MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, agosto 02, 2007

Uma Câmara serve para servir os cidadãos...




Opinião de
Carlos Monteiro


É isso que exijo: uma câmara que nos sirva para alguma coisa para além de nos cobrar impostos. “Cansado” de ver a elite política preocupar-se “com assuntos mesquinhos e supérfluos”. Por isso, sinto a obrigação de “lutar” contra aquilo de que discordo. Participo porque penso que posso ajudar, quando assim não for, deixo de participar. Podem-me criticar à vontade, perguntar quem sou eu para apontar o dedo à cara de alguém. Mas ainda me posso indignar e lamentar da bandalheira que vejo todos os dias no meu Concelho, e que tenho que suportar.


Eu sei que já tivemos executivos maus, anteriormente; oposições fraquíssimas, graves crises, políticos sem carisma, sem vontade e sem qualidade. Concordo em absoluto que nos últimos anos, os critérios rigorosos de frontalidade e clareza que deveriam ser usados na avaliação da politica local, são substituídos por critérios baseados no "diz-se", no "consta", no "parece", ou seja, no "emprenhar pelos ouvidos".


Não gosto do tipo de argumentação, nós somos os bons, os outros, é que são os maus...porque é assim que está no argumento e não será boa política desviar o argumento a meio da rodagem. Penso que no poder local, temos de olhar acima dos partidos, para aquilo que pode ser melhor na condução das Câmaras e das freguesias. A política não é uma actividade nem de anjos nem de demónios, mas sim de seres humanos normais, que para ela trazem os seus defeitos e as suas virtudes. Infelizmente para nós, mais defeitos do que virtudes.


Mas isto não significa que a discussão política não se possa produzir com rigor, com seriedade e com elevação. Dizer mal só por dizer mal é fácil e o contrário disso também. E nós estamos cheios desses vícios. Sei muito bem que algumas pessoas necessitam dos favores da classe politica, mas felizmente também há muita gente que pode falar, por não precisar da política e dos seus favores para viver.


É nesta situação, que os direitos de cidadania exigem que nos mobilizemos, que estejamos motivados para o espírito crítico, contra todos os dogmas, contra tudo o que restringe a informação útil aos cidadãos. As “fanfarras” só existem em poderes políticos medíocres. Haja o que houver, é sempre um argumento de incentivo a manifestações públicas de liberdade plena. É importante não ter medo de serem testemunhas da dignidade de toda a pessoa humana. É importante assumirem-se, exprimirem as vossas opiniões. Como é que nos podemos calar quando estamos todos a braços com os mesmos problemas.


A verdade é que as coisas não vão bem, e isso ninguém conseguirá ignorar, por muito que olhe noutra direcção.


Aproxima-se a discussão do orçamento e plano de actividades, para o ano que se aproxima, é uma canseira vã, uma perda de tempo, um simples entretenimento, figuras tristes e caricatas, as que se repetem todos os anos, seja qual for a cor politica que esteja no poder!... Não vai haver diferença na sua concepção, na sua feitura, no que está determinado, mesmo que errado ou com dinheiros bem ou mal repartidos. Está mais que visto, que vai ser aprovado com os votos dos que aplaudem sempre (onde estou incluindo), esteja certo ou esteja errado. Toda a oposição vai votar contra porque o considera péssimo em todos os aspectos, são frases que se repetem todos os anos, coisas de loucos!!!..


Para onde vamos? Para onde queremos ir? Isso pouco importa!...O que interessa é convergir, só por convergir e divergir, só por divergir!...


- Como podem locais turísticos, com dificuldades de saneamento, com espaços de laser degradados e difíceis acessos, atrair estratos populacionais habituados a terem esses serviços?

Enfim, quanto a feitos…é o que vamos vendo, mais do mesmo, nada, simplesmente!... É um gosto e um prazer ser governado por gentes destas, com sorrisos e sarcasmos, numa trapalhada que se avoluma e que continua sem obra feita.


Alguém tem de estar errado...até posso ser eu, claro!


A minha cor é só uma...felizmente ainda sei ver quando o meu clube joga mal. Ser passivo a essa lamentável realidade, deixaria minha condição de cidadão reduzida a zero.

13 Comments:

  • At 16:13, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Carlos,
    Que grande lição de cidadania!
    Esta é a nossa realidade posta a nu e a cru.
    Espero que alguma coisa possa mudar, para bem de todos os Mirenses. Só receio, como diz o nosso amigo João, que seja um tempo que se meça, não em anos mas em gerações.
    O meu abraço solidário e boas férias.

