MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quarta-feira, novembro 07, 2007

Deliberação 2253 /2007 - PU Vila de Mira




Opinião de
João Rua


O Plano de Urbanização para a Vila de Mira entrou, finalmente, em vigor. É só mais um plano mas integra um conjunto de reflexões e de propostas que podem ajudar a "pensar e a construir" uma Vila melhor, mais atractiva e mais agradável.
Tal como todos os planos também não será este que resolverá os problemas. Mas sugere, alerta e lança desafios ambiciosos.
O principal problema dos planos é levá-los á prática. A tentação de ficarmos sempre pelo mais simples e o mais óbvio (que é o " já podemos construir mais...") é demasiado grande e tende a desvalorizar as questões essenciais. E na Vila de Mira existem também algumas como por exemplo:
- A definição de um centro urbano mais propício à sua vivência porque hoje não é fácil identificar onde está actualmente o verdadeiro centro da Vila;
- O envolvimento urbano, que deve ser cuidado ao nível do desenho e da estrutura, de toda a área concentrada, e excessiva, de localização de equipamentos
- O grande parque urbano que envolve a Lagoa e possibilita a ligação ao Casal. Este sim um desafio para 15 ou 20 anos...
- A chamada de atenção para um centro urbano qualificado como é Portomar ou a identificação do que todos achamos lógico melhorar, como o largo da Feira de Portomar...
- Uma nova organização viária e a sugestão de estruturação viária e urbana para os grandes "espaços desocupados" no centro de uma Vila que se deseja, urbana. E aí o quarteirão envolvente à Igreja e a ocupação marginal da Avenida constituem exemplos de áreas que merecem atenção, desenho e acima de tudo cuidados redobrados no licenciamento.
A ideia central do plano de urbanização da Vila de Mira pode resumir-se a três preocupações:
- Não licenciar edifícios, caso a caso, sem ter um prévio enquadramento de desenho e de programa para áreas coerentes e lógicas. Isso implica "negociar e motivar" os promotores e saber dizer "sim" mas também saber dizer "não"...
- Ter sempre presente um modelo urbano para a Vila com a ideia precisas e concretas para os centros e as centralidades
- Dar e garantir especial atenção ao que não é "imobiliário" . Evidentemente que os espaços públicos são fundamentais e o Parque Urbano um dia tem de começar a ser pensado...
Estas breves notas não são mais que um pretexto para lançar o desafio aos leitores acerca do que "queremos e desejamos" para a Vila de Mira...

22 Comments:

  • At 22:34, Anonymous Anónimo said…

    Caro Amigo João:

    Tens razão....

    Planos.....e mais planos aprovados..são intrumentos essenciais,não haja qualquer dúvida.

    Mas....vejamos.

    Mira não terá qualquer projecto próprio, sublinho próprio, contemplado pelo investimento da Administração Central.

    Porquê?

    Porque tudo vai para o projecto do Governo, sublinho do Governo, de aquicultura, ou seja a quase totalidade dos 43,5 milhões de Euros que estão previstos.

    São opções....que se respeitam , mas que não poderão servir de alibi para a falta da resolução de problemas ainda tão graves, a vários níveis, existentes no nosso concelho.

    É preocupante o adiar da resolução de certas carências básicas existentes no nosso concelho.

    E não aproveitar este novo QREN para a obtenção de financiamentos para esses fins....é dramático.

    Outros Municípios, através dos seus autarcas, já se pronunciaram, mostrando o seu desagrado.

    O silêncio da autarquia de Mira e a sua resignação é ...de pasmar.

    QUANDO TEREMOS.....MAIS E MELHOR

    Um abraço

    José Frade

     
  • At 09:38, Blogger Carlos Monteiro said…

    Finalmente!...
    O problema deste país é a burocracia. Os Planos têm um calvário de formalidades que fazem com que, de uma forma absurda, a vigência de um plano que, normalmente são 10 anos, seja maior que o tempo que demora a elaborar um plano
    Uma correcta gestão autárquica depende, em grande medida, da existência de um planeamento adequado e completo.
    Agora o concelho vai a ser objecto de planos de urbanização, para corrigir erros do passado e garantir a base urbanística essencial ao desenvolvimento sustentado do território.
    Poderá ter novos e mais rigorosos critérios de apreciação de projectos, visando garantir a boa inserção urbanística e a qualidade arquitectónica das construções, que possam contribuir para atenuar as dissonâncias existentes e para projectar nova vitalidade a áreas consolidadas. Espero bem que sim!

