MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, julho 06, 2006

As nossas Palmeiras e outras árvores






Metrosideros - Nerium - Shinus - Callistemon-
Tamarix


Texto de
João Rua

Um dos problemas da Praia de Mira é sem dúvida a Imagem... A imagem e a qualidade do espaço público...

Eu sempre defendi que passeios mais largos e uma arborização adequada resolvem muitos problemas, mudam e qualificam a imagem dos sítios. Mas "depositar uma bateria” de Palmeiras junto à Marginal numa acção isolada e desgarrada de qualquer projecto mais abrangente e coerente, é evidente que não resolve, por si só, problema algum.

A Praia precisa, como de “pão para a boca” de uma intervenção sobre o espaço público... e logicamente disso fará parte, obrigatoriamente, uma arborização cuidada e coerente... Passeios, menos carros, “pedonalização” de arruamentos, arranjo do largo centro, mas também do parque de estacionamento junto ao campo do”Touring”... e das ruas do Bairro Norte, ... e das margens da Barrinha....e essencialmente das Marginais: do Mar e da Barrinha.... Tudo sustentado em projectos cuidados e coerentes (desculpem mas a falta de dinheiro não é desculpa…pelo menos estudar soluções e pensar não custa assim tanto)

Não é que as palmeiras incomodem, antes pelo contrário, alegram a vista e dão um outro ar à nossa Praia ... (a Marginal parece outra !... está de facto mais bonita !...) mas custam dinheiro e o problema é que não percebemos onde se enquadra tal acção… foi assim porque alguém se lembrou e prontos...e o mais provável acontecer é o que tem acontecido sempre….

Perguntei a um colega arquitecto paisagista o que achava do sítio e da solução encontrada. Aconselhou-me:

Atendendo ao clima agressivo (vento forte e salinidade) talvez fosse interessante experimentar espécies mais resistentes como por exemplo (e foi então que desbobinou uma série de “palavrões”)... Metrosideros (em formação de árvore); Tamarix; Shinus; Nerium em formação de árvore; Callistemon

Como cuidados adicionais, usar exemplares já bastante desenvolvidos e protegidos por rede de emsombramento do lado do Mar, pelo menos no primeiro ano. Aconselhou ainda a não usar apenas uma única espécie… pode-se assim ir avaliando a que melhor se adapta…

Fica a sugestão…

34 Comments:

  • At 10:08, Anonymous Anónimo said…

    Os culpados somos nós!
    Sim, é um facto, quantas vezes falamos nos cafés e nas ruas das politicas escolhidas por este ou aquele executivo? milhares vezes. e quantas vezes nos incomodamos junto da edilidade para saber o real peso dessas politicas, qual o seu custo/benefício. Nenhumas, ou pelo menos quase nenhumas.
    Não terá a CMM tecnicos competentes na àrea para avaliar esta quetão das palmeiras? acredito que sim. A opção tomada foi boa? Se sim, louros a quem a tomou, se não muito sinceramente acho que devem ser responsabilizados os autores e sofrerem as devidas consequências. porque senão o que acontece é a a contínua progressão deste "modo operandis" do "faz-se e se correr mal olha, paciência, temos mesmo azar!" Mas quem diz nesta situação, diz em situações tão banais como os trabalhadores que fazem os arranjos nas ruas, nos passeios e que são empregados da CMM. Demoram uma eternidade a concluí-los, chegam tarde ao local de trabalho, não têm um armazém bem arrumado, etc etc.... a culpa não é deles é de quem os supervisiona.

    "Em terra de cegos quem tem um olho é Rei"...

    Observador

     
  • At 10:33, Anonymous Anónimo said…

    T E K T O





    A colocação das Palmeira não passa de um pequeno exemplo da má gestão realizada (e mostrada até agora) pelo actual executivo da Câmara.

    Não estou contra as palmeiras em si, apesar de também não achar que as mesmas se adequam à imagem típica da nossa praia.

    O problema das palmeiras (tal com o Dr. João Rua salientou) é o acto isolado que elas representam. O impulso de alguém que ninguém consegue explicar.

    Uma gestão eficaz não se faz aos coices!

    Esse acto grave revela assim uma total ausência de planificação e estratégia.

    E isso é que é grave!

    Este executivo tem de em primeiro lugar saber o que pretende para a praia. E depois mandar fazer estudos de arranjos urbanísticos (aos próprios técnicos da Câmara) e pedir orçamentos (custo estimado deste acto 0€!!!).

    A desculpa da má situação financeira aqui não se aplica!

    Pois se tivermos um bom projecto e não nos desviarmos dele, faseando-o, talvez nas próximas eleições ainda não esteja concluído mas daqui a 10 anos concerteza que estará!!!


    Enquanto isso vamos aproveitar o belo fim-de-semana que se aproxima, para ir até à nossa Praia de Mira tomar uns banhos de sol e mar...pois apesar de só termos bandeira azul por cunha do nosso presidente, considero-a a MELHOR PRAIA DE PORTUGAL... provavelmente por também ser a minha!

    Fica também essa sugestão...

