MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quinta-feira, setembro 18, 2008

Mira fora da Ria...


Opinião de
João Rua


O Diário de Aveiro na sua edição de Quinta Feira, dia 18 de Setembro, anuncia a Nova Associação de Município que irá suceder à Associação de Municípios da Ria. Trata-se da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Todo o Sistema Lagunar associado á Ria não se compadece com as fronteiras e as delimitações abstratas resultantes de acordos e de negociações políticas. Por isso acho mesmo estranho e até contranatura, Mira ficar de fora desta nova entidade. Mas a Ria acaba no Areão ? Assim, quase que por Decreto ?

É mau, primeiro porque está em causa a coerência do Sistema Natural e Biofísico. E depois, tal como refere Ribau Esteves na referida notícia, "(...) a nova instituição nasce numa fase muito importante, em que a região enfrenta desafios de enorme relevância. É o caso do actual pacote de fundos comunitários do programa de requalificação da Ria de Aveiro ou da nova entidade regional para o sector do Turismo."

Assim, através de um passo de mágica, Mira é excluída:

- Do seu próprio sistema biofísico (quase que recusando assumir qualquer papel na história e na identidade da Ria)

- Do acesso privilegiado ao tão esperado "pacote financeiro" programado para a Requalificação da Ria

- Da influência que ao nível da IMAGEM e da IDENTIDADE, a marca "Ria de Aveiro" pode e certamente vai gerar, na afirmação de uma estratégia de divulgação de área de interesse Turístico

Cortar assim tão radicalmente a ligação formal de Mira à Ria é, na minha opinião, um erro estratégico, que poderia ter sido facilmente evitado e que em nada beneficia Mira. Mais uma vez, vistas curtas para o que é realmente importante e pouca capacidade de valorizar o que de bom e as oportunidades, que temos mesmo ali, à mão de semear...

6 Comments:

  • At 07:36, Anonymous Anónimo said…

    Olha que grande surpresa!
    Andam muito distraídos os responsáveis do concelho. E no fim das coisas nós, simples contribuintes, andamos "gregos" para pagar as receitas municipais, como por exemplo os novos escalões e as novas taxas na factura da água, que agora é MENSAL.
    Quem tem culpa disto? Nós todos.
    MIRÓ DE MIRA

     
  • At 09:33, Anonymous Anónimo said…

    T E K T U S



    Penso que foi o Dr. Salazar que disse “orgulhosamente sós!”.
    Concluímos agora que o “nosso” executivo de igual modo poderia afirmar o mesmo.

    Já se afastou da “incubadora de empresas” e agora da “Ria”. Quando se afasta de nós?

    No entanto constato que nessa caminhada solitária, estão prestes a serem mais acompanhados. Estando inclusive a aumentar a comitiva de apoio, bastando para isso consultar o site da Câmara (recursos humanos)…

    Como a politica também se faz dessas coisas, e pelo que conheço (mal), o Dr. João Rua não tem nem nunca terá perfil para assumir um alto cargo político na nossa autarquia.

    Isso tudo apesar da sua demonstrada competência, claro!

     
  • At 21:27, Anonymous Anónimo said…

    tenho um amigo que trabalha numa camar aí para o norte que me explicou que um sr verador da camara de miraia para as reunioes da ria sietmaticamente convencido que era o "rei do pedaço". Parce que o tal vereador muito novinho ainda tinha a mania de fazer longos discursos à hugo Chaves enquanto ia conseguindo que cada vez menos socios da ria quisessem mira por lá. Mas porque é que ninguem manda calar o homem? Que necessidade de afirmação permanente

     
  • At 23:00, Anonymous Anónimo said…

    Tenham vergonha sim...

    Pela 1ª vez se consegue incluir a limpeza do sistema hidrico do concelho, e nao falo só na Barrinha, neste novo quadro.

    Digam sim como tudo se passou, dizendo a verdade sobre esse processo...
    Entao e o Rocha de Almeida, como é?
    Estao esquecidos é?
    Talvez precisem de algo para avivar a memoria

     
  • At 19:38, Anonymous Anónimo said…

    Parece que mais uma vez o Sr. Rua falou antes do tempo. Parece que mais uma vez o Sr. Rua deveria estar caladinho... só diz asneira.
    Então não é que o vereador novinho de Mira lá conseguiu que Mira ficasse no Polis da Ria?! então não é que afinal NÃO estamos "orgulhosamente sós?!
    E que tal um pedido de desculpas?
    e que tal um "é pá enganamo-nos e este executivo fez um bom trabalho quanto ao Polís"?
    humildade sabem o que é? reconheçam... fartam-se de bater no Grego porquê? afinal o rapaz, que lá terá os seus defeitos, ainda é o que mais coisas tem conseguido para o concelho.
    só não vê quem não quer!
    E que tal o Sr. Rua vir pedir desculpa por este artigo estapafurdiu... são só mentiras!
    Será que ele não sabe que foi o PSD, sim Partido Social Democrata, de Mira, no mandato do Dr. Maduro que decidiu não aderir a Aveiro e ir para Coimbra? O Sr. Rua não sabe ou anda deliberadamente a mentir?

     
  • At 00:37, Anonymous Anónimo said…

    Boa ...

     

Enviar um comentário

<< Home