     
  • At 14:49, Anonymous Anónimo said…

    Ora vejamos:
    -"esses fins";
    -"resolução de problemas ainda tão graves, a vários níveis, existentes no nosso concelho";
    -"certas carências básicas existentes no nosso concelho"

    Caro sr.J.Frade com todo o respeito que mereçe, ao vir a público com estas observações, em que consta e verifica que algo está mal e que algo falta a Mira, ficando-se pela rama deixando o tutano da "queixa" em aberto, parece populista de mais para alguem como o sr.
    Não seria mais incisivo, e mais correcto expor o que de facto faz falta, apresentando propostas de resolução ao inves de se limitar a fazer este tipo de critica não construtiva?
    Ou será que tem medo de se comprometer nalgum futuro próximo?

     
  • At 14:38, Anonymous Anónimo said…

    VAN DER ROHE


    Duvida:

    - Será que a carta de condicionates da REN já foi convenientemente aprovada?

    - Se NÃO será o PU da Vila de Mira considerado NULO?

    - SERÁ QUE HAVERÁ ALGUM RABU DE FORA?

    HUMMMM

     
  • At 16:00, Anonymous Anónimo said…

    Senhor José Frade,

    Raramente me perco em discussões políticas, nem tenho paciência para troca de apupos dogmáticos ou esgrima de argumentos ortodoxo-partidários. Isto não quer dizer que não me interesse pela política no sentido que os seus resultados têm consequências profundas na nossa vida, quer queiramos quer não.
    Quem pensa como nós é inteligente, quem não pensa como nós é estúpido? É isto a tolerância? Há que saber respeitar as opiniões divergentes, há que saber aceitar os resultados de actos eleitorais democráticos que sejam adversos, há que ter consideração por quem pensa diferente. A democracia também passa por isto.
    No âmbito do novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013, a preparação do Plano Estratégico Intermunicipal vai iniciar este mês de Novembro. Mas, o senhor já diz que o executivo não recorreu à obtenção de financiamentos deste quadro de apoio...Afinal quem está a dramatizar?
    Nada é mais triste e desolador para quem acredita na democracia, ver o desespero e os dogmatismos de alguns comentadores.

     
  • At 22:15, Anonymous Anónimo said…

    Exma Carla Coimbra(assim espero):

    Nem sequer vou comentar a introdução feita por V.Exª no seu comentário pois, para quem "Raramente me perco....inteligente.....falta de democracia...é estúpido" realmente demonstra o motivo,a fraqueza da linguagema utilizada e a boa fé com que decidiu prestar alguma informação.

    E fê-lo na tentativa de defesa de uma evidência.

    Percebeu perfeitamente, dentro de toda a sua sabedoria, que me referia ao momento actual bem como às reacções diferentes dos autarcas de Cantanhede e Soure sobre a mesma matéria.

    Quis tentar, ainda, ripostar com falta de tolerância pessoal e política pelas opções divergentes.

    Aconselho Vexa a reler o meu comentário e nele verá a minha total declaração de "respeito pelas opções tomadas".

    O que não me inibe de expressar as minhas ou contestar as mesmas, por mais que lhe custe.

    A minha vivência democrática não se esgota no que se diz ou escreve.

    Pratica-se....no dia a dia e em todas as vertentes pessoais, profissionais, públicas ou solidárias.

    Por isso lhe digo eu - em democracia desolador é ver quem não desespera perante factos,realidades ou omissões que se constatam.

     
  • At 09:36, Anonymous Anónimo said…

    DA SILVA

    Minha cara Carla Coimbra, venho por este meio solicitar a V.ex. que da próxima vez que fizer uma cópia de um texto, faça-o como citação, para não a acusarem de desonestidade moral.

    E não me venha falar em coincidências...

    Por vezes a falta de ideias e a "esperteza saloia" podem levar a actos de desespero.

    Mas tenha calma com as suas ambições e não menospreze os outros.

    P.S.: a citação devia referir-se ao seguinte texto publicado a 28 de Julho de 2005!!!

    http://www.psicotico.com/2005/07/28/a-grande-hipoteca/

     
  • At 10:02, Anonymous Anónimo said…

    Caro senhor José Frade,

    Se ler bem o meu comentário, verá que apenas me referi à sua afirmação: “E não aproveitar este novo QREN para a obtenção de financiamentos para esses fins....é dramático.”
    Quanto ao resto, claro que também critico determinadas atitudes do governo actual, claro que também sou vítima de políticas erradas que se vão cometendo por aí, claro que sei destrinçar o que vai mal!...Mas não partilho duma luta dissoluta, com tiques de autoritarismo, que são comuns a todos aqueles que insistem em fazer da política, um jogo pessoal de destilar ódios.
    Mas, se essa é a sua realidade. Então que lhe faça bom proveito.