     
  • At 23:05, Anonymous Anónimo said…

    Pois é João, assim que procuraste credibilizar este espaço, proporcionando aos seus "fãs" e aos seus atentos leitores verdadeiras discussões e apresentação de ideias próprias, com pontos de vista respeitáveis, passíveis de serem questionados e contra-argumentados; de valorizar este espaço por aquilo que se diz, ou escreve, pelo que se questiona, ou se reforça, pelo que pensamos, ou do que nos faz pensar, pelo concreto em vez do abstracto, pelo que queremos dizer e não pelo que querem que digamos... eis que, em dez a quinze dias, este blogue deixou de ser e de representar um ponto de passagem obrigatória pelos "caminhos da rede" nos PC´s dos mirenses!

    E nem se pode dizer que são as opiniões vetadas, ou censuradas como alguns já disseram. Basta ver o contador de visitas do blogue (reduziu para mais de metade desde então)!...
    Culpa das férias? Do Mundial? Das dificuldades económicas?

    Não me parece! Apenas e só, pq as intrigas, o "diz que disse" e as invejas pessoais passaram a estar submetidas a uma "questionável" moderação. E digo questionável, não pq não concorde com ela, mas pq aos olhos de muitos surge como uma censura prévia aos seus "invejáveis" e "pertinentes" contributos aqui deixados de uma forma deliberada, por vezes mesmo explícita nos objectivos a atingir, como quem não olha a meios para alcançar o que pretende.
    Não creio que foi para isso que criaste este espaço.

    Aqui, parece-me oportuno realçar a tua dignidade e, de certa forma, a resposta dada a quantos diziam que o teu objectivo era a promoção pessoal, deixando e de certa forma ignorando voluntariamente os comentários, alguns deles ofensivos, "invadir" este espaço sabendo do gosto tão local pela vida alheia. Momentos houve em que, categoricamente se afirmava que assim o blogue seria mais falado e ainda que daí tirarias mesmo alguns benefícios a vários níveis.
    Faço também a minha mea culpa, pq houve momentos em que essa teoria parecia estar a ser demonstrada, sobretudo no aspecto de colocar este espaço na boca dos mirenses!
    Devo-te dizer que ainda hoje estou convencido de que, inicialmente (reforço, inicialmente), essa me pareceu uma forma mais ou menos eficaz de "marketing bloguístico" que conscientemente quiseste assumir, mas de uma coisa não tenho dúvidas a tua integridade intelectual, pessoal e política prevaleceu e levou-te ao caminho certo, colocando-te e pondo este espaço, repito uma vez mais, como um ponto de referência, um marco na forma de falar e discutir democracia e a coisa pública no nosso concelho.

    Não quero julgar, ou sequer ousar contestar essa tua decisão (de moderar os comentários), respeito-a e comprendo-a, até pq várias vezes defendi, e tive oportunidade de te dizer, que determinadas opiniões sob o manto do anonimato, tinham em vista sobretudo ataques pessoais, profissionais e invejas políticas. Infelizmente, como tb já disse algumas vezes, e muitos concordamos, existem pessoas que não sabem usar e usufruir da liberdade de expressão e daquilo que significa viver em democracia.

    O saber estar e o saber ser responsável pelas atitudes e por aquilo que se pensa e principalmente, por aquilo que se diz, ou escreve, é um acto democrático mas, só quando claramente assumidos, isto é, sem recurso a anonimatos.
    Em democracia não pode valer tudo!

    O que continuo a pedir-te João, é que continues esta tua luta, este teu caminho, eu vou cruzar-me por aqui várias vezes, contigo, com outros, concordando-se ou discordando-se do que aqui for dito e, pelo menos enquanto acreditar que o respeito uns pelos outros e a clareza de ideias e opiniões vai prevalecendo, como tu e felizmente alguns tb defendem, é que só desse modo se poderão alcançar "os melhores resultados".

    Por isso, façamo-nos ao caminho!

    (Peço desculpa pelo tamanho da intervenção)

    Ass. - e.p.g.

     
  • At 00:52, Anonymous Anónimo said…

    A escolha das espécies a utilizar na arborização ou paisagismo deve ser feita de forma cuidada. Não percebo de paisagismo, mas não gosto do que temos em Mira comparado com outras realidades. Veja-se o exemplo de Cantanhede na quando a nova EN 234 foi feita o que fez. E não foi à muitos anos. Creio que em Mira até se plantam algumas árvores mas parece que não pegam...
    Na Praia optou-se por palmeiras um bocado como se tem optado um pouco por todo o país. Mira pode ser diferente... Podemos optar por árvores frondosas e resistentes junto ao mar. E se possível gastem o dinheiro em espécies já crescidas sempre garantindo a sua sobrevivência claro...
    Já agora, poderíamos transformar perfeitamente o pinhal contíguo ao cemitério e que faz a ligação à estrada por trás do Centro de Saúde (toda essa zona), num parque da Vila. Onde as pessoas pudessem andar a pé, circular de bicicleta, correr, andar de patins em linha, com animais (peixes da região, patos, garças, galinholas, etc. É que no centro da Vila nada temos. Ficaríamos com um espaço de natureza fantástico aberto a todos. Penso que toda essa zona é pública???

    Ass: Satã

     
  • At 00:22, Anonymous Anónimo said…

    Caro EPG

    PALMEIRAS. PALMEIRAS. PALMEIRAS é o tema.

