MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

terça-feira, julho 10, 2007

A margem que separa a realidade de um futuro risonho é cada vez mais longa



Opinião de
Carlos Monteiro




Sinceramente cheguei á conclusão de que não tenho perfil para ser político. Acho que outros cidadãos desempenham melhor esse papel do que eu. Os cidadãos deveriam ficar desconfiados dos políticos que têm soluções para tudo. Temos de saber exigir que os políticos de agora, a qualquer nível, sejam coerentes e sérios, antes de mais consigo mesmo e com as suas próprias atitudes. A opinião de um político vale o mesmo que a de um outro qualquer cidadão, nem vale mais, nem menos. É por isso que na política surgem cada vez mais "trepadeiras", ou seja, "os que se põem a jeito", os que estão sempre de acordo com tudo e com todos, principalmente com os seus "líderes"...

Sou Deputado Municipal, porque para isso fui convidado. Não tinha essa ambição porque não me agradava a ideia de exercer funções de carácter político. Nunca deixei de fazer o que acho que devo fazer. Sempre defendi as minhas razões até me demonstrarem que não as tenho. Não me calo nem dou a razão a outros só para fazer jeito ou daí tirar proveito. Sei que não tenho um feitio fácil, mas procuro ser íntegro e isso dá-me uma grande tranquilidade e paz de espírito.

No que toca à minha terrinha, vou dizendo o que sinto e o que muitos outros sentem! E se o faço é porque tenho esperança que as minhas “mensagens” cheguem “aos ouvidos dos autarcas”!
Li algures alguém que dizia que Saudade “é aquilo que não foi mas podia ter sido”... Pois é exactamente isto que eu não quero que aconteça na Praia de Mira nos próximos anos. “ aquilo que podia ter sido e não foi...”.

É com enorme magoa que olho para o futuro da minha terra, não devido ao típico pessimismo português, mas sim pelo facto de ver e conhecer a realidade. A minha terra é uma pacata vila, onde se pode gozar de uma qualidade de vida invejável, mas infelizmente isso não basta para que a nossa Praia sobreviva a um futuro que pode ser muito negro se não existir uma verdadeira vontade de mudar, por parte dos políticos que elegemos.

Mas, não há estados de graça que sempre durem, nem pecados que nunca acabem...
Os sinais de descontentamento da população da Praia, primeiro timidamente, agora já mais ruidosos, começam a emergir: Só poderia ser assim... tal é a dimensão do abandono!...
No Parque de Merendas o «desmazelo é completo»: imundo, mesas e bancos degradados, moscas em bandos e árvores completamente secas ou com ramos podres...o elevado estado de degradação destes espaços continua na pista ciclo-pedonal à volta da barrinha; passeios destruídos e por fazer; um esgoto a correr a céu aberto na vala das lavadeiras; as passadeiras para peões mal se vêm; os equipamentos urbanos estão obsoletos; as ruas não são limpas; na barrinha continua a produtividade acelerada que advém da eutrofização, o que produz fortes impactos ao nível da saúde pública. Enfim, a Praia tornou-se mesmo um local pouco acolhedor para aqueles que a visitam.

A Praia de Mira não pode viver só de Pescanova, por isso exigimos que nos seja mostrado o trabalho que a Câmara tem feito, ao longo de décadas, no domínio do Turismo.
A Câmara já teve tempo de sobra para, pelo menos, elaborar um plano estratégico de desenvolvimento turístico, com uma avaliação e actualização em função das nossas realidades e dinâmicas locais. No concelho isso seria importante não só pelo imenso património natural existente, tão mal aproveitado, mas também pela possibilidade de dispersar por todo o concelho equipamentos com fins económicos diversos. Poderíamos assim ser um destino turístico permanente e de qualidade, onde o turismo seria um bom pretexto para a dinamização de outras actividades.

Será que entre tantos ‘empregos’ criados, não se arranjou um para alguém, que minimamente percebesse de turismo?

A Praia de Mira é uma vila falhada, à espera de um projecto com visão.Não podemos ficar indiferentes...o cenário é preocupante! Cada dia que passa, aumentam os riscos futuros. Ou preferimos ouvir antes o som melodioso das harpas que enganam o pagode?
É tempo de puxar pela imaginação, para garantir que o futuro um dia possa aqui acontecer.

