MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

sexta-feira, novembro 24, 2006

European Entreprise Awards

And the winner is...

AIBAP !... Miraaaaa !...




Opinião de
João Rua


Há coisas que puxam pela auto estima... e esta é uma delas... O Projecto de Incubadora Beira Atlântico Parque pode vir a ser um marco importante no processo de desenvolvimento do nosso Concelho...

Mas precisa ser asumido a tempo inteiro !... por todos.... e essencialmente pelo Executivo Municipal, seja ele qual for... Não é tempo de guerras de protagonismo. Nem de quem fez nem de quem não fez... nem de quem podia ter feito ou do que se deixou de fazer...

É tempo de olhar os contextos e neste caso para as oportunidades do próximo QREN 2007-2013, do ICentro
http://www.ccdrc.pt/outros-programas e do envolvimento das Universidades e desenvolver e apostar em projectos.

Mas também é tempo de pensar e operacionalizar, definitivamente, a aquisição dos terrenos, a infra e estruturação do Parque de Negócios e o asumir de uma Imagem qualificada do Sítio...

É que, trata-se de um Projecto sem meios termos.

Ou se aposta ou se desiste... É tudo uma questão de decisões e prioridades... que devem ser consciente e responsavelmente assumidas...

Queremos ou não a AIBAP ? .... é a pergunta que exige a resposta mais simples... (e evidentemente uma programação de investimento público de acordo com a resposta)

12 Comments:

  • At 13:39, Anonymous Anónimo said…

    Quando um certo projecto surgiu ao alcance do concelho de Mira, muitos se levantaram contra ele, uns por desconhecimento de toda a envolvente da obra (e que por isso não podiam nem deviamter uma opiniao fundamentada e bem estruturada), outros por não verem nele uma oportunidade de sucesso e certamente também os houve que foram contra, porque foram... um tipo caracteristiico de Portugues já com raizes camonianas, bem ao género do velho do Restelo.
    O que é certo é que a obra aí esta, se a bom a mau tempo, é algo que sera cedo ainda para discutir, tal a falta de informação existente. Contudo, ao premiarem o projecto, deram um forte contributo para a obra, pois não basta existir, é preciso que se saiba que existe, só assim poderemos aspirar novos mercados e uma cada vez mais forte presença de Mira na sociedade.

    Parabens a todos os que levaram este projecto a bom porto, o futuro cabe nos a nós construilo

     
  • At 14:32, Blogger Carlos Monteiro said…

    Com a actual crise económica europeia e particularmente a situação do défice português, esses factores estão, cada vez mais, a determinar a falência e saída do mercado de inúmeras empresas de diversos ramos de actuação, devido às altas taxas de juros cobrados sobre o capital, sem falar na carga tributária excessiva pela qual são submetidas essas empresas. Isso tudo está a provocar um aumento contínuo de desemprego e a levar inúmeros ex-empregados da indústria nacional a tornarem-se pequenos empreendedores, que se lançam, sem qualquer suporte ou planeamento prévio, no sonho de vencer e ser dono do seu próprio negócio.
    • Toda empresa necessita de um planeamento do seu negócio para poder geri-lo e apresentar as suas ideias a investidores, bancos, clientes etc;
    • Toda entidade provedora de financiamento, fundos e outros recursos financeiros necessita de um plano de negócios da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negócio;
    • Poucos empresários sabem elaborar adequadamente um bom plano de negócios. A maioria destes são pequenos empresários e não têm conceitos básicos de planeamento, vendas, marketing, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, projecções de vendas, etc. Quando entendem o conceito, geralmente não conseguem colocá-lo em prática.
    Existem alguns obstáculos presentes na vida do empresário conforme ocorre a evolução do seu negócio: desde a fase da ideia inicial até à sua inserção e manutenção no mercado. Note-se que mesmo com a presença da incubadora de empresas como um facilitador para a pequena empresa, as barreiras existentes são muitas. Estas barreiras também se devem à falta de preparação das próprias incubadoras em formar de forma adequada esses empreendedores.
    Segundo dados estatísticos nada animadores, informam que na Europa cerca de 58% das empresas que são incubadas não conseguem resistir no mercado mais de dois anos, e os motivos são:
    • Falta de estudos de mercado
    • Falta de rigor na gestão
    • Falta de apoio técnico profissional
    • Falta de formação nos recursos humanos
    Segundo a Câmara Municipal promotora deste projecto no concelho já existem protocolos assinados com Universidades, mas isso não basta, é necessário existirem protocolos com empresas já credenciadas no mercado, para disporem dos seus técnicos, na área de formação profissional.
    Cabe também ao promotor deste projecto, construir o parque tecnológico, criar condições com bases sustentáveis no seu parque industrial para que as empresas incubadas se instalem e desenvolvam, sem isso corre o risco de estar a incubar empresas, para que depois de incubadas, se instalem em parques industriais de outros concelhos com melhores condições, se isso acontecer, lá se vai a criação de postos de trabalho para os jovens deste concelho.

