MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, setembro 27, 2007

27 Setembro- Dia Mundial do TURISMO



Opinião de
João Luís Pinho


Comemora-se hoje, dia 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo, este ano subordinado ao Tema "O Turismo abre as portas às mulheres", escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Um pouco por todo o lado vários são os organismos e entidades que de uma ou de outra forma procuram lembrar este dia, por exemplo as turistas que chegarem esta quinta-feira a Portugal vão receber uma flor.

Provavelmente assistiremos também a vários discursos de varias entidades, reconhecendo as virtudes deste sector económico - "o Turismo é a principal indústria de Portugal", " o Turismo é a principal indústria do século XXI", entre outros dados e factos que mesmo um leigo na matéria consegue verificar, basta ver as quantidade de famílias que vivem exclusivamente deste sector, ou de actividades paralelas a ele, e não será preciso ir até ao sul soalheiro do Algarve, pois mesmo aqui na nossa terra "à beira mar plantada" há quem viva quase exclusivamente dos frutos da actividade turistica aqui desenvolvida.

Creio que nem mesmo aqueles que nada percebem do fenómeno não se coibirão de expressar as suas opiniões (e ainda bem que o podemos fazer, liberdade de expressão acima de tudo).Na região centro anuncia se a assinatura de mais um protocolo de colaboração, desta vez entre a Região de Turismo do Centro (RTC) e a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas com vista à criação de uma carta gastronómica. O projecto custa 350 mil euros e como o dinheiro não abona por estes lados os promotores tentam o financiamento através do QREN. Apesar disto, a própria RTC estará em risco de sair de Coimbra (o que para nós Mirenses talvez nada represente, pois somos praticamente uma região periférica no que diz respeito a apoios, iniciativas ou actividades da RTC, o que nada abona para a própria RTC).

Por Mira, a Câmara Municipal e o Museu etnográfico decidiram organizar uma merenda, "onde poderá reavivar a memória degustando produtos gastronómicos locais" passando depois um filme relacionado com os direitos da mulher. Quanto à merenda, e correndo desde já algum risco, creio ser uma boa iniciativa, é algo nosso, representativo das nossas origens e desde sempre sinónimo de unificação de gentes e culturas. Quanto ao filme não posso deixar de manifestar algum espanto, sem deixar de apoiar a igualdade entre homem e mulher, creio que poderiam ter optado por outro filme, algo mais ligado quer ao dia em questão, quer à própria região. Fico a pensar que filmes mostrarão no dia da Mulher, talvez algo sobre os palheiros ou a riqueza patrimonial das Gândaras...

O dia de hoje deveria ser o inicio de um ciclo há muito adiado, o inicio de uma analise do fenómeno turístico na nossa região. Uma analise concertada e sobretudo multiparticipada. Deixemos também de apontar o dedo ao município em todas as questões relacionadas com o Turismo, é um facto que também a CM Mira tem responsabilidades no sector ao nível local, mas também o têm os diversos agentes económicos locais, e talvez ainda mais do que o próprio município.

Falamos constantemente de Turismo, das belezas naturais, do património local e por ai adiante, mas se formos sinceros e honestos se houve alguém que fez algo pela promoção e valorização destes foi sem dúvida o Município (não fizeram mais que a sua obrigação dizem alguns..., correcto mas por vezes mesmo aqueles que tinham essas obrigações falharam). Também algumas Associações têem mostrado como se faz e como se promove a nossa terra, basta ver o trabalho desenvolvido pela AAMARG e pelos Nabos, que na sua forma peculiar de actuação têm colocado Mira no mapa.

Nos últimos anos muito pouco se fez de facto, mas ainda estamos bem a tempo de apanhar o comboio do desenvolvimento, partido do Turismo como alavanca de apoio (o Cluster já bastantes vezes falado).

A pista ciclo pedonal foi e é sem dúvida um marco nesta forma de actuar. Criada não só para os Mirenses, permite desde logo uma forma de contrabalanço relativamente à vida sedentária que levamos, contribuindo para o bem estar físico e social; Mas também para o Turista, pois permite um conhecimento real da vida quotidiana de um lugar, desde a cultura local até ao património paisagístico ambiental.