30 Comments:

  • At 12:33, Anonymous Anónimo said…

    Carlos, revejo-me inteiramente no teu texto: no posicionamento, no conteúdo, na visão...

    Não sou candidato a génio e muito menos tenho certezas, mas sei avaliar e mais importante, sinto que a forma como se tem tratado o concelho e em especial a Praia de Mira, tem sido muito pouco inteligente para não dizer, desconsiderada...

    Chega desta forma de fazer políticos e políticas... Pode até levar tempo mas um dia Mira será diferente... (sóreceio que seja um tempo que meça, não em anos mas em gerações...)

    É que existe um grande déficit de competência e de competências...
    e isso chateia...

     
  • At 13:46, Anonymous Anónimo said…

    Eu gosto muito desta mania de quando não se chega lá, avançarmos com desculpas esfarrapadas como esta. Este senhor esteve na liderança da bancada do PS, aquilo foi uma verdadeira desgraça. Às vezes ninguém mandava, noutras mandavam todos.
    Então, o que é que o senhor Eng. Carlos esperava da política? Será que esperava mais da política que da vida? Este senhor, era suposto ter outro intelecto e outra postura perante a adversidade. Como é que explicará agora aos seus filhos que não se deve desistir perante a adversidade?!

     
  • At 13:48, Anonymous Anónimo said…

    Levaste na corneta, só te resta mesmo sair de fininho.

     
  • At 14:03, Anonymous Anónimo said…

    Eu, que sempre defendi e defenderei a democracia, não sei como poderei votar nas próximas eleições, pois perdi a pouca confiança que me restava nos partidos
    E agora digam-me lá! Como é que desato este nó?
    Deixo de votar? Contrário aos meus princípios. Voto no PSD? Não, porque estão cada vez piores...No PS? Depois deste espectáculo, e deste texto, custar-me-ia muito...no CDU? Sou contra o populismo...No PP? Isso nem pensar.
    Digam-me então, em quem eu voto?

     
  • At 18:58, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns

    O Sr e o João Luís Pinho têm-me surpreendido cada vez mais pela positiva.

    É bom constatar que começa a ahevr vida para alé ma da militância partidária neste Concelho.

    Muitos parabens pela atitude que é de coragem e de abnegação

     
  • At 08:51, Anonymous Anónimo said…

    Concordo em pleno com o texto Carlos. É inacreditável que durante décadas, ainda não apareceu um executivo que apresente claramente um plano de túrismo bem pensado para o Concelho e o execute com sucesso.
    O barco já está a meter água na casa das máquinas, temendo-se a qualquer momento um curto-circuito que o faça explodir, levando com ele todos os que estão no convés, enquanto a orquestra continua a tocar?
    já não há (nunca houve) pachorra para aturar estes políticos!!!

     
  • At 10:06, Anonymous Anónimo said…

    Se há coisa que me deixa totalmente fora de mim é a presunção. Daquela doentia...de pessoas que passam a vida a lamentar-se contra tudo e todos, porque eles é que são bons, e que no fundo, no fundo, são é uma merda. Porque quem é bom não se lamenta, prova-o. Espera, serenamente, pela sua vez e agarra as oportunidades que lhe surgem. Recuso a ideia de que é inevitável e de que lhes está no sangue...

     
  • At 00:12, Anonymous Anónimo said…

    Caro Amigo Carlos Monteiro:

    Pois é.....tenho vindo a afirmar que o tempo é bom conselheiro...sobretudo para alguns que, ainda, muitas vezes se deixam embalar pelo cântigo de algumas "sereias".
    Não é, claramente, o teu caso. Mas começam a aparecer comentários, opiniões e críticas que a algum tempo atrás seriam imaginavéis.

    O que se estará a passar então?

    Os Mirensses começam a "cair na realidade"?

    Alguns,até, colocam em causa o poder democrático...o que são maus sinais.

    Claro que o exemplo..infelizmente, também é do poder central.

    Poderia aqui enumerar, como testemunho pessoal, os " medos, cuidado no falar, a atenção nas palavras, o local onde se fala, instalados a diversos nívéis,e os casos conhecidos publicamente são de pasmar.

