MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

sexta-feira, junho 15, 2007

Pescanova - Rescaldo...


opinião de
João Rua


1.

Assisti no passado dia 12, Terça Feira, na Câmra Municipal de Mira, à apresentação das principais conclusões do processo de Avaliação de Impacte Ambiental do Projecto Pescanova...

Confesso que nunca me preocupou, nem preocupa muito, os aspectos ambientais quando desligados de todos os outros, ou quando, deles se espera o sábio veredito, seja para que decisão for... São importantes, pois são, mas quando enquadrados numa Análise Custo-Benefício mais alargada.

Quero com isto dizer, que para mim, sustentar ou não a presença da PESCANOVA apenas pela via ambiental sempre me pareceu, e continua a parecer, demasiado redutor... Não esperava muito da sessão... mas confesso também que não esperava tão pouco...


2.

O que era e é... e continuará a ser importante, é o que nunca foi considerado nem discutido... como por exemplo...

- Qual o sentido de se alienar / VENDER !... 206 hectares de terreno à beir amar plantado ?... Vamos ficar com uma parte do nosso litoral e das nossas praias privatizado ?....

- Qual a Estratégia Municipal de Desenvolvimento ?... Grandes projectos como o da PESCANOVA são mais importantes que tudo o resto ?

- "Uma vez concluída a exploração, a unidade de aquicultura deverá movimentar cerca de 24 camiões e 150 veículos ligeiros por dia". Num concelho que defende o Turismo como aposta de futuro há aqui qualquer coisa que meria alguma reflexão, não acham ?

- As Condições do protocolo entre a Autarquia e a Pescanova. O que foi apresentado e discutido em sessão de Câmara Municipal é mesmo mau...

- O Governo português contribui para este investimento da Pescanova em Mira com cerca de 40 milhões de euros !... É evidente que nem o Governo se lembrou e provavelmente ninguém lembrou ao Governo, que num concelho como Mira um apoio dessa dimensão orientado para o Turismo, Recursos Naturais, e dinâmicas Locais e uma atitude mais operativa na captação e fixação de investimentos na área do Turismo, poderia produzir efeitos multiplicadores nas economias, local e mesmo nacional, de significado muito superior a este tipo de investimento.... e evidentemente com muito menos riscos !...


Parece que não... Pescanova já não importa Rede Natura, REN ou proximidade ao cordão Dunar mas e uma estratégia de desenvolvimento turístico capaz de atrair investidores ... com construções pois claro !... Serra d´el Rei tem melhores condições ?.... Bom Sucesso também ?

3.

Governos, neste caso nacional e local, preferem sempre o óbvio e o curto prazo... e de preferência o que se adpte aos calendários e ritmos eleitoriais... É a vida !...

Pouco se procupam em definir o que se deseja e defende para o Futuro. Foi a Pescanova como poderia ter sido a Mercedes ou um outro "Onassis" qualquer... Foi o que apareceu e a malta ainda agradece... É que ter ideias e definir estratégias dá trabalho e exige capacidade de competências difícieis de reunir...

Ora se o Governo cuidasse e se preocupasse com a Barrinha; Se o município pensasse uma Estratégia coerente para o desenvolvimento (O Turismo é essencial pois é !... e não menos concluir o Parque de Negócios !... ) e se ambos concertassem tempos administrativos utéis para a concretização de Investimentos, e se ainda fosse possível que os ambientalista deixassem de lado a sua visão redutora de uma realidade que não existe, a não ser para eles mesmo (e mesmo assim desconfio que a entendam).... Então sim... seria interessante comparar resultados !....

Enquanto isso não é possível .... é evidente que tudos suspiramos pela PESCANOVA !... e pelo D. Sebastião, pois claro !...

Mas há alguém que se preocupe verdadeiramente com o futuro ?

10 Comments:

  • At 21:06, Anonymous Anónimo said…

    Pois com papas e bolos se enganam os tolos.
    Foi uma rica prenda que nos deram.

    mas não pensem que cá na Praia somos todos estúpidos.

    O tempo o dirá.Se somos ou não.

     
  • At 10:12, Blogger Carlos Monteiro said…

    Amigo João,

    Independentemente de a Câmara ter feito um bom ou mau acordo com a Pescanova, a aquicultura implica uma série de desafios técnicos e apresenta vantagens reais como:
    A criação de empregos directos e indirectos;
    A protecção dos recursos, espécies e habitats marítimos;
    A Contribuição significativa para o aumento da produção nacional em espécies de aquicultura;
    Assim entendo, embora reconheça que não seja a melhor percepção que a opinião pública tem da aquicultura, que um empreendimento desta natureza só pode trazer benefícios ao país, à comunidade residente e ao desenvolvimento sustentável do concelho.