    Essas suas divagações profundas acerca dos objectos e objectivos e do "marketing" do blog....dão muito que pensar.

    Palmeiras na Praia de Mira

    Ghegados à marginal parece que acabámos de ghegar a uma Praia em África.Horrível.

    Naõ me apetece dizer ques está bonito só para ser simpático.

    Nem sequer é bonito realmente.

    Por momentos parece que há algo ali que não bate certo. Depois até podemos ter a ilusão que está bonito e... quando começamos a gostar... reparamos que, ainda por cima estão a secar!!!

    Cada vez estou mais desiludido com este executivo.

    Quanto custaram as palmeiras afinal? Quantas associações ficaram sem subsídios ou pequenas obras por fazer?

    Entao já não se sabia que iam secar. E pior...se não secassem, mais cedo ou mais tarde, um qualquer jardineiro da Câmara ia fazer-lhes o que fez a quase todas as outras .Uma poda quase letal! Nunca reapararam? Coitadas eu até nem gosto mesmo delas mas não havia necessidade de lhes fazer tal "trabalhinho". Reparem nos troncos das plameiras na Av. da barrinha e em Mira.Foram decepadas. Sim: ficaram com menos 40 cm de diâmetro no seu cepo ao cimo ao pé da folhagem.

    Se calhar até é natural.Calculo que um jardineiro em Portugal não tenha formação para cuidar de palmeiras. Se fosse no Brasil...

    Por isso, coitadas das pobres alienígenas que aterraram na marginal, é melhor morrer já de uma morte ensalitrada do que mais tarde verem-se decepadas por um qualquer jardineiro implacável.

    Talvez um dia tenham todas o mesmo fim apesar do seu aspecto deselegante.

    Quem sabe um dia, quando o Sr. Manuel Frade coneguir finalmente legalizar o seu emprendimento hípico, elas não vão todas em cima de um camião viradas à Lagoa. Talvez venha a ser a solução para as finanças da Câmara. Ouvi dizer que as paga bem.


    E então EPG? Que tem a dizer sobre as palmeiras? Ou não quer dizer nada. A ambiguidade é uma posição confortável.

     
  • At 00:25, Anonymous Anónimo said…

    No outro dia ao passear a pé na Praia de Mira deparei-me com umas peças em metal no chão que dizem CMM (Cãmara Munipal de Mira ?) e têm um número.
    Alguém me sabe dizer o que é? Para que servam?

     
  • At 09:41, Anonymous Anónimo said…

    Antes das Palmeiras e dos passeios....
    Muito sinceramente penso que existe coisas mais simples, que deveriam ser feitas. A manutenção dos espaços verdes existentes, separadores das faixas de rodagem estão vergonhosos, os parques de laser na floresta completamente degradados, limpeza desta é nula e a época de incêndios já aí está. Que Deus esteja conosco. Em relação aos passeios muito sinceramente penso que antes de se pensar em possiveis zonas pedonais que se deve incutri uma cultura por parte dos comerciantes que respeite o espaço público. Quando há uns anos se alargou o paaseio da av. Infante D. Henrique, vejam o que se passou, infelizmente alguns comerciantes tomaram posse de grande parte do passeio, não resultando portanto mais valias para os peõs. mas para esses comerciantes..... aumentou-se o espaço comercial sem custos adicionados, bem bom. Cuidado com os novos possíveis projectos. Comecem primeiro por incutir uma correcta cultura comercial.

    Observador

     
  • At 12:13, Anonymous Anónimo said…

    Gostava de te perguntar João, se em alguma reunião de câmara deste essas ideias como referes no texto, das varias espécies que se podem plantar em vez das já famosas palmeiras, e se sim, gostava de saber o que foi dito pelo executivo camarário. È que é de uma irresponsabilidade de todo tamanha o que se está a fazer a tais espécies, e ainda pior, estão a vê-las morrer e nada fazem. Será que quem as plantou não deu alguma garantia a câmara? Será que foi feito assim só por fazer? Sem qualquer tipo de responsabilidade? Afinal temos ou não muito dinheiro na câmara? É que juntando ao gasto das palmeiras têm a festa de São Tomé de borla, sem pedir um euro sequer, o que não seria muito, atendendo ao que se diz de tanta falta de dinheiro. Um euro por cada eleitor que votou no Dr. Reigota e restantes Mirenses já seria muito e estariam de alguma forma a ajuda-lo a endireitar as finanças de Mira. É com estas situações e o facto de agora o ruído não prejudicar ninguém na zona das festas, que Mira não anda. É por estas e outras que virão com certeza que Mira não desenvolve, criam-se problemas a um executivo e não a outro, enfim…..é a terra que temos. Peço publicação.