    Por isso quando vejo, devidamente identificados, os intervenientes neste blog expressarem as suas opiniões, reparos, críticas e apelos constantes para que os Mirenses acordem e passem a ter orgulho da sua terra, nomeadamente da sua Praia, não posso deixar de me congratular e felicitar.

    Sem medos, submissões, "seguidismos
    partidários" e direito à indignação se cimenta cada vez mais uma jovem democracia, que para alguns, ainda, não é prática corrente.

    A nossa arma é o voto certo na altura certa..e isso os Mirenses, que me perdoem, nem sempre têm acertado.

    Declaro, o meu total apoio ao conteúdo oportuno do texto.

    Respeito as opções e estratégias de quem de direito as toma, embora, não concordando com a maior parte delas.

    Por isso mesmo, caro Amigo,...penso que convergimos em que MIRA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR.

    Um abraço muito solidário.

    José Frade

     
  • At 08:47, Anonymous Anónimo said…

    Este texto é um pequeno exemplo demonstrativo daquilo que temos de mudar, não sou daquelas pessoas que corroboram da opinião que existe um povo, que nem se governa nem se deixa governar,
    Mas, aqui para nós Carlos, não te preocupes, vái para uma esplanada e goza o sol, a verdadeira imagem do concelho onde vivemos.

     
  • At 13:47, Anonymous Anónimo said…

    Observador das 14:03, a minha humilde opinião é que deve votar, seja em quem for, mas vote sempre, só com o voto é que temos o direito de reclamar por mais e melhor, penso eu. Ao autor do texto, muitos parabens, se for do fundo do coração e não por ressabiamento de algo, os meus parabens. Gozem o verão na nossa querida Praia de Mira, seja ela como for ou como está, é nossa, e devemos lutar por ela,mesmo sendo eu da vila de Mira, tenho orgulho em ter esta Praia de reconhecimento nacional. Abraço a todos.

     
  • At 13:59, Blogger Carlos Monteiro said…

    Caro senhor anónimo das 13:46,
    Escrever sobre aquilo que se gosta é muito difícil. Conclui um dia que nunca poderia escrever sobre a terra onde nasci por causa dessa proximidade: tudo o que dissesse viria inevitavelmente impregnado de paixão, dessa mundana afeição própria das coisas vivas que ao relacionar-se se transformam.
    Para mim, o problema da Praia de Mira e do resto do Concelho sou também eu. É por isso que eu prefiro incomodar com a verdade do que agradar com adulações!... Fazemos alguma coisa para mudar o estado em que estamos? Não! Limitamo-nos a esperar que as coisas melhorem sem quase nada fazer por isso. E os nossos protestos são gritos mudos presos na garganta! Isso custa a engolir, custa sempre!..

    Quanto ao senhor anónimo das 10:06, só lhe vou citar uma frase de Isaac Newton:
    “O que sabemos é uma gota o que ignoramos é um oceano”.
    Aqui na Praia somos humildes mas educados.

     
  • At 14:25, Anonymous Anónimo said…

    Do nível da nossa política local, começo a achar que há uma ideia a generalizar-se... É fraco... pronto, nada mais simples...

    E já nem coloco a questão ao nível das vontades ou das intenções... É fraco porque não existe nem capqcidade nem competência para mais...

    Por isso cabe-nos a nós todos exigirmos mais e questionarmos mais ainda... seja o PS, o PSD, o CDS, o CDU ou outro grupo de indpendente quaisquer... Quem tem o poder de decisão é o Executivo com Pelouro... Para o bem e para o mal, é deles o méritos das decisões e do estado em que se encontra o concelho...

    Gostav de ver gente à frente do meu concelho com compet~encia e capacidade de ver mais além, de fazer coisas diferentes e pelo menos, de tentar estruturar o futuro sem preocupações e orientações castradoras e minimizadoras, vindas de comissões políticas, de partidos, de compromissos de emprego ou de outros quaisquer...

    Gostava... mas também sei que, nestas coisas da política, sintetizava e bem o actual presidente da república, o estado actual da nossa sociedade, quando se referia ao da capacidade da moeda fraca em expulsar a moeda boa...

