MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

sexta-feira, agosto 25, 2006

Espécies Predadoras


Texto de
Carlos Monteiro


Alçado no seu iracundo bigode, o Sr. Ruas ameaçou espantar à pedrada a súcia de ambientalistas que impede e trava o desenvolvimento do país. O Sr. Ruas depressa corrigiu o “lapsus linguae”, alegando que a lapidação dos fiscais ambientais era apenas em sentido figurado, se calhar até bíblico…

Em sentido igualmente metafórico, o nosso país é também uma cadeia alimentar, uma espécie de documentário do National Geographic sobre a vida marinha. Neste “pântano” viçoso que nos calhou em rifa, movem-se espécies predadoras variadas – de pequenas piranhas a grandes tubarões, de peixes de águas profundas até esguias enguias; temos peixe com fartura para uma caldeirada das antigas.

Ora, neste país das caldeiradas, o Sr. Ruas armou mais uma, ele que representa uma digna espécie predadora, (em sentido figurado claro) que há décadas se tem alimentado do segundo mais valioso recurso de um país – o seu território. Já agora e em termos puramente académicos, o primeiro recurso são normalmente as pessoas.

O território tem servido nas últimas décadas para opípara refeição de predadores de dentuça afiada que devoram cada palminho de terra como se fosse uma iguaria de estalo. O repasto foi transformando a nossa paisagem num escabroso amontoado de caixotes, mamarrachos, shopping`s e condomínios com piscina, ginásio e Securitas à porta. Uma salgalhada cacofónica que foi crescendo desordenadamente perante a complacência, ou melhor, o jeitinho camarada dos poderes públicos, com notório destaque para aqueles que o Sr. Ruas representa – os autarcas.

Quando o ganha-pão de uma autarquia é o tijolo, está o caldo entornado – junta-se a fome e a vontade de comer. A pressão urbanística e o “desenvolvimento” do nosso país foi sustentando a indústria do betão que constitui o mais poderoso e sinistro lobie cá do burgo. Muitos dos autarcas do nosso país, quando passarem à posteridade estatuária nas suas praças do município, deviam ser representados operando uma betoneira, em sentido figurado, claro.

Não tarda uma loja de barbeiro para os “patos bravos” e os industriais da construção civil estarem a roer os ossinhos, sendo natural que a “pressão” aumente junto dos seus parceiros de sempre. Acontece também que com as agressões tão descaradas que foram sendo feitas às nossas cidades e vilas, hoje o escrutínio público é maior. Acontece também que as regras hoje são mais rígidas e difíceis de contornar. Os PDM`s são, já se sabe, instrumentos flexíveis, mas cujas alterações têm exposição e impacto público. Desperta uma consciência cívica na defesa da terra, do património e do ambiente, plasmada nos movimentos de cidadania que irrompem como cogumelos benfazejos, e vão colocando freio nalguns apetites mais funestos.

E, depois há uma “burocracia ambientalista” que asfixia o nó do babete dos glutões e que temporiza a “pressão urbanística”. Foi contra esta consciência cívica e ambiental que o Sr. Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu e líder da Associação Nacional de Municípios quis arremessar os calhaus que sobram nas obras “paradas” da sua cidade das rotundas.

Em sentido figurado claro, recomendamos ao Sr. Ruas que se monte no seu bigode alado e nas suas rotundas pacóvias, e vá pregar para outra freguesia, que para esse peditório, já demos.
Para ordenar o nosso território e criar um urbanismo orientado para o bem-estar das populações seria preciso dinamitar boa parte dos insultos arquitectónicos que foram sendo cometidos ao longo das décadas.

Se fiscais ambientais só à pedrada, autarcas manhosos, só à bombada!

11 Comments:

  • At 22:54, Anonymous Anónimo said…

    Parabens.
    Exige-se, agora, coerência com este texto a este senhor nas assembleias Municipais.

    É da Praia não é? Óptimo.A praia precisa de pessoas com a sua visão.

    (Uma bomba nao digo mas um buldozer a "aparar" o que está a mais...)

    Mas olhe Sr.Deputado, quero vê-lo a questionar o Executivo sobre a caducidade das medidas preventivas nos prazos velhos.

    A pergunta é : a quem interessa?

    Não basta escrever textos (bem escritos por sinal).Tem agora, mais que nunca, a responsabilidade de defender esses valores.Tem a sorte de poder intervir.Aproveite!