     
  • At 16:46, Anonymous Anónimo said…

    Vou pegar nas palavras do meu amigo observador para começar “A manutenção dos espaços verdes existentes, separadores das faixas de rodagem estão vergonhosos, os parques de laser na floresta completamente degradados, limpeza desta é nula e a época de incêndios já aí está. Que Deus esteja connosco. Em relação aos passeios muito sinceramente penso que antes de se pensar em possíveis zonas pedonais que se deve incutir uma cultura por parte dos comerciantes que respeite o espaço público”. Observador isto não é plágio é para dizer que estou perfeitamente de acordo contigo nesta matéria. Quanto ás tão faladas palmeiras fui dos primeiros a dizer que gostava e continuo com essa opinião, não percebo porque querem tanto afastar as palmeiras da nossa região! Porque não afastam também as batatas e o milho por exemplo? Também não são espécies autóctones! Quanto ao salitre sempre vi e continuo a ver imagens em que as palmeiras além de estarem perto do mar chegam a estar quase dentro dele e nem por isso morrem! As únicas espécies originárias desta zona e que realmente aguentam o tempo e se desenvolvem são as que se encontram nas dunas, e lá não vejo nada com mais de 50cm de altura! Em vez de se falar mal das palmeiras deviam tê-las cuidado, pois desde que me lembro na avenida marginal não existem árvores sejam elas de que espécies forem porque simplesmente não se adaptam, ou não são bem tratadas. Alguém sabe quanto custaram as palmeiras? Foram compradas? Foram alugadas? É que a mim cheira-me a empréstimo publicitário, não estou a levantar falsos testemunhos é só a minha opinião! Satã quais são as espécies que conheces que se adaptam àquela zona? Quanto à censura aplicada no blog, o que não acho que seja, apenas foram aplicadas algumas regras e a sociedade está regulada por regras, acho bem, pelo menos desapareceram daqui alguns ignorantes que apenas pretendiam destabilizar e não rentabilizar o blog. Se o Sr. João pretendeu com este blog a sua auto promoção, não acredito que tenha obrigado alguém a vir ao blog, lê-lo e comentá-lo. Para finalizar, observador, no teu post, o primeiro deste texto em que dizes “e quantas vezes nos incomodamos junto da edilidade para saber o real peso dessas politicas, qual o seu custo/benefício” achas mesmo que se lá fosses perguntar alguma coisa alguém te respondia?

     
  • At 18:22, Anonymous Anónimo said…

    Continuo a afirmar que gosto muito de palmeiras e afins, só não entendo porque tanta teimosia em coloca-las em sítios que está mais que demonstrado que não dá. Existem outras espécies que provavelmente aguentem esse clima da marginal, é uma questão de procurar um bom engenheiro e questionar quais as espécies. O Dr. João sugeriu algumas, será que o executivo deu atenção? Eu coloquei essas questões ao João e ainda não obtive resposta. Como vereador deve saber se foram compradas ou alugadas ou foi uma questão de publicidade como refere o prezado leozua. Fico a aguardar respostas…Peço publicação.

     
  • At 19:53, Anonymous Anónimo said…

    Ó EPG

    MAS...E as Palmeiras?? Esqueceu-se outra vez de comentar. (sem ofensa claro)

     
  • At 20:38, Anonymous Anónimo said…

    As palmeiras custaram 10.000 € (ver actada sessãode CM de 27 de Junho)

    Eu não desgosto das palmeiras... aliás qualquer árvore que aguentasse ali era excelente...o que aborrece é tudo parece ser feito de uma forma desgarrada... S

    A lógica que eu defendo é que se pense de facto naquele espaço mas no seu todo... carros, passeios, arborização, mobiliário urbano, limpeza, iluminação...tudo isso...

    De uma forma concreta nunca havia colocado esta questão na sessão de câmara... Falei sempre na generalidade da intervenção sobre o espaço público... o texto foi suscitado pelas referencias ao assunto nos post e porque sempre que lá passo vejo a história a querer repetir-se...

    joao rua

     
  • At 21:05, Anonymous Anónimo said…

    Estimado Leozua,

    comecei o meu comentário desta forma "A escolha das espécies a utilizar na arborização ou paisagismo deve ser feita de forma cuidada. Não percebo de paisagismo, mas não gosto do que temos em Mira."
    Em relação às arvores que refiro frondosas e resistentes que poderemos escolher de futuro acredito que as haja. Não afirmo quais são, pois não sei. Deixo a questão para alguém que perceba do assunto. Como isto é um espaço de opinião e partilha de interesses, cabe aos entendidos a escolha dessas espécies. Será o Srº um dos responsáveis pela escolha das palmeiras??? Terá engordado algum kilo com essa compra?
    Cumprimentos calorosos
    Ass: Satã

     
  • At 21:18, Anonymous Anónimo said…

    10 000 euros?

    A quem compraram?

    Houve um concurso?

     
  • At 21:22, Anonymous Anónimo said…

    "Para todos os participantes nesta actividade haverá um almoço convívio com lugar a designar posteriormente"

    in site da CM Mira

    continua a não haver ninguém que veja estas coisas?

     
  • At 21:29, Anonymous Anónimo said…

    Ap ler a uma acta da Câmara na Internet deparei-me com o texto que passo a transecrever.

    Só gostava que me fosse explicado o porquÊ destes pedidos por parte da Prof.ª Lurdes.

