MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

terça-feira, agosto 28, 2007

Areias, buracos e responsabilidades...




Opinião de
Carlos Monteiro



Segundo o J.N. (Jornal de Noticias) alguns proprietários de terrenos, confinantes à dita zona de extracção, acusam uma empresa, de estar a fazer extracção de areias sem licença para tal. A empresa garante que "está tudo legal", mas o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR levantou um auto de notícia dirigido à Câmara Municipal de Mira, entidade fiscalizadora, já que emitiu uma licença permitindo a remoção - e não extracção - de areias.

Um buraco de 180 metros com cerca de cinco de profundidade e 20 metros de largura". É desta forma que são definidos, na queixa que foi apresentada na Câmara de Mira, os efeitos da alegada extracção ilegal de areias num terreno junto ao lote de Mira relativo à construção da A17. A denúncia foi feita por um dos proprietários dos terrenos confinantes ao que vem sendo palco da remoção de areia pela empresa Oliveira Lontro & Filhos desde há um mês, supostamente para uma outra obra viária, a Variante à Praia de Mira.”Noticia JN”

Mais uma vez Lamento que Mira volte a constar no mapa pelos piores motivos.
Fazer extracção de areias sem licença para tal, trata-se de um crime contra o património público e ambiental, na modalidade de usurpação;

Algumas pessoas sentem-se como se fossem realmente donas do mundo, como se pudessem fazer o que bem entendem, sem respeitar as leis ambientais, ou sequer a propriedade alheia. Numa realidade onde a impunidade é frequente, sentem-se no direito de entrar numa área ambiental e extrair, com máquinas pesadas, areia para usar nas suas obras ou para comercializar.

Recorde-se que a situação não é inédita, o mesmo já aconteceu no concelho vizinho de Vagos. Existe alguma fiscalização? A "permissividade demonstrada pelas entidades fiscalizadoras, estimula a que se perpetue este crime de delapidação do ambiente e dos recursos naturais, de forma aparentemente impune". Enquanto não houver uma solução, os crimes ambientais continuam.

Valha-nos ainda a preocupação dos cidadãos pelos problemas ambientais, estando hoje mais sensibilizados para os problemas relativos à defesa do património e do ambiente, que irrompem como cogumelos benfazejos, e vão colocando freio nalguns apetites predadores mais funestos. Se não houver coragem em dar a cara e defender o que é justo, seremos sempre nós os perdedores. Na hora do fecho destas contas, questionar-se-á o papel das autoridades, do poder local autárquico, das secretarias de estado e, de alguns famosos ambientalistas que tanto porfiam nos negócios ambientais. Numas coisas fazem um alarido desgraçado quando tem televisões por perto, noutras, quando não há holofotes, nem truz nem muz.

Aguardemos o desfecho para avaliar o processo e a extensão da imputação de responsabilidades, sabendo à partida que em Mira, a culpa morre habitualmente
solteira.

11 Comments:

  • At 22:47, Anonymous Anónimo said…

    É como dizes Carlos,

    Mira só é conhecida pelos piores motivos.
    Atentados ambientais no concelho há muitos. Mas ninguem liga nem as entidades locais, nem tão pouco a Quercus, porque não são situações mediáticas.

     
  • At 08:52, Anonymous Anónimo said…

    Isto trata-se de um crime ao património ambiental do concelho.
    O abate de árvores e a extracção de inertes, só pode ser feita com o licenciamento da Câmara e o aval do CCDR. Como a Empresa que fez a extracção afirma “que está tudo legal”, vamos ver quem serão os culpados.

     
  • At 10:55, Anonymous Anónimo said…

    Mas que triste sina a nossa!!!
    O fato é que a extracção de areia sem autorização é um crime previsto na lei. Para
    extrair qualquer tipo de inertes, seja onde for, é necessário uma licença.
    Se a empresa que extraía areias diz que está tudo legal. Então de quem será a responsabilidade?
    É no mínimo estranho, que uma empresa extraia areia durante um mês num local do concelho, sem que o município tenha dado conta disso.
    Há que apurar reponsabilidades, para que medidas como esta tomadas por amadores, não possam ser praticadas sem que os responsáveis não levem um puxão de orelhas.
    Carlos, quanto a ambientalistas que tanto porfiam nos negócios ambientais. A Quercus tem desenvolvido e continuará certamente a desenvolver diversas acções de alerta, cujos resultados têm sido construtivos, e não são necessários holofotes.