    Ah.Fantásticas figuras de estilo!

    Ja agora? Qual é sua formação? Escreve demasiado bem para engenheiro.

     
  • At 23:08, Anonymous Anónimo said…

    MAS SALVEM AS PALMEIRAS! ninguém faz nada? Ao menos ponham posts

     
  • At 23:22, Anonymous Anónimo said…

    Este senhor Carlos Monteiro é o mesmo que é deputado do PS na Assembleia Municipal?

     
  • At 21:48, Anonymous Anónimo said…

    A ARTE DAS PALAVRAS....

    O texto agora publicado por detrás da "beleza literária" tem outras finalidades, objectivos e "directas" implicitas.

    Oportunidade de desviar a discussão de uma matéria que não interessava no momento, tentativa alegórica mas não aleatória de ligações de cumplicidade de determinados autarcas, defesa "tendenciosa" de outros autarcas...

    Se foi esse o objectivo.

    Alguns intervenientes estão a ciar nesse logro.

    Mas lá diz o velho ditado:"há mais marias na terra".

    Não sejamos ingénuos....

    Eu não serei!

    E mais não quero dizer!

    José Frade

     
  • At 09:57, Anonymous Anónimo said…

    T E K T O





    Ai!!!

    Tomara que um dia Mira tivesse um “Ruas”!

    Características do dito senhor (segundo um colega meu de trabalho, que já trabalhou directamente com ele!):
    - Inteligente;
    - Acessível;
    - Extremamente organizado;
    - “Homem de grande visão estratégica”;
    - “defensor extremoso da sua terra”;
    - etc, etc, etc...

    Aliás para ver o seu trabalho e competência basta dar um passeio até Viseu... e depois emitam a vossa opinião!

    E já agora tirem-me umas dúvidas:

    - Qual a razão da Barrinha não ser limpa à mão de 15 anos?
    - Quem é que não deixa a Câmara fazer o prolongamento da marginal da Praia de Mira?
    - Quem é que não deixa ninguém tocar no coberto vegetal das nossas matas, que no Verão servem de autêntico rastilho para os incêndios?
    - Quem caberia fiscalizar a emissão de resíduos poluentes para as nossas valas, e anda de olhos tapados?
    - Quem demora meses e meses a dar um parecer e tem uma pesada máquina burocrática?
    ...
    - Quem se farta de passear de jipe, em vez de outras viaturas menos poluentes?

     
  • At 01:09, Anonymous Anónimo said…

    Este amigo parece que acordou agora!

    Ou está a fazer a malta de parvos!

    Ou é um clone e nós no demos por nada!

    Ou sofre de amnésia!

    Carlitos isso que tu tanto criticas agora já aplaudiste no passado!

    Então aquele centro cultural em cima da duna primária, foi ideia de quem? Até tu dizias que se a obra fosse parada o povo da Praia arrasava os mirões!

    E o edificio do Pascoal .... duna primária.

    Cá pra baixo ... Vila Maria, rua Arrais Zézinho .... e tantas outras, foi tudo ó molhe e fé em Deus! Um caos urbanistico! O terreno era sempre pouco e os filhos alguns! Tinham que se aconchegar todos, tipo colmeia! Então foram nascendo casas com quartos sem janelas, varandas em cima do pátio do vizinho, ruas com metro e meio... ruas? Qual ruas! Vielas! Vielas estreitas onde duas pessoas ao cruzarem, chocam se forem mais "avantajaditas"! Olha nas cidades medievais também era assim... mas o meio de transporte era os mercedes com orelhas!

    Anda explica aqui ós "maços" o que é ordenamento do território, urbanismo, medidas preventivas ... não vale escrever uns textos pras revistas e na terra alinhar ... ou calar!

    Fico à espera ...

    Mas ainda bem qua abriste os olhos!
    Já podes aconselhar os teus parceiros e amigos do poleiro e impor-te se for preciso para os chamares à razão.

     
  • At 21:24, Anonymous Anónimo said…

    MIRA TEM MAIS UMA NOVA INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA...E MUITO BOA.

    Por isso a todos os que contribuiram para sua concetização eu felicito.

    Referimo-me à chamada variante norte e que hoje utilizei.

    No entanto não posso deixar de registar como "lamentáveis" os comentários que se ouvem de certos "correios políticos" apostados como continuam na afronta e chicana política.

