MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quarta-feira, junho 13, 2007

Uma Questão de Cores...




Opinião de
João Rua



Cores Fortes...

Pelo 21º ano consecutivo, a Praia de Mira obtém a distinção de Praia Bandeira Azul. Caso único no país... Um reconhecimento à qualidade das nossas águas e das nossas praias... Um excelente contributo para a afirmação da Imagem e da atractividade do nosso Concelho...

E se a Praia mais uma vez nos enche o orgulho, que dizer então, da nossa Auto estima, quando para além da Praia de Mira, 2007 marca o ano-1 do Poço da Cruz como Praia Bandeira Azul, também ?... Excelente !...

Excelente exemplo deste Executivo, que contribuiu para a continuidade de uma história que já nos orgulha (Bandeira Azul na Praia de Mira) e teve ainda o mérito e a capacidade, de não se esquecer de uma outra Praia... cada vez mais atraente e atractiva no Concelho: A Praia do Poço da Cruz...


Cores Fracas...

Mas se no mar e nas praias temos Bandeiras de um Azul atraente, que cor nos reservam as Bandeiras em Terra ?

É que o prestígio e a imagem da Bandeira Azul da Praia de Mira não "casam bem" com a qualidade e o abandono, e até mesmo, um certo desmazelo, que tem sido dispensado ao espaço Público da Praia de Mira ... Caramba... existe Praia para além da areia e do mar... existe a Praia, lugar de gentes; lugar que habitam ou que simplesmente, visitam ou usufruem...

E é assim na Praia de Mira como é no Poço da Cruz... Praia excelente, imensos espaços livres, excelente acessibilidade, boa relação com a Praia de Mira e o Litoral Sul e com o Litoral Norte, até à Costa Nova... e tem a Ria ali mesmo ao lado !... É tempo de pensarmos o futuro e de pensar estruturar, não comprometendo o que será amanhã o "aglomerado de Praia" do Poço da Cruz !... Sim, claro que imagino um novo "aglomerado de Praia", com forte vocação Turística e de Lazer... no Poço da Cruz, para Nascente da estrada municipal... É tempo de puxar pela imaginação, e por agora de pensar, desenhar e estruturar, mas acima de tudo, garantir que o futuro possa ali um dia acontecer.


Misturando as cores...

A Bandeira Azul orgulha-nos e faz-nos bem à Auto Estima mas, (é chato mas nas coisas boas há quase sempre um "mas") mas dizia eu, responsabiliza-nos e exigi-nos respostas e acções, que dignifiquem e estejam à altura do prestígio que nos oferece...

E se do lado do Mar e da Praia, o Executivo está de parabéns e pode orgulhar-se, do lado da Terra tem mais motivos para se envergonhar... olhar para o resto do Território com mais atenção e dedicação não lhe faria mal algum...
... Mesmo que vendo e observando o que eu vejo e observo, corasse... mesmo que tivesse que ter a grandeza de reconhecer, o quão injusto tem sido o tratamento e a atenção dispensados a lugares e sítios tão... únicos... como reconhecer mesmo, a sua incapacidade óbvia de valorizar ou sequer tratar, do que de bom temos... ( é que há futuro para lá da Pescanova !... e muito, acredito eu... )

15 Comments:

  • At 12:29, Anonymous Anónimo said…

    Estou de acordo contigo, amigo João.

    Antes de mais, queira não me levasses a mal esta forma familiar e informal de tratamento. Mas permite-me que possa considerar-te como amigo.
    Estou aqui sozinho em casa, dou voltas e voltas a pensar a forma de escrever este post sem me repetir... estou sem palavras, o cursor bem pisca à espera da minha inspiração, mas ela não vem. Estou triste porque gosto participar, mas não sei o que dizer mais.
    Nos tempos que correm, com os juros a subir, a crise que não passa, a segurança social a degradar-se, os impostos a apertarem, a Madeleine que não aparece, o "Papa" acusado de corrupção, este executivo camarário que nada acrescentou ao anterior, convenhamos que há poucas razões para sorrir...
    Lembrei-me então de reportar uma parte de um discurso do actual líder municipal: “O nosso projecto, estamos convictos, que promoverá um Concelho melhor e diferente, mais capaz, mais atractivo, mais participativo e, essencialmente um concelho virado para o futuro”.
    É preciso ter lata...isto faz-me lembrar a história dos sapatos bem engraxados, mas rotos nas solas.
    Sr. Presidente da Câmara, o cenário futuro não tem que ser necessariamente pessimista...acredite neste humilde cidadão, que votou no seu projecto, confiante no aparecimento de novas ideias, na procura de progresso e desenvolvimento sustentável.