     
  • At 08:45, Anonymous Anónimo said…

    Exma Senhora:

    Vexa continua com a intenção de "ataques" os quais começam a dar sinais de muita fraqueza intelectual,política,partidária e até pessoal na defesa das suas ideias e/ou ideais..."tiques de autoritarismo...ódios..."

    Uma vez mais lhe recomendo, como fim dos meus comentários, que reveja o seu estilo"democrático"de debate de ideias ou de intervenção pública....se é que é esse o seu interesse...o que duvido.

    O seu "estilo" de contribuição/intevenção para o esclarecimento pessoal, público, comunitário,....não me desperta nenhum interesse, muito menos a via do insulto que, certamente, estaria à espera e outros mais.

    Enganou-se....e enganar-se-ão todos os outros interessados nisso.

    Não tenho formação para tal.

     
  • At 09:00, Anonymous Anónimo said…

    Prof. Carla,

    Confesso que não esperava nada a sua participação nestas coisas dos blogs. Então agora anda no copianço...coincidências!...
    Embora saiba que foi convidada para fazer parte da comissão de acompanhamento do “Programa Operacional para a Região Centro, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)”, acho que não devia dar tanta importância ao que estes políticos ou sindicalistas dizem. Continue com os projectos e estudos científicos. Isso sim é interessante para o país. A professora para estas coisas da política não tem jeito, é muito técnica e demasiado séria!...
    Na minha modesta opinião, Mira é um deserto de ideias, onde nunca existiu uma vontade política esclarecida, nunca houve um trabalho coerente e inovador. Esta realidade é a nossa verdade. Parece-me que já ouvi esta frase ao meu amigo Carlos Monteiro...cuidado!...não vá aparecer por ai outro Silva.

    Mário Sérgio – Praia de Mira

     
  • At 00:14, Anonymous Anónimo said…

    Venha de lá esse e outros Silvas.... serão sempre benvindos!

     
  • At 17:18, Anonymous Anónimo said…

    DA SILVA



    Gostaria de fazer uma CITAÇÃO de Maria Elvira Callapez (05-11-06):

    "Ora, de acordo com as leis vigentes, toda a gente sabe que roubar é considerado um crime. E quando ouvimos falar de roubo, normalmente e de imediato, associamos esse gesto, a dinheiro, a bens materiais, a coisas palpáveis. Talvez não ocorra à grande maioria das pessoas que alguns também roubam pensamentos, ideias, opiniões, palavras, frases, factos, dados, resultados, números, tabelas e trabalho dos outros, sem dar o devido crédito aos autores. Quando isto acontece, estamos a cometer um roubo chamado plágio. Então, se plagiar é roubar, logo é um crime."

     
  • At 08:39, Blogger Carlos Monteiro said…

    Amigo Sérgio,
    Depois de falar com a Prof. Carla, soube que não foi ela quem escreveu os comentários para o blog. No entanto, tendo sido tua professora na UA, admira-me que não tivesses dúvidas quanto ao comentário!... Parece-me que até o amigo José Frade as teve.
    A verdade é que a Carla merece mais respeito do que aquele que lhe foi destinado neste espaço, por isso venho insurgir-me contra estas situações.
    Pior que copiar frases, é utilizar o nome dos outros para responder seja aquilo que for.
    Não encontro adjectivos para qualificar esse tipo de comportamento.
    Com estas atitudes, perdem-se, muitas vezes, excelentes ideias e, infelizmente, perde-se também, progressivamente, a vontade de as transmitir.
    Amigo Sérgio, é claro que podes sempre utilizar as minhas frases quando bem entenderes, isso são pormenores com os quais não costumo perder muito tempo. Enquanto alguns Silvas andam inquietos, tentando descobrir frases copiadas nas simples linhas de um Post, outros há, felizmente, que compreendem a noção de intervenção cívica e lhe atribuem a importância merecida.
    Isto cada vez mais é um país de novelas e de reality shows, que só acabam quando as audiências se cansarem.

     
  • At 10:38, Anonymous Anónimo said…

    Já agora Sr. ASilva, o que pensa do livro “Equador” de Miguel Sousa Tavares e do “Freedom at Midnight” dos escritores Dominique Lapierre e Larry Collins.
    Será que não há plágio na tradução de 4 páginas do livro “Freedom at Midnight”?
    Se isto não foi considerado plágio pela Sra. que citou. Então o que é um plágio?
    Por isso não faz qualquer sentido, andar por ai um exército de coca-plágios a construir listas de concordâncias.

     
  • At 16:40, Anonymous Anónimo said…

    Isto é mesmo é giro...