     
  • At 15:40, Anonymous Anónimo said…

    Embora não esteja mandatado para o fazer, só me resta aqui fazer justiça ao meu amigo. O Carlos nunca vai deixar de ser a mesma pessoa, nem deixar de defender os princípios que sempre defendeu. Posso-vos garantir que não se trata de qualquer ressabiamento, são dez anos de cansaço, de repetir sempre as mesmas frases, tentando perceber o chão que pisa, mantendo sempre alguma distância. Para isso, caros amigos, basta estar atento.
    Penso que esse desconforto, essa depressão lateral que o Carlos sente, não são muito diferentes do sentimento que invade os nossos conterrâneos.
    Não há razão nenhuma para que a Praia de Mira continue a morrer apenas porque alguns olhos cegos são incapazes de ver a sua beleza natural. Ou ainda quando se constrói uma coisa abjecta, ou sem sentido, para agradar e apaziguar meia dúzia de virgens ofendidas, sem que ninguém o possa impedir. Isto custa a engolir...claro que custa.

     
  • At 21:16, Anonymous Anónimo said…

    Já estão a colocar as placas.

    Lá vão fechar a estrada da Praia outra vez.

    Ai a nossa vida

     
  • At 15:57, Anonymous Anónimo said…

    Só neste malfadado concelho, se vêem atropelos e "actividades culturais" desta natureza... - Fechar uma avenida, "único acesso condigno" a uma estância balnear, para nela se instalar um parque de "tasquinhas", com todas as consequências daí derivadas "comer e cozinhar em plena estrada, sem um mínimo de condições higiénicas ou sanitárias". O mesmo piso onde durante o ano circulam os veículos, onde se derramou gasóleo, oléos, dejectos que se agarram aos pneus, "bosta de cavalo" e demais porcarias, serve durante o S.Tomé de "restaurante" para os visitantes desta festa. Só a prepotência e a arrogância de um executivo camarário, como aquele que nos serve é capaz de uma atrocidade desta natureza. Concordamos plenamente que as Festas devem ser no centro da Vila, mas, senhores, não têm outro espaço, para instalar as tasquinhas ? - Só de iluminados...

    Este comentário não vem a propósito do tema que se tem vindo a discutir, mas vem concerteza atempadamente..

     
  • At 18:31, Anonymous Anónimo said…

    Nunca pensei ler este texto escrito por ti. Sim é verdade que tens alguma culpa no cartório também mas, mais importante é conseguir abrir os olhos antes de chegar ao abismo. Espero que tal como tu, outros agarrem essa coragem para que consigamos tornar esta terra e este concelho naquilo que é merecido.
    "Saber ouvir é uma virtude"

     
  • At 10:49, Anonymous Anónimo said…

    Ao deparar me com este texto do meu amigo Carlos Monteiro a sensação que me invade, para além do desconforto daquele que como amigo do seu amigo descontente, descontente se sente, é de frustração...
    Frustração por mais uns anos que passam e apesar de ter concorrido nas listas vencedoras das ultimas autarquias, ter a necessidade de dizer que deveriamos ter feito mais e melhor, até porque foi isso que propusemos aos Mirenses. Mas como afirma Joao rua num post acima, em que diz:
    "Quem tem o poder de decisão é o Executivo com Pelouro... Para o bem e para o mal, é deles o méritos das decisões e do estado em que se encontra o concelho..."
    E de facto assim é. Se não se tem feito mais, e aqui dirijo a exposição sobretudo para o sector Turistico e Cultural, é porque não há vontade de fazer mais, e por pouco que seja e que se pertenda fazer não há por parte da CM Mira vontade. Não sei se por medo, se por desconfiança, se por outro qualquer motivo mais obscuro e sinistro não sei, o que sei é que verifico uma barreira invisivel que nos procura cercear a vontade e a propria identidade de criar ou fazer por Mira algo de positivo, sem muito dispendio de meios, braços e vontade não faltam...
    São apresentadas vontades de fazer algo pra mudar, pedindo apenas que se dignem a apreciar projectos em ideia, tentativas de criar dinamicas culturais, entre outros... mas com pena e vergonha minha nada... nem sequer uma resposta.
    Sabem (os que sabem) da forma como as coisas se processam.
    Não faltarão os que rapidamente se apresam a rebater este post com uma qualquer critica ou comentario menos carinhoso...(ressabiamentos, descontentamentos, inveja e etc e tal) mas é comum em nós Mirenses... numa procura de descredibilizar ou derrubar, uns por medo outros sabe se lá porque. Mas também quem não se sente...