     
  • At 11:57, Anonymous Anónimo said…

    Caro Carlos Monteiro:

    Neste artigo fala-se de "areias, buracos e responsabilidades" deixando-se, e bem, uma dúvida que tem sido sempre uma realidade.

    Mas...É DE PASMAR...quem acaba de ler um jornal regional, de hoje, que "relata" a última reunião do Executivo que nos "GOVERNA".

    Como é possível?

    Só " cegueira política"- assim só lhe quero chamar -, pode levar um alto responsável da nossa autarquia pela gestão, definição de estratégias e objectivos, pelo cumprimento das elementares regras de fiscalidade local- como o texto aponta-, entre outras,a fazer as afirmações e contradições que se podem ler.

    Ao fim de vinte meses de democrático mandato ainda existem "fantasmas" para desculpas.

    Por isso caro Carlos o assunto tratado neste artigo.....já não me espanta.

    Um abraço

    José Frade

     
  • At 21:03, Anonymous Anónimo said…

    Eu penso que seguindo um raciocinio lógico da questão:

    Então o dito senhor lontro diz que tem licença.Alguma coisa ha-de ternão ia mentir publicamente desta maneira. então quem devia fiscalizar se a licença era para os fins a que se prupunha entao deviam ser os fiscais e a pergunta era quais fiscais?
    os do ccdr ou os camara?

    Quem não fez o trabalho que devia?
    O ccdr? A camara?

    E porque o fizeram?Porque não fiscalizaraM?

    era importante avriguar isso tudo muito bem averiguado.

    quando os fiscais não fiscalizam cheira-me a esturro sejam eles do ccdr ou da camara.

     
  • At 00:42, Anonymous Anónimo said…

    Opinião Pessoal e que muitos Mirenses iram ver as consequências da nova variante Mira - Praia Brevemente!
    A variante é uma das piores obras realizadas no Concelho de Mira até hoje porque não traz benefícios, só prejuízos, quando se dá ao luxo de cortar a estrada mira - praia na ultima semana de Julho em que a mais afluxo de automóveis a nossa praia, é porque a variante não faz grande falta...mas quem vai sofrer com variante é comercio, o próprio centro da Vila e os habitantes que vão para zonas mais desenvolvidas e o desemprego...vai ser ...Loja: aluga-se/vende-se/ etc.. ! Mira está a desaparecer do mapa! Quais são as novidades que a câmara vai apresentar de alternativa a variante para cativar visitantes a visitar o centro da Vila!???? isto começa a ser uma desgraça...nem a praia de mira, vai ter benefícios...os visitantes com ligações tão boas vão e vem ...para que alugar uma casa ou jantar se é tão rápido chagar a outros destinos ! Temos o exemplo de Ança, aqui perto passou a historia, mas ai compreende-se o desvio da estrada,agora está variante é um projecto da camara..Agora a dias falava com visitante de mira e ele comentava...Mira está tal e qual 15 a 20 anos a traz, ou melhor está muito pior! Se continuarem com guerras politica não saímos desta miséria ! Para mim. Tanto faz ser um partido ou outro...mas mudem algo no concelho...estamos a ser ultrapassados por todos os vizinhos, a tantas outras prioridades antes da variante! Parques de estacionamento… se fosse a escrever…não vale a pena! Vou voltar...aqui...e fico a espera das novidades da câmara...para trazer visitantes ao cento Vila... depois da abertura da variante...nem que seja umas termas para descansar...é que isto vai ficar tão calmo! Eu pessoalmente gostava mais da inauguração ou abertura de novas empresas e lojas...mais empregos em mira...os Mirenses tem de começar a reflectir nestes problemas, tem de haver uma maior gestão e Marting na Câmara Municipal de Mira …bastava uns 4 anos de Gestão de Jorge Catarino em Mira com as condições que temos ou de uma Empresa idêntica a Inova ou de Vagos ..Ílhavo, ! Todos projectos...tem de saber os benefícios e os Prejuízos!Lembro que a A17 é uma grande obra que é boa para Mira se souberem aproveitar e cativar os visitantes, mas não é uma obra da Camara de Mira...é uma obra de ambito Nacional, que nem a camara nada podia fazer para impedir tem o seu traçado ...está camara ou outra não pode mencionar como obra realizada, realizada, mas pelo estado Portugues !