Será que dentro desta terra não seremos capazes de encontrar gentes capazes de prosseguir com este modelo de desenvolvimento? Será assim tão difícil?

24 Comments:

  • At 00:00, Anonymous Anónimo said…

    Muito bem, parabens ao Blog, e também ao autor do escrito.
    É bom começar a ver este movimento civico que parece despertar. Gentes de ambos os sectores, de várias sensibilidades, de paletas tão diversas e todos unidos pelo bem comum, desenvolver esta terra!

    Será que...!?

     
  • At 09:03, Blogger Carlos Monteiro said…

    O turismo no nosso concelho é o que todos sabemos: dois meses por ano, praias superlotadas quando o tempo permite, enchentes monumentais nos fins-de-semana. Parques e zonas de lazer lotados, supermercados e restaurantes apinhados de gente e muito lixo acumulado.
    Não pensem que a descrição que faço é por despeito, não, é a realidade do turismo que temos e que apesar de tudo vai dando alguma animação ao verão da Praia de Mira e permitindo, ainda assim, a existência de alguns negócios que criam, embora na maioria precários, uns tantos empregos.
    Dito isto, vamos ao que interessa: É este tipo de turismo que pode ser encarado como uma actividade importante para a economia local? Duvido.
    O modelo de turismo de hoje é totalmente diferente de há vinte anos atrás. Melhor ou pior? Será este o caminho? Que proveito tira o concelho de Mira?

    As excelentes acessibilidades de que hoje beneficiamos e o património cultural e paisagístico existente, floresta, praias seguras de largos espaços, terra de sossego, de pescadores e gentes simpáticas, aliados à dinamização de outros novos desígnios que possam complementar a procura turística, podem transformar Mira num destino privilegiado para quem nos visita.

    Sei que a dívida actual da câmara assenta em obra necessária. Por isso, está na altura de pensar um pouco mais num turismo de qualidade e não apenas no de massas.
    Dai a necessidade de reorientar a política municipal com vista à definição de objectivos estratégicos neste domínio.
    Para isso, é necessário trabalhar com o objectivo de criar uma marca da localidade associada a um turismo de qualidade, pelo que é essencial promover uma acção integrada de preservação e requalificação do meio ambiente que rodeia os locais de maior afluência de visitantes, (praias, cursos de água, miradouros, percursos ciclo-pedonais, zonas de lazer, ...), aumentando a sua atractividade.

    Ser autarca não passa só por ostentar a beleza natural da região, a simpatia das suas gentes, ou aguçar o apetite gastronómico do visitante, passa por reunir em si uma série de condições e características que permitam gerir de forma eficiente e sustentável o território.

     
  • At 16:14, Anonymous Anónimo said…

    TURISMO....EM MIRA!

    De facto temos pena , sobretudo quem visita outras "paragens", da qualidade do nosso turismo local.

    Não querendo repetir todas as belezas naturais,......etc, que estão bem evidenciadas e enumeradas no último artigo publicado, bem como evidenciar todo o esforço de alguns empresários locais e regionais, que têm visto as suas "apostas" sistematicamente não aceites, dificultadas ou "boicotadas" fica-me a sensação que algo de "anormal" se passa nisto tudo, diria mesmo outros "interesses mais altos e potentes se levantam" que as sucessivas gestões autárquicas não controlam.

    Mas...como podemos querer"turistas de qualidade" no sentido do seu poder económico, pois esses terão dispostos a deixarem mais valias no concelho, sem em primeiro lugar criar as minimas condições aprazíveis de acolhimento nas mais diversas áreas?

    Quanto à curiosa pergunta..... deixada pelo nosso conterrâneo João Luís Pinho...eu diria "o voto do povo é soberano", pena é que depois de votarem se tenham de sentir arrependidos no imediato.

    Mas...vale a pena sempre tentar.