    Mas algo esta bem patente neste momento, é preciso fazer mais, e melhor. Basta de intrigas e jogadas, vamos por maos à obra, chega de brincar ao diz que disse e ao vou fazer que faço... precisamos de mais e nós continuamos prontos a fazer, haja quem queira.

    João Luís Pinho

     
  • At 14:19, Anonymous Anónimo said…

    Caro João Luís

    Concordo plenamente consigo mas permita-me que uimprima algum pessimismo aos seus ideiais.

    O que podemos nós fazer?

    s decisões são tomadas, como diz o João, pelo executivo com pelouros.

    Os outros nem que façam algum barulho, (que também nao me parece ser muito), de nada lhes adianta nem a eles nem a nós.

    Andamos todos descontentes, é um facto, mas não podemos fazer muito.

    Não o condeno por de alguma maneira não concordar com o que se está a passar. Pelo contrário. Nos dias que correm é um acto de coragem.

    Explique-me por favor como vamos deixar o diz que disse e o vou fazer que faço?

    Como?

    Estou pronto a colaborar também mas não faço a mínima idéia de como o fazer.

    O próprio administrador deste blogue é vereador na oposição e sabe melhor que ninguém que lutamos contra um adversário fechado em si mesmo que não tem nehum tipo de abertura para nenhuma idéia que não saia das reuniões nocturna na Câmara Municipal.

    O que podemos fazer João Luís?

     
  • At 16:47, Anonymous Anónimo said…

    T E K T U



    A propósito das 7 Maravillhas.

    Que tal o Blog promover um concurso de opinião acerca das 7 maravilhas do concelho e das 7 misérias.

    Talvez esse concurso fosse bastante "elucidativo" sobre o estado de desenvolvimento do nosso concelho. E da opinião comum de todos nós.

    Não tenho por hábito fazer comentários a comentários, mas talvez fosse escusado escrever tanto acerca das pessoas, comentando assim mais o conteúdo do texto… talvez!

     
  • At 17:38, Anonymous Anónimo said…

    O esgoto que corre a céu aberto na vala das lavadeiras, referenciado no texto do Carlos, eu compreendo, juro que compreendo, Mas não me gozem. Um esgoto a correr a céu aberto durante cinco anos. Depois de um munícipe, que mora no local, ter protestado por telefone e por escrito dezenas de vezes à Sra. Vereadora da Praia. Isto não é incompetência nem é escândalo, é coisa para a qual nem há adjectivo adequado.
    Já não falo nas zonas verdes que estão com um aspecto desleixado e deprimente.
    Mas descrever esta senhora é como descrever a cor de uma coisa sem cor, descrever a forma de uma coisa sem forma. Será que esta senhora é mesmo da Praia?
    Coisas demasiado complexas, dirão. Coisas simples, digo eu. Quero lá saber da Ota ou do TGV. Resolvam-me antes o que mencionei acima e cá estarei para aplaudir.

     
  • At 19:59, Anonymous Anónimo said…

    Caro JLPinho:

    O meu primeiro comentário ao exposto é de felicitações pela capacidade, que muitos outros deveriam ter, de no momento certo reconhecer que Mira não estará no caminho certo, independentemente do "afecto" partidário.

    Mas, caro conterrâneo...
    Será que é mesmo por não se querer?
    Por medo?
    Por desconfiança?..

    Ou falta de capacidade?

    Ou não saber distinguir e apostar no que deve ser feito na altura "h" pois podem-se estar a perder essas oportunidades?

    Nunca em nenhuma minha intervenção neste blog ou publicamente questionei ou questionarei qualquer falta de legitimidade, como já foi insinuado.

    Mas, sou dos que pensam que haveria outras opções estratégicas.

    Isso faz parte da própria sensibilidade, da maneira de ver o interesse comum de uma população para a qual os que elegemos têm obrigação de saber preservar e trabalhar em primeiro lugar.

    Por isso mesmo não aos desânimos, ao imobilismo, ao acomodar perante os factos mesmo que consumados.

    Testemunhos como o exposto farão, certamente, despertar as consciências.