    Há algo que devamos saber? Fiquei curioso

    O excerto da acta:
    ----1 - “ Exº. sr. Presidente da Câmara Municipal de Mira: Maria de Lurdes Domingues Mesquita, vereadora sem pelouro, em regime de substituição, portadora do B.I. nº. 8245305, residente na rua Central de Sul nº. 74, Lagoa, requer, ao abrigo do artº. 4º. da Lei 24/98 de 26 de Maio e dos artigos 61º. a 64º. do CPA, informação relativa ao processo “Transmitir, Transportes Rodoviários, Ldª.”, a decorrer desde 1999 na CMM, nomeadamente, regularização do processo de compra e venda de terreno e processo de licenciamento da obra edificada pela firma” .-----------------------
    ---- 2- “Exº. sr. Presidente da Câmara Municipal de Mira: Maria de Lurdes Domingues Mesquita, vereadora sem pelouro, em regime de substituição, portadora do B.I. nº. 8245305, residente na rua Central de Sul nº. 74, Lagoa, requer, ao abrigo do artº. 4º. da Lei 24/98 de 26 de Maio e dos artigos 61º. a 64º. do CPA, autorização para consulta de facturação detalhada do número verde da CMM, referente ao ano de 2005, em dias previamente definidos, após as 15 horas e 30 minutos”

    Agradecia esclarecimento

    Obrigada

     
  • At 21:33, Anonymous Anónimo said…

    Já agora só mais um bocadinho da mesma acta.
    É que nao sabia que os Governadores Civís autorizavam Ajustes Directos.
    O excerto:Governador Civil ao local, estavam presentes, para além da comunicação social, também algumas entidades, mas, lamentavelmente, não estava presente nenhum representante do INAG, entidade responsável pela execução da obra de construção do esporão; que, era urgente a reparação da referida estrada e, por isso, tinha autorizado o recurso ao ajuste directo, para permitir a sua execução de uma forma mais célere;

     
  • At 22:33, Anonymous Anónimo said…

    Ó srª profesora

    Então foi-se meter com o Gaiola?

    Atão agente até pensava todos que estva tudo legali.

    Ai senhor o que a Mulher foi fazer

    Agora é que são elas.

    E sempre a esclareceram?

    Já está tudo resolvido?

    A senhora anda com a pica toda.


    Pois eu só não sei se o Processo TRANSMITIR interessará aos leitores do blogue.

    Não sei Sr. João. fica ao seu critério ««««««««««««««««««««

     
  • At 00:33, Anonymous Anónimo said…

    Caro anónimo das 21:29

    Como deve ter reparado invoquei a legislação referente ao estatuto da oposição e, ainda, aquela que deveria permitir qualquer cidadão deste país ter acesso aos documentos da administração pública, desde que acautelados alguns condicionalismos, o que até nem era o caso.
    Quanto ao processo Transmitir, a decorrer desde 1999, existem algumas "situações" por solucionar e que um vereador da oposição, enquanto representante do povo que o elegeu, deve acompanhar tendo em conta a defesa dos interesses municipais.

    Quanto à consulta da facturação detalhada, durante o ano de 2005 (durante o mandato que fiz parte), do número verde da autarquia, também este caso está directamente relacionado com a defesa do erário publico. Como deve ter verificado, sugeri que a consulta deste dossier fosse feita em dias previamente definidos pelo executivo, após as 15:30. A definição do horário deve-se à minha disponibilidade profissional. Já agora leia a acta toda ...

    Aproveito para lhe comunicar que me foi negado o acesso a estes documentos.

    A estes e a outros ...

    Consulte o C P A, a L A D A e o Dec-lei 24/98 e comente.

    "Quem não deve não teme."

    Lurdes Mesquita

     
  • At 01:28, Anonymous Anónimo said…

    É verdade onde ad a Drª Ludes Mesquita? Ela escrevia bem. Já não lhe interessa o blog sem TRICA TRICA?
    Obrigado joão.

     
  • At 10:34, Anonymous Anónimo said…

    Ok João, obrigado pela resposta. Deixo no entanto mais algumas questões que penso serem do interesse de todos. O que vai ser feito para angariar fundos para a festa de São Tomé? Será que vai ser mais um pequeno buraco para abrir e fechar daqui a 4 anos?
    Não me entra na cabeça uma câmara que se diz em divida, oferecer 4 dias de festa. Temos o exemplo da Expofacic que não tem, se não me engano, nenhum dia de borla para as pessoas de Cantanhede. Os 10000 euros de plantas não vão ser reclamados pela câmara a empresa que prestou o serviço? Ou pelo menos exigir a troca das mesmas? Uma empresa da área tem de ter alguém competente para ver que tais plantas não se adaptavam ao ambiente em questão. Estas são algumas questões que deixo para já. Se tiverem resposta agradecia a colocação das mesmas. Obrigado e Abraço para ti.

     
  • At 19:19, Anonymous Anónimo said…

    Eu gostava de saber que competência tem o Sr. Presidente par optar por um ajuste direscto. Então isso não está previsto numa lei?
    Se não está temos razões para estar todos preocupados.

     
  • At 23:44, Anonymous Anónimo said…

    Depois de ler o artigo num jornal sobre o assalto ao edíficio da Câmara quero aqui deixar os meus parbéns aos ladrões pois eu ando há algum tempo pra saber quando é que o Presidente está dentro do edifício e ainda não consegui.
    E por acaso até ja experimentei fazer-lhe esperas
    Já vi que tenho de mudar de profissão.
    Parabens pela perspicácia.