     
  • At 14:38, Anonymous Anónimo said…

    Estou de acordo com o amigo Pinho, excepto quando diz que nos cabe a nos construir, isso cabe ao presente edil camarário, em não deixar passar esta oportunidade, mas pela pinta do que ele tem andado a fazer com as obras deixadas pelo anterior edil, cheira-me que nada vai resultar de tão grandiosa obra que a todos nos orgulha. É pena caro amigo Pinho, mas é o que vai acontecer. Já agora peço-lhe o favor de meter uma cunha se assim puder. Abraço a todos.

     
  • At 19:05, Anonymous Anónimo said…

    Ao Sr. joão reigota pediria apenas que ouvisse o seu ilustre amigo Professor Fernando Regateiro. É que talvez ele não saiba mas esse Senhor foi o único da bancada do PS na Assembleia Municipal ao tempo do Dr. Maduro que apoiou o projecto da Incubadora desde o primeiro momento. São realmente outros horizontes. Não será à toa que é actualmente Director Regional de Saúde.
    Quanto à entrega do prémio em Lisboa tenha lá paciênci Dr. João Reigota mas vai ter que ir.
    Ja todos reparámos que a incubadora lhe causa indisposições (o facto até é título de jornais locais) mas, desta vez não tem desculpa.
    Custa muito mas tem que engolir o sapo. E...prepare-se porque depois de comido ainda lhe vai inchar no estomâgo. Está só a começar.Acredite.

    Ps. espero que aproveite e tenha uma conversa com o ministro Manuel Pinho como a que teve com o Mariano Gago. Gostei muito de saber que trocou idéias com ele àcerca do projecto tecnológico para Mira.

     
  • At 16:32, Anonymous Anónimo said…

    Estou a gostar de ver que da questão ao roubo que estão a fazer a todas associações e clubes para ajudarem a ALA-ARRIBA niguém fala... é isto mexem-nos nos bolsos e nós calamo-nos.

     
  • At 09:39, Anonymous Anónimo said…

    Senhor Chip,

    O Sr. não sabe...não lê as actas da Assembleia...ou anda mal informado!!!
    Quem apoiou e defendeu o projecto da Incubadora de Empresas, da bancada do PS, foi o Sr. Eng. Carlos Monteiro e não o ilustre amigo Professor Regateiro que nem sequer esteve presente nessa Assembleia.
    Também ao contrário do que disse, só um deputado do PS se absteve. Os restantes votaram todos a favor do projecto.
    Digo-lhe mais, o Sr. Eng. foi a única pessoa daquela Assembleia que nos soube explicar, do interesse de uma Incubadora para o nosso Concelho, porque o executivo municipal não foi capaz de o fazer. Por isso recebeu o agradecimento pessoal do Dr. Mário Maduro.
    Pois é Sr. Chip...mentir é muito feio!
    Custa muito mas o senhor é que vai ter que engolir este sapo.

     
  • At 22:12, Anonymous Anónimo said…

    Demasiado óbvia a sua identidade caro colega de blog.nem vou perder o meu tempo a lembrá-lo que houve várias assembleias em que o assunto incubadora foi discutido e, curiosamente, ainda agora estive a consultar as actas e encontrei muitas e boas explicações ácerca da incubadora, mas nenhuma é do Eng. Carlos Monteiro.
    Olhe sabe quem não engoliu o sapo? Eu digo-lhe :o nosso Presidente.Nao esteve na entrega do prémio!
    Aposto que esteve indisposto novamente. Já todos sabemos que lhe provoca azia.
    Acho que nos deve uma explicação. se não ia mandava o Sr. Grego e acoisa já nao parecia tão mal. Pelo menos esse, de certeza, que ia ter conversa para o Ministro.

     
  • At 22:13, Anonymous Anónimo said…

    Sabe caro JM
    Fala-se tanto aqui do ALA-arriba como se fala da SEDE do MJC de Portomar. são assuntos tabu. Mas eu sei quem vai pagar? o senhor e eu e todos nós.

     
  • At 08:46, Blogger Carlos Monteiro said…

    É pouco relevante que tenha sido eu ou outro a defender o projecto da Incubadora, como diz e bem o João no seu texto, não é tempo de guerras de protagonismo, pois trata-se de um projecto importante para o Concelho.