    Um abraço

    José Frade

     
  • At 10:44, Anonymous Anónimo said…

    SÓ PODE SER GOZO!!

    Que incompetêncai justifica o que se passa na Praia de Mira?

    Não sou de lá mas fui la agora dar uma volta e estou estupefacto.

    Inacreditável:

    -Erva e silvas por todos os lados;

    -Tudo sujo

    -Parque de campismo com pouquíssima gente para a época

    -Obras da lota a decorrer no meio da merenda

    -As pobres palmeiras moribundas da avenida regressaram

    -Jardins ao abandono

    -Obras de um pseudo campo de futebol de 4? no meio da festa

    -Um quiosque onde costumam decorrer iniciativas como a mostra gastronómica

    -Pistas pedonais completamente ao abandono

    E como se já não bastasse isto tudo ainda tive que fazer alguns quilómetros a mais para conseguir lá chegar porque cheguei ao centro da vila e lá estavam os palheirinhos para as "melhores festas de região".

    Caros amigos da Praia ISTO SÓ PODE SER GOZO.

    Este senhor que nao pertende concorrer para mais nada está com o propósito de acabar com tudo e nós deixamos impávidos e serenos.

    Faça-se algo

    É uma vergonha para quem visita o nosso Concelho

    (soube que ha pessoas a abandonar o parque de campismo municipal por falta de condições)

    SÓ PODE SER GOZO PARA QUEM VOUTOU NESTES SENHORES E OS ELEGEU

     
  • At 11:26, Anonymous Anónimo said…

    T E K T U



    A minha contribuição ao passatempo por mim proposto.



    Maravilhas:

    1- Cordão dunar; (prestes a ser mais destruído)

    2- Barrinha; (lago mal tratado e de agua quase podre localizado na Praia de Mira)

    3- Cultura gandaresa; (cada vez mais esquecida e desprezada)

    4- Antigo centro da Vila de Mira; (pois o de hoje está totalmente descaracterizado e sem identidade)

    5- Palheiros da Praia de Mira; (um cartão de visita inexistente)

    6- Floresta; (um potencial à espera de mais um Verão com o credo na boca)

    7- Valas, ribeiras e canais; (deixados ao abandono cada vez mais assoreados)



    Misérias:

    NÃO TEMOS… graças a Deus!

     
  • At 13:53, Blogger Carlos Monteiro said…

    Estou plenamente de acordo com o meu amigo João Luís.

    A participação dos cidadãos nas questões da comunidade é condição básica para a consolidação da democracia.
    Os Cidadãos devem estar empenhados em discutir o Concelho, implementar e avaliar, conjuntamente, as políticas públicas voltadas para determinado segmento da população em situação de maior vulnerabilidade, podendo denunciar politicas erradas, sugerir projectos, fiscalizar a actuação do executivo municipal, exercendo, assim, o importante papel de cidadania.
    As questões relacionadas com a participação dos cidadãos, são muitas vezes complexas e exigentes, obrigando a soluções de consenso, num balanço que só é aceite numa sociedade informada e participativa. Alguns dos problemas que o indivíduo isolado não pode resolver, podem ser resolvidos colectivamente, através de grupos de cidadãos ou de associações.
    Embora saiba que a burocracia do serviço público é o que mais impede a plena satisfação da cidadania e limita a sua participação, onde todos somos mal atendidos e, quando conseguimos chegar até ao órgão público, em geral não temos resposta. Não será por isso que vou desistir de lutar pela qualidade de vida no meu Concelho.
    O que nos parece hoje fora de alcance, vai-nos parecer um pouco mais próximo amanhã se continuarmos a mover-nos para frente. O importante é não parar!!!
    Desculpem o desabafo, mas acredito que ser passivo a esta lamentável realidade, deixaria a minha condição de cidadão reduzida a zero. Por isso, vou fazer a minha parte.

     
  • At 15:32, Anonymous Anónimo said…

    Ao Carlos e Luís Pinho,

    Depois de seis anos de autentico abandono da nossa Praia, que nem nos meus mais negros momentos de descrença, julguei serem possíveis nesta desilusão a que chamam politica municipal. O que assistimos na generalidade, durante estes últimos seis anos, foi à falta de ambição, à ausência de estratégia, à esterilidade das ideias e a políticas sem qualquer inovação.
    E neste tempo, "em que as forças nos parecem falhar", que ter a coragem de vir aqui, ao encontro das pessoas, apresentar propostas novas, modernas, desmontar que existem argumentos falaciosos sobre certas “inevitabilidades” e sobre algumas soluções, é sem dúvida de enaltecer. A paciência tem limites. E para certas coisas, nem há margem a paciência ou tolerância. O meu abraço solidário para os dois.