     
  • At 23:52, Anonymous Anónimo said…

    Direito de resposta.
    Estimado Sr. Satã, dou-lhe a minha palavra de honra que está muito enganado em relação à minha pessoa! Eu realmente tenho engordado uns quilitos mas ás custas do meu trabalho que me permite comprar aquilo que como, não sou, não fui nem nunca serei político nem a minha actividade me dá acesso a qualquer tipo de esquema para poder engordar às custas de qualquer autarquia como o Sr. dá a entender. Continue a tentar descobrir quem sou, se ler o código Da Vinci é capaz de aprender como chegar até mim…
    Espero que o Sr. João publique este post para eu poder dar uns esclarecimentos ao Satã sobre a minha pessoa.
    Mas voltando às palmeiras, porque raio tanto mal dizem delas? Nunca vai ser possível agradar a Gregos e a Troianos! Quantos de vós já pagaram viagens a sítios exóticos onde o que vêm na paisagem são palmeiras e mais palmeiras? Plantem palmeiras, plantem outras espécies, cuidem delas, façam da Praia de Mira um sítio para onde as pessoas possam gostar de vir, passar umas férias, deixem construir aldeamentos, resorts de luxo por todo o concelho (não estou a falar de situações ilegais, não me confundam com herdades de lagos reais), puxem esse tipo de serviços para a nossa terra! Deixemo-nos de conversa da treta de que não há dinheiro e que só a cor política que nos interessa é que trabalha bem! Como Martin Luther King disse um dia “I have a dream…” eu também tenho um, que apareça um dia um executivo camarário que tenha coragem de trabalhar e de dar trabalho à oposição para assim podermos ser alguém um dia! Sr. Existem pessoas com o Sr. João e como a Sr. Lurdes Mesquita que estão eleitos pelo povo e são vereadores, dêem-lhes pelouros, bons ou maus políticos, foram escolhidos pelo povo.
    Quanto ao preço das palmeiras, peço desculpas mas estava mesmo convencido que lá estavam por empréstimo publicitário.
    Professora Lurdes Mesquita pode definir "situações"? Quem não deve não teme.
    Leozua…

     
  • At 01:02, Anonymous Anónimo said…

    Caros bloguistas

    Isto há coisas que dão que pensar ..

    Hoje, houve reunião de câmara. Já agora imaginem qual o munícipe que estava no salão nobre para expor os seus problemas? O Senhor João Terrível, dono da Transmitir! Apesar da participação do público não estar prevista deu-se (com o consentimento de todos) autorização para o Senhor fazer uso da palavra e entre outras coisas disse:

    - que estava incomodado com o facto do nome da Transmitir constar num panfleto anónimo a circular em Mira;

    - que a empresa já foi lesada com a demora da resolução do processo, pois tinha sido feita uma candidatura (suponho que em 1999 ou 2000) e na ordem dos 180 mil euros (não sei precisar), que em Março do corrente ano terminou o prazo da empresa receber aquela verba, por culpa do processo pendente na autarquia.

    - que se admirava por eu não conhecer este dossier pois estive 4 anos na camara.

    - pediu a análise da situação e a sua resolução.


    O Presidente referiu estar sensível aos argumentos apresentados e que iria procurar uma solução com os serviços. E, pasme-se, deu a entender que não conhecia (completamente) este assunto, referindo que não tinha acompanhado o processo enquanto vereador. O processo começou em 1999. O doutor Reigota ainda esteve 2000, 2001 a presidir a camara!

    Quanto a mim as obras não eram da minha competência, confesso que não tinha o hábito de questionar processos de obras, a não ser aqueles problemáticos e em que os munícipes iam com frequencia`a camara.
    Houve um dia que o senhor Terrível, no gabinete da presidência, me começou a contar a história do problema da empresa mas fomos interrompidos, já não me recordo por quem, e fiquei sem saber toda a verdade.

    Peço informação ao executivo actual devido a alguns comentários, para mim estranhos, que me chegaram ao conhecimento.

    Negaram-se a fornecer-me informação, bem como a consultar o processo.
    Hoje, perguntei ao senhor Terrível se ele via algum inconveniente que eu o consultasse. Respondeu que não via inconveniente.Neste preciso momento o senhor presidente corta-me a palavra, impedindo-me de continuar a falar.

    Concluindo, parece-me que a Transmitir foi "vitima" da burocracia deste país ou de alguns actos (presumo, administrativos) mal conduzidos. Estranho, que durante 6 anos nada se tenha feito e, mais ainda, porque se iniciou com o Dr Reigota (1999), passou pelo executivo do Dr Maduro, e já decorreram quase 9 meses de mandato do actal executivo Dr Reigota, ...deve ser algo bem complicado.
    Porque não posso ver o processo?

    Repudio as cartas anónimas, que tudo afirmam e ninguém se pode defender.

    Não acredito em coincidências ...

    Lurdes Mesquita

     
  • At 15:44, Anonymous Anónimo said…

    Relativamente ao Caso Transmitir, eu só faço esta questão?

    - Será que tenha sido por culpa de algum Presidente de Câmara ( Reigota, Maduro) que o problema aina não tenha sido resolvido?