    Atenciosamente

    José Frade

     
  • At 18:28, Anonymous Anónimo said…

    Caro João Luís
    O Turismo pode de facto ser um sector fundamental no desenvolvimento do nosso concelho... mas alguém tem de assumir, convictamente, esse desafio !... E isso requer ruptura total com a forma de pensar e de planear tradicional... Por isso tenho inbsistido, pensem, desenhem, projectem, negoceiem... mas acima de tudo definam o que pretendem, quando e com que meio !... É o primeiro passo. É o passo essencial... E depois ninguém exige que se concretize tudo num abrir e fechar de olhos... Mas que era importante que alguém tentasse fazer diferente, era...

    ... É que o nosso concelho tem... Tudo !... Voltarei me breve a este assunto

     
  • At 21:46, Anonymous Anónimo said…

    Estamos a começar bem.
    Par já vamos começar por acimentar hectares de duna primária e colocar uns pregados por lá a nadar.
    É um passo muito importante para o turismo no nosso concelho.

    Há o turismo de natureza, o turismo rural e ...o turismo de rodobalho.

     
  • At 12:52, Anonymous Anónimo said…

    Meus caros amigos

    Por mais que escrevam isto não muda.
    Quem é bom não está, quem nada vale e nada faz... tem lugar certo.
    Não acreditam???
    Basta ver os funcionarios que a CM MIra tem nos seus quadros recentes, e plo que consta vem ai mais uns quantos?

     
  • At 09:57, Anonymous Anónimo said…

    O modelo de desenvolvimento pretendido por alguns dos intervinientes regulares dos blogs de Mira, e por muito bem esplanados e coerentes que sejam os seus textos e escritos, creio que nunca será implantado por estas bandas.
    Por agora, o actual executivo em governação, entretido com outros temas, rapidamente esqueceu a campanha em que o Turismo serviu de bandeira, no intuito simples e populista de conseguir alguns votos. No passado recente o mesmo aconteceu, ainda que as cores politicas fossem outras, o trabalho deixado nesta area foi manifestamente pobre.
    Conclusão; "vira o disco, toca o mesmo..."

    Concordo contigo Luís Pinho, esta terra tem gente válida para assumir um melhor futuro.
    Mas já agora, não fazia parte das listas do Sr.Presidente Reigota para a Câmara?
    Porque é que não dá uma maozinha aos seus colegas da CMM?

    É que olhando para o seu lado e para o que popula pelos gabinetes do municipio...

     
  • At 12:22, Anonymous Anónimo said…

    Eu só não percebo uma coisa, porque é que andam todos tão zangados? Isto sempre foi assim. Lembram-se lá de algum concurso, algum investimento, alguma obra pública a pensar no desenvolvimento turístico do concelho?! Cada vez mais a palavra "PROMETER" significa "MENTIR". Eu até acho que o significado desta palavra já deveria ter sido actualizado nas últimas edições dos dicionários.
    Podem crer que estamos a caminhar para isso. Esta obsessão pelo poder transforma as pessoas de tal maneira que já nem param para pensar.
    E não me venham com histórias de que uma mudança de voto resolverá a situação. Mas era importante, que alguém pudesse fazer alguma coisa pelo turismo da nossa região.

     
  • At 13:15, Anonymous Anónimo said…

    PRIMEIRO MINISTRO.....EM ACÇÃO

    Na contínua acção de " mediatismo" vamos ter a visita do Sr. Primeiro Ministro.

    Bem vindo a Vexa.

    Desta vez vem só um Ministro, ao que consta...os vinte que andaram pelas escolas na abertura no ano lectivo ....."deu muito nas vistas".

    Mas.... se pensarmos um pouco nada de espantar...o "pai" deste empreendimento não podia faltar ao baptismo.

    A sua presença vem, de uma vez por todas,"colocar os pontos nos is".

    Esta "obra do Governo" tinha de ser instalada fosse onde fosse.

    Em nome do interesse nacional- e regional????- como se pôde ler na imprensa e nos comunicados do Conselho de Ministros assim o determinava.

    Assim, sou levado a concluir que outras acções levadas a cabo pelo Executivo Autárquico foram quase completamente desvalorizadas....o que já era uma evidência.