     
  • At 16:16, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Carlos,
    Se as coisas vão assim tão mal! Porque não luta nos locais próprios?
    Vou utilizar aqui as suas próprias palavras: (Estranho Concelho. Cada vez tenho mais dificuldades em perceber o que vai na cabeça desta gente, que interesses movem a sua política...)

     
  • At 00:31, Anonymous Anónimo said…

    Caro conterrâneo,
    Ao longo de meses tenho lido os seus comentários quando consulto o Blogger, nunca enviei nenhum porque confesso, não sou barra nesta matéria mas, agora ao ler este e o anterior fiz um ponto de exclamação, e tenho que lhe fazer se me premite uma ou duas preguntas.
    1º-Lamento sinceramente que só agora entendeu o tipo de politicos que temos elegido, para governar o nosso conselho,(diz o velho ditado mais vale tarde que nunca).
    2º- Porque não se manifesta nos locais proprios, e diz de sua justiça o que lhe vai na alma, a sua terra que tambem é a minnha, não é só de agora que está sem rumo, sempre esteve e estará se não levar uma remudelação de fundo.
    Caro amigo entendo a sua disilusão, tenho que concordar consigo, um abraço.

     
  • At 11:11, Anonymous Anónimo said…

    que história é essa de alugar a floresta aos espanhois a 120 euros por ano durante 90 anos?Digam-me que é mentira por favor.só pode

     
  • At 23:37, Anonymous Anónimo said…

    Pedido de esclarecimento:

    Expliquem-me, se não é uma história, essa coisa dos baldios da Praia serem da Câmara - decisão judicial- e agora a própria Câmara ir pedir aos COMPARTES para cederem os terrenos para os fins em vista!

    Só contaram para mim!

    José Frade

     
  • At 16:08, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns ao Carlos pela clareza, pela coragem e pela frontalidade. Mais vale tarde que nunca.Só quem vive da política pode achar normal ao que se está a passar com a pescanova. Para quem ficou chocado com a reconstruçaão de uma casa na Barra de Mira em plena Rede Natura e não se choca com a engorda do pregado na Praia está tudo dito. 128 euros!
    Em relação à com a construção da lota,proponho a seguinte análise: Para a Docapesca qualquer local serve. Para a Câmara quanto mais perto da zona urbana melhor pois não tem que fazer estradas, pagar o saneamento, água e luz etc. Mas como é que a CCDRcentro deu autorização para a construção da lota na duna? Ainda a procissão vai no adro.

     
  • At 13:13, Anonymous Anónimo said…

    Gostava uma vez mais de reforçar um aspecto que já anteriormente referi, e que diz respeito à forma como este concelho está a ser governado e que é pura e simplesmente em não fazer grandes coisas que possam levantar polémicas e dividir opiniões.

    Parece neste momento haver um facto novo e que é os militantes rosas esquecidos e ostracizados(Monteiro e outros) andarem a fazer na praça pública e nos blogues uma espécie de braço de ferro e a medir as influências e poderes politicamente com o Presidente da Cãmara e com a comissão política.

    E porquê?
    Na minha opinião porque os os supracitados não lhe dão o querem e então toca a vir dizer que não se podem calar, até vem aí a discussão sobre orçamentos e plano de actividades e eles até nem têm interesses pessoais nesta discussão, etc, etc...
    Pura e simples demagogia política!

    Já ninguém acredita nisto e muito menos nesta classe de políticos que há mais de vinte anos põem e dispõem do concelho e dos mirenses.


    Não são coerentes e já provaram que andam a tentar acabar com alguma coisa de bom que este concelho ainda tem!

    Há é claro algumas honrosas excepções, quer pela sua juventude quer pela "menor exposição" política e também porque me parecem pensar pela sua cabeça e não são simples marionetas dos maiorais dos partidos, onde incluo o Dr. João Rua, o Dr. Miguel Grego, o Dr. Licínio Patarra, o Dr. João Luís Pinho, o enfermeiro Pedro Gordo, o Paulo Gabriel do jornal Voz de Mira, o professor José Frade, o Dr. Menezes, o Balugas, o Reverendo (filho) da Presa, o Dr. José Soares, o professor Balseiro e há ainda mais alguns que brevemente aqui trarei os nomes se me parecer oportuno...

    Afirmo aqui que é deles que eu tenho uma opinião mais positiva e esperançosa e obviamente outros concordarão parcial ou totalmente ou não comigo, mas neste momento apenas um deles está a ser testado e o que me apraz dizer é que não me tem desiludido.