    Embora não esteja de acordo quando dizes: que os ambientalistas têm uma visão redutora de uma realidade que não existe, reconheço que alguns novos profetas, que se arrogam defensores do ambiente, têm uma mentalidade obstrucionista.
    A sociedade tem de ser capaz de olhar os problemas ambientais não apenas como um problema meramente técnico, mas como um problema das pessoas, em que “o social, o económico e o ambiental”, sejam os pilares do desenvolvimento sustentável. Infelizmente há quem prefira encher os ouvidos com histórias de fadas boazinhas e com o cimento que lhes atiram para os olhos.
    Concordo contigo em todo o resto, não me vou aqui repetir, infelizmente nas últimas décadas, não se tem notado qualquer vestígio de mudança.

     
  • At 12:25, Anonymous Anónimo said…

    Amigo João,

    O nosso Concelho possui de facto uma grande diversidade de património natural, se por um lado, esta riqueza nos distingue, por outro, torna-se sobretudo essencial que, ao contrário do que se verifica actualmente, que esta riqueza seja conhecida, reconhecida e valorizada.
    Infelizmente não há Grupo Amorim nem casinos neste Concelho, mas temos Rato Frade, que vê os seus investimentos obstruídos, sabe-se lá com que intenções!
    Também não posso concordar que, para se fazer um simples campo de golf com 9 buracos, haja um excesso de carga imobiliária à sua volta.
    “Os ambientalistas têm uma visão redutora de uma realidade que não existe”. Essa é a maneira que muita gente, infelizmente muita gente, olha para todas as pessoas que tenta evitar o evitável. A esse teu argumento eu respondo “não é bem assim”, defender e preservar o ambiente e todo o seu meio natural é sustentar o nosso futuro como pessoas.

     
  • At 12:14, Anonymous Anónimo said…

    Ainda sobre a Pescanova, no geral, os instrumentos de ordenamento do território em vigor não colocam em causa a localização deste tipo de actividades no espaço referenciado, sendo no entanto e obviamente exigida quer a realização dos estudos adequados, quer pareceres legalmente exigidos.
    No entanto, há que ter cuidados especiais, sobretudo com os emissários de lançamento dos efluentes, serão necessárias análises periódicas dos efluentes oriundos do processo de decantação, não podemos esquecer que a cerca de 4000 m há uma zona balnear, por isso, não se pode correr qualquer espécie de risco.
    Confesso que não estou minimamente de acordo com a posição da Quercus de Coimbra, que tem tomado posições exageradas e desnecessárias, tentando criar alarmismos junto das populações.
    Embora reconheça a utilidade e o valor desta Associação no panorama nacional. Quem são estes senhores, para porem em causa os estudos e pareceres do IPA e da Universidade do Minho?
    Então essa de afirmar, que uma unidade deste tipo, tinha um melhor enquadramento na zona da Figueira da Foz...diz tudo do que estes senhores pretendem.

     
  • At 22:37, Anonymous Anónimo said…

    Onde anda o Presidente da Câmara?
    E que hitoria é essa de presseguição aos funcionáros da Câmara? O que se passa que ninguém fala?É tabu?

     
  • At 14:14, Anonymous Anónimo said…

    TEKTU

    Agora já passou o tempo para essas discussões... a decisão já está tomada.

    Só nos resta orar para que os espanhois sejam meiguinhos "com a gente"...

    Pois os nossos "politicos" já se abaixaram para eles...

    Mas eu não e nunca!!!

     
  • At 19:39, Anonymous Anónimo said…

    Calama calma ainda a procissão vai no adro. :)

     
  • At 10:22, Anonymous Anónimo said…

    Caro amigo João, em relação a tua ultima questão, digo-te que se calhar muitos se preocupam com o futuro, mas seria necessário ter voz para poder mudar qualquer coisa, e quem pode ou poderia ter essa voz anda muito calado, provavelmente será a tua a única voz que se nota, obvio, não estas agarrado a partido algum, podes ter uma simpatia, certo, mas quem não tem? Compete ao PSD dar esse grito, mas também sei que é necessário ter coragem e não ter medo, mas sabes como é…andam a espera de eleições, ou melhor, a espera de ver quem vai para o poder local no dito Partido, do qual eu sou militante como tenho sempre afirmado, Não vá alguém querer um tacho como sempre acontece. É triste não terem a coragem de gritar por um melhor futuro para Mira, é pena,,,,,, Abraço a todos.

     
  • At 18:21, Anonymous Anónimo said…

    Alguem sabe o que é que se passa com a Escola Primária da Lantisqueira?

    Dis-que vai fechar e que vai tudo para a escola das Cavadas se calhar até a estensão de saude tambem vai?

    Ó Doutor Martins os Lantisqueiros não lhe vão perdoar esta

     
  • At 10:38, Anonymous Anónimo said…

    Oh, Dr. João Rua, fale lá qualquer coisa sobre o que diz este anónimo das escolas do sul do Concelho.

    Como diz o povo:

    - "Não há fumo sem fogo"

    Tem informações sobre isto, Dr. Rua?

    Qual a posição dos vereadores do PSD na Câmara?

    Contamos com a sua abertura para falar deste tema. Diga lá de sua justiça!

    Obrigado desde já, pela atenção que me venha a dar.

    MF

     

Enviar um comentário

<< Home