    Espero, agora, igual grau de empenhamento para outros projectos locais com muito mais impacto na economia e bem estar dos MIRENSES.

    MIRA....MERECE MAIS E MELHOR

    Atenciosamente

    José Frade

     
  • At 21:55, Anonymous Anónimo said…

    UM JEITINHO DOS AMIGOS

    TRANSCRIÇÃO DO DR DE 2 MARÇO 2007

    ""considerar
    a instalação de uma unidade aquícola de pregado, a realizar
    pela empresa ACUINOVA—Actividades Piscícolas, .S. A., como
    estruturante para a economia nacional e, nesse pressuposto, reduzir
    o prazo de avaliação de impacte ambiental de 120 para 80 dias""

     
  • At 21:58, Anonymous Anónimo said…

    2 PARECER GEOTA


    ""As estratégias de desenvolvimento da aquicultura incorporam hoje muitas das recomendações constantes de códigos de prática de aquicultura responsável, podendo afirmar-se que no nosso País, enquanto Estado-membro da União Europeia, as empresas e os profissionais deste subsector pesqueiro, partilham do mesmo tipo de princípios defendidos pelos congéneres de países evoluídos (DGPA, 2004).




    Estando em concordância com um comprometimento equilibrado do desenvolvimento da aquicultura segundo as práticas adequadas de ambiente e segurança aliada à gestão das actividades pesqueiras, o projecto aqui em análise entra em conflito com as directrizes de conservação da natureza.




    O GEOTA defende que tais instrumentos não deverão ser conflituosos, mas apresentarem um carácter de complementaridade no que respeita ao planeamento e gestão de um espaço comum e notoriamente frágil, como é o caso da zona costeira.




    Numa aposta estratégica e nunca descurando os princípios de preservação de espécies e habitats, o GEOTA considera que este projecto deverá ser reformulado, ponderando áreas alternativas para a sua localização e, se possível não interferindo com outros instrumentos de ordenamento do território em vigor"

     
  • At 22:04, Anonymous Anónimo said…

    3 QUERCUS
    A associação ambientalista lembra em comunicado hoje divulgado que o Projecto Aquícola de Engorda de Pregado em Mira é um “projecto de grande dimensão, capaz de por em causa a integridade daquele sítio e a qualidade da água”. Tudo por causa dos efluentes das águas descarregadas no mar pela piscicultura industrial.

    Além disso, o próprio Estudo de Impacte Ambiental (EIA), desenvolvido pela empresa IPA - Inovação e Projectos em Ambiente, Lda., “não apresenta os seus impactes de uma forma clara, isenta e transparente”.

    “Este estudo chega ao cúmulo de prever uma Declaração de Impacte Ambiental favorável de forma a permitir a desafectação de uma extensa área de Reserva Ecológica Nacional (REN) para a implantação do projecto”.

    ""

     
  • At 22:06, Anonymous Anónimo said…

    5 E NÓS?

    IMPÁVIDOS E SERENOS.ESPERO QUE O AMIGO CARLÃO TENHA RAZÃO. QUE A QUERCUS E O GEOTA ESTEJAM ENGANADOS.SE SE PROVAR O CONTRÁRIO O SENHOR BEM PODE COMEÇAR A CORRER.O SENHOR E OS POLITICOS DA CÂMARA DE MIRA QUE ANDAM OBCECADOS COM ESTA MARVILHA..DO GOVERNO.

    COMECEM A REZAR.

    OS NOSSOS FILHOS SÃO PESSOAS MAIS CONSCIETES E NUNCA VOS VÃO PERDOAR.

     
  • At 16:41, Anonymous Anónimo said…

    Senhor José Frade,

    Gostaria de lhe lembrar aqui esta frase do actual líder do PSD.
    "Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia, disse que «o PSD deve assumir que não conseguiu equilibrar as contas públicas».
    O social-democrata, argumenta que «depois de uma herança de sete anos do Governo de António Guterres, o PSD teve três anos no poder e não só não conseguiu equilibrar as contas públicas, como ainda teve insucesso, dado que o défice orçamental ainda se agravou».
    O autarca de Gaia acredita que só assumindo este «insucesso» é que o partido sairá «credibilizado» e acrescenta: «Todos somos responsáveis. Uns mais do que outros.