     
  • At 16:41, Anonymous Anónimo said…

    Para os que aqui tanto apregoão o turismo sustentado têm agora hipótese de mostrarem que tinham razão e ganharem o concurso "Ideias para o turismo." o site é este http://www.ideiasturismo.com/

     
  • At 14:48, Anonymous Anónimo said…

    Parabens anónimo das 0e 42.Bato na mesma Tecla ha anos.Vai ser um amarvilha para mira essa variante.Ainda esta é paga pelo estado expropriações e tudo porque da primeiraparte não se sanbe quem pagou e se já pagou.(ha pessoas que ainda nao receberam) mas como o metro quadrado foi pago de acordo com os lindos olhos das pessoas.Havia muita matéria para averiguar nesse caso.Não era preciso ir pra camara do funchal. se o MP se dignasse ver o que tem sido feito e se continua a fazer na camara de mira a vida ia correr mal a muita gente.

     
  • At 23:33, Anonymous Anónimo said…

    Falando das areias:
    Ao longo dos tempos que me recordo,as areias sempre ago�aram o apetite dos grandes predadores, de todos quanto exercem o poder sob a forma do dinheiro, nunca tivemos no conselho (vulgo executivo)pessoas com orienta�o neutra,sen�o vejamos.
    Comessando pelo Mira villas,Mira �asis,dunas do Mirante na Praia de Mira, quantas toneladas foram retiradas e transportadas para lugares que todos n�s sabemos, quem foram os responsaveis? Quem os vendeu,quem autorizou?
    Demos gra�as a Deus ainda existirem pessoas destemidas que nos alertam para estas situa�es,ter� de certeza passado pela cabe�a de muitos desses predadores, quanta fortuna n�o teriam feito nas areias da Lota na Praia, s� que ao contr�rio do referido buraco para a contru�o da A 17 ou variante Mira-Lagoa, este encontra-se mais visivel sob os olhares de muito desconhecidos.
    A culpa,os responsaveis n�o � ninguem, todos t�m o rabo trilh�do, fulano pediu ao amigo que por sua vez, tem outro amigo e assim sussecivamete. Em poucas palavras o conselho de Mira est� a s�que.

     
  • At 17:23, Anonymous Anónimo said…

    amigo barrinha disse

    "Então de quem será a responsabilidade?
    É no mínimo estranho, que uma empresa extraia areia durante um mês num local do concelho, sem que o município tenha dado conta disso."



    Será que nao sabem mesmo?

    E estas situaçoes cheiram a pagamento de premessas nao acham?
    Cá pra mim ha gato com o rabo de fora, vamos esperar pa ver, isto se o fumo nos deixar ver alguma coisa.

     
  • At 10:57, Anonymous Anónimo said…

    Gostaria que o queixoso deixasse de ser cobardolas e desse a cara a todo o concelho e á empresa que acusa de ilegalidade e que arranjasse um passatempo que lhe ocupasee todo o tempo livre que tem da ESM, para que nao andasse pra aí a ver o que pode fazer para atrapalhar quem trabalha. gostava tambem que certas e determinadas pessoas que opinaram neste blog que nao falassem daquilo que nao sabem, e falar pro monte toda a gente fala. Diferença remoçao ou extraçao? só no local se podera confirmar tudo . O queixoso e o concelho foi lesado? Onde e em quê.

     

Enviar um comentário

<< Home