque posso

     
  • At 22:28, Anonymous Anónimo said…

    Já agora:

    Recomendo-lhe a TSF. Deixe lá o jogo da mala.Assim ia aprender mais sobre sociedade e política e ja podia vir escrever para este blog com mais segurança.
    Ou então decida-se mesmo pela Antena 3 e deixe lá isto para quem sabe. Para os ignorantes como eu.

    Anónimo porque posso.

     
  • At 00:01, Anonymous Anónimo said…

    Se não é técnico de planeamento então deve ter algum terreno na zona.

    Quanto à televisão recomendo: discovery civilization, discovery science e canal história. Odisseia e national estão um bocado ultrapassados.

    Eu só vejo a TVI porque sou fútil e ignorante e gosto das novelas.


    Recomendo-lhe a leitura do Livro do Manuel Maria Carrilho.
    Vai aprender como nunca se chega a ser político. Já que é isso que pretende.

    Não tenho tempo nem disposição para lhe responder a mais nada. Vou ver o circo das celebridades.

    Anónimo e ignorante porque gosto

     
  • At 21:25, Anonymous Anónimo said…

    nem técnico nem terrenos na zona...

     
  • At 22:28, Anonymous Anónimo said…

    Sr. Anonymous, porque posso, para fim de conversa consigo, em relação ao Plano de pormenor dos Prazos velhos tenho duas coisas a dizer-lhe. 1º- O plano é muito bonito para quem vê a maqueta, eu também gostaria de o ver executado, pois aquela zona da Praia de Mira só ficava valorizada. 2º- quando digo que é uma aberração, é simplesmente porque fez-se um traçado que não permite ás pessoas que lá vivem e pagam impostos por isso, restaurarem as suas casas caso o pretendam fazer dentro da legalidade, ou se alguém quiser construir a sua casa e não tiver dinheiro para construir mais do que rés-do-chão ou simplesmente não quiser, tem que o fazer, há ainda a situação de parcelas de terreno que simplesmente desaparecem o que ganham os seus donos com isso! Não se teve em conta a realidade social da zona. Um exemplo concreto do PPPV existem áreas de implantação de 121,00m2 porquê 121 e não 120 conta certa, os técnicos estagiários que elaboraram o projecto durante dois anos no parque de campismo não sabiam fazer arredondamentos? Anexos com 52,00m2, o PDM não permite o máximo de 45,00m2. Tem algum amigo arquitecto ou engenheiro civil? Pergunte-lhe se o PPPV está bem conseguido tecnicamente. Depois diz-me que se constrói numa noite, não é numa noite é num fim-de-semana, é só pagar algumas feijoadas. Ponho as mãos no fogo em que das duas uma, ou o senhor não vive em casa própria ou vive num apartamento, porque se não for nenhum dos casos, duvido que a sua casa esteja exactamente como o projecto que entregou na câmara, a isso chama-se o quê?
    A construção nas dunas a que eu me refiro, é no bairro do norte caso não saiba aquilo era tudo duna, foi loteado e vendido pela câmara. Diz o senhor que só na Praia de Mira é que se vê isso, tome por exemplo o que vai ser feito no antigo local das torres da Torralta em que até o Sr. Primeiro-ministro foi ligar os explosivos e promover o empreendimento! Aquilo é o quê, não é duna? E não, não é só na Praia de Mira que se fazem construções clandestinas, há bem pouco tempo houve um acidente mortal numa construção clandestina na Rua velha que vai para Cantanhede, penso que se chama Fernandes Costa, e o Sr. Vereador Nélson Maltez disse em declarações à televisão que um dos principais problemas da câmara era a construção clandestina e desordenada no concelho, no concelho! Não falou só da Praia de Mira.
    Desculpe se tenho erros de escrita ou pontuação, vossa excelência saberá certamente corrigir-me e indicar-me alguns bons livros para eu aprender a ler e a escrever.
    Espero que o meu texto esteja compreensível a vossa senhoria.
    Leozua

     
  • At 13:00, Anonymous Anónimo said…

    Caro Leozua

    Proponho que nos deixemos de ironias.
    Confesso que até me dá algum prazer esta "discussão" que temos mantido ultimamente.
    Certamente saberá escrever tão bem quanto eu e quanto à palavra "quiser" tenho noção que é um erro frequente que muitas vezes até se trata só de uma gralha. o S e o Z estão encostados no teclado do computador. As minhas desculpas.