    - O será outro problema a ver com áreas de terrenos que a conservadora não consegue resolver. Não façam política onde não devem

    E mais não digo

    Um Abraço

     
  • At 20:46, Anonymous Anónimo said…

    Não tem muito a ver com o tema mas já foi muito falado e vai continuar a ser, reparem no que eu li no Diário de Aveiro, e transcrevo:
    ESTÁ NAS TUAS MÃOS LANÇAR A SEMENTE DO TEU FUTURO
    INCUBA-TE
    CONCURSO DE IDEIAS
    O “incuba-te” é uma iniciativa da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro que visa premiar ideias que viabilizem empresas tecnológicas.
    10000 EUR para o primeiro prémio.
    Cerca de 20000Eur em prémios totais.
    Candidata-te de 3 de Julho a 29 de Setembro.

    Mais informações em http:ie.web.ua.pt

    Foi publicado no dia 11 de Julho de 2006, agora digam-me se a incubadora de empresas é um falhanço em Mira. A gestão camarária é que tem de por mãos, e não andar de trás para frente sem saber ao certo o que fazer. E mais não digo…

     
  • At 12:06, Anonymous Anónimo said…

    Direito de resposta.
    Estimado Sr. Satã, dou-lhe a minha palavra de honra que está muito enganado em relação à minha pessoa! Eu realmente tenho engordado uns quilitos mas ás custas do meu trabalho que me permite comprar aquilo que como, não sou, não fui nem nunca serei político nem a minha actividade me dá acesso a qualquer tipo de esquema para poder engordar às custas de qualquer autarquia como o Sr. dá a entender. Continue a tentar descobrir quem sou, se ler o código Da Vinci é capaz de aprender como chegar até mim…
    Espero que o Sr. João publique este post para eu poder dar uns esclarecimentos ao Satã sobre a minha pessoa.
    Mas voltando às palmeiras, porque raio tanto mal dizem delas? Nunca vai ser possível agradar a Gregos e a Troianos! Quantos de vós já pagaram viagens a sítios exóticos onde o que vêm na paisagem são palmeiras e mais palmeiras? Plantem palmeiras, plantem outras espécies, cuidem delas, façam da Praia de Mira um sítio para onde as pessoas possam gostar de vir, passar umas férias, deixem construir aldeamentos, resorts de luxo por todo o concelho (não estou a falar de situações ilegais, não me confundam com herdades de lagos reais), puxem esse tipo de serviços para a nossa terra! Deixemo-nos de conversa da treta de que não há dinheiro e que só a cor política que nos interessa é que trabalha bem! Como Martin Luther King disse um dia “I have a dream…” eu também tenho um, que apareça um dia um executivo camarário que tenha coragem de trabalhar e de dar trabalho à oposição para assim podermos ser alguém um dia! Sr. Existem pessoas com o Sr. João e como a Sr. Lurdes Mesquita que estão eleitos pelo povo e são vereadores, dêem-lhes pelouros, bons ou maus políticos, foram escolhidos pelo povo.
    Quanto ao preço das palmeiras, peço desculpas mas estava mesmo convencido que lá estavam por empréstimo publicitário.
    Professora Lurdes Mesquita pode definir "situações"? Quem não deve não teme.
    Leozua…

     
  • At 17:14, Anonymous Anónimo said…

    Em relação ao anónimo das 15.44 gostava de o lembrar que, se havia um problema de áreas não de via ter sido licenciado.
    Se não foi licenciado deviam lá ter ido os fiscais.

    Mas claro. Esses só aparecem na minha ou na sua casa se fizermos um murito. Em 1999 quando a transmitir foi erguida eles não passaram lá.

    É política sim. E daquela que interessa a todos esclarecer. tenha lá paciência.

     
  • At 01:15, Anonymous Anónimo said…

    Dr.João isto estava a ficar tão interessante.

    O que terá o tal processo de tão importante?Também fiquei curioso.

    E realmente é estranho. Uma obra daquele tamanho... ali... ha tanto tempo.Dá que pensar.

    Só mostra como em Mira andamos todos a dormir. Enganam-nos com uma pinta.

    Quem diria. Para mim uma coisa daquele tamanho tinha que estar legal.

    Estou indignado. Então não está legal?

    Foi o que depreendi.

    E então? Qual é o proximo passo?Se o senhor dono da empresa queria mostrar o processo porque não deixaram?

    É muito muito estranho.

    Estou solidário nessa busca da verdade.

    Já é altura de começarmos a tomar conta daquilo que é nosso.

    Mira é nossa. Temos a obrigação e o dever moral de estarmos todos atentos.

    Não sei se é por ser comunista mas...ainda acredito que seja possível fazer de Mira aquilo que... tinha que ser.

     
  • At 23:27, Anonymous Anónimo said…

    Voltando ainda às palmeiras e jardins. Houve uma obra que passou despercebida e é mais uma que os paisagistas não "opinaram", se "opinaram", da melhor maneira.No centro da Vila de Mira colocaram no separador central, que vai do cruzamento do centro civico até à camara, arvores novas que com o crescimento estão a dificultar a visibilidade para quem diáriamente vem de carro, da rua dos bombeiros para o centro e quer atravessar em frente. Não consegue ter a noção dos carros que vêm no sentido Mira/Praia tendo que deslocar-se para o meio do cruzamento para depois avançar.
    Será isto zelar pela nossa segurança? O embelezamento como já foi dito deve estudado e enquadrado ou não?

