MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

sábado, abril 07, 2007

Sonhar...







Opinião de
João Rua


Antes de tudo é preciso capacidade de ver mais além... capacidade de pensar fora do contexto...

Depois é preciso acreditar... e de fazer com que as coisas aconteçam...

E assim, há quem, de facto, mude os sítios e fique a fazer parte da sua História...

Nós, por cá, continuamos como sempre... sempre à espera que algo aconteça... mas também, sempre a fazer muito pouco, para que algo, ou porque não, para que tudo mude...

Enquanto isso vale a pena ver mesmo correndo o risco de sentir uma certa inveja...

10 Comments:

  • At 19:53, Anonymous Anónimo said…

    Caro Amigo João:

    Tens toda a razão...

    É dever de todo(s)o(s) cidadão(ões)que assume(m) responsabilidades, neste caso ao mais alto nível, mostrar(em),as suas capacidades, convicções, dedicação e audácia no sentido de alterar aquilo a que o povo sabiamente diz:" sair da pasmaceira".

    Tantas promessas..Tantos projectos...Tantas ... e Tantos....

    Mas....
    Infelizmente, na minha opinião, o problema vem-se arrastando há longos anos.

    MIRA..... merece outras opções e estratégias de desenvolvimento económico, industrial, turístico, social.....no sentido de uma urgente transformação deste concelho e no reforço do slogan "MIRA É GIRA"

    Os Mirenses merecem MAIS e MELHOR!

    Haja, ainda, a esperança de que tudo virá a ser diferente....para isso não podemos andar distraídos.

    Um abraço

    José Frade

     
  • At 08:47, Anonymous Anónimo said…

    Amigo João,
    Por acaso já conhecia o fluviário de Mora. Trata-se do primeiro fluviário da Europa.
    Este projecto foi feito através de uma parceria entre a Universidade de Évora, Oceanário de Lisboa e Câmara Municipal de Mora.
    Seria totalmente injusto estarmos a atribuir o projecto só ao município.
    No entanto tens razão, não quero tirar o valor, nem a capacidade de pensar fora do contexto, ás pessoas envolvidas.

     
  • At 09:36, Anonymous Anónimo said…

    O Fluviário de Mora fica situado no Parque Natural do Gameiro/Cabeção, nas margens da ribeira do Raia a 100 km de Lisboa. Sendo o Parque Natural do Gameiro, dos mais bem conservados e limpos do país, e a ribeira do Raia das mais ricas em espécies, não vejo porque razão fica assim tão fora do contexto.

     
  • At 21:45, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Carlos, é evidente que nao estou á espera que os município financiem e construam o futuro sózinhos. Parcerias e ideias são elementos chave, Mira teve excelentes oportunidades e eu sempre alertei para isso. Então com o Governo interessado na Pescanova não era oportuno ter ideias ?... Haverá outra oportunidade assim ? Algo impede a Cãmara estabelecer Parcerias ? Por exemplo envolvendo o golfe e a zona 2 B ? Por exemplo intervindo no centro da Vila ? Por exemplo dinamizando a AIBAP ?... O problema de ver mais longe é apenas este... esquecer esta forma de fazer política de trazer por casa, dos que estão de um lado e dos que estão do outro e demonstrar capacidade de pensar... eu sei que não é fácil mas um dia alguém tem de começar... Mora (fluviário) como Castanheira de Pera (Praia das Ondas, como Mealhada e Boticas (com o regime florestal e as casas florestais) são exemplos... porque arriscam... porque ousam ser diferentes... porque no meio da trapaçhada do que é o poder local ainda conseguem pensar diferente...


    Amigo da Barrinha, quando digo pensar fora do contexto, quero dizer ter capacidade de inventar oportunidades. Mira tem o Mar, a Bandeira Azul, a Floresta, a Barrinha, a Lagoa e o Casal, a Pista ciclopedonal, História e identidade, até tem algo parecido com Turismo... e basta ver e passear pela Praia e pelo concelho para ter uma noção das oportunidades perdidas... Pior que isso tudo, nem ideias aparecem !...

    Pensar fora do contexto era mais ou menos isso... significava a necessidade de fazer diferente !...

     
  • At 09:50, Anonymous Anónimo said…

    Amigo João,
    Realmente interpretei mal...peço desculpa!
    Estou de acordo, é necessário assumir outro tipo de politica, repetir e reincidir nas opções e metodologias politicas, que já foram ‘chão que deu uvas’, não nos permitirá contribuir para a construção que se urge fazer e que situará o Concelho nos caminhos da convergência com os melhores. Por isso, será necessária uma renovada capacidade estratégica em nome da eficácia da acção e da qualidade de vida. “Agir global, pensar local” dir-nos-á, então, alguma coisa…

     
  • At 15:51, Anonymous Anónimo said…

    Muito bem, reconhecer que errou e pedir desculpa, é nos tempos de hoje um acto de ética a que não estamos habituados. Pena é que não divulgue o seu nome.

     
  • At 13:48, Anonymous Anónimo said…

    "FRESQUINHAS" DE HOJE.......

    Meu caro amigo António Alberto
    Presidente da Junta de Freguesia de Mira

    É sempre com orgulho e admiração que leio atentamente todos os artigos, sejam eles de que carácter forem, publicados na imprensa regional e mesmo nacional
    de todos os MIRENSES.

