MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, julho 10, 2008

Continuamos a apostar na Sorte...



Opinião
João Rua


... Basta percorrer, calmamente, a estrada florestal do Poço da Cruz em direcção ao Seixo, e deixar o olhar observar a nossa floresta, para que sejamos, quase imediatamente invadidos por uma sentimento de perplexidade imenso...


... Qual o sentido

- de se falar em limpeza da floresta ?

- de se pensar e de estruturar acções de prevenção de incêndios ?

- de se elaborarem PMDFCIs (Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios), PROFs (Planos regionais de Ordenamento Florestal) ou outros estudos e distribuir Informação sobre a intensidade do Risco ou da perigosidade de Incêndio ?

- de se articularem meios e de se planearem acções de Protecção Civil ?

- de se instituir e abrir épocas especiais de prevenção e de combate a incêndios ?


... Quando

Em pleno Julho, se assiste, em plena floresta, a uma imensa quantidade de resíduos (leia-se, ramos, troncos, matos...) resultantes de acções de limpeza, secos, amontoados ao sol, semana após semana...


Provavelmente estamos mesmo à espera que arda para então sim, colocarmos em acção todo o nosso conhecimento e meios de planeamento...


E o provérbio ? Ninguém se lembra ?


"... Mais vale prevenir que remediar ..."



4 Comments:

  • At 14:26, Anonymous Anónimo said…

    Caro amigo João, sabes perfeitamente que este ano não é para limpar nada, mas para o ano e próximo das eleições vai ser de arrasar, e logo me darás razão.
    Este ano temos uma inauguração de uma obra, a variante ao Lago Real, ups, desculpem, a praia de mira, que nunca em tempo algum podem reclamar COMO SENDO DELES, NUNCA.
    Só tenho pena e como dizes, que é se porventura vem um incêndio qualquer e destrói o que nos resta. Mas vamos ver esperar mais um pouquito, talvez se limpe no fim das estações quentes.
    Uma coisa tenho por certa, limpeza vai ser sim,,,,,, no próximo ano.
    Tenho dito. Abraço a todos.
    Lendario

     
  • At 13:09, Anonymous Anónimo said…

    ZÉ LAGOA

    Acerca do mesmo assunto...

    De vez em qd, lá pego eu na minha ginga e vou dar umas voltas por ai!!! À dias dei a seguinte volta Lagoa-Casal-Pescanova-Praia-Barra-Seixo-Portomar-Lagoa...ufff.

    No fim além de ficar cansado tb fiquei alarmado!

    A floresta está literalmente ao abandono!!!
    Suja em todos os sentidos, quer por material combustivel quer por todo o tipo de lixo...

    Vi também pela primeira vex "in loco" o desvaste feito na zona da Pescanova (convido a irem lá ver o tipo de floresta que se derrubou)... espero senceramento q tenha sido um mal necessário!!!
    (Será que não havia outro local neste país, para implantar tal industria?)

    Já agora aproveito se por acaso alguem com poder para tal ler este comentário, LIMPEM O PERCURSO PEDONAL ATRÁS DOS MAÇARICOS!!! ESTÁ INTRANSITÁVEL!!!

     
  • At 15:38, Anonymous Anónimo said…

    Por ter tocado no assunto, deixe que lhe diga que tb fui ver a "Pescanova", é de bradar os ceus o que foi feito a mata, e para nada, pq sei que não vai originar grandes empregos,,,,vai ser tudo informatizado,,,,,tudo.
    É uma lastima terem acreditado em tanta conversa,,,mas já está feito.
    A ver vamos.
    Abraço a todos
    Lendario

     
  • At 10:11, Anonymous Anónimo said…

    ... no mandato do vosso maduro nem se cortou o pinhal da gandara, nem se deixou arder grande parte da mata... nada disso aconteceu.
    nao ha paciencia para tristes

     

Enviar um comentário

<< Home