     
  • At 20:31, Anonymous Anónimo said…

    Permita-me o Sr. João e permitam-me os colegas de blog que faça aqui algumas “reivindicações”. Como dizem que os políticos da nossa autarquia visitam este blog, permitam-me que me sirva dele para fazer chegar ao executivo camarário alguns casos que estão a acontecer no nosso concelho e que pelos vistos têm passado ao lado de quem de direito.
    Situação 1 – Canal de Mira, cheio de algas e de jacintos de água já mal se vê a água.
    Situação 2 – Regas dos jardins públicos, regam a qualquer hora do dia até mesmo às duas da tarde na hora de máxima intensidade do calor no nosso país, se regassem por volta das 24:00 seria uma rega muito mais eficaz.
    Situação 3 – Na curva do marco existe uma pequena rotunda que fica inundada facilmente deixando a partir daí a água a correr para a estrada, situação bastante perigosa uma vez que quem vem de Mira para Portomar mesmo a baixa velocidade pode sair da sua faixa de rodagem devido a óleos no pavimento.
    Situação 4 – Durante as festas em honra de S. Tomé a estrada que vem do Bairro Novo e passa pelo túnel do Edifício Bela Casa deveria ser de sentido único pois causa bastantes engarrafamentos quanto alguns automobilistas vão para entrar na nacional 109 e vêm outros da nacional para o Bairro Novo.
    Situação 5 – Já não era tempo de apagarem o grafiti realizado pela juventude comunista no muro do mercado da Praia de Mira? Penso que a data do tal encontro já está ultrapassada, a mensagem foi passada só falta mesmo devolver a alvura aquele muro.
    Para acabar queria felicitar a junta de freguesia da Praia de Mira por ter limpo a vala Nova.

     
  • At 20:32, Anonymous Anónimo said…

    Vereadores do PSD de Mira contra fecho de extensões de saúde.
    Antes de tudo quero salientar que NÃO ESTOU A FAVOR DO FECHO DAS EXTENSÕES DE SAÚDE NEM A DEFENDER NINGUÉM. Li há dias num jornal da nossa terra um comunicado do PSD de Mira assinado pelos vereadores do PSD na Câmara Municipal no qual se mostram frontalmente contra o fecho de duas extensões de saúde de Mira e do possível fecho de outra. Como já disse não sou a favor deste fecho pelo que considero que o povo de Mira vai sofrer bastante com essa nova realidade uma vez que se já é difícil agora arranjar consulta então depois será praticamente impossível. Só queria fazer o seguinte comentário: No comunicado os vereadores do PSD dizem “Incompreensivelmente, o responsável máximo por estes serviços e estas decisões é o Prof. Dr. Fernando Regateiro, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro e também presidente da Assembleia Municipal de Mira. (…) tinha o dever e a obrigação de informar a Mira estas decisões(…)”. No meu ponto de vista não será ao Sr. Prof. Dr. que compete informar Mira sobre estas decisões, isso soaria a fuga de informação e a compadrio, elas deveriam, se é que não foram, ter sido comunicadas ao centro de Saúde de Mira, e este é quem deveria informar a população e as extensões em causa. Quanto ao silêncio do Sr. Presidente da Câmara Municipal, só digo isto, acho mal! Assim como tenho visto nas televisões deveria ser o povo a juntar-se e a manifestar-se contra esta decisão, uma vez que já é do conhecimento de todos e se ainda ninguém fez nada para que a decisão seja revogada pelo menos em relação a Mira a culpa também é do povo que espera e deixa andar. Aos vereadores do PSD na Câmara, obrigado por mandarem publicar o comunicado, embora pense que peque por excesso de partidarismo, um comunicado mais aligeirado e igualmente esclarecedor com certeza faria a oposição ganhar uns pontitos “confiança” entre a população Mirense, uma coisa que as pessoas pudessem ler, ficar esclarecidas e que não conotassem logo à primeira vista ao PSD.

     
  • At 16:06, Anonymous Anónimo said…

    Parece que o Presidente João Reigota que tanto se gabou de ter poder de falar e tratar por "tu" com os ministros e até o nosso primeiro, afinal não marca nada!

    Vejamos:

    1. A ponte do Cabeço, quase um ano depois tudo está igual;

    2. A conclusão da Variante, idem;

    3. E esta história de fechar as extensões de saúde então é o máximo do crédito e do "poder" que o Dr. Reigota e de, como tantas vezes foi dito ao longo da campanha, a mais valia que representava o Prof. Dr. Regateiro para Mira!!!...
    Ele que até se gabou publicamente(enganando os mirenses) de ter sido responsável pela futura, agora nova "ex"-extensão do Seixo!?!

    Concluindo, em que é que ficamos? Manda alguma coisa Dr. Reigota e Dr. Regateiro? E o Dr. Martins, médico nascido e criado na Lentisqueira, não diz nada aos seus conterrâneos?

    Então Dr. Reigota, já não o recebem no Terreiro do Paço? Já não entra nos gabinetes?
    E Dr. Palhavã, é melhor preparar a população para o fim do Tribunal em Mira, já não falta muito!...

    Estas são as verdadeiras preocupações e decepções destes vendedores de ilusões!!!...

    Não há pacchorra, para tanta mentira!


    "METRALHA"

     

Enviar um comentário

<< Home