    Sobre o Plano Tecnológico queria esclarecer o seguinte:
    O programa Aveiro Digital tem desenvolvido as Tecnologias da Informação e Comunicação junto das entidades públicas, onde esteve presente a Câmara de Mira. Enquanto cidadão interessado no progresso do meu país e do meu concelho, saúdo com agrado este tipo de intervenção. Mas devo acrescentar o seguinte:

    O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior fez publicar um documento sob o título “Um Compromisso com a Ciência para o Futuro do País”. Nele, apontam-se metas ambiciosas para o desenvolvimento científico e tecnológico e definem-se orientações estratégicas para alcançar este desígnio num curto espaço de tempo.

    As medidas anunciadas são bem vindas, mas é preciso explicá-las e torná-las transparentes. O “Plano Tecnológico” não pode ser uma declaração de intenções mal explicada. Tem de ser um conjunto coerente de medidas calendarizadas, transparentes, inteligentes e bem explicadas. E para isso também é preciso que os responsáveis falem, e que falem com aqueles que podem ser os motores do desenvolvimento científico e tecnológico: Que em minha opinião são os empresários, que têm demonstrado apostarem na cultura tecnológica e na investigação e desenvolvimento.

    Para isso é necessário, a promoção de uma política de envolvimento das empresas. Os objectivos são por um lado promover a sensibilização para uma real normalização tecnológica nos produtos e serviços, e por outro criar as condições para o desenvolvimento concertado de experiências inovadoras, de novas soluções e de valorização de resultados.

    A qualificação dos recursos humanos, através do sistema de formação tecnológica é decisiva para a agenda de crescimento, assumida pelo Plano Tecnológico Nacional. Na verdade, o atraso de desenvolvimento do País é também, e especialmente, um défice de qualificações. Temos consciência, portanto, que a sustentabilidade da nossa agenda de crescimento, do nosso desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação, dependerão criticamente da superação dos graves atrasos no processo de qualificação dos portugueses.

    Carlos Monteiro

     
  • At 11:00, Anonymous Anónimo said…

    Olhe senhor Chip,
    Quanto à minha identidade óbvia, penso ser um pouco parecida com a sua!
    Mas se é assim tão óbvia diga-a...não se engasgue com o sapo!
    Também não vou perder tempo consigo a lembrá-lo, que sobre o assunto Incubadora só houve uma Assembleia e uma votação. Até porque fiz parte dessa assembleia.
    Já agora verificou as votações? È que eu votei a favor do projecto!
    Parece-me que o incomodou que eu falasse do Eng. Carlos Monteiro, mas só o fiz porque na falta do Professor Regateiro, ele era o líder da bancada do PS.
    Quanto ao resto até estou de acordo consigo. Se de facto foi assim como diz, não foi nada dignificante para Mira, o Presidente da Câmara ou o Vereador não terem ido receber o prémio.

    Ps. Embora fizesse parte da Assembleia Municipal na altura, não fiz parte das listas do senhor Dr. Reigota nas ultimas eleições.

     
  • At 13:00, Anonymous Anónimo said…

    Na vida há momentos em que deveriamos fazer mea culpa, e rectificar o que de mal fazemos...ou as mentiras que vamos espalhando.
    No passado periodo em que fiz parte da Ass. Municipal (mandato Dr. M. Maduro) lembro me da votação relativamente à Incubadora, lembro me das explicaçoes de alguns e das duvidas de outros, não me lembro é verdade de ter votado contra(!), será que estou enganado, será que um motivo qualquer, um lapso de memoria me engano, nao sei.
    Sei que quando se vem para um lugar de discusão publica, como tem sido o Mirapolis e o Mirices, espalhar boatos e mentiras, com intuitos obscuros, e que só esses cabotinos da desinformação sao capazes, só poderemos esperar o pior. Pois se até numa obra, que representa uma mais valia para qualquer concelho, é preciso chegar se ao ponto de mentir escandalosamente, e pior colocar o nome de pessoas em jogo, é sinal que algo está mal na politica local desta terra. É sinal que a sociedade mirense deve reflectir, e analisando com calma e frieza, ver que talvez com esta dicotomia a que muitos já nos habituaram, não nos estejam a tratar como deviamos, estando provavelmente a promover interesses, que talvez não sejam publicos, no puro sinónimo administrativo legal do conceito, mas de um publico apenas...
    A verdade é só uma, basta de futricas e maldizentes, vamos deixar de lado o que nos divide e agarrar com força o que nos une, pois podem ter um certeza, é mais forte o que nos une do que aquilo que nos separa.

     
  • At 20:27, Anonymous Anónimo said…

    nem merece comentário quanto a mim. Então um campo relvado a 100 metros de um pavilhão de desportos e da excelente piscina que temos e bem no meio do parque escolar não se justifica? Está mal enquadrado? Estava melhor no meio do mato? Não venham com paleios..faça-se em Mira, faça-se bem e todos poderão usufruir.

     

Enviar um comentário

<< Home