MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, novembro 02, 2006

MIRAPOLIS. Primeiro Aniversário



Aos pouco o tempo foi passando e hoje, dia 2 de Novembro, MIRAPOLIS completa um ano de existência... um ano onde aconteceram, neste espaço, coisas boas e outras menos boas... faz parte do processo de crescimento e de aprendizagem... faz parte aprender com os erros...

Independentemente de alguns percalços na construção do seu percurso, naturais se atendermos que as coisas novas demoram algum tempo a encontrar o seu espaço no quotidiano, MIRAPOLIS foi criando um espaço, goste-se ou não, perceba-se ou não, aberto á participação Cívica e ao Exercício da Cidadania. Espaço aberto a todos.

Registo 3 períodos neste primeiro ano de vida que reflectem a forma como o MIRAPOLIS foi recebido e entendido pelos mirenses que se interssam por estes espaços:

1- Até ao final de Março de 2005, MIRAPOLIS foi um espaço que passou muito despercebido. Os textos apesar de serem lidos, raramente foram comentados ou suscitaram quaisquer discussões

2- Entre Abril e Julho, O MIRAPOLIS conheceu o seu período negro. De facto por ser um espaço que se desejava aberto de troca imediata de opiniões e de pontos de vista, viria a ser neste período, um Espaço marcado por participações pouco dignificadoras do que se deseja para um envolvimento Cívico dos cidadãos na discussão do seu concelho.

3- De Agosto até Hoje, MIRAPOLIS tem procurado conquistar e consolidar o seu espaço, balizando e definindo limites... Está mais maduro e responsável...


O Futuro "a ver vamos" como se costuma dizer. Mas espero sinceramente que este Espaço seja mais um que permita discutir e apresentar pontos de vista. A Crítica muitas vezes não é agradável muito menos bem aceite, mas ajuda-nos a reflectir melhor e a melhorar. E aos pouco, todos nos envolveremos cada vez mais na discussão da forma de gestão municipal, seja ela do PS, do PSD, da CDU, do CDS ou de outro partido qualquer...

Hoje em Mira, pode-se consultar a NET e encontrar os principais Jornais Locais: a VOZ de MIRA, o Jornal da Gandara, O Principal...

O MIRICES está a construir outro espaço interessante de discussão e apresentação de idéias...

O FOTOS DE MIRA é um local que vale a pena espreitar...

Espaços abertos à Opinião, à crítica, à participação e ao confronto de ideias... Cada vez há menos desculpas para a não participação... para o não envolvimento... Estes espaços são sem dúvida um verdadeiro reflexo da capacidade dos mirenses, como Gente, como Povo, de reflectir e de pensar o seu desenvolvimento... de Participar e discutir civicamente os assuntos que interessam a Mira... E aí as capacidade podem ser muitas ou nem por isso... o tempo assim o assinalará...

Mirapolis agradece a todos os que participaram e ajuadrama construir este Espaço. Houve de facto momentos de discussão bastante interessantes. Existem participantes assíduos que marcaram este ano. Houve comentários que revelaram conhecimento e interesse e mais importante, capacidade de argumentação e discussão... Há gente interessante e com ideias em Mira... Não se justifica a discussão política ser tão pouco interessante e tão pouco fundamentada... Há vida para além dos Partidos que neste caso do Poder Local, na minha opinião, devem ser o menos importante...

Apesar de todo um "Ruído de Fundo" que existiu, acredito que espaços como este e como os que acima referi, valem a pena existir e que passo a passo, dia após dia, podem ajudar a "mudar um pouco as mentalidades" e a desafiar todos nós a sermos mais exigentes, mais atentos e mais participativos.

Obrigado a todos.... e cá estamos para mais um ano...

11 Comments:

  • At 12:12, Anonymous Anónimo said…

    Caro Amigo João:

    Nesta dia para ti, certamente, muito importante e de muita satisfação pessoal pela concretização de uma "aventura" que sabias muito bem correr muitos riscos e que conseguiste moderar, aguentar e ultrapassar,não podia deixar de te dar os meus sinceros parabéns e te enviar um grande abraço de solidariedade .

    Como dizes vamos continuar a intervir com toda a liberdade de expressão, que há muito conquistámos, mas sempre com a dignidade e respeito que todos os outros nos merecem.

    Da minha parte assim será.

    PARABÉNS....PARABÉNS....

    MIRA CADA VEZ MAIS LIVRE.

    José Frade

     
  • At 16:05, Blogger Carlos Monteiro said…

    Agrada-me que o blog Mirapolis seja um espaço de discussão, porque a discussão implica que haja quem o leia, quem concorde e quem discorde. Nada mais saudável do que o debate de ideias. Sendo o blog uma página onde expressamos as nossas opiniões é assim que ele cumpre a sua função. Entendo que todos que escrevem e lêem este blog são interventivos. Em meu entender, não há escrita neutra. Seja prosa ou poesia. Mesmo a poesia escrita com as palavras mais adoçantes, tristes ou apaixonadas, é sempre interventiva, porque ela resulta de um modo de sentir, de um expressar o que nos vai cá dentro, esse resíduo resultou da vida que foi e é uma parte da nossa sociedade. Quero com isto dizer, que os bem elaborados textos de bloguistas de qualquer estilo e de qualquer quadrante político ou de sensibilidade são sempre uma forma de intervenção.