    Uma oposição constrói-se, não nasce por geração espontânea a partir de uma cartilha ideológica; é uma oposição construtiva, a partir de bases claras – que não ande a reboque do imediatismo mediático e das lógicas eleitoralistas – que tem faltado.

    Por isso caro senhor, quem não conhece o passado dificilmente percebe o presente e consegue projectar o futuro.
    Sócrates só cai em 2009 se conseguirem provar que roubava chupetas na creche.

     
  • At 17:54, Blogger Carlos Monteiro said…

    Caro amigo anónimo das 22:06,

    Conheço melhor que ninguém, este parecer do GEOTA, porque faço parte desta Associação Ambiental e do qual estou completamente de acordo.
    Este parecer foi emitido antes de ser feito o EIA.
    Se existissem espécies ou habitats previstos no SIC, eu seria o primeiro a estar contra este projecto.
    Por isso este projecto não entra em conflito com os instrumentos de ordenamento do território em vigor.
    O GEOTA não tem culpa que se considere REDE NATURA zonas de Pinheiros bravos e Acácias.
    Mas deixe-me dizer-lhe:
    - O GEOTA nunca pôs em causa as estratégias de desenvolvimento da aquicultura. Estando em concordância com o desenvolvimento da aquicultura segundo as práticas adequadas de ambiente e segurança.
    - Não ameaça com tribunais, dizendo que se tratam de terrenos baldios.
    - Nunca pôs em dúvida o EIA elaborado pelo IPA, nem o parecer emitido pelos especialistas da área, da Universidade do Minho.
    No entanto agradeço-lhe a confiança que deposita em mim, uma vez que no municipio, todos votámos a favor deste projecto, incluindo o Presidente da Junta de Freguesia da Praia.

     
  • At 12:48, Anonymous Anónimo said…

    O texto a comentario era sobre o turismo porque raio é que vem logo os comentadores de serviço levar tudo prá politica?

    POrra

     
  • At 11:36, Anonymous Anónimo said…

    CAROS MIRENSES......ANIMEM-SE!

    Foi lançada a primeira pedra..

    Vai ser pregado, pregado....e mais pregado!

    Esqueçam as sardinhas e os carapaus!

    Vamos ter acesso à tão preciosa iguaria todos os dias.

    Vai baixar o nosso colesterol.

    Está à vista o desenvolvimento económico, o fim do desemprego e o aumento do poder de compra de todos os Mirenses.
    Mira vai ser um concelho de sucesso....

    E o turismo...esse vai ser uma "mina". Tudo virá ao pregado fresquinho.

    Vai deixar de ser preciso levantar cedinho e ir trabalhar para fora do concelho.

    Sonhar......faz muito bem!

    AH!...já agora relembro.

    Não devo obediência a nenhum partido político...

    Tenho a liberdade de fazer as minhas opções e defendê-las sem "pressões" ou "obtenção de benesses políticas ou pessoais".

    Mas...sou um zeloso democrata.

    Por isso respeito os ideais e ideias/opções de todos, mesmo que com elas não concorde.

    Cordiais saudações

    José Frade

     
  • At 12:36, Anonymous Anónimo said…

    caro J. Frade

    Respeitando sempre a sua, e de qq outro comentador aqui ou em qq lugar, deixo lhe esta pergunta, que não quero que responda, mas só que nela pense:

    -SE O TODA A SITUAÇAO EM CAUSA COM A PESCANOVA SE MANTIVESSE, MUDANDO SO A COR POLITICA DO GOVERNO, TERIA A MM OPINIAO?