    Em portugal qd um sr com responsabilidades fala em fugas massivas ao fisco por parte de grandes empresas, poucos ligam. Mas quando aparecem 2 tristes gatos pingados a corrompem o sistema da arbitragem (que "segundo consta" sao arbitros) todos lhes viram os holofotes em cima, enfim prioridades...

    Acho que por vezes aqui tambem acontece isso. Paciencia, é mais giro o acessorio do que o fundamental.

    Cumprimentos
    João Luís Pinho

     
  • At 21:17, Anonymous Anónimo said…

    Caro Carlos Monteiro:

    Tens toda a razão.

    Tive as mais profundas dúvidas sobre a autoria da resposta ao meu comentário do texto do João.

    Por isso mesmo, a minha clara salvaguarda, quando coloquei à frente do nome de "Carla Coimbra"( assim espero)..

    Também, como é óbvio, as minhas respostas tiveram como base os comentários que considerei terem objectivos intencionais.

    Se me vens dizer, e eu acredito, que foi usado um nome para uma vil utilidade - o que me parece não ser inédito neste blog - à Carla Coimbra eu peço as minhas sinceras desculpas pessoais e públicas, tendo como certo que compreenderá as circunstâncias em que foram feitas.

    Atenciosamente

    José Frade

     
  • At 09:45, Anonymous Anónimo said…

    DA SILVA


    Caros comentaristas venho por este meio esclarecer vossas Ex.as (que ficaram profundamente chateados e indignados comigo) que não conheço NENHUMA das pessoas intervenientes neste blog e muitos menos tenho qualquer ligação partidária.

    Então pelos vistos os senhores é que foram todos enganados, ao lerem os comentários de uma pessoa que afinal não era.

    Fico contente por ela. Pois tem amigos q logo a defendem! Admiro-me no entanto o facto de não alertarem a situação do uso ilicito de identidade mais cedo.

    Por isso talvez o meu comentário até tenha sido pertinente. Pois assim o Sr. Frade também fica a saber com quem não está a falar.

    Estaria ele a falar com quem?

    P.S.: O texto plagiado (q não é o primeiro no MIRAPOLIS)já o conhecia à muito tempo, por outros motivos. Não sou policia podem ficar descansados. Mas também não me posso identificar por motivos estritamente profissionais.

    Mas q se levantou uma lebre, levantou...

     
  • At 16:08, Anonymous Anónimo said…

    Mas andam a falar de que?

     
  • At 17:33, Blogger Carlos Monteiro said…

    Caro amigo José Frade,
    Para pôr um ponto final nesta situação desagradável, que infelizmente está a acontecer muito ultimamente, que deve ter um propósito que não consigo compreender.
    Quero aqui manifestar o meu agradecimento e elogiar, a forma digna e a postura sempre correcta de como lidaste com esta situação. É que estas coisas a mim, perturbam-me e deixam-me quase sempre irrazoável.
    A Carla é professora/investigadora e (coordenadora de mestrados na área de biologia na UA). É uma pessoa com muito pouco tempo disponível, por isso como amigo senti a obrigação de denunciar este acto, que não tenho adjectivo para qualificar.

    Um abraço,
    Carlos Monteiro

     
  • At 17:34, Anonymous Anónimo said…

    Caro Carlos Monteiro:

    Renovo os meus agradecimentos pela tua atitude.

    Quero precisamente evidenciá-la.

    Com quem falei....ou para quem falei....não me interessa...seja quem for... pela atitude não merece a minha atenção ou..preocupação sequer.

    As minhas saudações,

    José Frade

     
  • At 11:18, Anonymous Anónimo said…

    Pronunciem se sobre os temas e deixem se de tricazinhas...

    Se alguem se sente ofendido que se pronuncie.

    Os comentadores de serviço estão a sair cá umas peças. Comentários e ideias = zero
    Afinal o vazio existe mesmo

    Acreditem que esperava mais de voçes, estão a ficar como o resto da maralha.

     
  • At 22:39, Anonymous Anónimo said…

    Como é do conhecimento de todos o Concelho de Mira tem uma piscina publica,sustentada pelas verbas do estado e receitas proprias, mas o mais engraçado disto tudo os monitores dessa mesma piscina estao sem receber a 3 meses.. ridiculo...onde vai parar o dinheiro das mensalidades q pagamos todos os meses para os nossos filhos la andarem..senhores politicos trabalhem de graça! gostava de ver, por isso digo revoltado com os governantes deste país: paguem o q devem aos monitores da piscina municipal de mira.. a contas a pagar, filhos para sustentar, nao pisem quem trabalha.. grande abraço a quem trbalha com dignidade

     

Enviar um comentário

<< Home