    Tenho muitos amigos engenheiros e arquitectos mas confesso que não me sinto â vontade para discutir o PPPV em termos técnicos.

    Haverá falhas de concepção, admito-o, mas foi um bom esforço.

    Tanto quanto sei está , há já algum tempo sujeito a medidas preventivas publicads em DR.

    Também lhe posso dizer que vivo em casa própria que não tem os 17 metros permitidos. Tem 19. Não precisei de pagar feijoadas. Os 17 metros são uma estupidez em terrons com a forma que têm os do nosso Concelho.Sabe como fiz? Mandei o empreiteiro avançar 2 metros para tras. E sabe porque o pude fazer? Porque como o senhor deverá saber no início da obra vai uma fiscal dar o alinhamento e partir daí não aparece la mais ninguem.
    A licença habitabilidade é obtida com a simples apresentação do livro de obra devidamente prenchido pelo engenheiro responsável que nunca lá pôs os pés e que no fim pasa uma declaração a dizer que está conforme o projecto.Tudo isto sem nunca ter ido à obra.
    Isto vai acontecer até algum dia acontecer uma tragédia parecida com aquela que aconteceu no Salão e aí sim, quando um Eng. desses
    sofrer na pele pelo facto de ter assinado coisas sérias inconsequentemente, eles vão aprender.


    Eu sei que há loteamentos a norte em sítios onde era duna. Aliás a Praia em tempos remotos seria pouco mais que duna. Mas estamos a falar de coisas feitas talvez ha 15 ou 20 anos. Esses terão perdão. Não teriam concerteza na altura noção de ordenamento e fizeram-no.

    Agora, no mesmo norte as gargens feitas ilegalmente pelas dunas dentro são recentes. E essas não têm perdão.

    Julgo que poderão acusar o executivo Maduro de muita coisa mas em termos de licenciamento deu uma lição de correcção que lhe custou talvez a derrota nas últimas autarquicas.

    Também tenho conhecimento que teria um colaborador menos correcto que assumiu algumas asneiras aí na Praia, é verdade.

    Quando o então vereador Nelson Maltez se referiu a ilegalidades no Concelho ia caindo o carmo e a trindade. Parecia que o homem estava a dizer uma grande mentira.
    Mas convenhamos que a Praia é um bocado pior que o resto do Concelho e é para mim mais triste porque os seus recursos naturais mereciam mais consideração por parte de todos.

    Mas o tempo tudo traz. O Dr. Reigota voltou e já se constroi à vontade como dizem alguns empreiteiros aqui de Mira.


    Está tudo feliz outra vez e o dinheirito começa novamente a entrar nos bolsos dos grandes.

    Para finalizar as feijoadas. Todos sabemos como funciona. Mas sabe esses meninos fiscais estão sempre na mó de cima.
    Todos sabemos e todos nos calamos. É o mal desta terra e deste País.

    Começo a gostar de si. è bom ver estes assuntos aqui discutidos.Provavelmente tal como eu, como não deve não teme.

    Não lhe recomendo nenhum livro. Cada um lê o que quer. Peço-lhe apenas que continue a insistir nestas questões aqui no blog que eu vou fazer o mesmo. Não sou da área nem trabalho na área mas preocupa-me que ninguém discuta isto.

    Parece que é assunto tabu no nosso Concelho. Não têm nocão do que pode vir a acontecer a curto prazo. Atrasados em relação ao resto do mundo como sempre.

    Já agora Dr, joão Rua. Gostava de saber a sua opinião sobre o PPPV.

    Anónimo porque posso.

     
  • At 22:26, Anonymous Anónimo said…

    O PPPV é um plano interessante... mas, infelizmente, é apenas um plano.

    É interessante porque as soluções de desenho e de estrutura que apresenta poderiam qualificar uma área de excelência mesmo junto à barrinha e permitia ganhar imensos espaços públicos... Seria maisum centro agradável e atractivo na Praia de Mira.

    Mas os planos pouco ou nada resolvem se não tiverem por detrás uma vontade politica operativa de fazer com que as coisas aconteçam... e ali, não é nem nunca será, fácil... a propriedade e a história de apego á propriedade não ajudam...

    Isto de fazer planos de pormenor sem ter controle ou capacidade de intervenção sobre a propriedade, pouco resolve...

