MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

segunda-feira, novembro 16, 2009

Mesmo aqui ao lado




Opinião de
João Rua


Enquanto político, na altura vereador pelo PSD na Câmara Municipal de Mira, várias vezes alertei para a necessidade de, fosse qual executivo fosse, de se pensar numa estratégia de desenvolvimento dos espaços empresariais. Nós vereadores do PSD apresentámos mesmo um documento, em Sessão de Câmara, onde sistematizávamos o que pensávamos, como pensávamos e o que propúnhamos ser necessários fazer… É evidente que pouco ou nenhum sucesso tivemos, tão pouco dele estávamos à espera… Reconhecíamos, como hoje reconhecemos, que não tínhamos legitimidade nem poder de decisão… Tínhamos, e isso sempre procurámos usar, toda a legitimidade para pensar e para propor melhores formas de actuação…

Como Técnico acabei de participar e de coordenar a elaboração de dois Planos de Pormenor para o Parque Empresarial de Soza, no Concelho de Vagos. Foi com perplexidade e espanto que me deparei com uma aposta no empreendorismo que o município de Vagos tem vindo a sedimentar. Prevê-se em Vagos, grosso modo entre o “nó de Vagos / Salgueiro” e o “nós de Ílhavo / Quintãs) sobre a A-17 a execução de um Parque Empresarial com cerca de 350 hectares !... Nos Planos de Pormenor em que participei prevêem – se já duas investimentos contratualizados e em curso: Uma Unidade no domínio da Metalomecânica e a uma outra no domínio da fabricação de “pás para estruturas de energias eólica”. Só esta última garante, numa primeira fase, mais de 500 postos de trabalho directos !...

Penso que nos próximos 10 anos Vagos terá criado as bases para a execução e implantação de um Parque Empresarial de referência a nível regional e mesmo nacional.

O que se pode aprender com isto são lições simples:

- É essencial saber-se o que ser quer e definir um Projecto e uma estratégia;
- É indispensável acreditar nesse "nosso Projecto e procurar e estabelecer contratualizações;
- É fundamental decidir, agir e “fazer com que as coisas aconteçam”

No fundo, pensar, sistematizar e planear, planear, contratualizar e negociar, decidir e executar…

Vale a pena olharmos para o lado e aprender com os bons exemplos. E neste campo, os nossos vizinhos encotranm-se bem à nossa frente…