     
  • At 16:44, Anonymous Anónimo said…

    Caro José Frade
    Foi mesmo o projecto do pregado que a Pescanova está para iniciar na Praia de Mira que o nosso 1º Ministro veio inaugurar e lançar a 1ª pedra?
    Então, porque o fez a cerca de 15 km do local onde tal empreendimento vai ser implantado?
    Sim, que a "pomposa" cerimónia teve lugar em Mira, nos Paços do Concelho e, que eu saiba, o empreendimento será implantado na estrada florestal da Praia de Mira, de onde foram "desanexados" os tais hectares de rede natura.
    Ah, já sei, como na sexta-feira passada tive de passar nessa mesma estrada e ia acabando com os amortecedores do meu modesto carro, talvez os do Sr. Engº e demais comitiva não aguentassem tanta pressão. Mas então, digo eu, podiam fazer a cerimónia em Lisboa, ou em Espanha, para não dar tanto transtorno aos notáveis presentes. Sempre seria uma questão de mais km menos km. Digo eu! Para o que ali foram fazer...

     
  • At 09:42, Blogger Carlos Monteiro said…

    Aflige-me a facilidade com que vamos a reboque de demagogias e a forma como criticamos conceitos que desconhecemos.
    Estas novas teologias começam a ter alguns missionários fervorosos.
    Isto já não se trata apenas de ignorância: é má-fé, ausência completa de escrúpulos morais e intelectuais. Nem tudo o que parece inofensivo e inocente, o é na verdade.

     
  • At 12:35, Anonymous Anónimo said…

    Cro anónimo das 12h36
    Quanto ao josé Frade, não sei, mas eu teria exactamente a mesma opinião que ele tem mantido neste blog sobre o pergado. Mais que isso, duvido que a Junta de Feguesia da Praia de Mira, a CM Mira e quem mais quer que seja permitisse desanexar terreno da rede natura para tal empreendimento se acaso o governo que o apadrinha não fosse PS. Pior que desanexar, vender esse mesmo terreno aos espanhóis!!! Por acaso, às vezes até tenho pena de que não lhes vendam o país inteiro, já agora, passavamos todos a ser verdadeiramente subditos de sua magestade.
    Ou alguém acha em sã consciência que se fosse um projecto saudável a Galiza teria regeitado?
    O que me consola (e sei que é mesquinhez, mas a dada altura tudo vale, já que nada fazem pela nossa terra) é que a maré corre para sul, e quando vierem os detritos do grande empreendimento (esses que pesaram para que os galegos o não quisessem) não é a Praia de Mira que perde a bandeira azul, não pelo menos por esse aspecto.
    Com um pouco de sorte, e as marés ainda os conseguem levar até ao sul de Espanha.
    Sim, que cada vez mais me convenço que a Natureza é a única amiga da Praia de Mira, temo é que se farte de tanta falta de reconhecimento...

     
  • At 10:36, Anonymous Anónimo said…

    Caros “bloguistas”, ainda não se perceberam que o Sr. José Frade, é daqueles que não tendo cor, é mais pintado que outro qualquer? Não perceberam ainda que é daqueles que apenas diz mal porque não está nos locais de decisão? Caro Sr. não precisa de comer só pregado, existem outras espécies reproduzidas em cativeiro, e ao que parece o peixe engordado na Praia de Mira, é essencialmente para exportação, por isso não sei porque tem tanto medo de ser bombardeado com pregado. Venham agora com GEOTAs com SICs e QUERCUS.

     
  • At 14:38, Anonymous Anónimo said…

    Sr anónimo das 12H35, o projecto não foi rejeitado pela pela Galiza! Informe-se sobre o que se passou.

     
  • At 12:05, Anonymous Anónimo said…

    Sr. anónimo das 14h38
    as minhas desculpas pela falta de informação! Não, o projecto não foi rejeitado pela Galiza, nem pela França,nem por qualquer outro país ou região (portuguesa ou outra). O que me parece é que a Pescanova não encontrou mais nenhum terreno tão bem localizado e a tão bom preço o m2. Nem nenhum outro primeiro ministro se dispusesse a "vender" o peixe deles nas televisões. Qual peixeira da Praia de Mira, que belas postas de pescada vimos o nosso primeiro "mandar", com o patrocínio Pescanova!!!

     

Enviar um comentário

<< Home