    Mesmo assim entendo que seria interessante que um executivo, mais que o plano formal, procurasse implementar as soluções ali preconizadas... como ?

    reunindo com grupos de proprietarios e concertando bolsas de intervenção... Aos poucos as pessoas reconheceriam que todos ficariam a ganhar... mas é preciso tentar, negociar, sensibilizar... e poderiam ir loteando sector a sector...

    Eu penso que seria possível implementar aquele plano... com mais ou menos alterações seria possível...

    Agora fazer um plano e publicá-lo em Diário da república e esperar... é pouco ou quase nada... se não se negociar e discutir com grupos de proprietários nada será realizado e o plano nunca será mais que um mero plano...

    É que isto dos planos não são coisas meramente técnicas !... São essencialmene opções políticas que estão em jogo...

    Mas planos como aquele também não responsabilizam apenas a autarquia. Os proprietários têm de ter a capacidade de ver que o futuro deve ser mais planeado e que edificar é hoje uma acção exigentedo ponto de vista da imagem, das infraestrutras e da organização dos espaços públicos e equipamentos...

     
  • At 22:09, Anonymous Anónimo said…

    Caro João, quem iria realujar os roprietários enquanto decorressem as obras dos loteaentos, a Câmara teria suporte financeiro para isso? Eu já o disse e vou repetir, o plano é bonito, mas impossível reordenar uma zona como aquela. Aquilo não é um deserto onde se podem fazer traçados sem cortar casas e terrenos.

     
  • At 23:09, Anonymous Anónimo said…

    meu caro
    não seria aconselhável executar o plano de uma só vez e de uma forma impositiva... mas a ter de haver loteamentos ou novas urbanizações as regras deveriam ser o mais próximo possível das estabelecidas no plano...

    para isso é evidente que seriam necessários entendimentos entre proprietários (eu sei que não é fácil...) e por isso acredito que se fosse poissível (e parece-me que é...) pegar num sector mais desocupado e concretizá-lo com projectos de arquitectura e de espaço público qualificado, aos poucos, as pessoas começariam a olhar para bons exemplos e a perceber a rentabilidade que uma imagem e um projecto cuidado pode trazer ao seu terreno...

    Outro aspecto importante perceber é que a execução imediata do plano seria para os "espaços vazios" e as novas urbanizações... o existente seria tratado apenas quando fosse oportuno a substituição do edificado.... e aí o mercado imobiliário pode acelerar esse processo....

    Porque uma coisa também parece evidente nas peças desenhadas a que lembrode ter observado. O cadastro regra geral, permitia à generalidade dos proprietários a execução de mais que um lote... O que é óptimo !... e as margens (pelo menos 50 metros !!!) da Barrinha devem ser espaços públicos...

    Hoje existe também mecanismos para igualizar, entre todos os proprietários e a própria câmara (se for ela a realizar as infraestruras, os custos e os ganhos resultantes do plano... o que significa que se pode definir à partida, o direito e a expectativa legítima de cada proprietário, numa base de igualdade de tratamento...

    Mas, confesso, olho para o plano e não deixo de gostar, mas tenho a perfeita consciência que não é tarefa fácil... Mas caramba, é tempo de aceitar desafios e de procurar qualificar... tente-se, pelo menos...


    Vou procurar obter mais informação e até imagens do plano e nas próximas semanas, num texto abordar este assunto que me parece interessante... Talvez com mais informação possamos discutir melhor...

     
  • At 01:14, Anonymous Anónimo said…

    O QUE ERA MESMO FANTÁSTICO ERA QUE NESTE BLOG TAMBÉM PARTICIPASSEM POLITICOS E TÉCNICOS DA CAMARA. SÓ ASSIM CONSEGUIRIAMOS CHEGAR A ALGUM LADO. MAS...DEVO ESTAR A DELIRAR.. SE CALHAR É UTÓPICO MAS. PENSO QUE O JOAO RUA TERÁ A CAPACIDADE DE LHES ESPLICAR QUE PARA ALÉM DAS BOCAS FULEIRAS DE ALGUNS E DAS QUEDAS DE NIVEL, NESTE BLOG TAMBEM SE FALA DE COISAS SÉRIAS E QUE INTERESSAM A TODOS. VÁ LÁ JOAO. LANCE-LHES O DESAFIOS. PARA BEM DE TODOS E PRINCIPALMENTE DO CONCELHO.

     

Enviar um comentário

<< Home