     
  • At 20:33, Anonymous Anónimo said…

    A Bandeira Azul é um galardão de qualidade passado por uma associação, mas para chegar ao galardão quem verga a espinha a fazer análises à água são os escravos contratados e prestes serem corridos do laboratório da CCDRC. Quando o governo mandar fechar o laboratório como tem feito com hospitais e escolas pelo país todo, vamos ver de que cor serão as bandeirolas, tão turísticas, tão azuis.

     
  • At 22:32, Anonymous Anónimo said…

    Amigo, Amigo da Barrinha... os textos e as opiniões mais não são que desculpas para podermos trocar ideias... Não me revejo na política dos que estão certos contra os que estão errados... porque nem aqui, na política municipal, existe apenas o preto e branco...
    Acho que é importante darmos as nossas opiniões, ou apenas reflexões, sem a preocupação de atingirmos a os rasgos de genialidade que parecem estar apenas ao alcance de quem está ou deseja o poder...

    quero eu com tudo isto dizer que acho que o nosso concelho poderia ser mesmo muito diferente... oara melhor... mas temos de ter a capacidade de deixar de lado as guerrilhas políticas de trazer por casa e exigir um pouco mais de capacidade para pensar e fazer diferente...

    É que há coisas tão óbvias... é que temos tantos recursos... é que temos tanto.... seremos limitados ?... se calhar somos... mas caramba não pode ser assim tão difícil gerir melhor o concelho...
    Tratam-se de recursos públicos !...

     
  • At 10:09, Blogger Carlos Monteiro said…

    Amigo João,

    Não podia deixar de estar de acordo com o que nos expões no teu texto.
    É com alguma mágoa que olho para o futuro do Concelho, não devido ao típico pessimismo português, mas sim pelo facto de ver e conhecer a realidade. Confesso-me desiludido com tudo isto e não será com certeza pela Pescanova ou Incubadora de Empresas, mas com todo o resto. As questões do desenvolvimento e, em particular, a criação de empregos são, sem dúvida, preocupações fundamentais para a nossa região, mas estamos a esquecer as potencialidades naturais existentes, os modos de as aproveitar racionalmente, de as tratar e promover. É ver todo este património natural tão mal tratado e aproveitado, que me deixa desiludido. Porque razão não discutimos as verdadeiras oportunidades que nos fogem ou vão sendo adiadas?
    Se as formas de fazer politica têm de ser revistas, também os objectivos e metas necessitam de um novo processo de renovação.
    Na verdade, com as experiências que fui colhendo ao longo da vida, penso que já tenho idade suficiente para não sofrer este tipo de desilusões. Mas que posso fazer se não continuar a lutar em nome de uma melhor qualidade de vida.

    PS. Embora não seja novidade para os leitores do blog, gostaria de transcrever este ponto que foi realçado no EIA, elaborado pelo API:
    A qualidade da água das linhas de água que integram o sistema hídrico da Barrinha, conclui-se que a este meio hídrico afluem cargas poluentes significativas, nomeadamente em termos de matéria orgânica, azoto, fósforo, coliformes e estreptococos fecais. Importa referir que na zona envolvente mais próxima da Barrinha existem áreas agrícolas onde são aplicados fertilizantes (sintéticos e naturais) e fitofármacos, com as consequências daí decorrentes em termos de contaminação por nutrientes e por substâncias tóxicas e perigosas para a saúde pública.
    Mediante esta referência, que já conhecíamos, fica aqui mais uma vez o alerta para as entidades que gerem o sistema hídrico da Barrinha.

     
  • At 17:56, Anonymous Anónimo said…

    Ao ler este comentário do meu amigo Carlos Monteiro, tomo a liberdade (que sei que ele aprovaria) de acrescentar algo mais sobre este sistema hidrico a que se refere.
    Já por várias vezes foi equacionado uma limpeza da Lagoa da Barrinha, sem contudo nunca se dar ouvidos às entidades responsáveis e sabedoras destes assuntos, é que uma limpeza neste sistema terá obrigatóriamente que começar a montante da referida Barrinha, e nunca só na Barrinha (caso contrário daqui a meia dúzia de anos estará tudo na mesma.

    O interesse em limpar a barrinha roça mesmo o termo "limpar" mas com outro significado: -limpar sobretudo de areias, que como todos sabemos valem muito dinheirinho, esse é o interesse de muito dos que proclamam por limpezas aqui e ali, ou seja beneficio económico meus senhores.
    Todos querem as localidades, as ruas e avenidas limpas, os matos em redor das Lagoas (Barrinha e Lagoa de Mira) limpas, mas quantos de facto estão disponiveis para dar um pouco do seu tempo em detrimento do bem comum?? Muito poucos como se tem visto nas ultimas campanhas.