    Quem afirma,"QUE OUVE QUEM ESTIVESSE NO PODER DURANTE QUATRO ANOS E NADA FEZ E EM MEIA DÚZIA DE MESES JÁ SE VÊ O QUE O CONCELHO MEXE, NOMEADAMENTE, A VARIANTE NORTE E OUTRAS OBRAS..." fim de citação,só se pode tirar uma conclusão:

    É necessáro ser-se intelectualmente honesto e "DAR O SEU A SEU DONO".

    Já agora Setembro será o início de outra importante infraestrutura rodoviária - prolongamento da "variante circular externa" a quem será atribuída esta obra?

    Neste blog escreveu-se"....autarcas manhosos só à bombada", eu diria " autarcas manhosos devem ser combatidos/desmascarados ..com a VERDADE"

    VAMOS DAR TEMPO AO TEMPO.....

    José Frade

     
  • At 00:00, Anonymous Anónimo said…

    Francamente Dr. João.Acabou de me desiludir. Então censurou o meu textO?PoruqÊ? Ta a ver aquele em que peço ao Sr Eng Monteiro para ser coerente?Aquele em que pergunto como pode ter alinhado na lista do PS e ser ambientalista? PorquÊ? Ai censura dessa Sr. Dr.? Fica-lhe tão mal.Para mim acabou aqui a minha participação no blog.Passem todos muito bem!

     
  • At 10:31, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Carlão,

    Penso que não deverias perder tempo a responder a este tipo de provocações.
    Gostaria que estas pessoas assistissem ao Workshop sobre Defesa da orla costeira, na Universidade de Aveiro em que o Carlão foi um dos oradores em representação do GEOTA. Confesso que fiquei impressionado com a argumentação técnica e as alternativas bastante interessantes que sugeriu para a defesa da nossa costa.
    É verdade que não se trata de um grande orador político mas é um excelente técnico.

    Gostaria ainda que assistissem à forma e coragem com que abordou o Eng.º Sócrates, quando da sua visita a Mira, quando este tinha a pasta do ambiente, a discussão que tiveram os dois na varanda verde e que deixou o Eng.º Sócrates de mau humor durante o resto da visita.

    Quanto ao Dr. Reigota, que um dia me disse em conversa que o Carlão era sempre uma pessoa com quem fazia conta para a sua equipa. Pergunto-lhe:

    Será que o Miguel e a Sandra, que são excelentes pessoas, são melhores?
    Será que só gosta de pessoas no seu executivo que as possa manobrar?
    Ou será que não gosta na sua equipa de pessoas que saibam mais que o senhor?

    A verdade é que o grupo parlamentar do PS da Assembleia Municipal tem muito mais nível que o seu executivo. Escolheu bem as pessoas para defenderem como podem, tendo por vezes que engolir sapos vivos, os erros que o seu executivo comete.

     
  • At 16:35, Anonymous Anónimo said…

    T E K T O




    Não ouça as palavras do Politico Ruas, veja e conheça a sua obra e depois fale!!!
    Aposto que em Viseu não vê atentados ambientais e urbanisticos como noutros locais em que se fala à boca cheia de "palneamento sustentável", "defesa do ambiente", "preservação de recursos", "planeamento estrátégico" etc, etc, etc.

    (Tudo chavões que pontuam os discursos politicamente correctos!)

     
  • At 18:17, Anonymous Anónimo said…

    Caros Amigos, sou imigrante à muitos anos e construi uma casa em portugal a qual o empreiteiri da época nao seguiu o prjecto que lhe confiei entao fez o que quis e modificou o telhado a area habivel etc
    jà faz isto 37 anona altura eu fui para tentar aranjar isso na camara e eles disseram para deixar ficar e fiquei a pagar o imposto até agora so que agora quero vender essa dita casa e por isso peço um conselho se houver alguém que me possa aconselhar sobre esse assunto, visto que jà faz 37 anos? queria saber se ainda é preciso regularisar essa planta de construçao e visto que tem àgua e luz e esgotos tudo foi feito normalmente e legal mas? à esse problema, da planta portanto pedia o favor se à gente competente na matéria e que conheça um pouco a lei sobre esse género de erros se puderei evitar de pagar algumas centenas de euros jà que tudo é tao caro em portugal desde jà obrigado de lerem o que escrevo e peço paranao responderem res^postas erradas porque é assunto sério obrigado a todos


    as respostas podem mandar para didio.gomes@wanadoo.fr
    desde jà obrigado

     

Enviar um comentário

<< Home