    Uns escrevem, com a simplicidade da inteligência, as coisas que passam pelo meio da banalidade dos slogans sem se sujarem, mostrando que a coragem dos democratas não passa pelo falso heroísmo – mas sim pela humildade de serem lúcidos, de saberem que o caminho estreito só se descobre atendendo aos pequenos detalhes das coisas bem feitas.
    Outros flutuam na escrita como se ela fosse uma simples maré. Lê-los é acreditar-se que se está em presença de pessoas com uma visão clara e profunda da actualidade e das nossas necessidades, – acredita-se! Sustenta-se o elixir que, outrora, medrou sonhos e esperanças. Não, não recuei no tempo em flashback revolucionário: tenho a consciência de que as nossas galochas têm meias-solas diluídas no agreste tempo que passa, sem que delas se preveja reforma.

    Também é verdade que por vezes vimos os nossos comentários, envolvidos com algum lixo, que o administrador do blog, compreensivelmente deixa passar. Mas todos sabemos que a “importância” que se dá a certas coisas é sempre, relativa e dependente, sobretudo dependente da maneira como se observa, como se pesa o que se lê e compara. A verdade é que esse tipo de escriba despejador, vem muitas vezes de amigos que não nos conhecem, ou conhecem bem demais, parte deles consumadas varinas da tradição que fomos ensinados a respeitar. Assim é que se vê a verdadeira essência das coisas: o bem e o mal...sem medo de criticas hipócritas. Sabemo-lo todos e por isso estamos cá, no seu aniversário, com um largo sorriso para a barca da Esperança.

    Um abraço solidário,
    Carlos Monteiro

     
  • At 18:34, Anonymous Anónimo said…

    Entao se faz agora um ano afinal aparecu depois das eleições.Afinal tinha razão.

     
  • At 10:53, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns, João!
    Não sendo um escriba do blogue, sou um visitante assíduo. E o teu trabalho é de louvar. Continua.

     
  • At 15:33, Anonymous Anónimo said…

    Quero deixar aqui os meus mais sinceros parabéns pelo aniversário do Mirapolis, obrigado João por este teu desafio muito bem conseguido, e agradecer também, porque sem eles nada disto existia, a todos os intervenientes com os seus post. Quero aproveitar este meu post, para de alguma forma pedir desculpa se por ventura algum post por mim colocado ofendeu de alguma maneira os intervenientes, é que por vezes pelo facto de discordar não quer dizer necessariamente que ofendemos alguém, simplesmente não concordamos e pronto. Obrigado João e cá estou para mais um ano de discórdia, ou não.
    Abraço a todos.

     
  • At 09:54, Anonymous Anónimo said…

    Parabens ao Blog por este aniversario...

    Mas seria bom informar a todos q este espaço começou de facto antes das eleiçoes autarquicas (a bem da verdade)

     
  • At 12:31, Anonymous Anónimo said…

    Em bom rigor, o MIRAPOLIS surgiu na Quarta Feira, 16 de Novembro de 2005 com o Post "Primeiras Reuniões"... Surgiu assim APÓS e na sequência das últimas eleições autárquicas de Outubro de 2005 (facilmente se pode constatar toda a história do BLOG consultando o seu arquivo histórico)

     
  • At 14:53, Anonymous Anónimo said…

    POIS MUITO BEM RUA AGRADEÇEMOS A INFORMAÇAO

    MAS QUASE QUE JURAVA QUE CONSULTEI ESTE BLOG ANTES DAS ELEIÇOES AUTARQUICAS, NUM PERIODO EM QUE SE DIZIA RAIOS E CORRISCOS DA OPOSIÇAO(NA ALTURA) REIGOTA

    A BEM DA VERDADE
    ALGUEM ESTA ENGANADO (TALVEZ SEJA EU... OU TALVEZ NAO)

     
  • At 15:18, Anonymous Anónimo said…

    NOTa:
    Se, como diz o autor do blog «Até ao final de Março de 2005, MIRAPOLIS foi um espaço que passou muito despercebido. Os textos apesar de serem lidos, raramente foram comentados ou suscitaram quaisquer discussões» como é que podem afirmar que esta a fazer um ano e que começou em Nov. de 2005?

    Creio ver algumas contradições no que tem afirmado

     
  • At 14:15, Anonymous Anónimo said…

    Ao autor do blog os meus cumprimentos por esta iniciativa, continue.
    Aos que regularmente comentam, assinando os textos, o meu respeito e simpatia. A todos os outros continuem a comentar respeitando sempre as pessoas enquanto individuos e seres humanos.

    Cumprimentos

    João Luís Pinho

     
  • At 22:21, Anonymous Anónimo said…

    continua João.Mira merece ser discutida - no bom sentido -parabéns pelo aniversário.

     

Enviar um comentário

<< Home