    "Falar é fácil, fazer é preciso"

    João Luís Pinho

     
  • At 12:22, Anonymous Anónimo said…

    Caro João

    Como deve ter visto este fim de semana (ou ouvido), o autor do blog do Portugal Profundo é arguido no caso Sócrates /Independente.
    Não gosto muito do Blog em questão porque reflecte uma obsessão doentia pelo Eng? Socrates mas de qualquer modo admiro o facto de ser um blog sem censura.
    As mensagens entram em tempo real.
    Correm riscos é certo mas penso que neste Concelho em que cada vez mais nos sentimos mais amordaçados nas nossas opiniões mereciamos um espaço onde se pudesse falar livremente, exigindo é certo, que cada um de nós fosse mais responsável.

    que saudades que tenho do Mirapolis dos primeiros tempos.
    Mas incomoudou-os eu sei.Ouvi dizer que o seu telefone não parava mas lamento tanto que tenha cedido.
    Pense nisso.Dos fracos não reza a história.
    eu identificava-me mas não posso.Tenho um filho para criar.

     
  • At 12:08, Anonymous Anónimo said…

    Mais uma vez o texto do João é elucidativo, não venho agora comenta-lo, venho isso sim, porque fiquei estupefacto quando terminei de ler o post do amigo Anónimo PORQUE TEM UM FILHO PARA CRIAR, é lamentável, mas mesmo muito lamentável alguém ter de passar anónimo por tal motivo, e não o culpo de maneira nenhuma, até compreendo. E com esta equipa que esta no poder é mesmo necessário ter esse cuidado, o que é triste. Mas tenho a certeza que isso vai terminar em breve, porque o povo de Mira já entendeu que o executivo não esta a fazer rigorosamente nada. Já agora, eu assino Lendário porque me apetece, só e mais nada, não preciso deste executivo para nada, a não ser para que DESENVOLVAM DE UMA VEZ POR TODAS, nem que seja desenvolver a demissão, por favor, RUA……

     
  • At 13:56, Anonymous Anónimo said…

    A pergunta é:

    Aonde anda o Presidente da Câmara?

     
  • At 12:36, Anonymous Anónimo said…

    O presidnete da Câmara anda a passear de carro. Como sempre fez.Ou melhor quando estava na oposição andava de bicicleta. Agora anda de volvo. Como o volvo não entra na Câmara ele também nao entra.

    pagamos todos e é bem feita

     
  • At 14:10, Anonymous Anónimo said…

    ma so que se passa com os funcionários da Câmara?
    censurados como? isso já nao existe.acho eu.

     
  • At 15:58, Blogger 1313 said…

    anda tudo com MEDO de falar ... de perder o empregozito ... é este o progresso ?

     
  • At 23:32, Anonymous Anónimo said…

    Este blog continua a mesma chingalheira de sempre. O Presidente anda por aí garanto-vos e recomenda-se se não vejamos: A A 17 infelizmente está parada, a Variante á Praia infelizmente está parada, a Lota da Praia infelizmente está parada, o novo relvado em Mira infelizmente está parado, o mini relvado UEFA para a Praia de Mira está parado, a ponte do cabeço daqui a 3 semanas tb vai estar parada, a Pescanova infelizmente também não vai arrancar, o Polo II restam os proprietários dos terrenos apresentaram os projectos para se instalarem, os terrenos do Golfe estão agora registados e este executivo não vai fazer uma hasta pública sem o registo estar feito como o PSD fez, o largo da feira de Portomar vai ser iniciado daqui a uma ou duas semanas....realmente este executivo não faz mesmo nada, o reigota não tem mesmo poder politico...o maduro é que era !!! Ah ! para os mais desatentos, o filho do Pedro Nunes da Barra ganhou tb um estágio na Câmara...engraçado né ???

     
  • At 15:58, Anonymous Anónimo said…

    Então quer dizer que o maduro fez com o golf mais ou menos aquilo que o reigota fez coma Zona Industrial 2?

    Mais ou menos: é que o Maduro não chegou a a vender e o reigota vendeu e recebeu ja la vao 6 anos.

    O golfe ja se registou e aZpona Industrial continua sem se registar.

    Há uma diferençazitas efectivamente.

    Querm ver que o Reigota també fez a A17

    Aquilo é qu é um homem de poder.

     
  • At 00:17, Anonymous Anónimo said…

    Ambos são o que são, só que nunca deveriam ter sido aquilo que quizeram que fossem: Presidentes de Câmara. Beijos a todos os Bloggers.

     
  • At 03:16, Anonymous Anónimo said…

    Eu, não sei, só sei que morro de vontade de conhecer essa praia de vcs, moro no Brasil sou rodeada de belas praias, mas mira tem um algo mais,
    bjs

     

Enviar um comentário

<< Home