    O "especial sobre Mira" de hoje - 18 de Abril - num jornal regional é muito interessante e cheio de curiosidades políticas, económicas, sociais,....e de muita sinceridade e boa fé, certamente, ...não duvido.

    Mas,permita-me um reparo da mesma sobretudo o sentido do seu título "A minha maior ambição é ver a freguesia com saneamnto básico".

    Não posso crer que esta "manifestação/ambição" seja requerida pelo Presidente de uma Junta em prol das restantes, isto é, não seja extensiva a todo o concelho.

    OS MIRENSES EXIGEM TRATAMENTO IGUAL.

    Mais intencional me parece esta afirmação quando ao longo do referido "especial" se fazem afirmações de tratamento de discricionariedade.

    Mais se afirma que esta Junta "não tem grandes projectos próprios".

    Não percebo porque não tem e não prevê ter!

    Ter projectos, inciativas, obras,.... próprias, sem estar só à espera dos apoios do Executivo Camarário, é que deve ser motivo e define uma gestão pública audaz, ambiciosa,carismática,... no fundo de desenvolvimento, não "ao ritmo das possibilidades", como é afirmado, mas célere a todos os níveis, se realmnte se pretende um rápido desenvolvimento e bem estar de todos os MIRENSES bem como proporcionar condições de investimento privado para o nosso concelho e reforçar a atracção turística que o mesmo possui.

    Assim, certamente,.....MIRA SERÁ MAIS GIRA.

    Com o desejo de bom sucesso.

    Um abraço

    José Frade

     
  • At 21:06, Anonymous Anónimo said…

    Caro amigo João:

    Após todas as afirmações feitas pelas respectivas entidades responsáveis, cerimónias efectuadas,assinatura de protocolos....presenças de Secetários de Estado "PESCANOVA ERA UMA CERTEZA SEM QUALQUER DIFICULDADE",fim de citação.

    Mas...fomos surpreendidos pelas notícias na imprensa sobre a mesma instalação.

    Esperei que as respectivas entidades, no dever democrático de informar os seus munícipes, assim o fizessem.

    Mas...nada.

    Por isso, caro amigo, espero que sobre a matéria nos possas esclarecer o que afinal se passa.

    Certamente, OS MIRENSES INTERESSADOS AGRADECEM.

    Um abraço

    José Frade

     
  • At 20:01, Anonymous Anónimo said…

    Quando estamos fora a dimensão de Mira parece outra. Parece que nos encontramos perante um grande concelho cheio de tudo (ou vazio de nada), contudo, quando regressamos a terra a dimensão de grandeza esbate se no passar de dias e anos em que nada (ou muito pouco) de facto se faz.
    Mudam os governantes locais, mudam os criticos, pois poucos ousam criticar o que é criticável, ou a apoiar o que deve ser apoiado, antes preferindo um caciquismo indolente, mas é assim a natureza humana...
    Quanto ao texto do sr. Rua é um belo texto informativo, para alem de um prazer saber que é de Portugal que estamos a falar. No entanto sabemos o quao dificil é criar estas dinamicas, mas tb sabemos que quando resultam dão bons resultados.
    Pena é que as pessoas não sejam assim para todos os bons projectos e boas ideias, fazendo sim o jogo da politica, apoiando os que mais proveitos lhes trarão a si, ou aos seus. Vejo que muitos dos projectos em gaveta são considerados bons ou maus consoante os seus autores, e não consoante o seu contéudo...

     
  • At 18:00, Blogger Carlos Monteiro said…

    Amigo José Frade,

    Embora não me fosse solicitada qualquer explicação sobre o assunto, sinto a obrigação como cidadão que comenta para o blog, de compartilhar aquilo que sei.
    As questões relacionadas com este projecto e o local onde vai ser implantado “Rede Natura 2000” são muito complexas e exigentes, obrigando a soluções de consenso, entre o promotor, as entidades reguladoras e a avaliação pública.
    A Avaliação do Impacte Ambiental (AIA) é um processo preventivo que tem por objectivo a minimização dos danos que qualquer grande projecto exerce sobre o Ambiente, Parece-me que os impactes avaliados inicialmente não foram considerados significativos, dada a inexistência de grandes habitats e espécies a preservar.
    O que se passou de facto é que o promotor e a equipa técnica do Estudo do Impacte Ambiental (EIA), suspenderam temporariamente a apresentação pública do EIA, para melhor adaptação do projecto ao ambiente local. De resto está tudo a correr como previsto, os postes de electricidade já estão no local, a estação elevatória para o saneamento, já está em concurso público e provavelmente haverá outras coisas que desconheço.
    No entanto, caro amigo, estou totalmente de acordo contigo, deveriam as respectivas entidades (e estou a falar do município), perante esta notícia, esclarecer os seus munícipes, para que não haja outro tipo de interpretações, esses esclarecimentos não se fazem com meias palavras, devem ser claros e objectivos.
    Penso ter esclarecido alguma coisa, sinceramente é tudo o que sei sobre assunto. No entanto se houver alguém que saiba algo mais, que me esclareça também!

    Um abraço,
    Carlos Monteiro

     

Enviar um comentário

<< Home