     
  • At 16:07, Anonymous Anónimo said…

    Olho Vivo ....
    O Carlos Monteiro escreveu e bem.
    A procissão ainda vai no Adro e os andores já tombam. Coitado do Senhor que vai cada vez mais isolado e mais sózinho.
    Quem esteve na recepção Oficial num certo Salão Nobre? Apenas as individualidades? Este ano nem o Duque(vulgo herdeiro)cá veio. TRISTE mesmo.
    Há muitos mais "Carlos", outros descontentes, cansados e saturados. Muitos mesmo.
    Mira precisa de ideias novas.
    Olho Vivo vai começar a sua actividade, para bem de Mira

     
  • At 18:49, Anonymous Anónimo said…

    Seis anos?

    Que conveniente.

    De qualquer modo pelo menos nos últimos 6 anos não havia silvas nem ervas daninhas.

    Ah já gora quero lembrar que mesmo a Lota também foi ma obra pensada nos outros 4.A diferença é que não era ali no meio da Praia?

    6 anos?

    Eu diria 20

     
  • At 20:50, Anonymous Anónimo said…

    �guas �Laxistas�



    Noturna, vai a ribeira,
    Obscuras s�o as �guas
    Que a morte transporta,
    A absolvi�o cair� na algibeira,
    De um ju�s que fazer� direita
    Uma lei que sempre foi torta...

    O fruto da oliveira,
    Que a muitos santos alumia,
    Denegriu a minha ribeira,
    Da nascente, at� � Ria...

    Seres indefesos e inocentes,
    Grintam um silencio asfixiado
    Contra um poluidor indecente
    Diante de um poder sempre calado...

    � esquerda ou � direita,
    S�o todos da mesma tez,
    O poluidor desta feita,
    Passa o cheque ao fim de m�s...

     
  • At 22:55, Anonymous Anónimo said…

    Eu gostava de entender qual é o cérebro por trás de tudo isto.

    è do conhecimento geral que o Sr.Presidente já pouco manda.Tem estado ausente ao que parece por motivos de saúde (o que todos respeitaremos obviamente.)

    Mas assim sendo:

    -Quem comanda as tropas neste momento?

    -O Dr. Martins ?( não me parece)

    -O Miguel Grego ?(talvez)

    -A Dr. a Sandra da Praia? (não de certeza e ainda bem)

    O DR. LICÍNIO PALHAVÃ -Tém logica.

    e ja agora outra pergunta

    Onde anda a oposição?

    a Mesquita?
    O Maduro?
    O Luís Rocha?
    O Maltez?
    O Colaço de Vagos?
    E O João Rua? (esse já tem o blog já faz qualquer coisita)

     
  • At 12:27, Anonymous Anónimo said…

    Ao sair da Praia parece que não estou no mesmo concelho!..
    Fui dar uma volta pelo Concelho, e vi, parques de merendas asseados; ruas e valetas limpas; rotundas verdejantes; estradas bem sinalizadas com marcações recentes, passadeiras para piões bem marcadas; pista-ciclopedonal limpa até à Praia; obras colectivas a nascerem.
    Na Praia de Mira, com um património turístico de riqueza incomensurável e singular, o que vejo é o estado de completo abandono em que tudo se encontra; pista-ciclopedonal suja, degradada e cheia de silvas, postes de iluminação que a deviam fazer brilhar: uns derrubados pelo chão e outros, para lá irão... tal a sua inclinação; parques de laser completamente degradados; ruas e valetas sujas; rotundas mal tratadas; cheiros nauseabundos, nos contentores do lixo e no local de venda de peixe.
    Digam-me por favor, o fizemos de mal para suportar tudo isto?
    Parece-me que, quem actualmente orienta os destinos da nossa freguesia anda alheado da realidade...ou a incapacidade de discernimento dever ser mesmo minha.

     

Enviar um comentário

<< Home