MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

terça-feira, dezembro 11, 2007

Modernidades, Orçamento e Novas Tecnologias


opinião de
João Rua

1. Gosto imenso de brincar e de levar as coisas sem o peso institucional que torna tudo demasiado cinzento e pesado e que inibem as pessoas de apresentarem pontos de vista diferentes… é verdade, gosto. Mas há coisas que devem estar sempre presente, mesmo acima de todas as legalidades. Seriedade e responsabilidade.

2. Sendo vereador sem pelouro, estando as reuniões de Câmara agendadas para as segundas e quartas feiras de cada mês (presumo para cada um dos vereadores poder programar as suas vidas …) é estranho receber um “e-mail convocatória “ para uma reunião extraordinária para analisar e discutir, imaginem só, o Orçamento!....

3. Se o Executivo não consegue preparar o Orçamento de forma a enquadrar a discussão numa reunião ordinária então consegue fazer o quê? Provavelmente entende que não é um documento com importância, ou tão pouco lhe dispensou a atenção que merece ou ainda, muito menos está interessado em ouvir opiniões sobre as opções que considerou… É pena… e é pobre…

4. O e-mail que vos falei, provavelmente é tão ou ainda mais extraordinário que a própria reunião já de si extraordinária. Enviar por e-mail os elementos para a reunião é uma demonstração de modernidade e de enquadramento face aos novos tempos. É. E até concordo, aceito e defendo que assim seja. Facilita a comunicação e torna tudo mais rápido. Mas também responsabiliza.

5. Mas também podemos questionar que níveis ou preocupações de seriedade e de responsabilidade existe num e-mail:

- Enviado a 04 de Dezembro de 2007 pelas 12:24 pm (quer dizer meio da tarde do dia 4, terça feira, mais precisamente à hora do almoço…) com elementos para serem analisados e discutidos numa Reunião Extraordinária para o dia 06 do mesmo mês e do mesmo ano (quer dizer quinta feira às 14:00 horas…)?

- Que sugere uma reunião extraordinária sem que haja qualquer assunto que mereça essa classificação: Extraordinário. É que não me parece que o Orçamento o seja… É óbvio que em qualquer gestão o Orçamento é um elementos central e fundamental.

- Que integra 9 ficheiros e nenhum deles é sobre qualquer explicação, por mais breve que fosse, das razões que motivaram a necessidade de nos reunirmos extraordinariamente

- Que desses 9 ficheiros referidos, 8 perfazem 104 páginas e um outro “Proposta regulamento taxas licenças 20082.docm” nem sequer abre…

6. Mas que raio de democracia participativa é esta? Já percebi que o nível de debate não interessa muito, já percebi que às reuniões vão mesmo aquelas coisas que vão porque vão e nos fazem fazer pensar que fazem sentido haver reuniões de Câmara… sei essas coisas todas e aceito-as… embora discorde totalmente. Traduzem formas de ver e exercer a política municipal, paradas e ultrapassadas no tempo. Respeito esta forma de “ver” a política mas não me revejo nem quero ter nada a ver com ela.

7. Quanto à Reunião, é evidente que não compareci…

8. Quanto ao orçamento é o que é… é fraco

9. Quanto a tudo isto é mau de mais para perdemos demasiado tempo. Fica o registo e fica o desafio a quem quer que leia estas linhas. No mínimo pense sobre o sentido do poder local de hoje e sobre as capacidades, competências e formas de actuar dos Executivos… Se é isto que queremos, óptimo… se não é, acreditem, poderemos fazer muita coisa…

10. Quanto a mim, acho que já não tenho nem paciência nem sequer pachorra para aturar jogos, fintas, birras e birrinhas. Se e quando quiserem discutir seriamente e abertamente, contem comigo. Estive, estou e estarei sempre disponível. Não o querendo só peço que não me macem muito… e não é assim tão difícil. Basta evitar mandarem-me e-mail deste tipo… Mas não é uma forma de desconsiderarem a instituição “Sessão de Câmara”… apesar da famosa máxima “foram cumpridos todos os preceitos legais”

11. Até lá, que o Executivo fique com o Orçamento, que faça a sua gestão, que revele o) seu génio… mas nas horas vagas de tão esforçada missão, peço-vos, encarecidamente, reflictam sobre a dimensão do envolvimento democrático e cívico na discussão…

12. E claro, peço-vos ainda desculpa se por causa desta minha forma de pensar e analisar as coisas, pelo que parece desajustada aos tempos modernos, fiz alguma análise própria dos anos da Grécia Antiga ou coisa que se pareça…

13. E vamos continuar a considerar e a tratar do Concelho assim?

3 Comments:

  • At 14:46, Blogger Carlos Monteiro said…

    Neste orçamento, não vai haver muita diferença do que tem acontecido nas últimas décadas, mesmo com dinheiros bem ou mal repartidos. A bancada que defende o executivo vai votar a favor, porque acha que é um bom orçamento, a oposição vai votar contra porque o considera péssimo em todos os aspectos, são frases que se repetem todos os anos, seja qual for a cor politica que esteja no poder!... Todos os anos é a mesma coisa, não se discutem metas nem prioridades, para onde vamos? Para onde queremos ir? Isso pouco importa! Continuamos com os vícios de sempre!
    Sobre este orçamento em apreciação, penso que é "o possível", reflexo dos vários constrangimentos que lhe são impostos. “Sem ovos ninguém consegue fazer omeletes”. Todavia, isto não significa que neste orçamento, não estejam significativos investimentos em áreas importantes.
    Por isso fiquem tranquilos, pois o investimento continua assegurado. Penso, aliás que alguns teriam o desejo que assim não fosse, estou certo que irão continuar a discutir vários cenários virtuais.
    Quanto ao que nos é exposto pelo João, pela minha parte, defenderei sempre a discussão política produtiva e séria. Estarei sempre aberto à discussão, ao confronto de ideias e também à concertação. Porque penso que a discussão política se pode produzir com rigor, com seriedade e com elevação.
    Com certeza que as coisas irão mudar, esperamos que seja para melhor.

     
  • At 12:32, Anonymous Anónimo said…

    Caro João:

    Pois é ....não é para muitos novidade o teu texto e comentário.

    Para outros... será o momento de irem deduzindo que certas intervenções e comentários neste blogue não são intenções ou birras meramente políticas...são realidades permanentes.

    Mas como diz o Carlos, esperemos por novos métodos e processos..para melhor.

    Nesta época de paz, fraternidade e solidariedade...deixemos para o novo ano ...outros comentários e opiniões.

    Para ti um abraço de solidariedade e um FELIZ NATAL.

    Para todos os amigos BOAS FESTAS.

    José Frade

     
  • At 11:48, Anonymous Anónimo said…

    OLHO VIVO
    Discutir para quê? analizar para quê? trocar ideias para quê?
    Para quê estas vâs esperanças do carlos monteiro que as coisas vão mudar?
    até 2009 nada muda. Ontem e hoje e amanhã..

     

Enviar um comentário

<< Home