    Por Mira,

    GLADIADOR

     
  • At 12:21, Blogger Carlos Monteiro said…

    Caro senhor "gladiador"

    Aceito que as pessoas achem que as minhas criticas não sejam suficientemente entendidas ou apreciadas. As minhas opiniões, embora baseadas em alguns conhecimentos de causa, valem apenas pelo que são. Agradeço-lhe que democraticamente as respeite do mesmo modo que certamente gosta que respeitem as suas.
    O valor de cada um é relacionado com o valor das coisas e às quais se dá importância.
    Não faço tenções de prestar contas nem pedir desculpas a ninguém!
    Nas causas importantes, dificilmente aceito pessoas que apreciam manter-se em cima do muro observando litígios. Contudo, no que diga respeito às manifestações várias de humanidade (afectos, vontades, desejos) e mesmo das posições ideológicas de cada um, sempre defendi o exercício de cidadania.
    Uma coisa é o folclore das suas declarações grandiloquentes que não discute problemas, nem soluções, nem apresenta ideias. Apenas acusa, ofende e ironiza (mal). Outra são as verdadeiras questões políticas, ou seja, que modelo de desenvolvimento defendemos para o nosso Concelho. Na minha opinião, são estas as questões que precisamos de ver esclarecidas para sabermos quem apoiamos ou deixamos de apoiar.
    O resto é poeira. Que assentará com o tempo, imperceptivelmente.

     
  • At 22:31, Anonymous Anónimo said…

    Independentemente dos partidos,o que importa é termos a capacidade de expressarmos, consciente e respansavelmente, as nossas opiniões... sem medos e sem receios... valem o que valem, mas são nossas...

    Pouco me importa de que lado estão ou estamos... aprecio a capacidade de raciocínio e de pensarmos diferente... Todos podemos aprender uns com os outros...

    Excepto os Génios !...

    E pelos vistos, no nosso concelho existem imensos !...

     
  • At 23:28, Anonymous Anónimo said…

    Amigos Carlos e João:

    Com toda a sinceridade vos digo:
    Não percam tempo em justificações com quem se esconde em "pseudónimos" não tendo a coragem de se assumir.

    Seriam mais respeitadas as suas opiniões, críticas, sugestões, opções partidárias, etc...se é que as querem expressar como valor acrescentado aquilo que se dignam defender ou então utilizando o anomimato querem é apenas confundir, baralhar.... e voltar a dar para nova partidinha de sueca.

    Um abraço amigos

    José Frade

     
  • At 12:42, Anonymous Anónimo said…

    Boa...
    Essa da partida de Sueca, agora percebo porque é que os executivos que ganham são sempre de 4...
    Sem ofensa para os dignos representantes da classe, só em jeito de quebra gelo, porque rir também é preciso...

    Mas já agora que se fala em Sueca, quem é que deu as cartas?

    Ah e assino para não me chamarem nomes feios

    João Luís Pinho

     
  • At 20:00, Anonymous Anónimo said…

    Bem eu não vou a jogo.Já aqui xpliquei muitas vezes porquê.Eu não sou lider sindical nem planeador por conta própria nem tenho emprego garantido nos maçaricos embora felizemnte também não precise.
    No entanto há motivos fortes para não me identificar e por uma questão de comodidade não me identifico.
    Tenho a minha vida e sou obrigado a lidar semanalmente com o poder instituído pelo que não me identifico e prontos.
    Digo apenas que por muito maus que sejam não me parece que desta vez tenham culpa a floretsta foi limpa pelos serviços florestais.
    O seu a seu dono
    Também acho estranho que só agora se fale nisto. Neste Concelho parece que até vós fieis comentadores de blogs com aspirações a politicos andam a dormir.

    Infelizmente

    Ah..Eu já não sonho!

     
  • At 10:22, Anonymous Anónimo said…

    Se não sonhas fazes mal, sonhar é bom caro amigo

    Quanto à floresta creio que foi limpa pelos sapadores florestas (os da carrinha amarela), creio.
    E os residuos que ficaram por lá serão da responsabilidade de outro organismo, que não creio sinceramente ser a CM MIra, mas gostaria que alguem o fizesse...

    No entanto e a jeito de remate, só quem não dá uns passeios regulares pela nossa floresta se pode chocar com esses restos, pois basta circular na estrada que liga a dita "casa do Guarda Marques" ao cruzamento da Quinta da Lagoa para verificar a quantidade de residuos florestais como esses que por ai se encontram...

    O seu a seu dono, o executivo poderá fazer melhor, sem dúvida, mas o mesmo se poderá aplicar a nós!

    JOão Luís Pinho

     

Enviar um comentário

<< Home